quarta-feira, 29 de abril de 2009

Renny Harlin


Renny Harlin next director. Nasceu a 15 de Março de 1959, na Finlândia.



Born American (1986) - acção, drama, thriller, filmado na terra natal do Renny.
História algo do género: três estudantes americanos de férias na Finlândia, atravessam a fronteira para a Rússia para se divertirem. Quando são vislumbrados por soldados russos que estão a disparar para matar, já não tem tanta graça...

Prison (1988) - crime, terror, e mais drama e thriller, neste filme com Viggo Mortensen, filmado na prisão estatal de Wyoming, nos States. Mais aqui http://www.imdb.com/title/tt0095904/plotsummary



88 também foi ano de A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master.
Frase - O PURO MAL NUNCA MORRE...
"O mais popular maníaco cinematográfico desde Darth Vader!" - Newsweek
História: Provando que o mal não descansa, o inqualificável terror de Freddy Krueger (Robert Englund) ressuscita novamente das trevas para satisfazer a sua vingança sobre aqueles que ousam sonhar. Mas desta vez, ele vai ter de enfrentar um poderoso adversário!
Com os seus amigos a sucumbirem à cólera de Freddy, Kristen, uma jovem com poderes de telepatia, vai embarcar numa missão desesperada para destruir o satânico caçador de sonhos e libertar as almas das suas vítimas de uma vez por todas.
Cheio de efeitos especiais este é um "retrato superior do horror que equilibra a capacidade mental com imaginação e inteligência" (Los Angeles Times).

1990 foi ano de Die Hard 2.
História: «Numa véspera de Natal coberta de neve, na capital da nação, um bando de terroristas apodera-se de um importante aeroporto internacional, e mantém como reféns milhares de pessoas que viajam durante a época festiva. Os terroristas, um bando de comandos militares renegados, liderados por um oficial desonesto e sanguinário (William Sadler), vieram para salvar um barão da droga das garras da justiça. Estão preparados para todas as eventualidades menos uma: John McClaine, um polícia que não está de serviço, com a sensação de um mortífero déjà vu. Bruce Willis regressa no papel do polícia heróico, que combate não apenas os terroristas, mas também o incompetente chefe da polícia do aeroporto (Dannis Franz), o casmurro capitão da brigada anti-terrorismo do Exército (John Amos), e uma implacável tempestade de neve. As pistas estão cobertas com os restos da morte e da destruição. A sua mulher (Bonnie Bedelia) está presa num dos aviões que voam em círculos algures no ar, desesperados e sem combustível. É a guerra aberta, numa fulminante viagem a jacto através da agitação e do terror. Apertem os vossos cintos!»
Excelente filme, tenho de adquirir a edição especial 2 discos.



The Adventures of Ford Fairlane (1990) - acção, aventura, comédia e música, num filme com Andrew Dice Clay, Priscilla Presley, Robert Englund, etc. http://www.imdb.com/title/tt0098987/

Cliffhanger (1993) - Frase: Uma Avalanche de Emoções.
Sinopse: Sylvester Stallone, John Lithgow e Michael Rooker protagonizam esta avalanche de acção a elevada altitude: uma aventura imparável com cumes de suspense e coberta de terror de gelar o coração.
«Gabe Walker (Stallone), um alpinista profissional da equipa de salvamento das Montanhas Rochosas, vive atormentado pela recordação da sua tentativa falhada de salvar Sarah, a namorada do seu colega Hal, que desde então o culpa pela morte dela. Com a amizade estragada e a carreira manchada Gabe abandona o Colorado. Porém, um ano mais tarde regressa, na esperança de convencer Jessie, a namorada, a ir-se embora com ele. Mas quando um avião se despenha, Gabe vê-se forçado a acompanhar Jessie e Hal na missão de localização e salvamento dos sobreviventes... para surpresa de todos quando chegam ao local descobrem que o pedido de socorro é uma armadilha montada por um implacável terrorista internacional, Eric Qualen (John Lithgow), que roubara milhões de dólares ao Departamento do Tesouro. Enfrentando as armas dos ladrões, o frio de rachar e altitudes vertiginosas, Gabe, Hal e Jessie têm agora de tentar proteger-se e eliminar os vilões se quiserem escapar com vida.»
Adoro este filme, uso a palavra na boa, porque fiquei rendido quando o vi pela 1ª vez, com 2 amigos, no video da minha casa. Fui alugar ao videoclube, e depois quando deu na tv, gravei-o, vi várias vezes. Tal como os 2 primeiros Die Hard, são filmes que marcaram a minha juventude, adolescência. Ainda com Janine Turner (série No fim do Mundo) e Rex Linn (série CSI Miami), o movie foi nomeado para 3 Óscares, a saber: melhor montagem de efeitos sonoros, melhores efeitos visuais, e melhor som.
Filmado na Itália e no Colorado, na América. Gostava que lançassem uma edição especial em dvd, comprava de certeza!



1995 foi ano de Cutthroat Island. Frase: Piratas à vista!
É considerado um emocionante filme de trepidante acção, penso que nunca o vi.
História: Com o objectivo de vingar a morte do seu pai, a pirata Morgan Adams (Geena Davis) atravesa os altos mares em perseguição do seu infame e miserável tio (Frank Langella). Com ela, vai William Shaw (Matthew Modine) um jovem aventureiro, que a ajuda também, a procurar um tesouro escondido...
Filmado em Malta e na Tailândia, sou capaz de adquirir o dvd, a ver se encontro em PT.

No ano a seguir, veio The Long Kiss Goodnight.
Sinopse: «Há oito anos, perdeu a memória. Agora, um detective tem de ajudar a recordar-se do passado antes que este os enterre a ambos. Nem sempre o que se esquece desaparece por completo...
Depois de oito anos de amnésia, a professora de liceu Samantha Caine (Geena Davis) descobre que já foi uma assassina mortífera, ao serviço da CIA... e que agora os seus antigos patrões a querem ver morta. Perseguida por um exército de agentes corruptos renegados do governo, Samantha faz equipa com um astuto detective (Samuel L. Jackson), que a ajuda a desvendar o passado antes que este os mande, a ambos, para a cova...»
Lembro-me de ver o trailer do filme, e já deu na tv, mas nunca o vi com atenção. Filmado quase todo no Canadá. http://www.imdb.com/title/tt0116908/
Escrito por Shane Black (Armas Mortíferas, Kiss Kiss Bang Bang)
Um "aparte" para referir que a actriz Geena Davis esteve casada com o realizador quase 5 anos, entre 1993 e 1998, tendo-se depois divorciado.



Deep Blue Sea (1999) - «Investigadores do laboratório submarino Aquatica levam a cabo uma experiência em que através da alteração genética dos cérebros dos tubarões em cativeiro tentam alcançar a cura para a doença de Alzheimer. Mas a experiência provoca um efeito secundário inesperado. Os tubarões ficam mais inteligentes, o que poderá trazer graves problemas para a equipa de investigação... e um banquete para os tubarões.
Poderão nadar mas não se conseguirão esconder quando uma tempestade tropical danifica a base laboratorial, mergulhando Samuel L. Jackson, Saffron Burrows, Thomas Jane, LL Cool J, Michael Rapaport, Stellan Skarsgård, e outros, numa alucinante batalha da inteligência humana contra autênticas máquinas assassinas de um tamanho até então nunca visto.
Renny Harlin dirige magistralmente este filme, repleto de tensão de deixar os nervos em franja. Mergulhe em Perigo no Oceano e prepare-se para uma dentada monstruosa!»
Gosto do movie, adoro água, é do tipo de filmes que aprecio. Era capaz de adquirir o dvd.
Filmado no México, e em San Diego, Califórnia.

Driven (2001) - "Acção a alta velocidade, capaz de estoirar com qualquer caixa de velocidades."
-Mark S. Allen, UPN-TV
Sinopse: «Adrenalina dentro das pistas e as excitantes vidas dos pilotos de corridas é exposta emocionantemente em Corrida Alucinante, um filme escrito e interpretado por Sylvestre Stallone.
A história de um talentoso veterano das corridas que se confronta com o seu potencial desperdiçado, quando é convidado a retirar-se das pistas para dar lugar a um talentoso mas indisciplinado novato [Kip Pardue] cujo temperamento está a levá-lo a envolver-se numa relação com a namorada [Estella Warren] do seu maior rival [Til Schweiger]. Stallone volta a colaborar com Renny Harlin [Cliffhanger] filmando algumas das cenas mais espectaculares e emocionantes das corridas de automóveis. Correndo o mundo inteiro utilizando as últimas tecnologias para trazer aos ecrãs perspectivas anteriormente só vistas pelos próprios pilotos durante as corridas.
Liguem os vossos motores!»
O filme está mal classificado no imdb, mas eu apreciei. Muita da culpa é do estilo, e da Estella Warren (adoro esta girl :-) ). Tenho em dvd gravado. Ainda com Burt Reynolds, Gina Gershon, etc. foi filmado em vários locais, desde Alemanha, Austrália, Canadá, Japão e claro nos States.

Mindhunters (2004) - «Numa ilha remota, o FBI treina uma divisão de elite através de um programa denominado Mindhunters, o qual visa a detecção de possíveis assassinos em série.
O treino começa a correr mal quando esta divisão, constituída por sete jovens agentes, descobre que há um meticuloso assassino entre eles.
Lentamente, metodicamente, o assassino vai eliminando um a um do grupo. À medida que os crimes se sucedem, os agentes começam a desconfiar uns dos outros. Todos são suspeitos e sob perigo mortal vão ter de utilizar ao limite as suas capacidades e inteligência contra um inimigo que os conhece na perfeição.
Emocionante thriller de acção que conta com Val Kilmer (Alexandre, O Grande e Spartan - O Rapto), Christian Slater (Entrevista com o Vampiro e Códigos de Guerra), Jonny Lee Miller (Trainspotting) e LL Cool J (S.W.A.T - Força de Intervenção) nos principais papéis.»
Tenho em divx para ver há imenso tempo, nunca mais visiono. Filmado na Holanda.



2004 também foi ano do Exorcist: The Beginning. Frase - O NOVO CAPÍTULO DO MAL.
Sinopse: «Três décadas depois de O Exorcista, de William Friedkin, o terror está de regresso com a antecipação dos acontecimentos que terão servido de premissa ao filme de Friedkin.
Julgando ter visto a face de todo o Mal, o Padre Merrin (Stellan Skarsgärd) perdeu a fé, e numa tentativa desesperada de esquecer os horrores a que assistiu na sua paróquia durante a 2ª Guerra Mundial, Merrin viaja para longe.
Em deambulação pelo Cairo, Merrin, arqueólogo educado em Oxford, é abordado por um coleccionador de antiguidades que o convence a integrar uma equipa britânica em actividade numa escavação de uma região remota do Quénia.
Debaixo do solo, uma complexa igreja cristã é descoberta intacta como se tivesse sido enterrada no dia em que foi construída. Algo muito antigo está adormecido na igreja... algo há muito tempo à espera de ser acordado.
A loucura começa a apoderar-se dos cidadãos da vila e dos soldados britânicos destacados para a escavação. O sangue de inocentes começa a correr livremente pela planície africana e o terror apenas agora começou. No lugar onde nasceu o Mal, Merrin vai finalmente ver a sua verdadeira face.
Exorcista - O Princípio, conta com Skarsgärd (O Bom Rebelde), James D'Arcy (Master & Commander - O Lado Longínquo do Mundo) e Izabella Scorupco (Goldeneye) nos principais papéis. Um filme de terror puro e duro que lhe vai trazer muitas emoções fortes.»
Já vi, não está mau. Filmado em Marrocos (Casablanca) e Itália.

2 anos depois (2006) o Renny realizou The Covenant.



Mais recentemente, há 2 anos atrás (2007), Harlin realizou Cleaner.

E neste ano de 2009 já saiu 12 Rounds.

E este finlandês já está a filmar novo movie, de volta ao seu país, com actores da "casa". Mannerheim, previsto estrear no início do próximo ano, em Janeiro. Talvez 1º na Europa.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Taylor Hackford


Mais um realizador, de nome Taylor Hackford. Nasceu no dia 31 de Dezembro de 1944 em Santa Barbara, na Califórnia.



The Idolmaker (1980) - Biografia dramática musical, com romance, que venceu Globo de Ouro (melhor actor Ray Sharkey) e foi nomeado para outro, de melhor filme musical/comédia.
Uma curiosidade é que este foi o filme de estreia dos actores Joe Pantoliano e Peter Gallagher. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0080913/

An Officer and a Gentleman (1982) - «De vez em quando, aparece um filme que agarra realmente as audiências e levanta os espíritos de todos. Um desses filmes é Oficial e Cavalheiro, uma intemporal história de amor, amizade e crescimento. O solitário Zack Mayo (Richard Gere) entra na Escola de Candidatos a Oficiais, para se tornar num piloto da Marinha e em treze tortuosas semanas ele aprende a importância da disciplina, do amor e da amizade.
Louis Gossett, Jr. interpreta brilhantemente (venceu Óscar de actor secundário) o duro instrutor que ensina a Zack que nenhum homem pode fazer tudo sozinho. Apesar dos avisos de Gossett sobre as raparigas locais que querem engravidar com a intenção de apanhar maridos pilotos, Zack eventualmente acaba por se apaixonar por uma (Debra Winger - nomeada para Óscar de melhor actriz). David Keith é memorável no papel de um dos colegas de Zack. Oficial e Cavalheiro é um filme rico e satisfatório que melhora, cada vez que é revisto.»
Ganhou mais um Óscar, para melhor música "Up Where We Belong", e nomeado para melhor montagem, melhor argumento original.



1984 foi ano de Against All Odds. Vidas em jogo é o título nacional.
História: «Terry Brogan (Jeff Bridges), uma antiga e cínica estrela de futebol, é contratado para encontrar Jessie Wyler (Rachel Ward), a amante fugitiva de um impiedoso dono de um clube nocturno em Los Angeles, chamado Jake Wise (James Woods). Segundo Jake, Jesse apunhalou-o e fugiu com 50 mil dólares. Mas a missão de Terry é rapidamente esquecida quando ele descobre e apaixona-se pela bonita Jessie, numa ilha mexicana.»
Nomeado para Óscar de melhor música original, da autoria de Phil Collins, o filme foi filmado no México e na Califórnia.

No ano a seguir, 85, Hackford dirigiu White Nights.
Sinopse: «Os apaixonantes mundos da dança e da política internacional colidem neste explosivo thriller. Num papel à sua medida, o bailarino Mikhail Baryshnikov é Nikolai Rodchenko, um lendário bailarino soviético que fugiu para o Ocidente - até que uma cruel reviravolta do destino o obriga a regressar ao seu país natal! Um filme co-protagonizado pelo aclamado mestre do sapateado Gregory Hines na pele do hipócrita Raymond Greenwood. Tendo desertado do exército americano, Greenwood é encarregue pelo KGB de garantir que o regresso de Nikolai seja permanente. Nikolai conseguiu furar a Cortina de Ferro uma vez. Agora só Raymond o pode ajudar a consegui-lo de novo. A juntar ao empolgante enredo de 0 Sol da Meia-Noite estão temas de sucesso interpretados por Lionel Richie (O vencedor do Oscar® "Say You, Say Me" - Melhor Canção Original, 1985) e Phil Collins ("Seperate Lives").»
Ainda com Helen Mirren e Isabella Rossellini.



Chuck Berry Hail! Hail! Rock 'n' Roll (1987) - documentário biografia musical, que cobre o concerto no Teatro Fox em St. Louis, no Missouri, que celebrou o 60º aniversário de Chuck Berry. Com aparições de Eric Clapton, John Lennon, etc.
Frase: Todo o Mundo conhece a Música. Ninguém conhece o Homem.

Everybody's All-American (1988) - drama romântico, com desporto. Com Jessica Lange, Dennis Quaid, Timothy Hutton, John Goodman, Carl Lumbly (série A Vingadora) e Patricia Clarkson.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0095119/



Bound by Honor (1993) - acção, crime, drama e thriller.
Frase: Uma história épica de 3 irmãos. Ligados pelo sangue. Divididos pela sorte. Conduzidos pelo destino.
Com Benjamin Bratt, Delroy Lindo, Billy Bob Thornton, os actores conhecidos.

Dolores Claiborne (1995) - «Selena St. George (Jennifer Jason Leigh - Jovem Procura Companheira), uma escritora de sucesso que vive em Manhattan fica supresa com a notícia de que a sua mãe, de quem se encontra separada, foi acusada de homicídio. Com algum ressentimento, Selena regressa à sua pequena cidade natal no Maine para oferecer ajuda. Não que ela acredite que Dolores (Kathy Bates) é inocente. Na verdade, ela tem suspeitas acumuladas desde há vinte anos atrás. Kathy Bates, vencedora do Óscar de Melhor Actriz pelo filme Misery - O Capítulo Final, marca a sua forte presença em mais uma história arrepiante de Stephen King. O passado e o presente encontram-se nas suas memórias e factos, para revelar a verdade aterradora que existe por detrás das duas misteriosas mortes.»
Com outros actores conhecidos, mais em http://www.imdb.com/title/tt0109642/maindetails
Filmado todo no Canadá.



1997 foi ano do The Devil's Advocate.
História: «O impressionante recorde de casos vitoriosos 64-0, proporcionou ao bem sucedido advogado Kevin Lomax uma tentadora proposta por parte de uma firma de advocacia de elite de Nova Iorque. Mas o cargo que Lomax aceitou não é bem o que parece. O Diabo está implícito nas entrelinhas. Nesta moderna fábula gótica, Keanu Reeves é o ambicioso Lomax e Al Pacino é o carismático fundador da firma que sabe que há casos para se vencerem... e almas para se perderem. Desde os triunfos de Lomax no tribunal e a sua vertiginosa ascensão até ao espantoso volte face final, O Advogado do Diabo é entretenimento explosivo. A vida, a mulher e a alma de Lomax estão em jogo. Ele aceitou um emprego que parecia o Céu na Terra... mas que o poderá levar directamente para o Inferno.»
Ainda com Charlize Theron, Jeffrey Jones, Connie Nielsen e Craig T. Nelson. Tenho em dvd.

Seguiu-se, no ano de 2000, Proof of Life.
Sinopse: Alice Bowman é viajada e experiente, mas nada a podia preparar para isto. Rebeldes de um país latino-americano em convulsão raptaram o seu marido e estão a pedir um resgate. O valor: 3 milhões de dólares.
Meg Ryan interpreta o papel de Alice e Russell Crowe é Terry Thorne, o especialista em libertação de reféns que se torna a única esperança de Alice para manobrar um jogo perigoso com terroristas que dão mais valor ao dinheiro que à vida, num filme recheado de suspense, considerado pela Time como um dos 10 melhores do ano. Tayler Hackford dirige, dominando com firmeza a tensão emocional, à medida que Terry e Alice tentam descobrir os criminosos e salvar o refém (David Morse)... ao mesmo tempo que ambos se defrontam com a preocupante descoberta de que estão atraídos um pelo outro. Duro e provocante, Prova de Vida mostra-nos como o thriller romântico está vivo e de boa saúde.

Em 2004, Taylor Hackford realizou Ray. Vencedor de 2 Academy Awards®, (Melhor Actor para o incrível desempenho de Jamie Foxx, e melhor mistura de som), e nomeado para outros 4 (Melhor Filme, melhor realizador, melhor guarda-roupa e melhor montagem), Ray é a história verdadeiramente extraordinária e inspiradora do triunfo sobre a adversidade. De um começo humilde ao estrelato internacional, Ray Charles ultrapassou obstáculos intransponíveis modificando de forma absoluta a imagem da música ao longo de décadas.
Interessante e inesquecível, Ray é um filme revigorante que combina uma história envolvente com uma performance ao mais alto nível e fantásticas sequências musicais.
Tenho para ver em dvd gravado, a ver se qualquer dia, mais de 2 horas e meia de movie. http://www.imdb.com/title/tt0350258/


O realizador tem um novo filme, já em fase de pós-produção. Chama-se Love Ranch, e conta com Helen Mirren, Joe Pesci, Gina Gershon, Ling Bai, etc. É um drama centrado à volta dum casal que abriu o primeiro bordel legal no Nevada. Baseado em acontecimentos reais.

E em produção já está também The Woman Next Door.
Este realizador tem arcabouço, venham mais movies.

domingo, 26 de abril de 2009

John Singleton


John Singleton. Pouco mais velho que o anterior F. Gary. Nasceu no dia 6 de Janeiro de 1968 em Los Angeles, Califórnia.



Iniciou em 1991, com Boyz n the Hood.
Sinopse: «A MALTA DO BAIRRO, um filme aclamado pela crítica, conta a história de três amigos que crescem num problemático bairro de Los Angeles. Os tiroteios e o desemprego são uma constante, mas a harmonia coexiste com a adversidade, especialmente entre os três jovens rapazes: Doughboy (Ice Cube) um traficante de droga ambicioso, o seu irmão Ricky (Morris Chestnut), pai de um adolescente quase a entrar na faculdade, e o melhor amigo de Ricky Tre (Cuba Gooding, Jr.), aspirante de um futuro melhor fora do bairro. Este retrato poderoso da América Negra Urbana é um "filme de uma enorme relevância e impacto" (Roger Ebert, CHICAGO SUN -TIMES).»
Ainda com Angela Bassett, o movie foi nomeado para 2 Óscares, de melhor realizador e argumento original, também da autoria do realizador Singleton.

Poetic Justice (1993) - Drama e romance, com Khandi Alexander (série CSI Miami), Janet Jackson, etc. Nomeado para Óscar de melhor música, canção original Again.
Tagline: 1 Woman. 1 Man. 1 Journey 2 Love.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0107840/



2 anos depois, em 95, Higher Learning.
Drama, romance e desporto, num filme com bastante malta conhecida, ver em http://www.imdb.com/title/tt0113305/
À semelhança dos filmes anteriores, também foi escrito pelo Singleton.

Mais 2 anos depois (1997) - Rosewood - acção, drama, história. Com Jon Voight, Ving Rhames, Don Cheadle, Bruce McGill, etc., a história passa-se em 1923.
http://www.imdb.com/title/tt0120036/



2000 foi ano de Shaft.
História: «Quem está sempre no sítio certo á hora certa? Samuel L. Jackson é Shaft, o homem do filme. É um energético thriller carregado de acção. Com o Tim John Shaft (Michael Roundtree que repete aqui o seu papel na versão original) como mentor, não supreende que hoje Shaft seja o tipo mais estiloso e temido do "bairro".
Para deter um assassino racista (Christian Bale) Shaft tem de encontrar a única testemunha que poderá colocá-lo atrás das grades (Toni Collette). Á medida que Shaft se aproxima do assassino, o perigo aumenta. Cada vez mais convicto e enfrentando polícias corruptos e perigosos traficantes de droga ele está decidido a fazer justiça.»
Filmado na totalidade em Nova Iorque e Nova Jérsey.

No ano seguinte (2001) - Baby Boy - Jody (Tyrene Gibson), o rei da rua é um afro-americano de 20 anos, de Los Angeles, que tenta viver à grande mas nem emprego tem. É pai de duas crianças de duas mulheres diferentes e ainda vive em casa com a mãe (A. J. Johnson). Para Jody tornar-se adulto é uma tarefa quase impossível, mas uma série de acontecimentos envolvendo o novo namorado (Ving Rhames) da sua mãe, a sua namorada Yvette (Taraji P. Henson) e o antigo namorado dela, ex - presidiário, Rodney (Snoop Dogg) obrigam-no a passar por duras lições de vida, onde a sua sobrevivência é posta em causa a todo o momento.



2 Fast 2 Furious (2003) - Frase: Um eufórico ressoar de motores a preencher as ruas de Miami. Uma gama inimaginável de automóveis conduzidos ao limite. Mulheres irresistíveis e um estivo de vida de morrer... é Velocidade + Furiosa.
História: «Sequela de Velocidade Furiosa recarregada de energia e acção. Brian O’Conner (Paul Walker) perdeu o distintivo ao deixar o seu amigo Dom Toretto, líder do submundo das corridas, escapar às malhas da lei. De regresso a Miami na companhia do velho amigo Roman Pearce (Tyrese), resta-lhe agir sob disfarce para evitar as represálias da polícia. A sua missão é colaborar com a fantástica Monica Fuentes (Eva Mendes) na captura de um líder da Máfia de Miami. E lá estará ele de novo ao volante desta vez disputando a própria vida...»
Ainda com Cole Hauser, James Remar e Amaury Nolasco, foi filmado na totalidade na Florida, o estado do calor e sol para a praia.

Four Brothers (2005) - «Mark Wahlberg, Tyrese Gibson, André Benjamin e Garrett Hedlund são os protagonistas desta envolvente história de amor fraterno, traição e vingança. Depois da mãe adoptiva ter sido morta a tiro durante um assalto a uma mercearia, os quatro irmãos, que se encontravam separados, reúnem-se para se vingar e resolver o caso pelas suas próprias mãos. Desafiando as ordens da polícia, os quatro começam a voltar do avesso o seu velho bairro de Detroit, à procura do cérebro por detrás do brutal assassinato. Pelo caminho, descobrem que estão ligados por laços mais fortes que o sangue, no que é um drama de acção com um fortíssimo poder emocional.»
Ainda com Terrence Howard, Josh Charles, Sofía Vergara, Chiwetel Ejiofor e Fionnula Flanagan, já vi o filme, é bonzito. Filmado muito no Canadá, província/distrito de Ontario.

F. Gary Gray


Chega agora a hora de dar destaque a 2 realizadores negros. Nenhum deles é o Spike Lee, esse é mais conhecido e conceituado.
F. Gary Gray é o primeiro. F. é de Felix. Nasceu dia 17 de Julho de 1969 em Nova Iorque. Nos Prémios de videos de música da MTV em 1995 ganhou o melhor video do ano por ter dirigido "Waterfalls" das TLC.



Foi também nesse ano de 95 que realizou o seu 1º filme, este da capa amarela em cima.
Friday - comédia e drama, com Ice Cube, Chris Tucker, Nia Long, etc.Também escrito pelo Ice Cube. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0113118/

No ano a seguir (96) chegou Set It Off. Acção, crime, drama, thriller. Com Jada Pinkett Smith, Queen Latifah, Vivica A. Fox, etc. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0117603/




1998 foi ano do The Negotiator. Frase: A SUA PROFISSÃO É LIBERTAR REFÉNS. AGORA, UTILIZA-OS PARA SOBREVIVER.
História: O especialista em negociação de reféns Danny Roman (Samuel L. Jackson) caiu numa cilada e é agora acusado de desfalque e assassínio. Recém casado e confrontado com a eventualidade de uma pesada pena de prisão, Roman toma um grupo de reféns sob o seu controlo numa desesperada tentativa para descobrir os verdadeiros culpados. Perante ele é colocado o respeitado e metódico negociador Chris Sabian (Kevin Spacey). Sobre grande pressão e correndo contra o relógio, os dois encetam um mortífero e emocionante duelo em que põem em prática toda a sua perícia. F. Gary Gray dirige este portentoso elenco (que inclui ainda David Morse, Ron Rifkin, John Spencer, J. T. Walsh e Paul Giamatti), numa história acutilante e repleta de tensão. Numa sucessão estonteante de voltas e reviravoltas, Roman e Sabian defrontam-se um ao outro e contra o tempo.

A Man Apart (2003) - «Quando lhe tiraram a mulher amada... tiraram-lhe a vida. Agora, ele está pronto a recuperá-la. Vin Diesel (XXX – Missão Radical e Velocidade Furiosa) tem um desempenho explosivo no papel do volátil agente da DEA Sean Vetter, antigo membro de um gang de Los Angeles cujo conhecimento da vida nas ruas o tornou no perfeito agente de narcóticos infiltrado. Juntamente com o seu parceiro Demetrius Hicks (Larenz Tate, Biker Boyz), Vetter consegue prender o maior barão da droga mexicano. Um outro traficante impiedoso chamado Diablo consegue assumir o controlo do império da cocaína. Para assinalar a sua chegada, ordena um ataque a Vetter. Apesar de o agente conseguir escapar com vida, a sua bela mulher (Jacqueline Obradors, A Balada de Nova Iorque) é morta no fogo cruzado. Jurando vingança, Vetter faz um acordo para conseguir obter informações sobre Diablo e dispõe-se a fazer justiça pelas próprias mãos, neste emocionante thriller cheio de acção.»
Ainda com Timothy Olyphant, não é mau o filme, já vi.



2003 também foi ano do The Italian Job. Remake do filme com o mesmo nome de 1969, com Michael Caine.
Sinopse: O plano não tinha falhas. A execução foi perfeita. Charlie Croker deu o golpe da sua vida. A única coisa que não tinha planeado era ser traído. Agora quer mais do que o fruto do roubo... ele quer vingar-se. Mark Wahlberg é electrizante como Croker, neste "filme de acção e aventura a uma velocidade furiosa." Juntamente com uma especialista em abrir cofres linda de morrer (Charlize Theron), Croker e a sua equipa põem-se ao caminho para voltar a pôr a mão no "bolo" e acabam numa perseguição de prego a fundo pelas ruas de Los Angeles. Com um elenco de luxo que inclui ainda Edward Norton, Seth Green, Jason Statham, Mos Def, Franky G e Donald Sutherland, Um Golpe em Itália é um filme "Escaldante".

Em 2005 saiu Be Cool.
Sinopse: Com um elenco de estrelas inacreditavelmente "In", incluindo John Travolta, Uma Thurman, Danny Devitto, Steven Tyler e The Rock, e a rebentar com a música mais actual da indústria, Be Cool é a história descontroladamente hilariante de um gangster que se torna barão da música... e do que é preciso para se ser o número um. Quando Chili Palmer (Travolta) decide tentar a vez na indústria musical, tem um caso com a sensual viúva (Thurman) de um executivo recém-arruinado, "caça" uma jovem e promissora cantora (Christina Milian) a um empresário rival e descobre que a indústria discográfica embala muito mais que simples melodias!
Edição especial aqui http://www.dvdpt.com/b/be_cool_edicao_especial.php

sábado, 25 de abril de 2009

Paul W.S. Anderson


Chegamos agora a um "jovem", nova geração de cineastas. Já tem 44 anos, mas pronto é um puto comparado por exemplo com o anterior Winkler.



Iniciou a sua carreira atrás das câmaras em 1994, com Shopping. Sci-fi, acção, thriller e drama, com Sadie Frost, Jude Law, Sean Bean e Jonathan Pryce. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0111173/

Seguiu-se no ano a seguir (95), Mortal Kombat.
Sinopse: «Este é o relato de uma luta que perdura no tempo: as forças do Bem em luta com as forças do Mal. No fim haverá sempre um grande vencedor, sem que antes lutas estonteantes e acção a rodos conquistem um público sedento de acção.
Combate Mortal é um filme delirante onde efeitos especiais ocupam grande parte do prazer visual desta incursão pela acção e pela aventura.
Os planetas estão fora do percurso normal e apenas três pessoas de coração nobre os poderão realinhar. O futuro da humanidade depende do 10º Mortal Kombat e se esta derradeira luta for ganha, como as outras nove, pelos seres temíveis chefiados pelo feiticeiro Shang, o mundo morrerá. Contra Shang e os seus acólitos transformistas vai-se reunir um grupo de três guerreiros, Liu Kang, Johnny Cage e Sonia Blade, cujo mentor é o feiticeiro bom Rayden, interpretado por um Christopher Lambert de longos cabelos brancos.»
Já estará datado este filme, em termos de efeitos especiais, etc. Se calhar ao vê-lo agora rir-me-ia, nem aguentaria ver até ao fim. Nunca fui grande apreciador nem utilizador de jogos de video, nunca tive uma consola.
Cenas filmadas em Budapeste, na Hungria, e na Tailândia. Com as actrizes Bridgette Wilson (mulher do tenista Pete Sampras) e Talisa Soto, mais os orientais Robin Shou e Cary-Hiroyuki Tagawa.



1997 foi ano de excelente filme sci-fi: Event Horizon. O Enigma do Horizonte título PT.
História: «Estamos no ano 2047. Anos antes, a pioneira nave de pesquisa Event Horizon, desapareceu sem deixar rasto. Agora, foi detectado um sinal da nave, e o Comando dos Estados Unidos Aeroespaciais vai responder. A caminho da origem do sinal, está um temeroso comandante (Laurence Fishburne), a sua tripulação de elite e o engenheiro que criou a nave (Sam Neill). A sua missão: encontrar e salvar a avançada nave espacial. O que eles vão encontrar é avançado terror interestrelar. O que eles têm de salvar são as suas próprias vidas, porque alguém ou alguma coisa está disposta a levá-los para uma nova dimensão de medo inimaginável.»
Ainda com Kathleen Quinlan, Joely Richardson e Jason Isaacs, o filme foi feito em Inglaterra, nos estúdios Pinewood. Quero comprar a edição especial 2 discos.

Avança-se 1 ano (98) e realizou Soldier.
Sinopse: «Guerras galácticas de um futuro próximo são travadas por soldados teinados para serem impiedosos e obedientes guerreiros. Os tempos, no entanto, estão a mudar. Novos combatentes concebidos geneticamente tornam veteranos como o Sargento Todd (Kurt Russell), obsoletos. Mas não esperam que Todd seja atirado para as entrelinhas da história sem resitência.
Os fãs de ficção científica de acção têm aquilo por que anseiam com Soldado Implacável, uma aventura futurista escrita por David Webb Peoples (Blade Runner - Perigo Iminente, Imperdoável). Espectacular e grandioso, Soldado Implacável suspenta a sua acção frenética com uma visão inovadora na qual gigantescos veículos se "arrastam", vagabundos sobrevivem no meio de destroços do passado terrestre e onde a tecnologia está quase sempre para além do controle humano. É uma visão que é mais do que um futuro arrepiante. É uma autêntica zona de combate total!»
Ainda com Jason Scott Lee, Jason Isaacs, Connie Nielsen e Gary Busey.



2000 foi ano de movie directo para tv, e curiosamente, tem dvd em Portugal.
The Sight - Frase: podes ajudar-me?
História: Michael Lewis (Andrew McCarthy) é um jovem arquitecto de Nova Iorque que sofreu recentemente uma série de assustadoras visões e pesadelos. A sua confusão aumenta quando atinge uma idosa que parou em frente do seu carro. Nos seus braços, ela profere o seu nome antes de morrer. Incrivelmente, a mulher visita-o mais tarde - na forma de um fantasma.
Quando estava viva ela tinha a capacidade de ver fantasmas e a sua missão era ajudá-los a completar a sua missão na terra antes de se mudarem para o mundo seguinte. Agora, ela passou este legado - e um grande número de zangados fantasmas - a Michael, o único ser humano que partilha o seu único dom. Ela diz a Michael que tem de abraçar estes poderes, começando por resolver o mistério de um assassino psicopata à solta.
Com a ajuda de Isabel, uma bela fantasma, Michael parte em busca da verdade e da identidade do assassino.

Resident Evil (2002) - Frases: Isto não é um jogo!
Uma experiência secreta... Um virus mortal... Um erro fatal.
Sinopse: «Baseado na série de jogos popular em todo o mundo, Resident Evil é um thriller recheado de acção interpretado por Milla Jovovich (O Quinto Elemento), Michelle Rodriguez (Velocidade Furiosa) e Eric Mabius (O Corvo: Pena Capital), numa batalha entre o bem e o mal, do humano contra o computador, dos vivos contra os mortos-vivos.
Algo de terrível habita o Hive, uma enorme instalação de pesquisa genética subterrânea, gerida pela Umbrella Corporation, um conglomerado sem rosto da bio-genética. Um vírus mortal fica à solta e a Rainha Vermelha, o super computador que controla o Hive, sela todas as instalações para mais facilmente deter a fuga, matando todos os trabalhadores que ali ficam presos. Alice e Rain chefiam o grupo de comandos que vai tentar isolar o vírus, descobrindo que, afinal, os operários não estão bem... mortos. Uma dentada só destes Mortos-Vivos causa uma infecção e, pior, a transformação dos humanos na sua espécie. Será que a equipa de comandos consegue vencer a rainha vermelha e descobrir a tempo o anti-vírus? E estarão também eles amaldiçoados?»
Filmado na Alemanha, queria comprar em dvd.



AVP: Alien vs. Predator (2004) - Frase: Vença quem vencer, nós perdemos.
História: «Duas lendárias espécies alienígenas trazem a sua rivalidade letal até à Terra numa batalha espectacular destinada a ser o seu último confronto. Nos alvores do século XXI, a descoberta de uma antiga pirâmide enterrada nos gelos da Antártida leva um grupo de cientístas e aventureiros ao local. Desconhecida para os exploradores é a presença de ovos de alien, prontos a rebentar, bem no fundo da pirâmide. De volta à superfície, os Predadores chegam para levarem a cabo um ritual antiquíssimo.
Com o tempo a escassear, os humanos vêem-se encurralados numa batalha até à morte entre duas raças alienígenas criadas para matar.»
Vi o movie no cinema, acho que no 1º dia de estreia em pt, ou em Novembro, de 2004. Tenho em dvd edição especial 2 discos, já estive a rever o filme com comentário audio.
Actores são Sanaa Lathan, o italiano Raoul Bova, Lance Henriksen, o escocês Ewen Bremner, etc.

Death Race (2008) - "Ex-campeão de velocidade, Jensen Ames (Jason Statham) é um mestre da sobrevivência num cenário desolado do futuro pós-industrial. Acusado e condenado pelo macabro assassinato da sua família é obrigado a enfrentar os mais violentos criminosos do seu país numa brutal corrida de automóveis exibida na televisão e explorada pela segurança da prisão.
Com monstruosos automóveis, armas de fogo e embates esmagadores, Ames destruirá tudo o que se atravessar ne seu caminho até reclamar o prémio da liberdade.
Um filme explosivo carregado de acção que o vai fazer vibrar do principio ao fim.
Bem-vindo ao mais tenebroso espectáculo desportivo à face da Terra.
Bem-vindo à Corrida Mortal!"
Ainda com Joan Allen e Ian McShane (série Deadwood), o movie foi filmado em Montreal, província do Québec, no Canadá.

Parece que já está em fase de pré-produção novo filme, que talvez só chegue lá para 2012.
Spy Hunter