domingo, 31 de maio de 2009

Alan J. Pakula


Vou debruçar-me agora em Alan J. Pakula. É o 2º realizador já falecido que abordo no blog. No imdb nem havia informações sobre a sua data de nascimento (já vi que foi em 1928) nem de falecimento (1998).



A sua estreia atrás das câmaras deu-se em 1969, com The Sterile Cuckoo.

2 anos depois (71) chegou Klute.



Love and Pain and the Whole Damn Thing (1973) -

No ano a seguir (74), The Parallax View - A Última Testemunha, um soberbo drama sobre as paranóias de um homem que se descobre serem incrivelmente justificadas pela realidade, é um dos melhores thrillers políticos jamais realizados.
História: Warren Beatty é Joe Frady, um dos oito repórteres que testemunham o assassinato de um candidato político. Quando os outros sete morrem em 'acidentes', Joe começa a duvidar da versão oficial de que um louco isolado fora o responsável pelos crimes. Em vez dessa explicação, imagina uma sofisticada cadeia de assassinos altamente treinados. Mas os pesadelos de Joe não são nada, em comparação com a bizarra verdade que ele desvenda.



1976 foi ano de All the President's Men.
Frase: Por vezes pareceu que a maior história de sempre lhes ia custar os empregos, as reputações... e talvez as suas próprias vidas.
"Um filme de investigação extremamente empolgante." -David Shipman, CINEMA: THE FIRST HUNDRED YEARS
Sinopse: No edifício Watergate, as luzes acendem-se a meio da noite, quatro ladrões são apanhados em flagrante... e as revelações que se irão seguir vão levar à demissão de um Presidente e a um dos mais célebres escândalos políticos de sempre. Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), dois repórteres do Washington Post, agarraram a hstória e mantiveram-se fiéis aos seus instintos apesar das dúvidas pessoais, desmentidos oficiais e pressões externas. Os Homens do Presidente é a história por detrás da história. Baseado no livro autobiografico dos dois jornalistas, o filme conquistou quatro Óscares da Academia em 1976 (Melhor Actor Secundário para Jason Robards, Melhor Argumento Adaptado para William Goldman, Melhor Direcção Artística e Melhor Som). Mergulhe nos bastidores de um grande jornal, onde a missão é conseguir a notícia - e garantir a autenticidade dos factos.

E em 78 Pakula realizou Comes a Horseman.



Starting Over (1979) - Burt Reynolds interpreta o papel de Phil Potter, um pacato e tímido editor de uma revista que tenta organizar de novo a sua vida depois da mulher Jessica (Candice Bergen) decidir tornar-se independente, como compositora e intérprete.
Jill Clayburgh interpreta a professora meio tonta que o tenta ajudar a ultrapassar as barreiras emocionais, mas não será nada fácil: ele ainda está apaixonado pela ex-mulher. Amar de Novo está recheado de humor e de encanto, desde o estilo muito próprio de cantar de Bergen até ao ataque de nervos de Reynolds mesmo no meio dos armazéns Bloomingdale. Quer Bergen quer Clayburgh foram nomeadas para os Óscares pelos seus papéis neste delicioso conto contemporâneo.

Rollover (1981) -



Sophie's Choice (1982) -

Dream Lover (1986) -



87 foi ano de Orphans.

Seguiu-se, em 89, See You in the Morning.



1990 viu chegar Presumed Innocent.
Frases: Algumas pessoas são capazes de matar por amor. + É sempre perigoso presumir.
História: Presumível Inocente é um mistério repleto de suspense, um thriller sensual, um intenso drama de tribunal e um fenomenal veículo para o talento de Harrison Ford.
Ford interpreta um procurador público envolvido numa tórrida relação extraconjugal com uma colega de trabalho (Greta Scacchi) - uma sensual mulher que é brutalmente assassinada.
Acusado do crime, a sua luta para provar a sua inocência desvenda uma teia de mentiras e paixões secretas. Brian Dennehy, Bonnie Bedelia, Raul Julia e Paul Winfield completam um elenco de excepção sobre a direcção magistral de Pakula.
Como um verdadeiro mestre do suspense, o realizador transforma o best-seller de Scott Turow num exame crítico do sistema legal americano descobrindo que a espada da justiça tem dois gumes.

Consenting Adults (1992) - Quando a convivência de dois casais de vizinhos ultrapassa os limites do socialmente correcto, está montado o cenário para uma escandalosa teia de obsessão sexual, traição e assassínio!
O vencedor de um Oscar da Academia, Kevin Kline (1998, Melhor Actor Secundário - Um Peixe Chamado Wanda) e Mary Elizabeth Mastrantonio (Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões) aquecem o ecrã neste erótico thriller do consagrado mestre do suspense, Alan J. Pakula. Contando igualmente com as brilhantes interpretações de Kevin Spacey e Rebecca Miller, SÓ PARA ADULTOS, é um filme que o vai surpreender!



93 foi ano de The Pelican Brief. O Dossier Pelicano título nacional.
Sinopse: Julia Roberts e Denzel Washington são os actores principais deste thriller de primeira qualidade baseado no "best-seller" de John Grisham.
Dois juízes do Supremo Tribunal foram assassinados e uma estudante de Direito (Roberts) exprime as suas suspeitas sobre as mortes num dossier especulativo que provoca ondas de choque que atinguem o mais alto nível da governação americana. Ela e um decidido repórter de investigação (Washington) querem dar a conhecer aquilo que descobriram -se viverem até poder fazê-lo. A corrida começou e os dois são mais do que fugitivos. São alvos em movimento.

1997 viu chegar o último filme assinado por este realizador.
Tratou-se do The Devil's Own.
História: Tom O'Meara (HARRISON FORD), polícia nova-iorquino de ascendência irlandesa, acolhe em sua casa Rory Devaney (BRAD PITT), um jovem irlandês recentemente emigrado nos Estados Unidos. Entre ambos cresce uma grande amizade, até ao dia em que Tom descobre que Rory é algo mais que um amigo... Rory é um dos mais temíveis e procurados assassinos do IRA.

Rob Bowman


Este man é mais de séries, sendo a que realizou mais episódios X-Files ("apenas" 33, entre 1994 e 2000).
Mas vou colocar aqui os 4 filmes que dirigiu.



Airborne (1993) - tive gravado este filme em vhs, espero ainda o ter nalguma cassete, mas também se não tiver, hoje em dia tudo se arranja, em dvd, etc. É um movie direccionado para adolescentes, sobre patins em linha , hóquei no gelo, romance, comédia, mas sobretudo sobre a 1ª coisa, o desporto "radical" inline skating. De quem me lembro bem no filme é do Seth Green (na parte mais para rir) e parece que também tem o Jack Black. Papéis mais ou menos em início de carreira como actores. Nos protagonistas temos Shane McDermott e Brittney Powell. O 1º não tem quase nada na carreira de representação, devem-no ter escolhido mais por saber andar de patins e pela carinha/aspecto físico.

The X Files: The Movie (1998) - Trinta e sete mil anos atrás um segredo foi enterrado numa caverna no Texas. Agora, o segredo foi libertado, e a sua descoberta pode significar o fim da humanidade.
"A praga para acabar com todas as pragas..."
Sinopse: Quando um ataque terrorista resulta na explosaão de um edifício em Dallas, Texas, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), agentes do FBI são atraídos para uma conspiração como nunca tinham encontrado antes. Auxiliados por um médico paranóico (Martin Landau), Mulder e Scully arriscam as suas carreiras e vidas na caça a um vírus mortal que se suspeita ser de origem extraterrestre. A procura da verdade leva-os ao confronto com o misterioso Sindicato, constituído por homens poderosos capazes de tudo para manter os seus segredos, percorrendo o globo desde uma caverna no Texas, passando pelos corredores do FBI, até uma instalação secreta na Antárctida, onde se apresentará o maior mistério de todos.



2003 foi ano de Reign of Fire - Matthew McConaughey (Submarino U-571) e Christian Bale (O Capitão Corelli) são os protagonistas desta aventura carregada de acção e efeitos especiais que o vão deixar colado à cadeira! Quando o projecto de um túnel em Londres faz renascer, do seu sono de séculos, um monstro capaz de cuspir fogo, o inferno desce à Terra. Vinte anos mais tarde, quando tudo se repete, Quinn (Bale) chefe dos bombeiros, tenta manter vivo um grupo de refugiados, enquanto enormes dragões dominam os ares, queimando a terra e alimentando-se das cinzas. Inesperadamente, Van Zan (McConaughey), um chefe de milícias americano, aparece com um grupo de marginais assassinos, numa arriscada cruzada para caçar e destruir as bestas!

Seguiu-se, em 2005, Elektra. Frase: "UMA AVENTURA DE ACÇÃO EXPLOSIVA!"
História: Elektra (Jennifer Garner), a mulher fatal da Marvel, prova que o aspecto pode matar na pele da mais sexy heroína de acção a alguma vez saltar das páginas de livros de banda desenhada. Restituída à vida depois de mortalmente ferida em Demolidor - O Homem Sem Medo, Elektra vive agora apenas para a morte, como a mais letal assassina do mundo. Mas a sua última missão irá forçá-la a tomar uma decisão fatal na derradeira batalha entre o Bem e o Mal!

Vale a pena destacar aqui isto da foto acima. Trouxe do videoclube noutro dia, vi os 8 episódios, que estão em 3 discos. Bowman realizou 2 episodes.
Nightmares and Dreamscapes: From the Stories of Stephen King

segunda-feira, 25 de maio de 2009

John Badham


E mais um: John Badham. Nasceu em Inglaterra (Luton, Bedfordshire) no dia 25 de Agosto de 1939.



Reflections of Murder (1974) - directo para tv.

The Bingo Long Traveling All-Stars & Motor Kings (1976) -



1977 foi ano de Saturday Night Fever.
Sinopse: John Travolta tem uma interpretação sensual e inteligente como Tony Manero (foi nomeado para Óscar) - de dia o empregado de uma loja de tintas em Brooklyn e de noite um popular e disputado rei da dança.
Todos os sábados Tony veste a sua camisa de colarinhos longos , calças à boca de sino e sapatos de tacão para ir ao único sítio onde é visto como um deus e não como um inútil punk. Mas na escuridão, e longe das luzes da ribalta, não é mais que uma trágica história sobre desilusão, violência e desgostos amorosos.
Sem dúvida, a interpretação de Travolta fez dele uma lenda de Hollywood, mas a Febre de Sábado à Noite é mais do que um filme que marcou a música e os hábitos de toda uma geração. É uma poderosa e provocadora tragédia urbana, que nos dias de hoje continua a ter muito significado assim como tinha em 1977.

2 anos depois, em 79, chegou Dracula.
Tal como o original de 1931, este filme baseia-se no romance de Bram Stoker, transportando a acção para o início do século XX, uma década depois da obra ser escrita. A sociedade está em processo de transformação, deixando um rasto de atavismos sobre o papel da mulher; e será Drácula a figura mais representativa desta catarse. Mina é filha de Van Helsing, e Lucy filha do Dr. Seward. Lucy quer estudar e trabalhar, não se deixando relegar para o papel que a mulher tinha na época. Van Helsing é um homem de carácter, que quer acabar com Drácula, pois considera-o uma ameaça para a sociedade. Em contrapartida, a sua filha Mina tem um carácter introvertido, aceitando submissamente o seu papel secundário perante os homens.
Com Frank Langella, Laurence Olivier, Donald Pleasence e Kate Nelligan, não deve ser mau.



Whose Life Is It Anyway? (1981) -

Blue Thunder (1983) - Roy Scheider protagoniza este thriller carregado de acção, interpretando o papel de um piloto do corpo policial. A sua missão é defrontar um bando de fanáticos ligados ao governo que planeiam dar uma utilização não autorizada a um helicóptero de combate ainda em fase experimental. Frank Murphy é escolhido para testar o "Raio Azul", ficando impressionado com a rapidez e alta tecnologia do helicóptero. O aparelho está desenhado para ver através de paredes, para gravar sons tremendamente baixos e até para imobilizar um edifício. Desconfiado da mentalidade militarista que rodeia o "Raio Azul", Murphy e o seu companheiro Lymangood (Daniel Stern) descobrem que o destino do magnífico helicóptero é servir como a última novidade na vigilância e controle de massas. Depois de ser descoberto pelo sinistro Coronel Cochrane (Malcolm McDowell), Murphy pilota o "Raio Azul" contra aviões militares, num arriscado combate nos céus de Los Angeles.
Tenho de adquirir isto: http://www.dvdpt.com/b/blue_thunder_operacao_thor_edicao_especial.php



1983 foi ano de WarGames.
História: «Matthew Broderick (O Rei dos Gazeteiros) e Ally Sheedy (The Breakfast Club) protagonizam este drama envolvente, carregado de acção, suspense e aventura!
Com as soberbas interpretações de Dabney Coleman e Barry Corbin, Jogos de Guerra é brilhante, engraçado... e provocador - um vertiginoso, thriler cibernético.
David Lightman (Broderick), um hacker de computadores, consegue fazer um bypass aos sistemas de segurança mais avançados, descodificar os mais difíceis códigos secretos e até dominar os mais difíceis jogos de computador. Mas quando ele se liga sem querer ao computador de guerra do Departamento de Defesa, inicia uma confrontação de proporções mundiais - a Terceira Guerra Mundial! Com a ajuda da sua namorada (Sheedy) e um génio informático (John Wood), David terá de lutar contra o tempo para superar o seu adversário... e evitar o holocausto nuclear.»
Nomeado para 3 Óscares, de melhor fotografia, melhor som, e melhor argumento original.

Seguiu-se, em 85, American Flyers.



Short Circuit (1986) -

No ano a seguir, 87, Stakeout -



Bird on a Wire (1990) - Uma excelente comédia repleta de acção, com Mel Gibson e Goldie Hawn nos principais papéis. Rick Jarmin (Gibson) cometeu erros bastante graves na sua vida e está preste a pagar por isso.
Há muito tempo, aceitou testemunhar contra o género de pessoas de quem normalmente é sensato mantermos distância.
E desde então, tem-se escondido no abrigo do Programa de Protecção de Testemunhas. Mas tudo se complica quando ele dá de caras com uma antiga colega do liceu, Marianne, hoje uma brilhante advogada, e ela reconhece-o...

91 viu chegar The Hard Way.
Michael J. Fox e James Woods protagonizam esta emocionante comédia de aventura e acção.
Sinopse: Nick Lang (Fox) é uma popular estrela de cinema que quer desesperadamente deixar de fazer o papel de "bonzinho" nos ecrãs. Com a esperança de conseguir o papel de um duro detective, Lang deixa Hollywood para passar algumas semanas nas ruas de Nova Iorque com o detective John Moss (Woods).
Moss é um agente policial duro, que não gosta de perder tempo com parvoíces e que se encontra no encalço de um serial killer: a última coisa que precisa é de um companheiro aborrecido. Mas o seu chefe, um fã dos filmes de Nick Lang insiste e Moss tem de arranjar formas de tirar Lang do caminho durante a perseguição do assassino.
É um divertido filme cheio de acção que nos conduz ao derradeito confronto em Times Square quando Lang e Moss aprendem a entender-se... da pior maneira possível.

Point of No Return (1993) - Ela é o pior pesadelo de qualquer sociedade. Uma feroz e inadaptada toxico-dependente, que foi julgada por assassínio e condenada à morte. Mas um departamento governamental secreto pode transformá-la numa fria assassina de elite. A sua escolha: aprender a matar - ou morrer como o tribunal decidiu.
Bridget Fonda (Jovem Procura Companheira, Jackie Brown) é Maggie, neste thriller. Ela é vestida para matar, treinada para sobreviver e largada num mundo onde a morte é uma forma de existência - e onde um romance inesperado pode complicar tudo ainda mais. Este bem estruturado sucesso de bilheteira conta ainda com as participações de Gabriel Byrne, Dermot Mulroney, Anne Bancroft e Harvey Keitel.
A Assassina é o título PT.



No mesmo ano, 93, Badham realizou a sequela de Stakeout, denominada Another Stakeout.

Drop Zone - Em Queda Livre (1994) - Fuga da prisão... a 38.000 pés de altitude. O prisioneiro que Pete Nessip tinha à sua guarda lança-se de pára-quedas de um 747, e voa para a liberdade. Nessip faz o seu melhor para evitar esta fuga. O que é que ele recebe em troca? A sua suspensão. Mas o facto de estar fora da sua unidade não significa que está fora de acção.
Wesley Snipes é Nessip, que se aventura no arriscado mundo da queda livre a fim de apanhar uma rede de terroristas. Uma emocionante aventura, repleta de suspense e que conta ainda com as presenças de Gary Busey e Michael Jeter.



No ano seguinte (95) chegou Nick of Time.
Sinopse: «O relógio está a marcar para Johnny Depp, em Minutos Contados, um thriller recheado de acção, numa corrida contra o tempo.
E é mesmo uma corrida, filmada em 'tempo real', por forma a que os acontecimentos no ecrã vão passando minuto a minuto, de forma exasperante, como aconteceria na vida real.
Assim que o contabilista Gene Watson (Depp) chega à Union Station de Los Angeles com a sua filha de seis anos, vê-se mergulhado num pesadelo. Dois sombrios estranhos (Christopher Walken, Roma Maffia) separam Watson da sua filha, colocam-lhe uma arma na mão e apresentam-lhe um diabólico acordo: matar um destacado membro do governo antes que abandone um comício que se realiza ali perto... ou nunca mais ver a sua querida filha.
O relógio vai começar a contar.»
Já deu na tv várias vezes, lembro-me de ter visto um bocado (não completo) na tvi. Ainda com Charles S. Dutton, etc.

1997 foi ano de Incognito.



Directo para tv em 1999 foi The Jack Bull - O Preço da Justiça. Tem edição dvd no nosso Portugal.
Frases: Todos os homens querem justiça. Poucos querem pagar o seu preço.
História: Como é que um rancheiro obtém justiça na fronteira indómita de Wyoming, na década de 1890?
"Numa Cidade sem lei, um homem deve fazer justiça pelas próprias mãos."
Myrl Redding (John Cusack) põe as suas palavras em acção, quando as autoridades se mostram incapazes de punir um colega rancheiro que maltrata os cavalos de Redding e o seu guarda índio.
Obedecendo aos seus instintos fundamentais do bem e do mal, Reeding inicia uma luta pela justiça, que parece não ter limites.
Irá a sua caça ao homem demasiado longe, ao ameaçar a sua família, a sua própria vida e a população do Estado de Wyoming?
Na melhor tradição do "western", surge-nos este filme desempenhado magistralmente por John Cusack e John Goodman.
Ainda com Miranda Otto, John C. McGinley, John Savage, etc.

Também straight to tv, em 2000, foi The Last Debate.



Os próximos 2, ambos de 2002, também para tv.
My Brother's Keeper -

Obsessed -



Nesta fase da carreira, Badham só estava a fazer filmes que não foram para cinema, estes últimos 2 dele (das fotos acima) para tv também.
Footsteps em 2003.

Evel Knievel - Risco Sem Limites em 2004.
Frases: VIVE NO LIMITE. Não te arrependas de nada.
Sinopse: Ele salta sobre gatos selvagens e grades de cobras venenosas. Lança-se sobre filas de automóveis, esbarra contra paredes de fogo e desafia desfiladeiros escarpados. Alcançou riqueza, fama e um recorde no livro do Guiness com 35 ossos partidos.
Foi um aventureiro extraordinário cuja obsessão pela fama e fortuna o transformou numa lenda. Sobre a sua vida, Evel Knievel diz, "Vai ser tudo menos... aborrecida!"
É mesmo uma biografia este movie, com George Eads (série CSI Las Vegas), Jaime Pressly (série O meu nome é Earl), Lance Henriksen e Beau Bridges.

Terrence Malick


Terrence Malick é mais um realizador aqui para o estaminé.
Vivo desde 30 de Novembro de 1943. Nasceu em Ottawa, no Illinois.



Badlands - Os Noivos Sangrentos (1973) - "Tão desolado e poético que causa arrepios" – LOS ANGELES TIMES
História: Estados Unidos, 1959. Kit (Martin Sheen) é um criminoso em fuga, procurado pelas mortes de várias pessoas. Acompanhado pela sua nova namorada Holly (Sissy Spacek), que presenciou os crimes, perde-se num mundo de fantasia em que a violência e o crime são as únicas constantes.
Os dois habitam um universo só seu, mas o rasto de balas e sangue que vão deixando enquanto fogem da lei, pelas paisagens desoladas do Dakota e Montana, é muito real.
Este é o primeiro de três inesquecíveis filmes do realizador / argumentista Malick. O argumento foi inspirado numa história verídica passada nos anos 50, que Terrence transforma num notável retrato de dois amantes alienados do mundo real, e que, ao mesmo tempo, é uma história fascinante.
Uma viagem turbulenta e inesquecível, Badlands é um marco incontornável nas carreiras de Malick, Sheen e Spacek e um filme notável na história do cinema.

Days of Heaven (1978) - Um dos filmes mais aclamados de todos os tempos. Dias do Paraíso é uma comovente história sobre dois homens que amam a mesma mulher. Richard Gere, um fugitivo das catacumbas de Chicago, dá com ele a enfrentar um tímido e rico Texano (Sam Shepard), pelo amor de Abby (Brooke Adams).
Considerado uma extraordinária conquista cinematográfica de imagem e de som.



20 anos depois (1998), veio The Thin Red Line.
Um elenco poderoso - incluindo George Clooney, Sean Penn, Nick Nolte e Woody Harrelson - explode em acção nesta assombrosa e realista perspectiva do caos moral e militar, no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial.
Nomeado para sete Oscars da Academia de Hollywood, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador, A Barreira Invisível é uma obra prima cinematográfica sem igual, a que Gene Siskel chamou "Brilhante... Uma proeza espantosa... O Melhor filme de guerra contemporâneo!"

Mais recentemente, em 2005, chegou aos cinemas The New World - "O Melhor Romance Épico e Histórico Desde Titanic! - Richard Roeper, Ebert & Roeper
"...Um dos mais belos e deslumbrantes filmes que estrearam nos últimos tempos... Uma obra-prima." - José Vieira Mendes, Premiere
Sinopse: O lendário realizador Terrence Malick leva-o a uma viagem de descoberta, romântica e recheada de acção, neste épico aclamado pela crítica e nomeado para um Óscar® (Melhor Fotografia), passado nos turbulentos primeiros tempos da nova América.
Baseado num episódio verídico, esta emocionante saga conta a história de Pocahontas (Q'orianka Kilcher) a bela e impetuosa nativa americana cuja relação com o Capitão John Smith (Colin Farrell) desencadeia a batalha por uma nova Nação.
Interpretado ainda por Christopher Plummer e Christian Bale, este filme inesquecível é "magnífico e épico" - David Ansen, Newsweek.

Está um novo filme (o 5º do realizador) em fase de pós-produção. Estreará pro ano nos EUA, e vai-se chamar The Tree of Life. Com Brad Pitt e Sean Penn.