terça-feira, 1 de setembro de 2009

Stephen Frears


Stephen Frears - nasceu no dia 20 de Junho de 1941 em Leicester, Inglaterra.Nomeado para 2 Óscares.


Gumshoe (1971) - Eddie Ginley (Albert Finney) é um apresentador e animador de cabaret, que vive obcecado em mudar de emprego e com os romances de intrigas policiais, sonhando em converter-se num personagem do romancista Dashiell Hammett. Em tom de brincadeira, publica um dia um anúncio oferecendo-se como detective privado. Rapidamente surge o seu primeiro caso: um desconhecido entra em contacto consigo e envia-lhe uma considerável soma de dinheiro, uma pistola e uma fotografia para que faça desaparecer uma jovem universitária, filha de um militar. Não querendo fazê-lo, Ginley encontra-se no meio de uma série de acontecimentos ambíguos ligados à política, às drogas e ao tráfico de armas.

Bloody Kids (1979) - drama. http://www.imdb.com/title/tt0078881/

82 e 83 viram chegar Walter + Walter and June. Mais drama, com Ian McKellen e Jim Broadbent. Muito bem classificado no imdb, parece que o desempenho do 1º actor é excelente.

Também em 83, Saigon: Year of the Cat - Novo drama, com Judi Dench. http://www.imdb.com/title/tt0086233/



1984 foi ano do The Hit - Willie Parker denunciou-os...dez anos depois eles vêm vingar-se.
Willie Parker é um ex-gangster que após denunciar e trair os "colegas" da máfia ao testemunhar contra eles em tribunal, vive agora em reclusão numa aldeia rural em Espanha, onde crê estar a salvo da vingança deles. Mas um dia, dez anos depois, Braddock e Myron (dois assassinos contratados) são enviados a Espanha para o raptarem e escoltarem a Paris, onde deverá ser julgado e executado. Porém, Paris fica muito longe e... nada corre como planeado.

Seguiu-se, no ano seguinte de 85, My Beautiful Laundrette.
// Óscares 1987 Nomeado a Melhor Argumento //
// Vencedor em 1986 do prémio Evening Standard British Film para Melhor Filme //
// Vencedor em 1986 do prémio National Biard of Review dos EUA para Melhor Actor Secundário //
// Vencedor em 1987 do prémio National Society of Film Critics dos EUA para Melhor Filme //
// Vencedor em 1986 do prémioNew York Film Critics Circle para Melhor Guião e Melhor Actor Secundário //
História: Omar é um jovem de origem paquistanês que vive em Londres. Dirige a lavandaria do seu tio com a ajuda de Johnny, um antigo companheiro de escola. A amizade entre eles dará lugar a uma relação mais profunda, censurada por todos os que os rodeiam.



Prick Up Your Ears (1987) - Londres, anos 60. Um jovem de uma cidade da província, Joe Orton, chega à capital com a pretensão de ser actor. Aí conhece um escritor frustrado homossexual, Kenneth Halliwell, com quem vai viver e com quem estabelece uma relação amorosa.
De actor a escritor vai um passo e o jovem Orton obtém um enorme sucesso com as peças que escreve, conseguindo o prestígio e protagonismo que o amigo sempre quis mas nunca atingiu. A relação começa a azedar-se à medida que o sucesso de Orton aumenta e Kenneth tem dificuldade em viver com o sucesso do amigo, originando um desfecho quase previsível. Vida conturbada também pela relação homossexual de ambos em que a troca de parceiros e os encontros sexuais nos locais mais recônditos são uma constante.
Filme perturbador que retrata a vida espectacular do famoso argumentista britânico John Orton cujas peças "Loot" e "What the Butler Saw" se tornaram êxitos em Londres nos anos 60 e a quem foi encomendado um argumento para os Beatles.

No mesmo ano, Sammy and Rosie Get Laid. http://www.imdb.com/title/tt0093913/
Comédia, drama e romance.



Dangerous Liaisons (1988) - O jogo da conquista está subjacente. Tudo começa quando uma rica e pérfida viúva (Glenn Close) desafia um famoso libertino (John Malkovich) a seduzir uma jovem e bela mulher recém-casada (Michelle Pfeiffer). Mas, desta vez, uma regra capital é violada: os dois jogadores vão ficar apaixonados... com trágicas consequências. Este aclamado filme, vencedor de três Óscares da Academia©, foi aplaudido pelos cenários e guarda-roupa dos finais do século XVIII mas os seus personagens poderiam viver perfeitamente no século XX. Ligações Perigosas, filme baseado no escandaloso romance homónimo de Laclos (1782), adaptado para o teatro em 1986 por Christopher Hampton, é "maldoso e com divertimentos decadentes; a surpresa é a enorme angústia que existe no seu frio coração de mármore" (David Ansen, NewsWorld).

The Grifters (1990) - nomeado para 4 Óscares, para melhor realizador, melhor argumento adaptado, actrizes Anjelica Huston e Annette Bening (principal e secundária respectivamente). Ainda com John Cusack. http://www.imdb.com/title/tt0099703/


1992 foi ano de Hero.
Dustin Hoffman, Geena Davis e Andy Garcia são os protagonistas desta cativante comédia.
Davis é a repórter especial Gale Gayley, que, literalmente, cai na melhor história da sua vida, enquanto passageira num avião que se despenha contra uma ponte de Chicago. No meio do fumo e da escuridão, ela é salva por um rude e mal educado "herói", que rapidamente desaparece na noite... deixando apenas um sapato para trás.

Seguiu-se, em 83 (directo para tv), The Snapper -


Dose dupla em 1996:

Mary Reilly - A história clássica de terror do Dr. Jekyll e Mr. Hyde, leva aqui uma reviravolta arrepiante, quando vista através dos olhos da devota criada de Jekyll, Mary Reilly (Julia Roberts). John Malkovich e Glenn Close fazem também parte do elenco.

The Van -comédia e drama, com Colm Meaney. http://www.imdb.com/title/tt0118064/plotsummary

The Hi-Lo Country (1998) - western e drama, com Penélope Cruz, Billy Crudup, Woody Harrelson, Patricia Arquette, entre outros conhecidos. http://www.imdb.com/title/tt0120699/

2000 foi ano de:

High Fidelity -Baseado no Best-Seller de Nick Hornby, chega-nos a hilariante comédia Alta Fidelidade. John Cusack (Queres Ser John Malkovich?) é Rob Gordon, o dono de uma loja de discos semi-falência, em Chicago. Ele vende música à maneira antiga, em vinil, com os seus dois tolos empregados – o histericamente divertido snob do rock, Barry (Jack Black) e o sossegado e incompreendido, Dick (Todd Louiso). Mas o negócio de Rob não é a única coisa à deriva na sua vida – a agulha salta da pista do amor quando a sua namorada de longa data Laura (Iben Hjejle) o deixa, o que força a analisar a forma desastrada como vive os seus romances. Para momentos de pura diversão e rock ao melhor nível, Alta Fidelidade é o filme que procura.


e directo para tv, Alerta Nuclear - Estamos na Guerra Fria. O mundo encontra-se à beira de uma catástrofe nuclear à medida que a tensão aumenta entre os EUA e a União Soviética. Quando um bombardeiro americano é acidentalmente ordenado a efectuar um ataque a Moscovo, parece que a decisão fatal de uma possível guerra será tomada pelos dois lados.

Sendo esta decisão irreversível, o Coronel Jack Grady (George Clooney) comanda a sua bomba para território soviético, recusando ceder às ordens verbais para voltar atrás.

O Presidente dos EUA (Richard Dreyfuss) e o seu jovem interprete, Buck (Noah Wyle) imergem numa crise em que têm de tomar uma decisão em fracções de segundos durante um importante telefonema com os líderes soviéticos de maneira a que seja evitado o desastre.

George Clooney, também produtor executivo, junta-se a um conjunto fantástico de actores para uma vibrante versão do clássico de suspense sobre a Guerra Fria baseado no livro de 1962 de Eugene Burdick, tais como James Cromwell e Harvey Keitel.


e ainda, Liam - COLECÇÃO INÉDITOS

Frears volta a evidenciar o seu ecletismo e retorna à tradição realista britânica para, com um argumento estupendo nos mergulhar nos dramas sociais da grande depressão dos anos 30.
- António Cabrita, Expresso

Em Liverpool, nos anos 30, Liam cresce no bairro católico irlandês. Tem sete anos, é o mais novo da família. Os irmãos mais velhos, Con e Teresa, já trabalham e participam nas despesas da casa. Entre uma mãe afectuosa e um pai responsável, a família está feliz apesar da falta de dinheiro, até o dia em que a crise os atinge irremediavelmente e o pai de Liam perde o emprego. Sem recursos, amargo mas determinado em encontrar uma solução, seja ela qual for, deixa-se seduzir progressivamente pelos movimentos fascistas locais...

Dirty Pretty Things (2002) - Okwe (Chiwetel Ejiofor), um imigrante ilegal nigeriano em Londres, é condutor de táxi durante o dia e recepcionista num hotel à noite.
Por comodidade, partilha o apartamento com uma jovem turca, Senay (Audrey Tautou - O Fabuloso Destino de Amélie). Mal se conhecem, até ao dia em que Okwe, confrontado com um inimaginável mundo paralelo, faz uma macabra descoberta, sobre a qual não pode falar, nem com o patrão, nem com a polícia.
Estranhos de passagem e longe de suas casas, terão que enfrentar todos os perigos juntos.
É um filme estranho e perturbante, que se desenrola numa Londres invisível para os turistas, onde tudo se vende.


The Deal (2003) (TV) - Drama. http://www.imdb.com/title/tt0381131/

2005 foi ano de Mrs Henderson Presents.

História: Londres, 1937. Depois da morte do marido, a milionária e excêntrica viúva de 69 anos Laura Henderson (Judie Dench) sente-se com demasiada vitalidade para se deixar esmorecer numa dócil viuvez.

Segundo os seus amigos, ela precisa de um hobby, como coleccionar diamantes ou dedicar-se a alguma acção de caridade, mas para surpresa de todo, ela decide comprar o Teatro Windmill, situado no coração do Soho, e investir na produção de espectáculos.
Mrs. Henderson contrata Vivian Van Damm (Bob Hoskins) para a direcção do teatro e, apesar dos constantes conflitos de ideias entre ambos, a parceria e empenho desta dupla acaba por revolucionar o teatro britânico com os seus musicais inovadores e ousados. As sessões contínuas, a nudez das bailarinas e a excelência da programação do Windmill transformam-se num verdadeiro fenómeno capaz de mudar os hábitos artísticos e sociais dos ingleses.
Quando começam os bombardeamentos aéreos durante a II Guerra Mundial, o governo ameaça fechar as portas do teatro mas o espírito lutador de Mrs. Henderson sobressai, bem como o segredo que a levou a comprar o teatro.
Inspirado em acontecimentos verídicos, Mrs. Henderson é um filme divertido e envolvente.


No ano a seguir (2006) chegou aos cinemas The Queen.

VENCEDOR ÓSCAR
Melhor Actriz - Helen Mirren

2 VENCEDOR GLOBOS DE OURO
Melhor Actriz - Melhor Argumento

UMA RAINHA DA NAÇÃO, UMA PRINCESA DO POVO.

Sinopse: 31 de Agosto de 1997. O mundo acorda em choque com a morte de Diano, Princesa de Gales.
Alguns dias mais tarde, milhões de pessoas acompanhariam, em directo, o seu funeral.
Mas, imediatamente após a morte da Princesa Diana, o hermético e conservador mundo da Rainha de Inglaterra colidiria com um moderno e recém eleito Primeiro Ministro Tony Blair. A RAINHA especula sobre a batalha épica que se terá travado entre a Família Real e o Governo Britãnico durante esses dias... enquanto uma nação em luto aguardava decisões por parte dos seus lideres.
Com desempenhos notáveis de Helen Mirren no papel da Rainha (galardoada com o prémio de Melhor Actriz no Festival de Veneza) e de Michael Sheen no papel de Tony Blair, A RAINHA conta com um argumento exímio de Peter Morgan (também reconhecido com o prémio de Melhor Argumento no Festival de Veneza) e a realização do veterano Stephen Frears.

Jonathan Lynn


Vem agora neste 1º dia de Setembro um nome pouco conhecido, mas como comprei um filme dele em dvd, aqui vou abordar a sua carreira atrás das câmaras.

Jonathan Lynn - nascido a 3 de Abril de 1943, em Inglaterra.

Iniciou em 1985, com Clue - O Jogo do Crime.
Sinopse: Este é o filme criminosamente divertido baseado em Clue, o jogo de tabuleiro famoso em todo o mundo. E agora, com este DVD especial, pode ver todos os três finais surpresa! Foi o Coronel Mustard, que estava no estúdio com uma arma? Miss Scarlet, na sala de bilhar com uma corda? Ou foi Wadsworth, o mordomo? Conheça todos os notórios suspeitos e descubra todas as suas loucuras. Vai adorar as suas ignóbeis atitudes à medida que os cadáveres e as gargalhadas se empilham à sua frente. Inclui três finais surpresa!!

Seguiu-se, em 1990, Nuns on the Run - PROCURA-SE
Brian Hope Charlie McManus
Pelo Roubo de $1,000,000
RECOMPENSA
Atenção: Estes homens roubaram o dinheiro à máfia - que por sua vez tinham roubado à impiedosa "Gangue TRIAD", que tinham roubado ao Banco de Londres. O Sr. Hope e o Sr. McManus são procurados por muita gente, de ambos os lados da lei.
A HISTÓRIA DE UM IMACULADO ENGANO
História: Brian e Charlie trabalham para um gangster. Quando o "patrão" descobre que eles querem abandonar o "emprego", manda-os matar, depois de ajudarem a "aliviar" as tríades locais dos seus lucros do tráfico de drogas.
Brian e Charlie decidem ficar com o dinheiro do golpe, mas quando a sua fuga não corre como esperavam, têm de procurar abrigo numa escola de freiras. Disfarçados com os hábitos de freira, Brian e Charlie têm de evitar o seu patrão, as tríades, a polícia e até a namorada de Brian. E também há o problema de serem homens, disfarçados de freiras, numa instituição só para mulheres...

Dose dupla em 92, com:

My Cousin Vinny - Nesta comédia a não perder, dois amigos (Ralph Macchio e Mitchell Whitfield) que despreocupadamente viajam pelo Alabama, E.U.A são erradamente acusados de homicídio e vêm-se metidos na prisão. Felizmente, um deles tem um parente que é advogado (Joe Pesci) - um ex-mecânico de Brooklyn que nunca esteve em tribunal... nem em Alabama. Quando o primo Vinny aprece com a sua namorada toda vestida de cabedal preto (Marisa Tomei numa extraordinária interpretação que lhe valeu o Oscar® para Melhor Actriz Secundária), para defender o seu primeiro caso, é um verdadeiro choque - para ele e para toda a comunidade!
"Divertido e Acelerado desde a primeira piada à última"-US Magazine

The Distinguished Gentleman - A super-estrela da comédia Eddie Murphy triunfa em Gente Fina, a hilariante comédia sobre um homem que ganha a vida com pequenas vigarices e se transforma num grande político! Murphy dá vida a Thomas Jefferson Johnson que faz tudo para conseguir um lugar no Congresso dos EUA - mas isso é apenas o começo. Com os poderes e instrumentos que lhe conferem a sua nova posição, Murphy burla por dinheiro e não tem de desrespeitar a lei para tal! Divirta-se com esta comédia alucinante para toda a família!



Greedy (1994) - Gostava muito de rever este filme, se é que o terei visto completo.
Com um dos meus actores favoritos da juventude, Michael J. Fox, e depois Kirk Douglas, Nancy Travis, Olivia d'Abo, etc. Comédia com a frase apelativa: "Onde existe um testamento, existe um familiar (um parente)."

Sgt. Bilko (1996) - O Exército é conhecido por conceber e produzir excelentes máquinas de guerra com o objectivo de proteger a nossa grande nação. Mas, em Fort Baxter, há uma unidade que nem uma linha recta consegue produzir...Steve Martin com Dan Aykroyd e Phil Hartman protagonizam uma fabulosa comédia da Imagine Entertainment. Martin é o inexplicável, incorrigível e invencível Sargento Ernie Bilko, líder de um grupo dos mais falhados recrutas da história das forças armadas. Em vez de treinar as suas tropas para a batalha, transmite os seus costumes de jogar e alergia à responsabilidade. No entanto, as coisas complicam-se quando a base é ameaçada com um corte de energia e o ultra-organizado, Major Thorn (Hartman), está determinado a acabar com a reputação do Sargento Bilko. Agora, todas as apostas estão a favor de Bilko para acabar com este esquema e salvar o Fort Baxter... e limpar o seu nome!
A Caserna dos Calões título português.


Trial and Error (1997) - comédia de grande gargalhada com a presença de Michael Richards (Seinfeld) e Jeff Daniels (Doidos à Solta). Ricky está determinado a proporcionar a Charlie Tuttle (Jeff Daniels) a mais espectacular despedida de solteiro. Dias antes do casamento com Tiffany, Charlie tem que partir para um local desolador para resolver um problema legal. Chegado à cidade, Charlie conhece três caricatas personagens que o levam para uma festa que o vai deixar de rastos. Sem ter tido tempo para recuperar, Charlie vai ter o grande teste da sua vida. Em plena sessão de tribunal ele tem um intrigante caso de insanidade diante do seu cliente Benny, um charlatão que engana pensionistas vendendo-lhes falsas moedas cunhadas com a figura de Abraham Lincoln. Com o seu futuro e o do seu cliente colocado nas mãos de um idiota, as surpresas só agora começaram e a vida de Charlie nunca mais será a mesma.

The Whole Nine Yards (2000) - comédia excêntrica com Bruce Willis no papel de um criminoso em fuga. O filme segue a história de um pacato dentista, Nick "Oz" (Matthew Perry) cuja vida se tornou num inferno depois de se casar com Sophie (Rosanna Arquette). Para cúmulo, "Tulipa" (Bruce Willis), um famoso assassino, instala-se na casa do lado. Só que o bandido tem coração e depois de muitas peripécias ele e Oz tornam-se inseparáveis. Pelo caminho há uma mulher que quer matar a mulher e uma rapariga que quer ser assassina profissional.


Último filme que chegou às salas, e depois dvd, foi The Fighting Temptations.

Sinopse: O vencedor de um Óscar Cuba Gooding Jr. interpreta o papel de Darrin Hill, um executivo de publicidade de Nova Iorque, muito falador, mas que anda pelas ruas da amargura, e que regressa à sua terra natal na Georgia para receber a herança que a tia lhe deixou.
Mas para que Darrin possa receber o dinheiro, tem de cumprir o último desejo da tia - criar um coro local e levá-lo a ganhar a competição anual 'Gospel Explosion'. Rapidamente Darrin percebe que o que a sua terra tem a mais de 'cromos', tem a menos de talentos para cantar. Mas quando conhece Lilly (Beyoncé Knowles), uma bela cantora de jazz com voz de anjo, Darrin percebe que ela é a resposta para as suas preces... caso a consiga convencer que as suas intenções são as melhores. Veja como Darrin tenta levar este grupo de gente tão diferente à vitória, percebendo que a tia lhe deixara afinal muito mais do que uma herança. Com interpretações de Shirley Caesar, The O'Jays e outros grandes músicos.