sábado, 14 de novembro de 2009

Peter Hyams


Mais de um mês depois, volto a colocar um post neste blog que quero continuar por muito tempo, pois esta minha paixão por cinema, filmes, deverá continuar sempre. Existem é outras coisas importantes na vida, e até têm mais prioridade, logo não tenho podido vir postar.

Aparte a introdução, o novo realizador é Peter Hyams - nascido a 26 de Julho de 1943 em Nova Iorque, Eua. Vi na passada 3ª feira no cinema a ante-estreia em PT do seu mais recente filme, que irei abordar aqui no final do post dele. Trata-se de "Beyond a Reasonable Doubt".



1974 foi ano de:

Busting - um filme de crime e drama, sobre 2 polícias de Los Angeles (Elliott Gould e Robert Blake) que não se contentam com pequenos criminosos, indo atrás de um grande chefe do crime.

e de Our Time - drama, com Pamela Sue Martin (actriz na série Dinastia). Também co-escrito por Hyams.



Seguiu-se, em 75 e 77, respectivamente:

Peeper - Michael Caine, Natalie Wood e Michael Constantine contracenam nesta comédia com toques de mistério.

Capricorn One - drama, com sci-fi e thriller, e de novo com o actor Elliott Gould, acompanhado por James Brolin, Sam Waterston, Hal Holbrook.
Tagline: "The mission was a sham. The murders were real."
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0077294/plotsummary



Hanover Street (1979) - A Europa devastada pela guerra é o cenário desta história romântica de acção e aventura sobre os destinos de dois homens apaixonados pela mesma mulher.
O Tenente David Halloran (Harrison Ford), um corajoso piloto de bombardeiros americano, e Margaret Sellinger (Lesley-Anne Down) uma enfermeira inglesa casada com Paul Sellinger (Christopher Plummer), conhecem-se por acaso durante um raid aéreo e apaixonam-se de imediato. Os dois recentes apaixonados combinam um reencontro após uma missão para o qual David é chamado. Entretanto, Paul, que é um agente dos serviços secretos é destacado também para uma missão especial... Como por obra do destino, David é escolhido para pilotar o avião de Paul nessa mesma missão. Quando o aparelho é abatido, os dois têm de trabalhar em conjunto para completar a missão - e só então Halloran descobre quem Sellinger é.

Outland (1981) - Frase: Na lua de Júpiter ele é a única lei

História: Io, a lua mais interior de Júpiter, abriga a colónia mineira Con-Am 27, um desolador 'buraco' de alta tecnologia. É aqui que o marshal William T. O'Niel (Sean Connery) investiga algumas mortes misteriosas que ocorreram entre os mineiros. E na busca pela verdade, ele está sozinho.
Em Outland - Atmosfera Zero o escritor/realizador Peter Hyams retrata o futuro como um sombrio prolongamento da presente sociedade industrial. A desumanização é cruamente reflectida nos ambientes criados por Phillip Harrison, responsável pelo planeamento de produção, e pelo mago dos efeitos especiais John Stears, premiado com o Óscar® da Academia pelos seus trabalhos em 007 - Operação Relâmpago e A Guerra das Estrelas. O fascinante resultado é "um filme de prazeres inesperados" (Vincent Canby, The New York Times).



The Star Chamber (1983) - como se vê na foto, este filme foi protagonizado por Michael Douglas. Ao que parece tem acção, drama, crime e suspense (thriller).
http://www.imdb.com/title/tt0086356/

2010 - O Ano do Contacto (1984) - "FICÇÃO-CIENTÍFICA DE UM NÍVEL SUPERIOR" - David Pierce, TIME OUT FILM GUIDE

Sinopse: Um novo tempo, uma nova odisseia, uma nova oportunidade de enfrentar as questões que se colocaram na destemida missão a Júpiter do ano 2002. Os tripulantes a bordo da Leonov estão a caminho de um encontro com a Discovery, estacionada em órbita fixa. Aquilo que eles não sabem é que estão a caminho, também, de um futuro desconhecido para os humanos, e que o seu destino poderá ficar nas mãos do computador da Discovery que vão reparar, o HAL-9000.
Neste filme intrigante baseado no livro de Arthur C. Clarke que se seguiu a 2001: Odisseia no Espaço, o realizador Peter Hyams consegue manter-nos numa inquietação permanente aproveitando as bases do filme anterior, mas, sem dúvida afirmando-se como um capítulo completamente novo. O ano é 2010. Tempo de descobrirmos que não estamos sós.



2 anos depois, em 86, chegou Running Scared.
Gregory Hines, Billy Crystal, e ainda outros como Joe Pantoliano, Dan Hedaya, Jon Gries e Jimmy Smits, num filme que pela capa do dvd se associa a comédia. Mas também tem acção, crime e pitadas de thriller.

E 1988 foi ano do The Presidio.
O tenente-coronel Caldwell (Sean Connery) e o inspector da polícia Jay Austin (Mark Harmon) não gostam um do outro. Nem sequer um pouco. E isto porque Caldwell fez com que Austin abandonasse a polícia militar há alguns anos atrás. Agora estes inimigos natos são forçados a trabalhar em conjunto para resolver um brutal assassinato no acampamento militar de Presidio.
Para piorar a situação, o inspector Austin apaixona-se repentinamente por uma jovem bela e encantadora (Meg Ryan), que por acaso é filha do tenente-coronel Caldwell. A princípio, surgem faíscas entre os jovens apaixonados. Depois manobras e balas voam à medida que este thriller repleto de acção arrasa as ruas de São Francisco.
Título português é A Hora dos Heróis.



Narrow Margin (1990) - Gene Hackman, Anne Archer, J.T. Walsh e M. Emmet Walsh dão algum nome a este filme, será interessante de ver?
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0100224/

Stay Tuned (1992) - Aqui o realizador regressa à comédia, com toques de fantasia. Nomes como John Ritter, Jeffrey Jones e Eugene Levy dão alguma vontade de espreitar um dia o filme.



Dose dupla com Van Damme, em 94 e 95.

1º com Timecop - Patrulha do Tempo - No ano de 2004, viajar no tempo não só é uma realidade como uma oportunidade para alterar o passado e obter dinheiro e poder. Jean-Claude Van Damme é o protagonista deste "thriller" futurista, onde se misturam crimes, amor e acção trepidante, juntamente com espectaculares efeitos especiais. Ron Silver é o co-protagonista do filme, interpretando o astuto adversário de Van Damme.

Depois com Sudden Death - TERROR PARA ALÉM DO TEMPO

A super-estrela internacional de filmes de acção, Jean-Claude Van Damme, une-se a Power Boothe, num thriller carregado de tensão, e que tem como pano de fundo uma partida de Stanley Cup.
Van Damme interpreta o papel de um pai a quem a filha é raptada, durante uma partida de hóquei. Os sequestradores pedem que lhes seja entregue 1 bilião de dólares antes do final da partida, e Van Damme, desesperado põe em marcha um plano para resgatar a filha e impedir uma explosão iminente.
Trata-se de uma desenfreada corrida contra-relógio, que Kevin Thomas do 'Los Angeles Times' classificou como 'um grande thriller de acção, repleto de impressionantes cenas arriscadas e efeitos especiais'.



97 e 99 foram anos de, respectivamente:

The Relic - Acção trepidante, aventura e suspense num filme produzido pelos responsáveis de sucessos como "Aliens" e "Terminator 2" ou "Jurassic Park", que contou com um orçamento de 60 milhões de dólares.
O Museu mais calmo do mundo esconde o mais assustador dos segredos. A biologista Margo (Penelope Ann Miller) e o tenente de polícia Vincent D'Agosta (Tom Sizemore) detestam-se. No entanto eles tornam-se implacavelmente inseparáveis, devido a uma série de estranhos assassinatos que ocorrem no Museu.
Nos dias que antecedem a inauguração da exposição "Superstições", chegam ali, provenientes do Brasil, alguns caixotes que contêm umas folhas algo estranhas. Com o decorrer do tempo vão surgindo algumas situações misteriosas, até que uma morte horrível acontece. Existe naquele Museu um ser monstruoso que necessita de sangue humano para sobreviver.
Eis-nos chegados ao dia da inauguração da exposição e, apesar dos apelos feitos pela polícia para cancelar a abertura desta, ninguém acata as indicações. Uma longa noite de terror está prestes a iniciar-se.

End of Days - A super estrela do grande ecrã Arnold Schwarzenegger (Eraser, O Exterminador Implacável) enfrenta o seu mais temível adversário de sempre - o próprio Satanás! Arnold é Jericho Cane, um ex-polícia desafortunado que, involuntariamente, se vê envolvido numa batalha entre a encarnação humana do diabo (Gabriel Byrne, Os Suspeitos do Costume, O Homem da Máscara de Ferro) e uma inocente rapariga (Robin Tunney, O Feitiço) escolhida para ser a mãe do Anticristo! À medida que se aproxima o cumprimento da profecia que irá preceder o fim do mundo, só Jericho poderá proteger esta rapariga e salvar toda a humanidade dum destino inimaginável!



The Musketeer (2001) - Espadas em punho e muita adrenalina!
Eles estão prontos para a luta.
Artes marciais nas alturas a a desafiar a gravidade dão vida neste épico magníficamente coreografado por Xin-Xin Xiong, o mestre que trouxe aos ecrãns filmes de rara beleza visual como O TIGRE E O DRAGÃO e THE MATRIX.

História: Num mundo ameaçado pela guerra, um jovem regressa à sua terra natal para vingar a morte brutal dos seus pais. Ele é um mestre na luta e consegue reunir os mosqueteiros para regressarem à glória do seu passado.
Um por todos e todos por um… este é o seu lema!

A Sound of Thunder (2005) - Frase: SE JOGAS COM O PASADO... COMPROMETES O FUTURO.

Sinopse: Num futuro próximo, viajar no tempo será uma imprevisível e excitante realidade.
Por um determinado preço, aventureiros ricos podem saciar os seus instintos assassinos, participando em safaris que remontam à pré-história onde podem caçar dinossauros.
Mas nesta aventura há três regras essenciais: não mudar nada no passado; não deixar nada para trás; e, a mais importante, não trazer nada de lá. A mais ligeira alteração pode produzir impacto no curso existente da evolução de uma forma que ninguém pode imaginar.
Baseado num conto do visionário Ray Bradbury, O Som do Trovão começa no ano de 2055 na Baixa de Chicago onde uma agência de Viagens, Time Safari Inc., domina o lucrativo mercado das viagens no tempo com um exclusivo pacote de caça na pré-história. Tempo Safari Inc. é o bilhete mais 'in' na cidade.... até que o impensável acontece: alguém quebra as regras. E a evolução sai fora do seu trilho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário