terça-feira, 1 de setembro de 2009

Stephen Frears


Stephen Frears - nasceu no dia 20 de Junho de 1941 em Leicester, Inglaterra.Nomeado para 2 Óscares.


Gumshoe (1971) - Eddie Ginley (Albert Finney) é um apresentador e animador de cabaret, que vive obcecado em mudar de emprego e com os romances de intrigas policiais, sonhando em converter-se num personagem do romancista Dashiell Hammett. Em tom de brincadeira, publica um dia um anúncio oferecendo-se como detective privado. Rapidamente surge o seu primeiro caso: um desconhecido entra em contacto consigo e envia-lhe uma considerável soma de dinheiro, uma pistola e uma fotografia para que faça desaparecer uma jovem universitária, filha de um militar. Não querendo fazê-lo, Ginley encontra-se no meio de uma série de acontecimentos ambíguos ligados à política, às drogas e ao tráfico de armas.

Bloody Kids (1979) - drama. http://www.imdb.com/title/tt0078881/

82 e 83 viram chegar Walter + Walter and June. Mais drama, com Ian McKellen e Jim Broadbent. Muito bem classificado no imdb, parece que o desempenho do 1º actor é excelente.

Também em 83, Saigon: Year of the Cat - Novo drama, com Judi Dench. http://www.imdb.com/title/tt0086233/



1984 foi ano do The Hit - Willie Parker denunciou-os...dez anos depois eles vêm vingar-se.
Willie Parker é um ex-gangster que após denunciar e trair os "colegas" da máfia ao testemunhar contra eles em tribunal, vive agora em reclusão numa aldeia rural em Espanha, onde crê estar a salvo da vingança deles. Mas um dia, dez anos depois, Braddock e Myron (dois assassinos contratados) são enviados a Espanha para o raptarem e escoltarem a Paris, onde deverá ser julgado e executado. Porém, Paris fica muito longe e... nada corre como planeado.

Seguiu-se, no ano seguinte de 85, My Beautiful Laundrette.
// Óscares 1987 Nomeado a Melhor Argumento //
// Vencedor em 1986 do prémio Evening Standard British Film para Melhor Filme //
// Vencedor em 1986 do prémio National Biard of Review dos EUA para Melhor Actor Secundário //
// Vencedor em 1987 do prémio National Society of Film Critics dos EUA para Melhor Filme //
// Vencedor em 1986 do prémioNew York Film Critics Circle para Melhor Guião e Melhor Actor Secundário //
História: Omar é um jovem de origem paquistanês que vive em Londres. Dirige a lavandaria do seu tio com a ajuda de Johnny, um antigo companheiro de escola. A amizade entre eles dará lugar a uma relação mais profunda, censurada por todos os que os rodeiam.



Prick Up Your Ears (1987) - Londres, anos 60. Um jovem de uma cidade da província, Joe Orton, chega à capital com a pretensão de ser actor. Aí conhece um escritor frustrado homossexual, Kenneth Halliwell, com quem vai viver e com quem estabelece uma relação amorosa.
De actor a escritor vai um passo e o jovem Orton obtém um enorme sucesso com as peças que escreve, conseguindo o prestígio e protagonismo que o amigo sempre quis mas nunca atingiu. A relação começa a azedar-se à medida que o sucesso de Orton aumenta e Kenneth tem dificuldade em viver com o sucesso do amigo, originando um desfecho quase previsível. Vida conturbada também pela relação homossexual de ambos em que a troca de parceiros e os encontros sexuais nos locais mais recônditos são uma constante.
Filme perturbador que retrata a vida espectacular do famoso argumentista britânico John Orton cujas peças "Loot" e "What the Butler Saw" se tornaram êxitos em Londres nos anos 60 e a quem foi encomendado um argumento para os Beatles.

No mesmo ano, Sammy and Rosie Get Laid. http://www.imdb.com/title/tt0093913/
Comédia, drama e romance.



Dangerous Liaisons (1988) - O jogo da conquista está subjacente. Tudo começa quando uma rica e pérfida viúva (Glenn Close) desafia um famoso libertino (John Malkovich) a seduzir uma jovem e bela mulher recém-casada (Michelle Pfeiffer). Mas, desta vez, uma regra capital é violada: os dois jogadores vão ficar apaixonados... com trágicas consequências. Este aclamado filme, vencedor de três Óscares da Academia©, foi aplaudido pelos cenários e guarda-roupa dos finais do século XVIII mas os seus personagens poderiam viver perfeitamente no século XX. Ligações Perigosas, filme baseado no escandaloso romance homónimo de Laclos (1782), adaptado para o teatro em 1986 por Christopher Hampton, é "maldoso e com divertimentos decadentes; a surpresa é a enorme angústia que existe no seu frio coração de mármore" (David Ansen, NewsWorld).

The Grifters (1990) - nomeado para 4 Óscares, para melhor realizador, melhor argumento adaptado, actrizes Anjelica Huston e Annette Bening (principal e secundária respectivamente). Ainda com John Cusack. http://www.imdb.com/title/tt0099703/


1992 foi ano de Hero.
Dustin Hoffman, Geena Davis e Andy Garcia são os protagonistas desta cativante comédia.
Davis é a repórter especial Gale Gayley, que, literalmente, cai na melhor história da sua vida, enquanto passageira num avião que se despenha contra uma ponte de Chicago. No meio do fumo e da escuridão, ela é salva por um rude e mal educado "herói", que rapidamente desaparece na noite... deixando apenas um sapato para trás.

Seguiu-se, em 83 (directo para tv), The Snapper -


Dose dupla em 1996:

Mary Reilly - A história clássica de terror do Dr. Jekyll e Mr. Hyde, leva aqui uma reviravolta arrepiante, quando vista através dos olhos da devota criada de Jekyll, Mary Reilly (Julia Roberts). John Malkovich e Glenn Close fazem também parte do elenco.

The Van -comédia e drama, com Colm Meaney. http://www.imdb.com/title/tt0118064/plotsummary

The Hi-Lo Country (1998) - western e drama, com Penélope Cruz, Billy Crudup, Woody Harrelson, Patricia Arquette, entre outros conhecidos. http://www.imdb.com/title/tt0120699/

2000 foi ano de:

High Fidelity -Baseado no Best-Seller de Nick Hornby, chega-nos a hilariante comédia Alta Fidelidade. John Cusack (Queres Ser John Malkovich?) é Rob Gordon, o dono de uma loja de discos semi-falência, em Chicago. Ele vende música à maneira antiga, em vinil, com os seus dois tolos empregados – o histericamente divertido snob do rock, Barry (Jack Black) e o sossegado e incompreendido, Dick (Todd Louiso). Mas o negócio de Rob não é a única coisa à deriva na sua vida – a agulha salta da pista do amor quando a sua namorada de longa data Laura (Iben Hjejle) o deixa, o que força a analisar a forma desastrada como vive os seus romances. Para momentos de pura diversão e rock ao melhor nível, Alta Fidelidade é o filme que procura.


e directo para tv, Alerta Nuclear - Estamos na Guerra Fria. O mundo encontra-se à beira de uma catástrofe nuclear à medida que a tensão aumenta entre os EUA e a União Soviética. Quando um bombardeiro americano é acidentalmente ordenado a efectuar um ataque a Moscovo, parece que a decisão fatal de uma possível guerra será tomada pelos dois lados.

Sendo esta decisão irreversível, o Coronel Jack Grady (George Clooney) comanda a sua bomba para território soviético, recusando ceder às ordens verbais para voltar atrás.

O Presidente dos EUA (Richard Dreyfuss) e o seu jovem interprete, Buck (Noah Wyle) imergem numa crise em que têm de tomar uma decisão em fracções de segundos durante um importante telefonema com os líderes soviéticos de maneira a que seja evitado o desastre.

George Clooney, também produtor executivo, junta-se a um conjunto fantástico de actores para uma vibrante versão do clássico de suspense sobre a Guerra Fria baseado no livro de 1962 de Eugene Burdick, tais como James Cromwell e Harvey Keitel.


e ainda, Liam - COLECÇÃO INÉDITOS

Frears volta a evidenciar o seu ecletismo e retorna à tradição realista britânica para, com um argumento estupendo nos mergulhar nos dramas sociais da grande depressão dos anos 30.
- António Cabrita, Expresso

Em Liverpool, nos anos 30, Liam cresce no bairro católico irlandês. Tem sete anos, é o mais novo da família. Os irmãos mais velhos, Con e Teresa, já trabalham e participam nas despesas da casa. Entre uma mãe afectuosa e um pai responsável, a família está feliz apesar da falta de dinheiro, até o dia em que a crise os atinge irremediavelmente e o pai de Liam perde o emprego. Sem recursos, amargo mas determinado em encontrar uma solução, seja ela qual for, deixa-se seduzir progressivamente pelos movimentos fascistas locais...

Dirty Pretty Things (2002) - Okwe (Chiwetel Ejiofor), um imigrante ilegal nigeriano em Londres, é condutor de táxi durante o dia e recepcionista num hotel à noite.
Por comodidade, partilha o apartamento com uma jovem turca, Senay (Audrey Tautou - O Fabuloso Destino de Amélie). Mal se conhecem, até ao dia em que Okwe, confrontado com um inimaginável mundo paralelo, faz uma macabra descoberta, sobre a qual não pode falar, nem com o patrão, nem com a polícia.
Estranhos de passagem e longe de suas casas, terão que enfrentar todos os perigos juntos.
É um filme estranho e perturbante, que se desenrola numa Londres invisível para os turistas, onde tudo se vende.


The Deal (2003) (TV) - Drama. http://www.imdb.com/title/tt0381131/

2005 foi ano de Mrs Henderson Presents.

História: Londres, 1937. Depois da morte do marido, a milionária e excêntrica viúva de 69 anos Laura Henderson (Judie Dench) sente-se com demasiada vitalidade para se deixar esmorecer numa dócil viuvez.

Segundo os seus amigos, ela precisa de um hobby, como coleccionar diamantes ou dedicar-se a alguma acção de caridade, mas para surpresa de todo, ela decide comprar o Teatro Windmill, situado no coração do Soho, e investir na produção de espectáculos.
Mrs. Henderson contrata Vivian Van Damm (Bob Hoskins) para a direcção do teatro e, apesar dos constantes conflitos de ideias entre ambos, a parceria e empenho desta dupla acaba por revolucionar o teatro britânico com os seus musicais inovadores e ousados. As sessões contínuas, a nudez das bailarinas e a excelência da programação do Windmill transformam-se num verdadeiro fenómeno capaz de mudar os hábitos artísticos e sociais dos ingleses.
Quando começam os bombardeamentos aéreos durante a II Guerra Mundial, o governo ameaça fechar as portas do teatro mas o espírito lutador de Mrs. Henderson sobressai, bem como o segredo que a levou a comprar o teatro.
Inspirado em acontecimentos verídicos, Mrs. Henderson é um filme divertido e envolvente.


No ano a seguir (2006) chegou aos cinemas The Queen.

VENCEDOR ÓSCAR
Melhor Actriz - Helen Mirren

2 VENCEDOR GLOBOS DE OURO
Melhor Actriz - Melhor Argumento

UMA RAINHA DA NAÇÃO, UMA PRINCESA DO POVO.

Sinopse: 31 de Agosto de 1997. O mundo acorda em choque com a morte de Diano, Princesa de Gales.
Alguns dias mais tarde, milhões de pessoas acompanhariam, em directo, o seu funeral.
Mas, imediatamente após a morte da Princesa Diana, o hermético e conservador mundo da Rainha de Inglaterra colidiria com um moderno e recém eleito Primeiro Ministro Tony Blair. A RAINHA especula sobre a batalha épica que se terá travado entre a Família Real e o Governo Britãnico durante esses dias... enquanto uma nação em luto aguardava decisões por parte dos seus lideres.
Com desempenhos notáveis de Helen Mirren no papel da Rainha (galardoada com o prémio de Melhor Actriz no Festival de Veneza) e de Michael Sheen no papel de Tony Blair, A RAINHA conta com um argumento exímio de Peter Morgan (também reconhecido com o prémio de Melhor Argumento no Festival de Veneza) e a realização do veterano Stephen Frears.

Um comentário:

  1. Um grande realizador com belíssimos filmes, de onde destaco Dangerous Liaisons, The Van, e o magnífico e inesquecível High Fidelity, todo um retrato do que é ser homem (ou não...).

    Sou o p_aluucinado. Gostava de agradecer teres passado no meu blog, e espero que retomes o teu trabalho neste. Eu deverei retomar em breve o trabalho no meu.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir