quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ridley Scott

É então a hora de destacar o 1º realizador. E esse nome é Ridley Scott.
Não é aquele do qual eu tenho + filmes em dvd, cheguei a pensar que sim, pois comprei recentemente 2 filmes dele (Cercados e Alien), e já tinha o Gladiador e Thelma & Louise.

Para quem não sabe, é o irmão mais velho do também realizador Tony Scott. Este 2º nasceu em 1944, enquanto o Ridley em 30 de Novembro de 1937, em Inglaterra. Pois é, a brincar a brincar já tem 71 anos, e esta é uma das razões por eu o querer "homenagear"/prestar-lhe tributo neste 1º post para os movie directors.



Como referi no 1º parágrafo, comprei recentemente 2 filmes dele:
- Cercados (Black Hawk Down) - de 2001, conta a história de 123 soldados americanos que foram à Somália para resgatar 2 tenentes de um senhor da guerra renegado, e se viram perante uma grande força de muito armados somalis, em Mogadíscio. O título do filme em inglês faz referência aos helicópteros que foram abatidos nas ruas do país, e realmente existiram algumas perdas de vidas. O filme está muito interessante, com actores como Josh Hartnett, Eric Bana, Tom Sizemore, Ewan McGregor, William Fichtner, Sam Shepard, etc.
Edição de 2 discos, recheado de documentários nos extras, já estive a ver o filme com comentário de ex-militares que lá estiveram na vida real. O outro comentário audio tem o Ridley Scott e o produtor Jerry Bruckheimer a falarem, fica para ouvir doutra vez; e

- Alien (1979) - quem não conhece este que deu início a uma das sagas mais cheias de suspense, ficção científica e mesmo terror da História do Cinema.
Edição definitiva, já estive a correr quase todos os extras contidos no 2º disco, onde se fala um pouco sobre o Ridley Scott.
Ele na altura apenas tinha realizado o filme "The Duellists" (1977) - http://www.imdb.com/title/tt0075968/ - por isso foi alguma sorte e pelo que entendi o facto de terem gostado desse filme, assim como ele ser inglês e ter uma visão para ficção científica, e o filme Alien ir ser feito nos estúdios Shepperton, no seu país, que se chegou ao nome dele para realizar o Alien.
Rodado muito quase só em corredores da nave, num ambiente claustrofóbico que até terá incomodado um pouco os actores, ficou no entanto um produto final muito elogiado e que não deixou ninguém indiferente, rendendo bastante $$ ao estúdio 20th century fox, e fazendo que em 1986 viesse a sequela, realizada por outro que veio a ser um dos melhores realizadores de sempre, tal como o Ridley Scott, James Cameron.

Ora bem, voltando ao início da carreira do Ridley, antes dos 2 filmes "Duelists" e "Alien", ele apenas tinha realizado uns episódios de séries/programas ingleses, e "Boy and Bicycle" em 1965 foi ao que parece a sua 1ª realização. Duração de 27 minutos, e com o seu irmão Tony como actor.




Em 1982, ano a seguir ao meu nascimento, veio outro grande êxito, talvez considerado por muitos o melhor filme dele - "Blade Runner". Baseado num livro de Philip K. Dick, mestre de ficção científica, o filme mostra uma visão futurista do planeta, onde um polícia tem de perseguir e matar 4 réplicas artificiais de seres humanos. Conta também com umas mensagens filosóficas, ao perguntar o que é ser humano, e porque é a vida tão preciosa.
Tenho de voltar a ver este filme, ou melhor, queria adquirir uma edição especial do mesmo, saiu parece que em 2007 uma edição muito completa com 5 discos (versão final do realizador). Ou quem sabe, ainda melhor em Blu-ray, será sem dúvida um filme para ficar imortalizado, com o Harrison Ford, Rutger Hauer e a bela actriz Sean Young.

Em 1985 foi a vez dum filme cheio de fantasia e aventura, assim como com romance entre Tom Cruise e Mia Sara. "Legend", penso que nunca vi, por isso tenho de arranjar o dvd para o visualizar.
Uma opinião no site imdb diz que é surpreendente o Ridley ter realizado este Legend, depois dos 2 clássicos anteriores. Acha também que o filme não é terrível, mas não é grande coisa. Que visualmente é bom (embora com muitos clichés), mas que a realização parece de amador.
Tenho de comprovar isto, vendo o filme.




Avançamos 2 anos, 1987, altura em que o mano Scott mais velho faz mais um filme com romance, com o título em português "Na vigília da noite".
Conta a história de um polícia casado e com um filho, recém-promovido a detective, destacado para proteger uma mulher rica, que presenciou um homicídio perpetrado por um mafioso poderoso. Nos turnos da noite no apartamento dela, vai-se apaixonando e fascinando pela mulher e por todo o seu mundo, o que leva a arriscar perder o emprego e o casamento.
Com o Tom Berenger e Mimi Rogers, tenho ideia que já vi este filme, mas gostava de ter o dvd, porque sou fã da Mimi (ou melhor dos atributos dela).

Novo avanço de 2 anos, em 1989 o Ridley realizou um filme, que provavelmente terá feito as delícias de muita malta jovem, em alturas que havia grande febre por alugueres de cassetes vhs nos video-clubes. "Chuva negra" - acção com o Michael Douglas e Andy Garcia.
Nunca terei visto do princípio ao fim o filme, mas recordo uma imagem, penso que será deste filme, o Douglas ao volante dum camião desgovernado?
A história é: 2 polícias de Nova Iorque envolvem-se numa guerra de gangues entre membros da máfia japonesa. Prendem um dos seus assassinos e são ordenados para o escoltarem de volta para o Japão. Lá ele consegue fugir, etc etc.
A ver.



1991 foi o ano das mulheres, com "Thelma & Louise". Tenho o filme em dvd, vi-o na altura que comprei, gostei. Com a Susan Sarandon, Geena Davis (ambas nomeadas para Óscar), Harvey Keitel, Michael Madsen, Brad Pitt em início de carreira. Recebeu nomeações também para Óscar de realizador (1ª de 3 para o Ridley), Cinematografia e Edição. Ganhou Óscar para melhor argumento escrito directamente para o ecrã.
Sinopse do filme: "A história de duas melhores amigas que decidem fazer-se à estrada numa viagem que se torna uma verdadeira "escapada de fim-de-semana", quando um trágico incidente num bar junto à estrada, inicia um mar de crime e as leva a grande velocidade através de sudoeste americano."
Recomendo!



1 ano depois, em alturas dos 500 anos da descoberta das Américas por Cristóvão Colombo, Ridley Scott assina "1492: Conquista do Paraíso". O francês Gérard Depardieu faz de Colombo, Sigourney Weaver de rainha Isabella I, mais uns actores e fica assim feito um épico biográfico, com muita aventura e drama. Filmado na Costa Rica e na República Dominicana, assim como em Salamanca, Espanha, e nas ilhas virgens americanas St. Thomas, lembro-me de já ter visto o filme, gostaria agora de revê-lo, vi o dvd à venda. Pena não ter comentário audio.



Chegamos a 1996. Depois de um interregno de 4 anos, o realizador vai para trás da câmara de novo para realizar "Escola de homens" - http://www.imdb.com/title/tt0118158/
Já deu na tv este filme, e noutro dia acho que saiu dvd oferta na compra de 1 jornal, não consegui apanhá-lo.
A história tem algo a ver com uns rapazes adolescentes que descobrem a disciplina e a camaradagem a bordo de um barco à vela, ao fazerem uma viagem ao abrigo da escola dirigida pelo capitão Christopher 'Skipper' Sheldon (actor Jeff Bridges) e sua mulher. No elenco estão nomes como Scott Wolf (actor da série Adultos à força), que também narra a história, Jeremy Sisto e Ryan Phillippe.
Gostava de apanhar o filme de novo na tv, não parece ser dos melhores do Ridley Scott, mas pronto deve ser um filme com interesse, levezinho.

Já o próximo filme dele não é tão levezinho. Pelo menos a história. Veio logo no ano a seguir, 1997. Demi Moore com o cabelo rapado em "G.I. Jane". Conheço aqueles bonecos G.I. Joe, esta referência no título deve ser para o facto de uma mulher de armas, a história é: "uma senadora é bem sucedida ao conseguir fazer entrar num programa de treino para a Marinha (Seals) uma mulher. Num regime muito puxado onde mesmo 60 % dos homens costumam desistir, a Comandante Jordan O'Neill (Demi Moore) vai conseguir passar as barreiras físicas e mentais e ir contra as previsões de falhanço, vaticinadas pelos homens."
Cheguei a ter gravado em vhs, gostei de ver o filme na altura (qualquer dia há que revê-lo, em dvd). Tem também os actores Viggo Mortensen (tem o papel de Chefe da Marinha que dificulta a vida à Demi) e James Caviezel.


GLADIADOR - 2000

Chegamos ao novo milénio (a não ser que considerem que só começou em 2001).
Vencedor de 5 Óscares da Academia, a saber: melhor filme, actor, som, guarda-roupa, e efeitos visuais. Grande papel de Russell Crowe, e igualmente com Joaquin Phoenix a brilhar, Connie Nielsen, Oliver Reed (faleceu antes do filme acabado, usaram imagens feitas por computador e outras técnicas para umas cenas que faltavam dele), Richard Harris, Djimon Hounsou.
Tenho em dvd uma edição especial 3 discos, muito porreira, abre-se como um livro (digipack), tem também um pequeno poster com autógrafo do Ridley Scott. E muitos extras claro, ainda não tive tempo para ver nem metade.
Mas o mais importante é o filme claro, poder ver esta obra-prima numa grande televisão com um potente sistema sonoro! :)
MARAVILHA!
Parabéns ao Ridley e colaboradores (todos os que trabalharam para o filme) pelo produto final. Infelizmente ainda não foi neste ano de 2000, ou melhor nos Óscares em Fevereiro de 2001 que viu finalmente o seu talento (e dedicação, etc.) reconhecido pela Academia de Hollywood. Se calhar nunca será, só com algum Óscar de reconhecimento ou pela carreira, se calhar só depois de falecido. Acontecem alguma injustiças, estou mesmo a ver que esta será uma delas.
Como filme, "O Gladiador" ganhou como já referido 5 Óscares, um deles para melhor filme, mas o Ridley contenta-se com 3 nomeações para melhor realizador. Foi aqui a 2ª, sendo a 3ª com "Cercados" no ano a seguir (2001).
Em relação à História do filme, penso que todos sabem sobre que trata. Bastam palavras como: romanos, escravos, Coliseu, General, Imperador, execução, família, vingança.

2001 foi um ano de 2 filmes. Depois do sucesso (mas merecia ainda mais) com Gladiador, o Ridley realizou o já referido "Cercados" e também:

"Hannibal" - sequela do "Silêncio dos Inocentes" (1991, realizado por
Jonathan Demme).
De novo com o brilhante Anthony Hopkins no papel principal de Lecter, e agora em vez da Jodie Foster, veio Julianne Moore como Clarice. Participa igualmente Gary Oldman, irreconhecível como Mason Verger (uma ex-vítima de Hannibal, que sobreviveu), Ray Liotta (coitado o que lhe aconteceu ao cérebro no final), e Giancarlo Giannini como inspector em Itália.
O filme recebeu críticas mistas, e realmente a classificação no imdb não está nada de especial, comprovando que muitas pessoas não gostaram do filme. Porra, tá bem que o 1º foi uma obra-prima, mas este não quis ser desonesto nem aspirou assim a muito, foi feito por um grande realizador, numa altura óptima (até podia ter sido uns anos antes) para voltar a trazer ao ecrã um dos maiores psicopatas da história do cinema.
Eu dou-lhe um 7, quase 7,5.
Ah, e gostava de ter a edição especial 2 discos em dvd. Infelizmente não a possuo.

O novo filme de Ridley Scott surge 2 anos depois, em 2003, ano onde também existiu uma iniciativa intitulada "Cinema16: British short films", que deu a conhecer 16 pequenos filmes feitos por realizadores britânicos, em fases iniciais das carreiras. O do Scott foi o já escrito "Boy and Bicycle".
Mas o filme principal de 2003 foi "Matchstick Men: Amigos do alheio". E que filme, adorei e devorei o dvd quando o trouxe alugado do video-clube. Com Nicolas Cage (cheio de tiques, genial), mais outro grande actor Sam Rockwell, e a jovem a despontar Alison Lohman, vejam e dêem opinião. Eu vou-me limitar a colocar aqui um link para a sinopse do filme: http://www.dvdpt.com/m/matchstick_men_amigos_do_alheio.php
Preparem-se para um twist final. Nos extras existe um final alternativo, consentâneo com um rumo normal e honesto, mas assim o filme era apenas uma comédia de vigaristas. Porque é um heist-movie ("golpes"). Mais uma vez não me canso de recomendar, e vale a pena adquirir o dvd, tem cerca de 1 hora e 12 minutos de documentário sobre pré-produção, produção, e pós-produção do filme.



2005 também foi ano de 2 projectos, um principal, com o filme "Reino dos Céus", e outro inserido em 7 pequenos filmes (cada um realizado por diferentes realizadores) acerca de problemas de crianças.
O filme "Kingdom of heaven" aluguei do video-clube, sinceramente achei bastante aquém das coisas que o Ridley já fez. Talvez alguma culpa seja do actor principal, Orlando Bloom, que na minha opinião, é um gajo quase apenas com talento visual (entenda-se carinha laroca para as meninas suspirarem), porque em termos de representação acho um actor medíocre.
Mas a história do filme é interessante, cruzadas no século XII, Jerusalém, guerra entre a Europa e o Leste.
Até tem boa classificação no imdb (7.1 em 65, 593 votantes). Tem mais alguns nomes conhecidos da 7ª arte, como Liam Neeson, Jeremy Irons, Edward Norton (este não me lembro, como Rei Baldwin), e no papel feminino a belíssima francesa Eva Green (sou fã dos seus olhos azuis :) ).
Até existe uma edição do realizador com 4 discos em dvd, admira-me como tem matéria para tanto este filme e extras, mas pelos vistos é mesmo uma história obrigatória de saber, importante da Idade Média.

Em relação ao projecto das crianças, como já escrito, são 7 pequenos filmes feitos por 7 realizadores (por acaso o Ridley foi o único que teve "ajuda", da sua filha Jordan Scott, e sendo assim foram 8). O segmento realizado por pai e filha intitula-se "Jonathan". Por curiosidade fiquem a saber que alguns dos outros realizadores são: Emir Kusturica, Spike Lee, John Woo, uma brasileira de nome Kátia Lund, co-realizadora de "Cidade de Deus" do Fernando Meirelles.
http://www.imdb.com/title/tt0411098/

Antes de seguir com a 7ª Arte, onde vamos avançar 1 ano, para o filme "Um ano especial", onde Russell Crowe volta a trabalhar com o realizador, vou aqui colocar algumas curiosidades sobre o Ridley Scott, dados da sua bio retirados do site imdb:
Casou 2 vezes, tendo-se divorciado de ambas as mulheres, entre 1964 e 1975 a duração do casamento com a 1ª (2 filhos), e entre 1979 e 1989 a 2ª esposa, tendo 1 filho desta relação.
Para além da já referida filha Jordan (que foi actriz em "Escola de homens" e dupla ou sósia em "Legend"), o filho Jake Scott também é realizador, de videoclips musicais. O outro filho chama-se Luke, foi director de arte no "1492: Conquista do Paraíso".
Ridley Scott estudou arte e filmes no Colégio Royal de Arte em Londres, realizou mais de 2000 anúncios, num deles aparecia Shakira Caine, que como o apelido mostra casou-se com o conhecido actor inglês Michael Caine (que a viu no anúncio e ficou apanhado pela sua beleza, tendo-a desesperadamente procurado, sendo casados há mais de 35 anos).
No ano de 2000, começou a namorar com uma costa-riquenha (Giannina Facio), que desde esse ano (filme Gladiador) tem sido seleccionada para todos os filmes, exceptuando "Gangster Americano".
Mais de 50 % dos actores que tem contratado e trabalhado com, provêm de escolas de elite de drama e teatro. O compositor musical Hans Zimmer tem estado na maioria dos seus filmes.
É esquerdino e ele próprio desenha a maioria dos storyboards com grande estilo. Gosta de estar envolvido pessoalmente nos castings para os seus filmes.
Em Abril de 2005 foi "proclamado" o mais bem sucedido realizador britânico em Hollywood, em relação a ganhos de bilheteira, até à data.
Sofre de claustrofobia (que existe muito no "Alien"), e é muito minucioso e organizado com os seus filmes, um pouco pelo seu passado no exército e nas artes.
É, juntamente com o irmão Tony, dono dos estúdios Shepperton no Reino Unido. Quer ele, quer o irmão, são ávidos fumadores de charutos cubanos (vê-se em várias imagens de extras nos dvd's).
Foi-lhe atribuído pela rainha de Inglaterra a condecoração de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, em 2003, pelos seus serviços para a Indústria do Cinema.
Não costuma ter cenas de sexo, filmagens, nos seus filmes. É agnóstico.
E pronto, chega de cusquices. Prossigamos com os filmes, são mais 3 já feitos, e outros 3 a chegar, um deles neste ano de 2009.



Não vi este filme, nem os últimos 2 que vou colocar foto. Os 3 tiveram Russell Crowe a participar, depois de "Gladiador", este vencedor de 1 Óscar nascido na Nova Zelândia voltou a ser o escolhido pelo realizador Ridley Scott para os seus últimos 3 filmes.
Este "Um ano especial" tem Albert Finney praticamente só como o outro nome conhecido nos actores, juntando mais a francesa Marion Cotillard. É baseado na obra de Peter Mayle, autor de "A Year in Provence".
De acordo com o Chicago Sun-Times: é uma "emocionante, romantica e adorável" história de um inglês que encontra a sua alma quando o seu coração se perde de amor por uma bela francesa.
Crowe brilha como o impiedoso homem de negócios Max Skinner, um homem cuja única razão de viver é a aquisição de riqueza à custa dos outros. Mas quando herda uma vinha no Sul de França, o dinâmico e stressado Skinner começa a relaxar e a apreciar os mais simples - e mais preciosos - prazeres da vida.
Filmado na visualmente intoxicante Provença, França, é uma divertida, encorpada, "deliciosa e romântica diversão” (Minneapolis Star Tribune) que vai saborear uma e outra vez!
Tenho de ver o filme, assim como os próximos 2 que aparecem já a seguir.



Os 2 últimos filmes do realizador mostrados ao público, são os das fotos acima. O 2º "O corpo da mentira" com Leonardo DiCaprio a partilhar o protagonismo com o Russell Crowe, estreou em Portugal dia 20 de Novembro do ano passado, ainda está nas útlimasexibições nalguns cinemas, concretamente Corte Inglés em Lisboa, Arrábida 20 no Porto, e em Santarém. Já vamos a ele.

1º destaque para o "Gangster Americano" (2007) com Denzel Washington pelos vistos a brilhar mais uma vez, ao lado do Russell. Isto porque ainda não aluguei o filme. Nem vi no cinema, nem comprei dvd, se calhar vale a pena, edição catita de 2 discos.
Quer dizer, algumas "críticas" de conhecidos não elogiam assim muito, sem alma diz o João Lopes, etc.
http://cinema.ptgate.pt/filmes/5636 - aqui neste portal podem-se ler alguns comentários de pessoas comuns, assim como de críticos.
Segue a sinopse do filme, que tenho de ver, inspirado numa história verídica:
Uma história poderosa e épica com os vencedores dos Academy Awards® Denzel Washington (2001 Melhor Actor, Dia de Treino e 1989 Melhor Actor Secundário, Tempo de Glória) e Russell Crowe em equipa com o realizador Ridley Scott (Gladiador). Armado com implacáveis e calejadas tácticas e um sentido rigoroso de honra, o patrão do crime Frank Lucas (Washington) governa o caótico submundo da droga de Harlem. Mas quando Richie Roberts (Crowe), um polícia marginalizado, tenta derrubar o império multimilionário de Lucas, os dois homens são lançados para um lendário confronto. Gangster Americano é um "filme brutal e brilhante" (Pete Hammond. Maxim).
Para alguns, pode mesmo ter sido considerado o melhor filme do ano.

O que ainda está em exibição em poucos cinemas, é o mais fresquinho do realizador, "Body of Lies" título original, com o DiCaprio, Mark Strong, e vários actores com ascendência árabe, ou israelitas.
"Baseado na obra do colunista do Washington Post David Ignatius, «O Corpo da Mentira» conta-nos a história de um membro da CIA, Roger Ferris, que descobre que um grande líder terrorista opera a partir da Jordânia. Quando concebe um plano para se infiltrar na sua rede, Ferris tem primeiro que conquistar o apoio do veterano da CIA, Ed Hoffman. Embora confiando plenamente nos seus aliados, Ferris questiona-se se estes não poderão interferir na operação e pôr a sua vida em risco." - http://www.cinema2000.pt/ficha.php3?id=13770

É portanto um filme muito recente, com mistura de opiniões de quem já viu, não passando muito da classificação média/boa da maioria.

E pronto, estou a chegar ao fim da análise à carreira do 1º realizador por mim escolhido para este blog. 4 dias depois de ter começado a escrever (se bem que ontem sábado não tenha vindo cá) lá vou conseguir encerrar a minha "homenagem" ao Ridley Scott, e partir para o próximo realizador.
Referir brevemente que estão agendados, como se pode ver pela página principal do realizador no imdb (http://www.imdb.com/name/nm0000631/), 2 filmes, um para este ano de 2009, actualmente em pré-produção. "Nottingham" vai centrar-se num triângulo amoroso entre o lendário Robin Hood, Marian, e o Xerife de Nottingham. De novo com Russell Crowe, para outros actores apenas há rumores, William Hurt e Vanessa Redgrave.
Para 2010 está anunciado "The kind one", que se passa na Los Angeles de 1930's e segue Danny Landon, um amnésico que trabalha para um violento criminoso, enquanto ele se apaixona pela namorada deste homem. Vai ter Casey Affleck como protagonista.

Sir Ridley Scott tem sido produtor e produtor executivo de alguns filmes, para além dos que realizou.

Agora é mesmo o fim! Um dia que tenha visto todos os 18 filmes por ele realizados (em breve 20), virei cá colocar o meu top. Alien, Blade Runner e Gladiador estarão certamente nos eleitos.

Fotos de 5 filmes que tenho - http://fotosdvds.blogspot.com/2009/02/ridley-scott.html

2 comentários: