terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Robert Zemeckis

Novo realizador, Robert Zemeckis. De certeza que conhecem. Trilogia Regresso ao Futuro deu-lhe grande sucesso, mas já antes (com alguns bons amigos como Spielberg e George Lucas) tinha começado a carburar. Vou passar em análise a carreira dele, tal como fiz nos 2 primeiros movie directors. Venha o Robert agora!

Nascido em Chicago, Illinois, em 14 de Maio de 1951, frequentou a escola de cinema da Universidade do Sul da Califórnia, onde teve como colegas o já citado George Lucas (partilha o mesmo dia de aniversário) e outro realizador John Milius ("os 3 amigos", "Conan").
Considerado um "pioneiro" em efeitos especiais, Zemeckis é do estilo de filmagens do Steven Spielberg - produziu muitos dos seus filmes).
Usou muitas vezes o compositor Alan Silvestri nos filmes realizados, e é 1 dono (o outro é Joel Silver) da companhia de produção DarkCastle Entertainment.

Mas vamos aos filmes.

Começou em 1972 com uma curta - "The Lift" - que também escreveu. 7 minutos de duração. No ano a seguir, nova curta, desta feita com 15 minutos ("A field of honor").

1978 foi o ano da sua 1ª incursão nas longas-metragens. "I wanna hold your hand", com a actriz Nancy Allen (Robocop, etc.), como se sub-entende no título do filme, relacionado com os Beatles, com a Beatlemania. "Some girls will do anything to meet their idols" - com 17 músicas do grupo inglês.
Neste início de carreira era ele e o amigo Bob Gale que escreviam os filmes. Escreveram também em 1979 o "1941" realizador pelo Spielberg.
Mas regressemos ao Zemeckis, em 1980, novo filme ("Used cars") - "travões avariados, carros estampados" título em PT, tenho de arranjar o dvd.
Sinopse: Uma hilariante homenagem cómica áqueles super-vendedores cujos dotes persuasivos transformam velhos calhambeques em carros de sonho novinhos em folha.
O já falecido actor Jack Warden é brilhante no papel duplo dos irmãos em disputa Luke e Roy L. Fuchs, donos de stands de automóveis concorrentes e cada um a tentar pôr o outro fora do negócio. Rudy Russo (Kurt Russell) é o melhor vendedor de Luke, um encantador aldrabão que está apenas a treinar para a sua verdadeira ambição - a política. Rudy, num dos seus esquemas publicitários mais extravagantes, contrata uma modelo (Cheryl Rixon, Pet of the Year da Pentouse) para fazer strip-tease na televisão e todos acabam numa louca corrida de automóveis envolvendo 200 veículos de colecção numa perseguição a alta velocidade que se transforma num festival de choques sem limites...



Algum interregno, mas volta em 1984 com um grande sucesso, com Michael Douglas, Kathleen Turner e Danny DeVito. "Romancing the stone", quem nunca terá visto o "Em busca da esmeralda perdida" em cassete vhs, alugada do video-clube, ou na rtp.
Sinopse: "Douglas e Turner vivem o momento das suas vidas nesta aventura romântica, também protagonizada por Danny DeVitto. Quando a sua irmã é raptada por bandido à procura de uma jóia na selva colombiana, uma escritora (Turner) fica com a sua vida virada do avesso e cheia de aventura e perigo. Sozinha, irá tentar salvar a sua irmã, mas a sorte sorri ao encontrar um caçador de fortuna (Douglas) que a convence a chegar primeiro que os bandidos."
No ano a seguir, os mesmos 3 actores regressaram com "A jóia do Nilo", mas este não foi realizado pelo Robert.
Ambos os filmes, mas talvez mais o 1º, podem-se considerar clássicos, intemporais, para pessoas na casa dos 30 anos actualmente, finais dos 20's, ou mesmo mais velhos. Quando nos lembramos da esmeralda lembramo-nos certamente de um filme muito divertido e de grande entretenimento, logo, estaremos sempre disponíveis para o ver de novo.

Foi então em 1985 que chegou o filme que fez as delícias aqui do "je", e depois teve 2 sequelas, em 89 e 90. Todas realizadas pelo Zemeckis, e escritas por ele e pelo compincha Bob Gale. "Back to the future", com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, etc. Depois no 2º a sexy Elisabeth Shue, no 3º a Mary Steenburgen.

Tenho em dvd uma edição catita, com os 3 filmes mais um 4º disco de extras, tinha de ser claro, um fã que se fartou de ver os filmes (especialmente o 1º seguido do 2º na juventude/adolescência). Nem vale a pena contar a história, é obrigatório conhecê-la, as aventuras da família McFly, nomeadamente do jovem Marty, que depois no 2º filme já é velho, e no 3º no oeste, ainda nem nasceu hehe. E do carro Delorean, que possibilita as viagens no tempo, inventado pelo "maluco" Doc Brown :-)
De 1985 passa para 1955, e interfere no romance dos pais, colocando a sua própria existência em perigo.
É um clássico, sem dúvida alguma! E obviamente tinham de vir sequelas, bem seguidas em 1989 e 1990. No 2º vai até 2015, mas tem de voltar a 1955, para evitar alterações muito grandes em 85, tudo tentando não interferir com a sua 1ª visita.
No 3º é então a vez de ir ao Oeste americano, ao ano de 1885, não havia carros na altura, então a velocidade para a "máquina do tempo" funcionar foi proporcionada por um comboio.
IMORTALIZADOS ESTES 3 FILMES NA MINHA CASA E NA MINHA MEMÓRIA!
Grande Michael J. Fox (nascido no Canadá, tal como o Jim Carrey), nos seus skates, na sua pinta, gostei sempre imenso deste actor, que sofre da doença de Parkinson desde 1991, ele mesmo revelou-o em Dezembro de 98, na revista People.
E a música do Huey Lewis (que eu pensava que era negro, o som da voz dele dava-me a entender isso) - "The Power of Love"!!!

Em 1988, 1 ano dantes da sequela do "Regresso ao Futuro", o realizador fez um filme também muito conhecido - "Quem tramou Roger Rabbit" - pioneiro em muitos efeitos especiais (ganhou mesmo o Óscar nessa e noutras 2 categorias - efeitos sonoros e edição).
A história de um homem, uma mulher, e de um coelho num triângulo de sarilhos. Mistura de actores de carne e osso (Bob Hoskins, Christopher Lloyd, Joanna Cassidy) com desenhos animados (um coelho sortudo casado com a Jessica jeitosa). Bob Hoskins faz papel de detective, que detesta cartoons desde que o seu irmão foi morto por um, mas agora vai ajudar o coelho que foi erradamente incriminado pelo assassínio de Marvin Acme. Pelo caminho, têm de escapar a um personagem suspeito que quer destruir todos os cartoons usando um químico que os desintegra.
Só visto! E eu tenho em dvd, bela edição, com bons extras.

1992 foi ano de "A morte fica-vos tão bem", um filme "desmiolado" que todos nos lembraremos pelo menos dalgumas partes, do buraco na Goldie Hawn, da cabeça da Meryl Streep virada ao contrário, da sedução da Isabella Rossellini ao Bruce Willis? Esta última cena não sei bem se foi assim, mas que a actriz nascida em Itália aparece vestida nuns trajes bem escaldantes lá isso aparece. Também ganhou Óscar para melhor efeitos especiais.
É uma fabulosa comédia sobre ganância, vaidade, sexo, imortalidade, vida, e... morte.


1994 foi o ano doutro grande sucesso na carreira do realizador (valeu-lhe mesmo a estatueta dourada). Com um Tom Hanks em grande (2º Óscar consecutivo, depois de Filadélfia em 93), "Forrest Gump" levou para casa mais 4 "estátuas", incluindo melhor filme!
Pode-se dizer que foi uma viragem na filmografia do Zemeckis, depois de vários filmes com efeitos especiais, apostar assim num filme sentimentalão, foi mesmo em cheio, grande pontaria. Quem não se lembra da frase: "A vida é como uma caixa de chocolates... Nunca se sabe o que se vai encontrar".
Sinopse: "Através de três turbulentas décadas, Forrest cavalga numa cadeia de eventos que o leva de uma incapacidade física até ao estrelado no futebol, de herói do Vietnam a empresário de pesca de camarão, de honras na Casa Branca aos braços do seu verdadeiro amor. Forrest é o símbolo de uma era, um inocente à solta numa América que está a perder a sua inocência. O seu coração sabe o que o seu limitado QI não consegue saber. O seu compasso moral nunca balança. Os seus triunfos tornam-se numa inspiração para todos nós. Forrest Gump. É a história de uma vida."
Pode-se mesmo dizer que "Forrest Gump" entrou para a história dos filmes mais vistos no cinema e tocou os corações de todos, como nenhum outro filme o fizera. Como o próprio filme, a frase de Forrest Gump tornou-se num imediato clássico e numa inspiração para milhões de pessoas em todo o Mundo.

Depois de tanto sucesso, dava para descansar um bocado, e terá sido isso que o Robert fez, assim como gozar os rendimentos $$ alcançados.



O regresso veio em 1997, com "Contacto". História, romance de Carl Sagan (autor de Cosmos), com a actriz Jodie Foster no principal papel, bem secundada por outros actores conhecidos.
http://www.imdb.com/title/tt0118884/
Drama, mistério, ficção científica, um filme que também consegui arranjar em dvd no ano passado, numa biblioteca de Oeiras, gostei bastante, o realizador regressou aos efeitos especiais.
Sinopse: "A aventura emocionante do dia em que estabelecemos contacto com vida extra-terrestre chega ao écran com um profundo sentido e uma visão deslumbrante do maravilhoso, que se prolonga pelo infinito do espaço e da imaginação.
Jodie Foster é a astrónoma Ellie Arroway, uma cientista. Matthew McConaughey é o teólogo Palmer Joss um homem de fé. Com visões diferentes vêem-se envolvidos no drama mundial quando a contagem decrescente para a maior viagem da humanidade começa. Forte, arrebatador e emocionante, Contacto estabelece a ligação."



Mais algum descanso do Zemeckis, para reaparecer em 2000 em dose dupla. Os 2 filmes das fotos acima. Tenho o 1º em dvd, o 2º já vi, muito bom, de novo com o Tom Hanks.
Mas começemos pelo "What lies beneath" - título em inglês - um óptimo filme mistério e de thriller, com algum terror leve. Com Harrison Ford e Michelle Pfeiffer, entre outros. Cá vai a história: "Já passou um ano desde que o Dr. Norman Spencer (Ford) traiu a sua linda mulher Claire (Pfeiffer). Agora que o caso terminou e desconhecendo Claire a verdade, a vida e o casamento de Norman parecem perfeitos - tão perfeitos que quando Claire lhe diz ouvir vozes misteriosas e ver a imagem fantasmagórica de um jovem mulher em casa deles, ele minimiza esses episódios como sendo meras alucinações. Contudo, à medida que Claire chega cada vez mais perto da verdade, torna-se claro que estas aparições não podem ser minimizadas e que vieram atrás do Dr. Norman Spencer... e da sua linda mulher."
Um crítico americano escreveu isto em relação a este thriller sobrenatural: "Faz com as banheiras o que 'Psico' fez com os chuveiros." E considerou-o verdadeiramente assustador.

Em relação ao "Cast away" (O náufrago), 6 anos depois Tom Hanks volta a colaborar com o realizador. Foi nomeado de novo para Óscar, com este filme, mas desta feita não o ganhou.
De qualquer maneira, é mais um grande desempenho, numa inesquecível jornada de esperança, coragem e sobrevivência. O actor desempenha o papel de Chuck Noland, um engenheiro de sistemas da companhia de entregas expresso de correio FedEx, cuja existência controlada exaustivamente pelo relógio é abruptamente interrompida,quando um crucial acidente de avião o deixa isolado numa ilha remota.
À medida que luta pela sua sobrevivência Chuck descobre que a sua jornada pessoal, apenas começou...
É um filme que entretém bem, considerado uma revigorante aventura de corpo e alma!

Próximo filme do realizador, 4 anos depois. Ainda não o vi - "The Polar Express".
Sinopse: "Acorda! Está na hora de fazer uma viagem ímpar! É véspera de Natal, e estás prestes a embarcar numa montanha-russa de emoções que te transportará aos picos mais altos e te levará a deslizar por imensos lagos gelados, a atravessar pontes imensas sobre abismos vertiginosos e a beber um saboroso cacau quente servido por empregados cantores - tudo na viagem de comboio mais espantosa de sempre. Todos a bordo do Polar Express! Tom Hanks empresta a voz e o corpo a este admirável conto de Natal animado, realizado pelo célebre Robert Zemeckis combinando sofisticadas técnicas de captura de imagem e personagens digitais que transformam cada cena num momento mágico. "Ver para querer", diz o misterioso vagabundo que te vai acompanhar nesta viagem. Vais assistir a coisas maravilhosas. E tu também vais querer acreditar. Todos a bordo, o comboio vai partir!"
Estou a falhar, pelo facto de ainda não ter visto o filme. Terá sido pioneiro, ou pelo menos um dos primeiros, a ter actores verdadeiros como modelos de animação. Para além de darem voz, também o aspecto parecem eles, o Tom Hanks, etc. Já vi algumas imagens, agora quem sabe comprarei a edição de coleccionador em dvd.

E não é que para o último filme do Zemeckis, depois do "Polar Express", foram ao que parece usadas as mesmas técnicas de animação, com actores na lista do casting, mas trata-se de facto de animação, mesmo muito real, tal como no filme anterior. Lê-se o título do filme aqui na foto à esquerda, deste é que não vi mesmo imagens nenhumas.
É um conto espectacular, um filme inovador. História: "Nasce um herói, proclamando a sua fama e nome. Beowulf! Caçador de Monstros. Defensor do Reino. Ele matará a besta voraz que destrói a terra dos Vikings. Ele tomará como recompensa ouro e terras. Mas será que a sua ambição desmedida acabará por ser um fardo terrível?
Ray Winstone interpreta a personagem heróica e Angelina Jolie representa a mãe dos dos monstros, um ser sedutor, neste épico passado numa época de demónios e dragões, guerreiros e tentações. A forte camaradagem. A batalha com o grotesco Grendel. O duelo feroz de morte com o dragão. Está tudo aqui. Tudo condensado numa nova e revolucionária visão, que mimica as interpretações dos actores reais, e com a assinatura do realizador Robert Zemeckis. Viva Beowulf,o mais corajoso entre os corajosos!" Ainda com Anthony Hopkins, John Malkovich, Robin Wright Penn, etc.
Data de 2007, tem a duração de 114 minutos, e também tem edição especial em dvd, com 2 discos. A ver qualquer dia, para quem se diz fã do realizador, estou a falhar, não tendo visto estas 2 últimas obras dele.

Está a chegar ao fim a análise à carreira deste movie director. Resta dizer que vem aí outro filme (com argumento do Robert) assim de animação muito real, previsto para 6 de Novembro deste ano de 2009 - "A Christmas Carol" - parece que é baseado num conto/romance de Charles Dickens. Com Jim Carrey, Gary Oldman, Colin Firth, de novo a Robin Wright, + Cary Elwes, Bob Hoskins, etc.
Estes 3 últimos filmes têm mesmo no título (estou a ler no imdb) , a seguir aos : uma experiência IMAX 3D.
Acho que tem algo a ver com salas de cinema especiais, para ver a 3 dimensões.

Robert Zemeckis tem sido produtor, produtor executivo nalguns outros filmes, não dele.
Mais do Bob aqui: http://www.imdb.com/name/nm0000709/
Boa continuação de carreira para ele, é o mais novo dos realizadores até agora abordados (faz 58 anos em Maio), ainda deverá oferecer muitas coisas boas a Hollywood. Lá que tem estatuto tem.

http://fotosdvds.blogspot.com/2009/02/robert-zemeckis.html

2 comentários:

  1. Olá! Desde já te agradeço por teres visitado o meu blog e teres deixado lá um comentário.
    Realmente, o cinema é viciante e todos os detalhes de um filme ou série, são importantes para mim, como a banda sonora, a fotografia, a escolha do elenco, etc...
    Como deves ter reparado, neste momento estou como seguidora do teu blog, porque acho-o muito interessante. Parabéns pelo bom trabalho. Vou estra com ateção a ele, pois achei piada, que ao colocares os filmes dos realizadores que tratas, vejo qual é as minhas preferências. Na minha colecção de DVD's tenho imensos do Robert Zemeckis e tenho muitos do Ron Howard (apesar deste ainda não teres terminado).
    Li, que não viste ainda ao Polar Express. Aconselho-te, vivamente, a fazeres, pois adorei-o e comprei-o logo que pude.
    Sei que ainda estás no inicio, mas espero ansiosa para ver os meus favoritos - Tim Burton, Steven Spielberg, Alfred Hitchcock (não sei se vais falar dos que já morreram).
    Bom, já escrevi bastante...
    Força com o blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gema. Também gostei bastante de ler o teu blog, e vou continuar a ler, espero que ambos possamos ter tempo/disponibilidade para escrever um pouco de vez em quando, é um bom escape para problemas do dia-a-dia, assim como o é ver filmes.
    A minha colecção de dvd's está bem grande, tenho-me contido nos últimos tempos, mas os preços baixam, e lá se vão comprando vários. Eu em relação ao preço sou muito selectivo, sem pressas de ter novidades (mais caras).
    Até breve, força com o teu blog também!

    ResponderExcluir