quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ang Lee

Ang Lee, nascido a 23 de Outubro de 1954 em Pingtung, Taiwan.


Tui shou (1992) - O Mestre Chu viveu toda a sua vida em Pequim, onde ensinava e estudava Tai-chi (uma arte marcial milenar). Ao sentir o peso da idade resolve ir viver com o seu filho para Nova Iorque. Quando chega aos Estados Unidos conhece um mundo bem diferente do que deixou para trás: uma língua que não conhece e costumes totalmente diferentes.
Martha, a sua nora, é escritora e está a tentar terminar o seu primeiro romance, sofre um bloqueio criativo devido à presença do sogro em sua casa.
Chu está a tentar adaptar-se à vida nos E.U.A., procurou emprego e tenta lidar com os novos costumes, mas quanto mais tenta integrar-se mais alienado se torna. Ang Lee e Sihung Lung voltariam a trabalhar juntos nos 2 filmes seguintes (aqui em baixo).

Xi yan (93) - NOMEADO PARA O ÓSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO 1994

Aceite o convite para este casamento, onde todos querem beijar a noiva. Menos o noivo.

Como uma pequena mentira se transforma numa grande trapalhada!

O empresário Wai-Tung está a viver o sonho americano: tem dinheiro, saúde, uma linda casa em Manhattan, uma relação estável com o seu namorado Simon, e está a milhares de quilómetros dos pais - ao mesmo tempo estes sentem a falta de algo nas suas vidas - dos netos. De longe fazem pressão para Wai-Tung casar com uma honrada rapariga Tailandesa e constituir família. Simon propõe um casamento de coveniência com Wei-Wei - uma imigrante ilegal que arrenda uma das casas de Wai-Tung. Um esquema onde todos podem ganhar, mas algo inesperado acontece: maravilhados com a ideia, os pais de Wai-Tung vêm aos EUA assistir ao casamento do filho! Cheios de orgulho e alegria enchem a noiva de presentes - mas o pouco convencional casamento à americana começa a desiludi-los, e rapidamente começam a organizar um casamento de acordo com as tradições asiáticas! Ou seja, uma recepção para 300 pessoas com a invasão do quarto dos noivos na noite de núpcias! A trapalhada começou!

Yin shi nan nu (1994) - NOMEADO PARA O ÓSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO 1995

Uma comédia para aguçar o seu apetite

Comer, beber, homem, mulher, os quatro elementos que criam e mantêm a vida.
Para o maior cozinheiro de Taiwan a comida é vida. Apesar dos seus dotes culinários serem reverenciados por todos não é capaz de confeccionar o mais sublime dos pratos: a educação das filhas. Jia-Jen, uma professora de química convertida ao cristianismo, Jia-Chien uma executiva numa empresa de aviação e Jia-Ning uma estudante que trabalha num restaurante de fast-food. A vida em casa desenvolve-se em torno do ritual de elaboração do jantar de família aos domingos e a vida amorosa de cada um dos membros. Só as raparigas se apercebem que a casa onde cresceram é pequena demais para as suas aspirações e sonhos, e uma a uma vão conhecendo as receitas do amor que as colocam mais próximas dos seus destinos.



95 foi ano do seu primeiro filme fora do país natal. Tratou-se de Sense and Sensibility - Quando Henry Dashwood morre, todos os seus bens passam para o seu filho John (James Fleet), fruto do seu primeiro casamento. A segunda Mrs. Dashwood (Gemma Jones) e as suas filhas Elinor (Emma Thompson), Marianne (Kate Winslet) e Margaret, ficam sem casa e, em consequência vão viver para o campo, na propriedade do seu primo Sir John Middleton (Robert Hardy). Aí, Elinor e Marianne, duas irmãs de carácteres muito diferentes, irão conhecer as agruras e os anseios do primeiro amor: Elinor, a mais sóbria e sensata das irmãs, apaixona-se por Edward (Hugh Grant), o irmão da sua cunhada Fanny, defrontando a desaprovação desta e a rivalidade de outra mulher.
Marianne, ardente, impulsiva e desprezando as convenções sociais, vive um romance apaixonado com o sedutor Willoughby (Greg Wise)...
Uma das grandes obras da escritora Jane Austen, magnificamente dirigida por Ang Lee e soberbamente adaptada para o cinema pela própria Emma Thompson e que lhe valeu o Oscar de 1996 para o Melhor Argumento Adaptado.
Existe uma edição especial à venda no mercado - http://www.dvdpt.com/s/sensibilidade_e_bom_senso_edicao_especial.php
Eu mandei vir de Inglaterra, só tem 1 disco, mas tem comentários audio, etc.

2 anos depois, em 97 chegou The Ice Storm.
História: Dia de Acção de Graças, 1973. Os Carvers e os Hoods são duas típicas famílias dos subúrbios, aparentemente, vivendo uma boa vida em New Canaan, no Connecticut. Por detrás das suas filosofias "New Age" e modas de polyester, no entanto, encontra-se um grande descontentamento. Um marido protagoniza um pouco satisfatório romance com a mulher da outra família, enquanto a sua jovem filha experimenta a sua sexualidade com ambos os rapazes vizinhos. Quando uma tempestade de Inverno desce sobre o seu bairro de classe média, ressentimentos guardados, surgem à superfície, conduzindo a uma tragédia que nenhuma das famílias irá esquecer.

Um drama intenso e bem protagonizado, baseado na novela de Rick Moody, A Tempestade de Gelo é a descrição perfeita da vida emocional vazia dos subúrbios. Houve um grande cuidado para recriar a realidade da moda, da filosofia e da música dos anos 70.

Sigourney Weaver, Kevin Kline e Joan Allen, estão todos excelentes nos seus papéis, mas são os actores jovens (Christina Ricci, Tobey Maguire, Elijah Wood e Adam Hann-Byrd) que sobressaem no elenco. Para o realizador Ang Lee, o filme continua a súbtil examinação da vida familiar que começou nos filmes O Banquete de Casamento e Comer, Beber, Homem, Mulher.

1999 foi ano de Ride with the Devil.
Ang Lee leva-nos novamento para um lugar estranho à nossa realidade retratando a guerra civil americana. O ano é de 1861, um período de terror na história da América.
Alguns guerrilheiros do sul, conhecidos por Bushwackers, atacam os soldados da União, na fronteira entre Kansas e Missouri. Dois amigos de infância: Jake Roedel (Tobey Maguire), filho de um imigrante pobre e Jack Chiles (Skeet Ulrich), filho de um proprietário do Missouri morto pela união, e Holt (Jeffrey Wright), um ex-escravo estão juntos nesta guerrilha. No meio de brutais combates e procura de abrigos, conhecem Sue Lee Shelley (a cantora Jewel) que os ajuda.
Juntos tentam sobreviver num lugar sem leis, entre paixão, vingança, defesa da honra e guerra dolorosa.



Wo hu cang long (2000) - 2001 é o ano do dragão - o ano em que os espectadores e os críticos de todo o mundo descobriram a excitação, o mistério e a beleza sem precedentes de O Tigre e o Dragão.
As estrelas internacionais Chow Yun-Fat (Assassinos Substitutos) e Michelle Yeoh (007 - O Amanhã Nunca Morre) são os protagonistas deste filme vencedor de 4 Óscares de Hollywood, uma história épica de guerreiros, lendas, romance e destino.
Dois romances ligados às artes marciais, um incapaz de reconhecer o seu amor e o outro vivendo uma relação apaixonada, cruzam-se num cenário de crime e de disputas políticas da China Imperial, quando a preciosa espada Destino Verde é roubada.
À medida que cada guerreiro luta pela justiça, depara-se com o seu maior inimigo - e o inevitável e sofredor poder do amor.
Com impressionantes e maravilhosas coreografias de lutas de artes marciais, O Tigre e o Dragão é uma aventura recheada de acção, como nunca se viu antes.

Hulk (2003) - O cientista Bruce Banner (Eric Bana - Cercados) debate-se com problemas de gestão da sua personalidade.
À sua pacata vida de investigador científico ao lado da ex-namorada Betty Ross (Jennifer Connely - vencedora do Óscar® da Academia em Uma Mente Brilhante) opõe-se um passado doloroso. Um acidente no laboratório conduz à revelação dos impulsos heróicos de Bruce, mas simultaneamente liberta a sua natureza maléfica. Bruce torna-se então no mais poderoso e ambíguo dos seres à face da Terra: Um super-herói e um monstro.
O nomeado ao Óscar® da Academia, Ang Lee (O Tigre e o Dragão), combina uma mistura de magia e portentosos efeitos visuais para dar vida ao clássico super herói da Marvel Comics. Simplesmente fenomenal.
Possuo a edição especial em dvd, tive pena de não ter adquirido esta limitada: http://www.dvdpt.com/h/hulk_edicao_especial_limitada.php


2005 foi ano do muito elogiado mas controverso Brokeback Mountain.
O AMOR É UMA FORÇA DA NATUREZA

VENCEDOR DE 3 ÓSCARES incluindo MELHOR REALIZADOR, Melhor Argumento Adaptado
e Melhor Banda Sonora

"Um dos mais belos filmes de sempre! - José Miguel Gaspar, JORNAL NOTÍCIAS

É uma épica história de amor baseada num conto da vencedora de um Prémio Pulitzer Annie Proulx - O Segredo de Brokeback Mountain. Wyoming, 1963. Ennis Del Mar e Jark Twist conhecem-se quando procuram emprego no rancho de Joe Aguirre. Ambos parecem ter certezas quanto ao que querem da vida - um emprego estável, um casamento feliz e uma família constituída. Quando são destacados para trabalharem na remota região de Brokeback Mountain, os dois jovens sentem-se unidos por uma força maior que resulta numa relação de camaradagem e intimidade profunda. Grande vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, O Segredo de Brokeback Mountain é um espantoso filme sobre o poder do amor que tem como pano de fundo as deslumbrantes paisagens de Wyoming e do Texas. Unanimemente considerado o filme do ano, acabou por ser consagrado com 3 Óscares* da Academia™ e 4 Globos de Ouro**.

* Melhor Realizador - Ang Lee; Melhor Banda Sonora; Melhor Argumento Adaptado
** Melhor Realizador - Ang Lee; Melhor Filme Drama; Melhor Canção; Melhor Argumento.

E em 2007, chegou Se, jie.
A ARMADILHA ESTÁ MONTADA

"REPLETO DE EROTISMO E SUSPENSE" - PETER TRAVERS, ROLLING STONE

Provocante, arrebatador e sensual, SEDUÇÃO, CONSPIRAÇÃO é um ousado filme que tem como cenário um país em profunda mudança, onde uma mulher é arrastada numa enorme conspiração que planeia assassinar um cruel e impiedoso agente secreto. Quanto mais entra no papel de sedutora cosmopolita, mais se enreda num jogo perigoso de intrigas emocionais, amor e traição.

Um comentário:

  1. Um realizador que tenho seguido com muito interesse. Irradia qualidade aliada a uma extrema versatilidade. Tenho gostado de todos os seus filmes, exceptuando o Hulk que me pareceu muito forçado e ali para os lados do flop... :)

    Abraço.

    ResponderExcluir