segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ron Howard

Aqui está ele, novo realizador.
Escolhi o Ron Howard, bem conhecido, já vão ver os filmes que ele fez. Muitos e bastante conhecidos a maioria.
Ainda mais novo que o Zemeckis (mas não muito), nasceu a 1 de Março de 1954 em Oklahoma. Pelos vistos numa família ligada à 7ª arte, quer a mãe quer o pai actores, e ele ainda continua a fazer papéis, com 80 anos. Chama-se Rance Howard.
O irmão Clint Howard também é actor (se virem a foto dele vão reconhecê-lo).
E a filha do realizador Ron é nada mais nada menos que a também actriz Bryce Dallas Howard, que alcançou grande sucesso com 2 filmes do Shyamalan - "A vila" e "Senhora da água". E participou no Homem-Aranha 3. E já lhe deu um neto, em Fevereiro de 2007.
Mais algumas curiosidades do realizador: teve aulas no mesmo liceu da actriz Rene Russo, é fã de cricket, e antes de começar a realizar, foi actor em bastantes séries e filmes (destaque para 39 episódios de "The Smith Family e 171 eps de "Happy Days"). Esta última entre 1974 e 1980, 7 temporadas. E para o filme "American Graffiti" (1973) do George Lucas. Recentemente, foi o narrador da série "Arrested Development", entre 2003 e 2006.

Ou seja, era actor, e já começava a realizar alguns filmes, como se vai ver pelas datas a seguir.
Aí vai então a análise da carreira de realizador, desde o início até ao presente (vem aí Anjos e Demónios neste 2009 - 2º livro adaptado de Dan Brown. 14 de Maio em PT).

Em 1969 realiza 3 curtas. 8 minutos, 2 minutos, com o irmão, o pai, a mãe, e a mulher (casou-se em Junho de 1975) a representar.
O primeiro filme propriamente dito (existe em dvd), veio em 1977. "Grand Theft Auto" - onde ele representa como actor protagonista. Comédia com acção, e carros, muitos carros, pelos vistos ficam destruídos! Mais aqui: http://www.imdb.com/title/tt0076100/
Em 1978, 80 e 81 realizou 3 filmes para tv. Com os nomes de "Cotton candy", "Skyward" e Through the magic pyramid".
Novo filme em 1982 - "Night Shift". Com Henry Winkler, Michael Keaton, Shelley Long (série Cheers). Parece que é uma comédia bem maluca, cuja história é 2 jovens empreendedores fazem da Morgue da Cidade um negócio de "mulheres". E as pessoas ficam desejosas de lá ir, mortinhas mesmo! hehe parece bem engraçado, e parece que há edição dvd porreira. Tenho de ver.



2 novos filmes, em 1984 e 85, os das fotos acima. Bem conhecidos, pelo menos eu lembro-me de algumas partes de ambos. Terei visto pelo menos o 1º completo, mas talvez sem aquela atenção que merecem.
Sinopse de "Splash a Sereia": O vencedor de dois Oscares da Academia Tom Hanks, é Allen Bauer, um viciado em trabalho que está convencido que nunca se apaixonará.
Estava, até ser misteriosamente salvo de um naufrágio pela mulher dos seus sonhos! Antes de você conseguir dizer 'sereia', Allen e Madison (DARYL HANNAH, O Meu Marciano Favorito) são arrastados por uma hilariante e encantadora maré de romance. Mas quando o mundo descobre o segredo de Madison, o casal amoroso terá de nadar contra a corrente sob pena de se afogar! O conceituado realizador RON HOWARD (Uma Mente Brilhante) dirige um elenco de estrelas, que inclui JOHN CANDY (O Meu Tio Solteiro) como o insuportável e hilariante irmão de Hanks, neste arrebatador conto mágico que você irá devorar - anzol, linha e chumbada incluídos!
Ainda com Eugene Levy num dos papéis.

Em relação ao Cocoon, aqui vai a história: "Um grupo de pessoas, muito humanas e carinhosas, encontram-se com um grupo nada humano e muito bizarro de visitantes de uma galáxia distante. Eles vieram à Terra numa missão de salvamento para recuperar um segredo que se manteve escondido no fundo do oceano durante mais de mil anos. Juntos partilham uma aventura de amor e amizade. Muito maior do que alguma vez alguém poderia imaginar."
"É tudo o que sempre sonhou.
E nada como o esperou.
Para lá da inocência da Juventude e da Sabedoria da idade encontra-se... o mistério de COCOON!"
Lembro-me duma cena em que um grupo de "velhotes" nadam numa piscina, pelos vistos contaminada com casulos (cocoons) alienígenas, e se vêem revigorados com energia jovem.
Com Don Ameche (actor conhecido que ganhou Óscar com este filme, nascido em 1908 e faleceu em 1993), Brian Dennehy, Steve Gutenberg (Academia de Polícia, 3 homens e 1 bébé, etc.). Ganhou 2º prémio da academia, melhores efeitos especiais.
A rever estes 2 filmes, talvez o Cocoon nunca tenha mesmo visionado todo.



Em 1986, novo filme, com o mesmo Michael Keaton do "Night Shift", mais Mimi Rogers, John Turturro, e o irmão Clint Howard. Já vi à venda em dvd em Portugal, mas não achei merecedor de gastar 5€ a comprar.
História: "Quando Keaton (Os Fantasmas Divertem-se, Batman) consegue persuadir uma marca de automóveis japonesa a reabrir a defunta fábrica da sua terra, transforma-se num herói.
Mas quando os japoneses o contratam para implementar as suas políticas de trabalho aos trabalhadores americanos, ele passa de bestial a besta enquanto o diabo esfrega o olho.
É o deixa andar contra o trabalho sem parar, na linha de montagem. O salame contra o sushi, na cantina. E um choque cultural que é suficiente para pôr em causa o equilíbrio mundial do riso! Veja como é que as coisas se podem tornar mesmo loucas, quando Michael Keaton se torna o encarregado desta Fábrica das Loucuras" - uma comédia nada má ao que parece.

Em 1988, aventura, fantasia, acção e romance, com Val Kilmer, etc. - "Willow". Parece que não há edição dvd em Pt, é estranho. Um filme que gostaria bastante de ver, se bem que já não esteja na faixa etária mais apropriada, mas é do tipo de filmes do género fantástico que eram feitos antigamente. Actualmente são as Crónicas de Narnia, etc.
Anões, magias, monstros, princesa, rainha malvada, masmorras, castelo, feiticeira, profecias. Algumas das palavras relacionadas com o filme, nomeado para 2 Óscares, de efeitos especiais e efeitos sonoros.



Os filmes vão-se sucedendo, e ainda faltam bastantes.
Chegamos a 1989, altura de mais uma comédia, esta para a família toda, como dá para ver na foto. "Parenthood" - com Steve Martin, Dianne Wiest, Mary Steenburgen, Jason Robards, Keanu Reeves, etc. Acerca de todas as peripécias de uma grande família, os Buckman, e os seus amigos. Excentricidades, adolescentes em rebelião, ovelha negra, "esqueletos no armário", educar os filhos, etc. Também não estará em dvd no nosso país.

1991 foi ano de "Backdraft". História: "Stephen McCaffrey e o seu irmão Brian seguem uma heróica tradição familiar no Departamento de Bombeiros de Chicago, um dos mais exigentes do país. Brian, apavorado com a morte do pai durante um incêndio, trabalha há algum tempo num departamento menos arriscado. Mas agora quer uma nova oportunidade e a sua luta para se reintegrar no corpo de bombeiros vai tornar-se numa questão de vida ou de morte, à medida que se sucedem uma série de fogos que ameaçam destruir a cidade. Rimgale, um investigador especializado, está convencido que os fogos são provocados. E enquanto os dois irmãos tentam descobrir o culpado, o fogo vai devastando não só a cidade, como também os seus recursos, os seus nervos e as suas vidas..."
Com actores bem conhecidos, encabeçados por Kurt Russell e Robert DeNiro, mais William Baldwin, Donald Sutherland, Jennifer Jason Leigh, Rebecca De Mornay.
Já deu várias vezes na tv, acho que na Sic sobretudo, nunca vi completo, isso é certo.
http://www.dvdpt.com/m/mar_de_chamas.php



Novo ano, novo filme. "Far and away", "Horizonte Longínquo" o título nacional.
Tom Cruise e Nicole Kidman, uma dupla irresistível, protagonizam esta aventura romântica muito aclamada pela crítica.
O princípio da história passa-se na costa irlandesa em 1892 num cenário de lutas entre agricultores e proprietários das terras.
Joseph Donelly (Cruise) é um desses agricultores que decide partir juntamente com a filha do proprietário, Shannon (Kidman), para um novo mundo - a América - em busca de terra própria. No meio de toda a emoção de conquistar um pedaço de terra, dão-se conta que têm outro sonho em comum...
Também nunca terei visto o filme completo, e ainda há pouco tempo deu na tv de novo, também na Sic. Os 2 actores já tinham trabalhado juntos em 1990, em "Dias de tempestade", de Tony Scott.

1994 trouxe de novo Michael Keaton para um filme do realizador. Ao lado de Robert Duvall, Glenn Close, Marisa Tomei, Randy Quaid, etc. grande elenco, num filme que não conhecia.
"The Paper - Primeira página". História: "Henry Hackett é o chefe de redacção de um jornal de Nova Iorque.
É um viciado no trabalho e adora o que faz, mas os dias de trabalho demasiado grandes e um salário demasiado pequeno estão a minar o seu entusiasmo. A mulher de Henry, Martha, anteriormente jornalista e agora no final de gravidez, está farta desta situação. Por tudo isto, Henry está prestes a aceitar uma oferta para ser editor de um jornal como o New York Times, o que significaria mais dinheiro, menos horas de trabalho, mais respeitabilidade... mas, também, mais confusões..."
Tenho estes 2 filmes acima, os próximos na carreira do Ron Howard. O 1º foi das últimas compras, e vi-o na semana passada. Excelentes extras, ainda não os vi no 2º disco, documentários com +- 2 horas de duração no total. No disco 1 existem 2 faixas audio com comentários, uma do realizador, outra com o astronauta que foi na missão na altura, Jim Lovell, e a sua mulher.
Mas vamos à sinopse do filme, de 1995: Só tinha passado um ano desde que o Homem pisara a lua pela primeira vez e segundo a opinião pública, a Apollo 13 ía ser uma missão de rotina... até que estas palavras chegaram da imensidão do espaço: "Houton, temos um problema".
Suspensos a mais de 350.000 mil quilómetros da Terra numa nave avariada, três astronautas vêem-se imersos numa desesperada batalha pela sobrevivência. Enquanto isso, no Centro de Controle, todos tentam trazê-los de volta, lutando contra o tempo.
Um emocionante episódio verídico que narra uma história de coragem, luta e engenho, algumas das características mais marcantes da saga da conquista do espaço.
Com um elenco memorável - Tom Hanks, Kevin Bacon, Bill Paxton, Gary Sinise e Ed Harris.
http://www.dvdpt.com/a/apollo_13_edicao_especial.php
Gostei de ver, ganhou 2 estatuetas douradas, para melhor som e melhor edição.

No ano seguinte, 1996, veio "Resgate".
A excelente actuação de Mel Gibson aumenta a vibrante emoção do explosivo thriller que a crítica considerou um dos melhores filmes do ano!
É o pior pesadelo dum pai, o que o magnata Tom Mullen (Gibson) sente quando olha para a fotografia do seu filho raptado, indefesamente preso e amordaçado. Para terem o seu filho de volta, Mullen e a sua mulher (Rene Russo - Jogos Quase Perigosos) concordam em entregar um resgate de vários milhões de dólares aos raptores. Mas depois da troca acabar em tiroteio, Mullen assume um risco final para assegurar a segurança dos seu filho e aparece na televisão com uma proposta chocante. É uma aposta que lhe poderá custar o casamento, bem como a vida do seu filho! Ron Howard conduz-nos através duma surpreendente teia, neste empolgante filme.
Tenho de o rever, ouvindo o comentário audio do director.



Algum tempo de descanso para o realizador. Regressa em 1999, com "Edtv". Também tenho em dvd. Vi-o uma vez em vhs, há uns tempos coloquei-o no leitor para rever com comentário audio (tem 2), mas não vi nem metade, passou depois outro filme à frente.
"A inesquecível história de um "Zé Ninguém"... que toda a gente segue pela televisão.
Mathew McConaughey e Jenna Elfman são os protagonistas desta hilariante comédia romântica. Ed Pekurny (McConaughey) é um tipo normal, que não tem nada a perder se aceitar ser a estrela de um novo programa de TV baseado na vida real. Da noite para o dia, o programa transforma-se num êxito e, de repente, este encantador empregado de um videoclube passa a ser uma celebridade nacional! Tudo corre às mil maravilhas... até que Ed se apaixona perdidamente por Shari (Elfman), a noiva do seu irmão Ray (Woody Harrelson). É então que os seus momentos mais íntimos se tornam entretenimento público e as audiências sobem sem parar!
Uma excelente realização, com um elenco de estrelas que inclui a participação de Elizabeth Hurley, Sally Kirkland, Martin Landau, Elen DeGeneres, Rob Reiner e Dennis Hopper. ED tv é uma magnífica visão sobre a fama imediata, o sucesso instantâneo e a partilha de uma vida cheia de romance e humor com milhões de fãs!"

2000 foi ano de filme para toda a família. Ou melhor, mais a pensar nas crianças, o Ron foi buscar Jim Carrey para o papel de Grinch. "How the grinch stole Christmas" também adquiri em dvd, numa oferta do jornal Expresso há uns 2 anos, precisamente na altura do Natal.
Sinopse: "Do alto do Monte Crumpit, a norte da cidade de Whoville, o Grinch (Carrey) observa com ressentimento a família Who, que está muito ocupada com os preparativos da Quadra Natalícia.
O Grinch é um ser amargurado e irritadiço, talvez porque tem um coração com apenas metade do tamanho normal. De repente, surge-lhe uma ideia: acabar com o Natal de uma vez por todas. Assim que chega disfarçado a Whoville, conhece a pequena Cindy Lou Who (Taylor Monsen), a única dos Who que tem as suas próprias dúvidas sobre o Natal. Ambos vão revolucionar a tranquila cidade de Whoville."
Com outros actores conhecidos, como Jeffrey Tambor, Christine Baranski e Molly Shannon, é um filme simpático, para voltar a ver com filhos, se os vier a ter. :-)


Chega agora a vez do grande sucesso do realizador. Valeu-lhe o Óscar para realizador e para melhor filme. O filme ganhou também nas categorias de melhor actriz secundária (Jennifer Connelly) e de melhor argumento adaptado (Akiva Goldsman). Já o protagonista (Russell Crowe) ficou-se pela nomeação para melhor actor, quando tinha ganho com "Gladiador" no ano antes.
Foi dos primeiros dvd's edição especial que comprei, lembro-me que foi em Cascais, quando peguei e vi 2 discos, menos de 10€, praí há uns 4 ou + anos, irresistível.
Produzido por Brian Grazer (parceiro de longa data do Ron Howard), o filme conta a história da figura do carismático e brilhante matemático John Nash, que está prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa misteriosa conspiração. Agora, só a sua dedicada esposa (Connelly) o pode ajudar nesta fascinante história de coragem, paixão e triunfo.
Mais em: http://www.cinema2000.pt/ficha.php3?id=2579



Em 2003, nova realização. "The Missing" título original. É considerado um um thriller arrepiante e recheado de suspense.
A nomeada para um Óscar Cate Blanchett (Melhor Actriz de 1998, por Elizabeth) é Maggie, uma jovem mãe que cria as suas filhas na paisagem desolada do Novo México. Quando a filha Lily (Evan Rachel Wood, Treze - Inocência Perdida) é raptada por um bando chefiado por um homem com poderes místicos, o pai de Maggie, há muito desaparecido (Tommy Lee Jones, nomeado para o Óscar de Melhor Actor de 1993 por O Fugitivo), aparece subitamente, oferecendo ajuda. Apesar de espantada com o seu regresso, Maggie sabe que tem de conter quer a sua dor quer o seu orgulho, se deseja ver a sua filha outra vez. Sem poderem adivinhar os perigos que se lhe deparam pela frente, pai e filha partem em busca dos homens que raptaram Lily. Mas à sua espera vai estar um horror tão grande que mudará a vida de todos para sempre!
Também tenho o filme em dvd, adquirido com o jornal Diário de Notícias há cerca de 3 anos. Vi o filme na altura, e apreciei-o. Não é uma obra-prima, mas entreteve bem. Pelos vistos, foi uma nova experiência por parte do Ron Howard, novo género que experimentou na realização.

O próximo filme dele é que não vi ainda sequer, e não penso comprar o dvd. Mas tenho de o ver.
Baseado numa extraordinária história verídica, mistura amor, glória e heroísmo.
O vencedor do Óscar da Academia, Russell Crowe (Melhor actor em Gladiador, 2000) e Renée Zellweger (Melhor actriz secundária, Cold Mountain, 2003) formam equipa com o realizador num dos filmes mais elogiados em 2005 pela crítica.
Cinderella Man é a extraordinária história, verídica, de um pugilista retirado que agarra uma segunda oportunidade na luta pelo campeonato de pesos pesados…e é através de uma batalha heróica, contra todas as contrariedades, que conquista a dignidade da sua família e a simpatia do povo americano.
Larry King da Cnn considera-o mesmo um dos melhores filmes de sempre!
Com Paul Giamatti também num dos papéis, e nomeado para melhor actor secundário, passa-se nos anos 30.

E vou chegar ao penúltimo filme do realizador visto pelo público. O último está quase a chegar, como referi no início do texto. Está em pós-produção - "Angels & Demons".

Li o livro do Dan Brown no final de ano de 2005, acho que o acabei já em Janeiro de 2006. Fui ao cinema depois ver o filme, em Maio. E claro, ao conhecer o livro, uma pessoa pode reparar e criticar as coisas mais facilmente. Gostei do resultado final, deu-me gozo quer ler o livro, quer ver o filme em 2 horas e 29 minutos aproximadamente. A versão extendida em dvd tem mais 25 minutos.
"The Da Vinci Code", com Tom Hanks, a francesa Audrey Tautou, Ian McKellen, Jean Reno, Paul Bettany, Alfred Molina, etc.
Quero rever o filme qualquer dia em dvd, quem sabe conseguir comprar uma edição especial, com bons extras.
Com argumento de Akiva Goldsman (usual colaboração com o realizador), a quem quiser ver o filme é proposto juntar-se ao conceituado professor de simbologia Robert Langdon (Hanks) e à criptóloga Sophie Neveu (Tautou) numa investigação contra-relógio para resolver um estranho crime que os levará desde França até Inglaterra. Nesta busca vão desvendar o segredo protegido por uma misteriosa sociedade ancestral, oculto desde o tempo de Jesus Cristo.
Com interpretações muito boas, é um thriller envolvente e intrigante, tal como o livro.

Agora é o último. Estreado nos cinemas em Portugal dia 22 de Janeiro, ou seja, vai para a 3ª semana de exibição a partir de 5ª feira. "Frost/Nixon" - incursão do realizador na política e jornalismo. Actores bons, Frank Langella, Sam Rockwell, Kevin Bacon, Oliver Platt. Nomeado para 5 Óscares da Academia, entre eles melhor filme, realizador, actor principal, argumento adaptado e edição.
Será que o realizador vai conseguir nova estatueta dourada?
História: "Durante três anos após ter sido forçado a abandonar o cargo, Richard Nixon (Langella) permaneceu em silêncio. Mas, no Verão de 1977, o ex-presidente decidiu aceitar uma entrevista para ser confrontado pelo seu trabalho e pelo escândalo Watergate que ditou o fim do seu mandato. Nixon surpreendeu tudo e todos ao escolher David Frost (Michael Sheen) para seu entrevistador, contando com isso facilmente levar a melhor sobre o «entertainer» britânico e assim conquistar os corações da América. Mas, quando as câmaras começaram a rodar, deu-se início a um fascinante confronto..."

Não conto ir ver ao cinema, não faz muito o meu género, mas irei ver o filme um dia no futuro.
Assim como também gostaria de ver o "Anjos e Demónios", mas penso que 1º será mais interessante ler o livro. Porque o filme chega já em Maio.
E anunciado para 2010, realizado pelo Ron, está "Arrested Development". Ele que fez de narrador na série de tv, penso que o filme terá a ver com algum tipo de continuação da série. Vi uns 2 episódios iniciais, comédia engraçada.

Força Ron Howard, bastantes filmes teus deverão vir ainda no futuro, não duvido!

http://fotosdvds.blogspot.com/2009/02/ron-howard.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário