domingo, 2 de agosto de 2009

Gus Van Sant


Um nome "grande" agora. Mas um bocado alternativo, e ainda bem.
Gus Van Sant - 24 de Julho de 1952 - Louisville, Kentucky, Eua.



Mala Noche (1985) - Portland, Oregon. Walt é dono de uma mercearia onde param os nativos e os emigrantes clandestinos chegados do México. Um dia, apaixona-se por Johnny, um jovem emigrante que ainda nem fez 18 anos e que não fala uma palavra de inglês. Johnny aceita uma relação com Walt em troca de algum dinheiro e abrigo, não se inibindo no entanto de subjugar e rebaixar Walt, o que este aceita, pois uma tal relação fascina-o.
Baseado no romance autobiográfico de Walt Curtis com o mesmo nome, este filme dá-nos uma visão única das ruas de Oregon e dos emigrantes clandestinos que lá vivem. Filmado a preto e branco em 1985, foi o primeiro filme do realizador Van Sant.

Drugstore Cowboy (1989) - Nos anos 60 um grupo de toxicodependentes dedica-se ao assalto de lojas para financiar o seu vício.
Os personagens principais, interpretados por Matt Dillon e Kelly Lynch, lembram Bonnie & Clyde e, tal como a esta dupla de foragidos da justiça, parece que a sorte pode acabar.
Ainda com Heather Graham, título nacional é No Trilho da Droga.



91 e 93 foram anos de, respectivamente:

My Own Private Idaho - baseado numa peça de William Shakespeare, este filme é um drama romântico, que conta com o precocemente falecido River Phoenix, mais Keanu Reeves.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0102494/

Even Cowgirls Get the Blues - comédia, com drama, romance, western. Está mal classificado no imdb, abaixo de nota 4, mas conta com conhecidos no elenco. Desde logo Uma Thurman, Lorraine Bracco, John Hurt, etc.
Frase em inglês: "There have been many great drivers but only one great passenger."
Sumário em http://www.imdb.com/title/tt0106834/plotsummary



To Die For (1995) - Frase: Ela só queria um pouco de atenção...

"...esplêndido, erótico e absolutamente cativante." - Rex Reed, NEW YORK OBSERVER

Sinopse: Suzanne Stone (Nicole Kidman) sempre sonhou aparecer na televisão e está decidida a fazer qualquer coisa para ver o seu sonho tornar-se realidade. Mas há apenas um obstáculo: Larry Maretto, o seu marido (Matt Dillon). Suzanne convence então um jovem perdido de amores, a tirar Larry do seu caminho - para sempre.

Disposta a Tudo é uma das comédias mais aclamadas pela crítica, e "Nicole Kidman desempenha o seu papel com a sensualidade suficiente para derreter o ecrã!" (Peter Traver, ROLLING STONE).

Good Will Hunting (1997) - Will Hunting (Matt Damon) é um jovem brilhante mas, tal como os seus amigos, passa os dias de trabalho entre o bar local e a esquadra de polícia mais próxima.
Ele nunca entrou numa universidade, a não ser como empregado de limpeza do M.I.T.
No entanto, tem uma memória fotográfica e uma capacidade inacreditável de resolver problemas matemáticos mais complicados.
Com apenas 20 anos, este carismático rebelde não consegue evitar uma sentença de prisão pendente.
Só um professor (Robin Williams), admirador do seu talento é capaz de sentir a sua revolt
a emocional, pode ajudá-lo a compreender e aproveitar as suas excelentes capacidades.
http://www.dvdpt.com/o/o_bom_rebelde_dts.php



No ano a seguir, 98, remake de Psycho.
Frases: Entre. Relaxe. Tome um duche.
O Melhor thriller de suspense de todos os tempos está de volta!

História: Marion Crane (Anne Heche) refugia-se num motel dirigido por Norman Bates (Vinge Vaugh) - um homem perturbado cujas vítimas se deparam com um destino horrendo, às mãos da sua mãe. Marion torna-se a próxima vítima. Mas o seu desaparecimento incita a sua irmã (Julianne Moore) e um detective privado (William H. Macy) a uma apurada investigação. Rapidamente descobrem um estranho vínculo entre Norman e a misteriosa mãe... Gus Van Sant restaurou o terror nesta nova versão da obra-prima do suspense de Alfred Hitchcock... Psico.

Em 2000 chegou Finding Forrester.
História: Wallace (Rob Brown) é uma estrela de basquetebol de 16 anos com uma paixão secreta pela escrita. William Forrester (Sean Connery) é um famoso e recluso novelista que está zangado com o mundo. Depois de um inesperado encontro, Forrester torna-se no improvável mentor de Jamal e ambos os homens aprendem lições um do outro, sobre a importância da amizade.



2002 foi ano de Gerry - Dois amigos, ambos chamados Gerry, fazem-se à estrada, partindo numa aventura. A decisão de saírem da estrada principal vai ter terríveis consequências, quando se perdem num terreno hostil.
Ao princípio, a sua confiança e boa disposição levam-nos a andar para a frente, mas à medida que vagueiam perdidos através de paisagens de austera beleza, as horas transformam-se em dias e a sua resistência e as hipóteses de sobrevivência começam a dissipar-se...

Seguiu-se, no ano seguinte de 2003, Elephant.
Baseado parcialmente no massacre do Liceu Columbine, no filme a acção desenrola-se num dia num típico liceu norte-americano. Seguimos vários alunos nas suas actividades diárias, entre salas de aula, corredores, refeitório, biblioteca, balneários, gabinetes administrativos. Para cada um deles, o liceu é uma experiência diferente: amistosa, traumática, estimulante, solidária, difícil.
É um belo dia de Outono. Eli, o fotógrafo, convence um casal punk a deixar-se fotografar a caminho da escola. John deixa as chaves do carro na secretaria para o irmão mais velho ir buscar o pai. Nate termina o treino de futebol e vai encontrar-se com a namorada. Brittany, Jordan e Nicole coscuvilham nos corredores e comentam as chatas das mães que andam sempre a espreitar o que elas andam a fazer. Michelle corre para a biblioteca enquanto Eli tira uma fotografia a John.
Parece um dia normal na escola. Mas afinal não é.



Last Days (2005) - É a evocação dos últimos dias de Kurt Cobain e é também um dos melhores filmes de rock da história. - Les Inrockuptibles

LAST DAYS é uma meditação de Gus Van Sant sobre os demónios interiores que atormentam um jovem músico talentoso, mas perturbado, nas últimas horas da sua existência.
Blake (Michael Pitt) é um artista introspectivo, prostrado pelo peso do sucesso, que o conduziu a uma solidão sem fim.
Refugiado numa casa no meio de um bosque, tenta fugir à sua vida, às pessoas que o rodeiam, aos amigos que o procuram a pedir favores ou dinheiro, às suas obrigações. LAST DAYS segue Blake nas suas últimas horas, um fugitivo da sua própria vida.
É um filme sobre as últimas horas de uma estrela rock, dedicado ao maior ícone do movimento grunge, Kurt Cobain, líder dos Nirvana.

Realizou o segmento "Le Marais" em Paris, je t'aime, de 2006.

Paranoid Park (2007) - // FESTIVAL DE CANNES 2007 Selecção Oficial – Em Competição
Prémio 60º Aniversário //

Sinopse: Alex, um jovem skater de 16 anos, vê-se envolvido na morte de um segurança nas imediações do mítico Paranoid Park, o mais famoso skate park de Portland. A investigação policial começa e Alex decide manter o acidente em segredo. Baseado num romance de Blake Nelson.


Só estreou no final de Janeiro deste ano cá em Portugal, mas Milk já é do ano passado - 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário