sábado, 8 de agosto de 2009

Steven Soderbergh


O próximo é Steven Soderbergh. Na Terra desde 14 de Janeiro de 1963, nasceu em Atlanta, na Georgia (EUA).



Yes: 9012 Live (1985) - documentário musical com a duração de cerca de 67 minutos.

Sex, Lies, and Videotape (1989) - John tem um caso com Cynthia, a irmã de Ann sua mulher, uma mulher calma que decidiu por fim á sua vida sexual. Graham, um velho colega de John, aparece para passar uns dias e inicia um estranho relacionamento com Ann, conduzindo-a ao seu fetiche, gravar entrevistas femininas.
Com James Spader, Andie MacDowell, Peter Gallagher e Laura San Giacomo.



Kafka (1991) - Praga, 1919: um universo aterrorizador. Num castelo que pende para a cidade, numerosas experiências efectuadas em cobaias humanas inspiram o terror... Kafka, um modesto funcionário do estado de dia e escritor à noite, leva uma vida monótona até ao dia em que o seu colega e amigo Eduard Raban desaparece e ele decide investigar o que está por trás desse desaparecimento.
Realizado pelo autor pródigo de SEXO, MENTIRAS E VÍDEO e protagonizado por Jeremy Irons, KAFKA é um thriller fantástico. Um sábio misto de humor, delírio visual e puro terror.

King of the Hill (1993) - drama histórico, com argumento de Soderbergh. Com Jesse Bradford, Karen Allen, Adrien Brody, Katherine Heigl, etc.
http://www.imdb.com/title/tt0107322/



95 foi ano de Underneath. http://www.imdb.com/title/tt0114788/plotsummary
Crime e drama, com Peter Gallagher, William Fichtner e Elisabeth Shue nos papéis mais conhecidos.

E 96 de Gray's Anatomy. Comédia e drama, com os monólogos de Spalding Gray.
http://www.imdb.com/title/tt0116447/



Schizopolis - em 96, não creditado.

Out of Sight (1998) - Venha conhecer Jack Foley, o assaltante de bancos mais bem sucedido do país. No dia em que consegue fugir da prisão, dá consigo a roubar algo muito mais precioso que dinheiro... o coração de Karen Sisco. Ela é inteligente, sexy e, infelizmente para Jack, uma agente federal. Agora, os dois estão dispostos a arriscar tudo para descobrirem se existe algo mais entre eles, para além da lei.
ROMANCE PERIGOSO é protagonizado por GEORGE CLOONEY, no papel de criminoso dissimulado que contorna a lei e está determinado a fazer um último assalto, e por JENNIFER LOPEZ, que escolhe sempre os movimentos certos... e os homens errados. A revista Variety exalta ROMANCE PERIGOSO como "um filme astuto, sexy e de grande entertenimento".



The Limey (1999) - O Falcão Inglês segue Wilson, um duro ex-condenado inglês que viaja até Los Angeles, para vingar a morte da filha. Mas Wilson desconhece as regras do meio em que acaba de entrar e na procura de pistas que o levem aos responsáveis da morte da sua filha, vai ter de defrontar um verdadeiro exército composto pelos mais duros criminosos da cidade. Após sobreviver a uma tareia que o deixa quase a morrer e ser perigosamente perseguido numa sinuosa estrada de montanha, o inglês decide distribuir alguns dos golpes que ele também sabe. Antes da sua viagem ter terminado, Los Angeles vai saber que ele esteve na cidade. Um filme de acção, que é ao mesmo tempo o revisitar das relações pai-filha.

Erin Brockovich (2000) - Julia Roberts é Erin Brockovich, uma mulher divorciada pela segunda vez e mãe de três filhos, que se depara com uma conspiração envolvendo águas contaminadas numa pequena cidade e que acaba por conseguir a maior indeminização de sempre numa acção judicial - 400 milhões de dólares. Julia Roberts tem uma poderosa interpretação neste drama baseado numa história verídica sobre como se desmascarou uma monstruosa trama de saúde pública.Realizado por Steven Soderberg (Sexo, Mentiras e Vídeo e Romance Perigoso), Erin Brockovich foi um grande sucesso nos cinemas de todo o mundo!!!



2000 foi ano de Traffic.
Com um elenco de luxo, Traffic - Ninguém sai ileso é um filme poderoso que Hollywood não hesitou em premiar com 4 Óscares, entre os quais o de melhor realizador. Perto da fronteira mexicana, o filme acompanha o quotidiano do polícia Javier Rodriguez (Benicio del Toro) que tenta afastar o seu colega Manolo das tentações da corrupção. Em San Diego, Helena (Catherine Zeta-Jones) vê o seu marido, um barão do narcotráfico, ser preso e tenta a todo o custo garantir a sobrevivência da sua família, assumindo o comando do negócio. Ao mesmo tempo, nos EUA, o juíz supremo Robert Wakefield (Michael Douglas) é nomeado pelo Governo para ser o próximo czar na luta antidroga. Mas o optimismo e o empenho de Robert na sua nova missão não chegam para impedir que a própria filha se torne viciada em cocaína. Traffic - Ninguém sai ileso é um mosaico de histórias paralelas que a certa altura se interligam de uma forma brilhante e cujo tema central é o poderoso mundo do tráfico de droga.

No seguinte 01, chegou Ocean's Eleven.
O plano está pronto. As regras do jogo são claras. Se tudo correr como previsto para Danny Ocean e o seu bando de bons patifes, podem ganhar 150 milhões de dólares. A dividir por 11. Façam as contas. Nesta história de ladrões e assaltos cheia de brilho e estilo, a habilidade de Soderbergh (Vencedor de um Oscar® por Traffic) atrás das câmaras encontra-se com algumas das estrelas mais brilhantes de Hollywood. George Clooney é Danny, que contra todas probabilidades planeia assaltar 3 casinos de Las Vegas. Contra ele está um magnata mafioso (Andy Garcia) que tem um caso com a ex-mulher de Danny (Julia Roberts). Do lado de Danny estão um charmoso manipulador (Brad Pitt), um carteirista (Matt Damon), um dealer de blackjack (Bernie Mac), um jogador de cartas profissional (Carl Reiner) e um grupo de outros talentos singulares.



Dose dupla em 2002, com:

Full Frontal - Depois de Ocean's Eleven, Soderbbergh regressou com este filme digital rodado em apenas 18 dias. Uma história intimista sobre seis pessoas diferentes que se preparam para ir à festa da 40º aniversário do produtor mais badalado de Los Angeles. Mas a festa não é a única surpresa. Porque na cidade de L.A., onde a vida é como nos filmes, as ligações pessoais que existem neste grupo de personagens não são apenas o que mostram as aparências.

Solaris - DO PRODUTOR DE O ABISMO
"Um dos Melhores Filmes de Ficção-Científica de Sempre"-News Of The World
Sinopse: A Super-Estrela George Clooney tem uma excelente interpretação como o protagonista deste "brilhante filme de ficção-científica" (New York Daily News). Dos vencedores de Prémios da Academia®, Steven Soderberg (2000 - Melhor Realizador, Traffic) e James Cameron (1997 - Melhor Filme, Titanic). A bordo duma solitária estação espacial em órbita de um misterioso planeta, os tripulantes aterrorizados presenciam estranhos fenómenos, incluindo visitas de fantasmas ressuscitados vindos das suas memórias. É quando o psicólogo Chris Kelvin (Clooney) chega para investigar, enfrenta uma força que nunca imaginaria conter a chave para os sonhos mais profundos da Humanidade... ou para os piores pesadelos. Também com interpretações de Natascha McElhone e Jeremy Davies, Solaris é "um desafio mental!" (Rolling Stone).



Realizou 10 episódios de K Street, uma série.

Segmento "Equilibrium" de Eros, em 2004.
TRÊS REALIZADORES VISIONÁRIOS, UMA VIAGEM ERÓTICA

UMA EXPLORAÇÃO ÚNICA DO DESEJO

"O episódio de Kar Wai é vibrantemente erótico, assim como uma fábula sobre o amor, luxúria, lealdade e as devastações do ego numa jovem e bela mulher" - Richard Corliss, Time Magazine

"O EQUILÍBRIO de Soderbergh é um caso mais divertido... a principal atracção é o contínuo ricochete de comédia crua entre Downey e Arkin" - David Rooney, Variety

"A parte de Antonioni... (é) a mais profunda das três, as fantasias sexuais de um homem concentradas numa história estilizada... cheia de tristeza nostálgica." - Henry Sheehan

LUZES, CÂMARA, PAIXÃO: HISTÓRIAS DE AMOR POR REALIZADORES APAIXONADOS.

Eros é amor tocado por brilhantismo, três explorações cinematográficas do erotismo e desejo por três dos realizadores mais extraordinários do mundo.
Um alfaiate (Chang Chen) conhece pelo toque as medidas exactas necessárias para criar um vestido para o seu amor não correspondido de longa data (Gong Li) em A MÃO, realizado por Wong Kar Wai.
Steven Soderbergh escreve e realiza o divertido EQUIlÍBRIO, onde um agitado executivo de publicidade (Robert Downey Jr.) descreve uma misteriosa mulher de um sonho ao seu distraído psiquiatra (Alan Arkin).
E Michelangelo Antonioni traz, simultaneamente, o seu toque terreno e esotérico a O CAMINHO PERIGOSO DAS COISAS, onde enredo dá lugar a aventura mental e à celebração da forma feminina.
Despertares tácticos. Sonhos vuluptuosos. Provocações sensuais.
Histórias de paixão encontram a paixão pela realização, em EROS.



Ocean's Twelve (2004) - Estão de volta. E que volta! Desta vez, os onze já são doze: Danny Ocean e a sua equipa regressam para a sequela do filme que nos mostrou um dos maiores golpes da história. Mas 160 milhões de dólares já não são o que eram. Será porque todos estão a gastar como reis? Ou porque Terry Benedict, a última vítima do bando, está decidido a recuperar o seu dinheiro? Com mais uma misteriosa personagem no seu encalço, Danny e companhia decidem executar mais uma jogada das suas. Em cenários que incluem Amesterdão, Paris e Roma, com a realização de Steven Soderbergh e o regresso do elenco original, ao qual se juntam Catherine Zeta-Jones e outras estrelas, doze é o novo número da sorte!

Bubble (2005) - Esta tragédia romântica retrata um estranho triângulo amoroso entre três funcionárias de uma fábrica de bonecas situada numa pequena cidade do Ohio.
Sozinhas e isoladas, as operárias fabris Martha e Kyle tornaram-se amigas, mas a relação é perturbada pela chegada de uma nova trabalhadora, a jovem mãe solteira Rose. Martha especula de forma céptica sobre o carácter dúbio de Rose, mas fica furiosa quando percebe que Kyle e Rose desenvolveram uma relação. As três operárias lutam por criar e manter relações profundas, mas a morte violenta de Rose interrompe-lhes a vida rotineira e destrói-lhes a esperança.
Com um elenco de actores amadores residente em Ohio, Soderbergh dá vida a esta história trágica com um impressionante realismo. Bubble é uma experiência a não perder!

The Good German (2006) - "ARREPIANTE E HIPNOTIZANTE." - Peter Travers, ROLLING STONE

"UM FILME VICIANTE E REPLETO DE ESTILO." - Pete Hammond, MAXIM

Quem sabe o que Jake Geismer (George Clooney) esperava encontrar em Berlim, no pós-guerra? Talvez paz. Ou, pelo menos, uma história. Mas, com certeza, não esperava encontrar Lena (Cate Blanchett) - uma mulher bela, uma antiga paixão, agora amargurada. Nem esperava encontrar o rasto de segredos e enganos, que o levam de Lena ao jovem e calculista soldado (Tobey Maguire) que é agora a nova paixão de Lena... um rasto que o conduz a um homicídio que ninguém parece estar interesado em resolver. À excepção de Jake.

Steven Soderbergh dirige três dos melhores talentos de hoje num thriller frenético que constitui uma homenagem intemporal ao cinema dos anos 40 e também ao cinema "noir" moderno e hábil. O Bom Alemão é "arrepiante e hipnotizante, é a felicidade pura do cinéfilo" - (Peter Travers, ROLLING STONE).



2007 foi ano de Ocean's Thirteen.
É mais arrojado. Mais arriscado. O esquema mais estonteante até agora. George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon e outros voltam a reunir-se com Soderbergh para um roubo à velocidade da luz que dá conta do recado com humor, estilo e muita calma.

Danny Ocean lidera de novo o jogo, por isso nada de violência! Ninguém sai magoado. Excepto o traidor Willy Bank (Al Pacino), cabeça de Vegas. O grupo de Ocean vai magoá-lo onde mais lhe vai doer... no bolso. Na noite de abertura da torre do novo (e cheio de classe) casino The Bank, de quem Willy é proprietário, cada carta que se vire e cada dado lançado é vencedor. E o grupo de Ocean vai magoar o orgulho de Bank, certificando-se que a torre não recebe o Prémio Cinco Diamantes. E é assim que começa o enredo de engano. Os rapazes têm uma missão: destruir The Bank. Façam as vossas apostas!

Che: Part One (2008) - // FESTIVAL DE CANNES
PRÉMIO DE INTERPRETAÇÃO MASCULINA BENICIO DEL TORO //

Sinopse: A 26 de Novembro de 1956, Fidel Castro parte para Cuba com oitenta rebeldes. Um deles é Ernesto Che Guevara, um médico argentino que partilha com Fidel um objectivo – derrubar a ditadura corrupta de Fulgêncio Baptista.
Che torna-se numa força indispensável e rapidamente aprende a arte da guerrilha.
À medida que segue para a frente de combate, Che é adoptado pelos seus camaradas e pelo povo cubano. O Argentino mostra a ascensão de Che na Revolução Cubana, de médico a comandante e, mais tarde, a herói revolucionário.



E a 2ª parte claro.

2 comentários:

  1. Uma carreira um pouco irregular, mas com o mérito de ter logo no início 'Sex, Lies, And Videotape'. 'Traffic' é outro ponto alto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Esta série parece reboque buena. Me The Knick com Steven Soderbergh parece atraente, mas eu realmente espero que seja uma boa adaptação.

    ResponderExcluir