segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

John McTiernan

E cá vai mais um realizador - John McTiernan. Este também não fez muitos filmes. Quer dizer, ainda foram bastantes, mas desde 2003 nunca mais realizou nada, parece que vem aí o regresso em 2010 e 2011. E em dose tripla.
Nascido a 8 de Janeiro de 1951, em Albany, Nova Iorque. Realizou dois remakes de filmes de Norman Jewison, irão ver quais mais à frente.
Vou começar então o escrutínio da carreira do realizador, que ficou famoso com "Predador", "Caça ao Outubro Vermelho", mas sobretudo "Assalto ao arranha-céus".

O 1º filme veio "apenas" em 1986. Género "terror", com Pierce Brosnan e Lesley-Anne Down.
A história é qualquer coisa como: "um antropologista francês é assassinado em Los Angeles depois de descobrir a existência de algumas criaturas demoníacas. Antes de morrer, revela o segredo a uma jovem doutora."
Parece interessante, e a foto do dvd está com pinta.



Ui, estes 2 filmes aqui das fotos, quem não terá visto? Só se forem muito novinhos, da década de 90 para cima.
Realizados nos 2 anos seguintes ao 1º filme do realizador, em 1987 e 88. Obviamente recomendados.

Predator - "Arnold Schwarzenegger é a cabeça de cartaz neste forte e poderoso thriller de acção onde um grupo de soldados têm de enfrentar um inimigo invisível muito mais poderoso que todas as suas armas juntas. Recrutados pela CIA para resgatar um grupo de reféns presos num país da América central, Schwarzenegger e os seus soldados encontram um inimigo que nunca sonharam existir, o predador perfeito, uma criatura extra-terrestre sem paralelo nem inimigo à altura.
Carregado de espectaculares efeitos especiais e combates fenomenais, o filme foi considerado o mais aterrador e excitante filme de Schwarzenegger até à data naquela altura."
Taglines: "SCHWARZENEGGER É A CAÇA DE UMA CRIATURA EXTRA-TERRESTRE" + "Se sangra, podemos matar"
Nomeado para Óscar de melhores efeitos especiais.
Detalhes do dvd definitive edition aqui: http://www.dvdpt.com/p/predador_definitive_edition.php

Assalto ao arranha-céus -"No topo da cidade de Los Angeles, um grupo de terroristas invadiu um edifício, fez reféns e declarou guerra. Mas um homem conseguiu escapar ao seu controlo, um polícia que não estava de serviço. Ele está agora sozinho, cansado, e é a única esperança possível. Bruce Willis é a estrela, no papel do detective John McClaine da cidade de Nova Iorque, acabado de chegar a L. A. para passar o Natal com a sua mulher (Bonnie Bedelia), de quem está separado. Mas enquanto McClaine espera que a festa do escritório da sua mulher termine, os terroristas tomam controlo do edifício. Enquanto o seu líder, Hans Gruber (Alan Rickman), e o seu feroz homem de confiança (Alexander Godunov) reúnem os reféns, McClaine consegue fugir sem que ninguém repare. Tendo como armas apenas o seu revólver de serviço e a sua astúcia, McClaine lança-se numa guerra solitária. Um Thriller arrebatador do princípio ao fim, Die Hard explode com suspense capaz de fazer parar o coração."
Nomeado para 4 Óscares. Teve sequela, realizado pelo Renny Harlin, e mais 2 continuações, o mais recente, de 2007.
http://www.dvdpt.com/d/die_hard_assalto_ao_arranha_ceus_edicao_de_1_disco.php
Tagline: "40 ANDARES DE PURA AVENTURA!"



Próximos 2 filmes, de 1990 e 92. Ambos com o inglês Sean Connery, dá para vê-lo nas fotos de cima.
The Hunt for Red October - "Baseado no best seller de Tom Clancy, conta ainda com Alec Baldwin, Scott Glenn, Sam Neill, James Earl Jones etc. nos principais papéis.
Outubro Vermelho é um novo submarino nuclear Soviético tecnologicamente superior e dirige-se para os EUA sob o comando do capitão Marko Ramius (Connery). O Governo norte-americano pensa que Ramius planeia um ataque. O Analista da CIA (Baldwin) tem uma opinião diferente: ele acredita que Ramius quer desertar, mas tem apenas algumas horas para o encontrar e para provar a sua teoria - pois toda a força naval Soviética bem como a força aérea estão também a tentar encontrar Ramius. A caça começou!"
Ganhou Óscar para melhores efeitos sonoros.
Tive em casa o dvd do filme, pensando que era este (dizia na capa): http://www.dvdpt.com/c/caca_ao_outubro_vermelho_edicao_especial.php mas afinal era edição simples, sem o making of e comentário do McTiernan.

Depois de muita acção, o realizador virou-se para um género mais calminho, com romance inclusive, entre o Connery e a outra actriz protagonista Lorraine Bracco, em Medicine Man.
Passado na selva amazónica, estou a ver a ficha no imdb, tem actores brasileiros e outros latinos, mas o filme foi rodado no México.
História traduzida do inglês: "Projecto de investigação realizado por um cientista excêntrico (claro o Sean Connery com o seu rabo de cavalo no cabelo lol) que trabalha para uma grande empresa farmacêutica. No rasto de uma descoberta fantástica ele descobre uma aventura explosiva!"



1993 e 1995 foram anos de Arnold e Willis de novo.

Last Action Hero -A super estrela do cinema de acção Schwazenegger salta do ecrã para a vida real, como um herói de cinema em carne e osso, numa aventura sem fim do realizador John Mctiernan.
Um filme muito engraçado, com outros actores conhecidos como F. Murray Abraham, Anthony Quinn, Ian McKellen e destaque também para Charles Dance como Benedict, com aquele olho de vidro. Tive em cassete vhs, era um bom entretenimento de vez em quando.

E não é que o sucesso dos 2 primeiros Die Hard lá tiveram de fazer com que regressasse a dupla McTiernan/Bruce Willis numa 3ª parte da saga.
A Vingança - "o detective John McClane está de volta ao serviço e prestes a enfrentar o seu maior desafio de sempre (e de novo o pior dia da sua vida), num filme mega-sucesso repleto de acção! Em Nova Iorque, o novo inimigo de McClane - um engenhoso terrorista (Jeremy Irons - A Máquina do Tempo, Reveses da Fortuna) espalha o pânico na baixa de Manhattan - ameaçando que se as suas exigências não forem satisfeitas, uma escalada de destruição varrerá toda a cidade! Faz explodir uma bomba num centro comercial repleto de pessoas - e revela que muitas mais se encontram espalhadas pela cidade!
Apanhado num macabro jogo do gato e do rato, McClane e um improvável herói acidental (Samuel L. Jackson - O Protegido, Pulp Fiction) entram numa corrida contra o tempo para tentar evitar a catástrofe, ao buscarem freneticamente as restantes bombas, antes que Nova Iorque seja reduzida a pó! Com o perigo à espreita em cada esquina, Willis leva acção imparável e fugas impossíveis ao limite, ludibriando a morte e a destruição a cada momento. O filme estabeleceu novos limites para acção explosiva!"
Parece que estreou em Portugal em 15 Setembro de 1995.
http://www.dvdpt.com/d/die_hard_a_vinganca_edicao_de_2_discos.php
Gostava de ter a colecção Die Hard, ou melhor os 3 primeiros.



1999 foi ano de dose dupla de McTiernan. Com os dois seguintes movies.

The 13th Warrior - tenho este filme num videocd há imensos anos, praí desde 2001, e nunca o vi. Qualquer dia já está estragado. Sem legendas pt, talvez tenha sido por isso que adiei sempre a sua visualização, aliado ao facto de também não achar o Antonio Banderas grande actor.
Sinopse: "Ibn Fahdlan (Banderas) é um emissário que fora expulso de Bagdad por sucumbir a uma relação com uma bela e jovem mulher.
Viaja com o seu mentor (Omar Sharif) quando se cruza com um bando de guerreiros que prepara uma expedição para acudir a um povo do Norte que é aterrorizado por um misterioso inimigo. Surgindo das trevas da noite, é tão poderoso que as gentes da terra nem ousam dizer o seu nome em voz alta. Apesar de Ibn não acreditar na história, o mago da tribo refere que a expedição só terá sucesso se for composta por 13 guerreiros e um deles não seja das terras do norte. Ibn aceita participar, enquanto os seus próprios receios e habituar-se aos seus novos e pouco civilizados companheiros. Um filme de aventura e acção como raramente se vê..."
Passado por volta de 922 AC, tenho algum interesse em finalmente dar uma oportunidade ao filme, qualquer dia a ver se o vejo então.

The Thomas Crown Affair - Chego então ao 1º filme remake que o realizador fez. Vi-o há mais de um ano em dvd, alugado do videoclube, e gostei mesmo bastante. Muito decente.
Sinopse: "Pierce Brosnan e Rene Russo brilham neste poderoso thriller, carregado de suspense, do realizador de Assalto ao Aeroporto e Caça ao Outubro Vermelho. Quando o mundo do destemido milionário Thomas Crown (Brosnan) se torna demasiado seguro, este decide executar um dos mais ousados planos: roubar em pleno dia, num dos museus mais bem guardados de Manhattan, um quadro extremamente valioso.
Mas a bela investigadora de seguros Catherine Manning (Russo) , contratada para recuperar a obra de arte roubada, mostra-se tão brilhante e sedenta por aventura quanto ele. É então, ao envolverem-se num jogo temerário de gato e rato, que Thomas percebe ter encontrado alguém à sua altura."
Ainda com outros actores, como Denis Leary (série Rescue me) e Faye Dunaway, é então remake do filme com o mesmo nome realizado em 1968 por Norman Jewison, com Steve McQueen e a mesma Faye Dunaway que aparece com psiquiatra no mais recente (no antigo era o caso amoroso do McQueen).
Dvd com um bom documentário de 24 minutos, videoclip, comentário do director. Recomendo! Porque é um filme que expira classe... extremamente agradável.
http://www.imdb.com/title/tt0155267/



2002 foi ano de novo remake do mesmo realizador Jewison. Já vi ambos, primeiro este mais recente, depois o de 1975, com James Caan e Maud Adams.
Este Rollerball de 2002 está muito mal classificado no imdb, eu compreendo um pouco porquê. Talvez estilo a mais, e actores sem grande qualidade nas representações, assim como custar a admitir a alguns o tipo de desporto, etc.
No entanto, foi considerado «um explosivo thriller que 'passa por nós... a uma velocidade vertiginosa' (Los Angeles Times)! Interpretado por Chris Klein (Fomos Soldados...), Jean Reno (Ronin), LL Cool J (Os Anjos de Charlie) e Rebecca Romijn-Stamos (X-Men), Rollerball mantém um ritmo alucinante, desde o início de cortar a respiração até ao explosivo final!
Jonathan Cross (Klein) é o novo recruta no desporto mais radical de sempre... onde os seus movimentos rápidos e a sua beleza o transformam de imediato numa estrela. Mas a rápida ascensão de Cross entra em rota de colisão com a realidade quando descobre que o dono da Liga (Reno) está a preparar dramáticos 'acidentes' em campo, como forma de fazer disparar as audiências. Agora, Cross planeia desmascarar o dono e o seu impiedoso desporto... antes que a modalidade acabe com ele!»

Vai então chegar ao fim a carreira (mas vêm pelo menos mais 2 filmes até 2011) do John McTiernan, analisada aqui no blog. Já foi em 2003 o último movie. Com um óptimo leque de actores, vi-o e não foi mau.

Sinopse de Basic: "Onde se esconde a verdade?
Seis soldados saíram em missão. Só dois voltaram. O que aconteceu aos restantes militares de elite?
No seu primeiro encontro no grande ecrã depois das excelentes interpretações nomeadas para o Óscar em Pulp Fiction, John Travolta e Samuel L. Jackson são os protagonistas deste inquietante thriller.
Quando um lendário comandante Nathan West (Jackson, Shaft) e vários dos seus homens são dados como desaparecidos, a última coisa que o governo desejava é que um duro agente da Brigada de Narcóticos, Tom Hardy (Travolta, Operação Swordfish) fosse investigar o caso. À medida que a investigação se desenrola, o agente entra em conflito directo com a oficial encarregue do caso pelas chefias militares (Connie Nielsen, O Gladiador).
O que aconteceu a West e à sua equipa? Qual a verdadeira razão que levou estes homens a desaparecer no interior da selva?
Há sempre a possibilidade de haver duas verdades. A verdade que nós vemos. E a que está por detrás dela...
Uma parece ser a realidade. A outra é mesmo a realidade!"
Ainda com mais actores conhecidos, não me importava de ter em dvd, tem comentário audio, documentários.
http://www.imdb.com/title/tt0264395/

E c'est fini! Demorei a voltar aqui e terminar este realizador, mas já está!
http://www.imdb.com/name/nm0001532/bio

Fotos da edição especial que tenho do Predador aqui: http://fotosdvds.blogspot.com/2009/02/john-mctiernan.html

2 comentários:

  1. Do John McTiernan só tenho 4 em DVD - os 2 Die Hard, Ultimo Viking e Básico.
    Já vi há alguns anos os outros da lista (excepto Rollerball e Nomads).
    É um realizador com bons filmes de acção.

    ResponderExcluir
  2. Só tens 4? Eu é que "só" tenho o "Predador".
    Ver se arranjo os Die Hard.

    ResponderExcluir