domingo, 22 de fevereiro de 2009

Richard Donner


Aqui está mais um realizador, Richard Donner. Nascido a 24 de Abril de 1930 (é até agora o mais velho dos que foquei), em Nova Iorque. Ainda se mostra em boa forma, teve o filme "16 Blocks" em 2006 e parece que vem aí "Sam and George", com Mel Gibson, que esteve em muitos dos seus filmes. Aliás, só na quadrilogia "Arma Mortífera" foram logo 4 presenças do actor/realizador de "Braveheart".

O início da carreira deste realizador começou com uma catrafada de séries de tv, muitos episódios foram aqueles que o homem realizou. Desde 1960 até cerca de 1975, séries desconhecidas obviamente para mim como "Kojak", "The twilight zone", "The rifeman", etc.
O seu 1º filme com sucesso surgiu em 1976 - "The Omen", seguido de "Superman" em 1978.
Mas dirigiu outros antes, alguns para tv directamente.



Estes das fotos são 3 por ele realizados. X-15 (drama com sci-fi?) foi logo em 1961, com Charles Bronson. Um actor que voltou a estar em 1969 no da 3ª foto - Twinky (na foto lê-se Lola, tb era outro nome do filme), e até parece ser para adultos, pela capa: "Ela tem quase 16, ele quase 40" lol.
A foto do meio é relativa à comédia Salt and Pepper, com Sammy Davis Jr. Data de 1968.

Agora sim, o 1º filme conhecido. Como já escrevi atrás, lançado em 1976. O Génio do mal, tenho em dvd, vi recentemente. Antes por acaso tinha conseguido ver a parte 2 e 3, e o novo remake de 2006. Ganhou Óscar para melhor banda sonora, de Jerry Goldsmith.
Sinopse: "Quando Kathy Thorn (Lee Remick) dá à luz um bebé nado-morto, o seu marido Robert (Gregory Peck) protege-a da devastação da verdade e substitui o filho por um bebé de um orfanato – sem ter nenhuma suspeita das satânicas origens da criança. O terror começa no quinto aniversário de Damien, quando a sua ama se suicída dramaticamente. Logo de seguida, um padre que tenta avisar o pai de Damien é morto num bizarro acidente. À medida que as mortes aumentam, Robert apercebe-se que o seu filho é o Anti-Cristo e decide que tem que matar o rapaz para o evitar de realizar uma cataclismática profecia.
Com um andamento acelerado e terror de cortar a respiração, O Génio do Mal é o primeiro de uma trilogia, que é um legado de terror clássico."
O filme teve sucesso e isso deu origem às sequelas, mas como já consegui ver nalguns extras da edição especial que tenho (http://www.dvdpt.com/o/o_genio_do_mal_edicao_comemorativa_do_30_aniversario.php) não tiveram muito dinheiro para o realizar, e aconteceram várias situações/acidentes "esquisitas/os" como se alguém não quisesse mesmo que fizessem o filme. Não me lembro se mesmo algumas mortes.


1978 e 1980 foram anos de grande fulgor para Richard Donner. No entanto, nem tudo foram rosas.
A adaptação do herói da banda-desenhada ao cinema veio então no final da década de 70. Marlon Brando, Gene Hackman, depois o escolhido para representar o papel de Superhomem/Clark Kent - Christopher Reeve, devem ter tornado o filme um dos mais rentáveis da história do cinema.
Sinopse retirada do dvdpt: "Alcançando novas alturas graças à alta definição de uma nova transferência digital obtida a partir de elementos restaurados e uma banda sonora remasterizada, este clássico conta ainda com oito minutos de filme inéditos incluídos pelo realizador Richard Donner. Desfrute de cenas adicionais do Conselho de Krypton, conheça as estrelas das incarnações anteriores do Superhomem, assista a Jor-El (Brando) a explicar ao seu filho a sua missão na Terra e a uma cena adicional no interior do diabólico esconderijo onde Lex Luthor (Hackman) prepara uma armadilha para Superhomem. Ainda com Margot Kidder (Lois Lane), Ned Beatty, Terrence Stamp e a loirinha gira Valerie Perrine, que oferecem memoráveis interpretações que alimentam a aura lendária deste filme vencedor de um Óscar. Parece que está uma excelente noite para voar. Junte-se a eles!"
VAI PASSAR A ACREDITAR QUE UM HOMEM PODE VOAR... E Muito Mais...
E eu tenho em dvd 4 discos :-) http://fotosdvds.blogspot.com/2009/02/richard-donner.html

Logo em 1980 veio a sequela. Mas aqui aconteceram alguns problemas. Os 2 filmes foram realizados encadeados, mas a certa altura o Richard Donner parou o 2º, para se concentrar em acabar o 1º para sair nas salas de cinema no Natal. Um desentendimento com os produtores (os Salkinds) fizeram com que fosse despedido antes de poder terminar as filmagens da sequela, sendo substituído por Richard Lester. Mais tarde, Donner estimou que teria realizado 80% da sequela e viu cerca de 50% do seu trabalho no que foi lançado em cinema. Só agora em 2006 foi lançada então em dvd a versão dele. Cerca de 115 minutos, em vez dos 127 de Lester.
Sinopse: "Esta continuação das aventuras do Homem de Aço (Christopher Reeve) começa onde o original terminou, com novos e espectaculares efeitos especiais capazes de superar até o seu predecessor! «Eu achava o Super-Homem original extraordinário», escreveu Roger Ebert, «portanto, fiquei surpreendido ao descobrir que gostava ainda mais de Super-Homem II». Três perigosos e superpoderosos fugitivos Kryptonianos (Terence Stamp, Sarah Douglas e Jack O’Halloran) planeiam escravizar a Terra - mesmo quando o Superhomem decide revelar o seu lado mais romântico a Lois Lane (Margot Kidder). O tempo pode estar a escassear para o filho de Jor-El, mas é o momento ideal para transformar os sonhos dos fãs dos efeitos especiais em realidade, quando Metropolis é devastada. Gene Hackman (como Lex Luthor) também regressa do primeiro filme e, com um elenco secundário de luxo, a excepcional direcção de Richard Lester e efeitos especiais imbatíveis, esta banda desenhada que ganhou vida tornou-se um eterno clássico para toda a família!"
A edição 3 discos que tenho: http://www.dvdpt.com/s/super_homem_ii_edicao_especial_de_3_discos.php



Sendo então que em 1980 não foi lançada a sua versão de Superhomem II, nesse mesmo ano veio outro filme do realizador. Inside Moves - um drama com John Savage, David Morse e Diana Scarwid (nomeada para Óscar).

Em 1982 surgiu The Toy - comédia com Richard Pryor, Ned Beatty, Teresa Ganzel.



Em 1985 dose dupla - Ladyhawke + Os Goonies.
Ambos de aventura, o 1º com fantasia, romance, o 2º com comédia, mistério, mais para a família.
Acho que nunca os vi completos. Aliás, A Mulher falcão nem talvez tenha visto nada.
Sinopse do filme: "A história de um amor que nunca pôde ser consumado. Ele é um lobo durante a noite, ela, um falcão durante o dia. Destinados a nunca se encontrarem enquanto humanos, até conseguirem reverter o feitiço que os marcou para a vida. Nesta aventura cheia de suspense e acção Mathew Broderick, Michelle Pfeiffer e Rutger Hauer, entregam-se sem limites à tentativa de mudar o curso das suas vidas. Com impressionantes desempenhos Ladyhawke é uma lenda mágica sobre um amor inesquecível." Também tem o actor inglês Alfred Molina.
Acho que já reparei neste filme no videoclube, tenho mesmo de trazê-lo, vê-lo seja de que maneira for.

Em relação aos Goonies, estou a ver no imdb, não é que a história é do Spielberg, o argumento de Chris Columbus.
Este é um filme que tenho mesmo de arranjar em dvd.
História: "A imaginação de Steven Spielberg apresenta-nos um mundo fantástico e cheio de sonhos. Os Goonies, um grupo de jovens amigos vão viver uma aventura cheia de surpresas que ultrapassarão os seus sonhos mais espantosos. Os Goonies encontram um misterioso mapa de tesouro e começam a seguir as pistas, entrando num fabuloso mundo subterrâneo de passagens secretas, perigosas armadilhas e um antigo galeão pirata que esconde moedas de ouro. Mas os Goonies terão que lutar para evitar ser capturados por um grupo de ladrões malvados... e um monstruoso gigante. Um clássico do cinema de aventura para toda a família, com acção imparável, extraordinários efeitos especiais, e emoção sem limites desde o princípio até ao final surpreendente!"
Com actores conhecidos (na altura eram miúdos) como Sean Astin (Senhor dos Anéis), Josh Brolin (Este país não é para velhos), Corey Feldman, Joe Pantoliano, etc.
É mesmo um clássico dos anos 80, e eu não o terei visto nunca completo. Vergonha!

Chego agora a um filme (já do longínquo ano de 1987) que deu início a uma saga bem porreira, com muita acção e alguma comédia (mais nas partes 2 e 3 com o Joe Pesci lol).
Lethal Weapon no título original, escrito por Shane Black (foi actor em Predador, realizador do excelente Kiss kiss Bang bang).
Grande sinopse: "Martin Riggs (Mel Gibson) não é um polícia comum. Ele é um Mad Max versão maníaco, um homem cuja vontade de matar e instinto suicida o tornam numa Arma Mortífera para o seu opositor. Ou mesmo para um seu colega.
Roger Murtaugh (Danny Glover) é um pacato devective de homicídios, com uma família feliz, uma boa casa e com uma reforma que não quer perder. Imagine a surpresa de Murtaugh quando se apercebe quem é o seu novo parceiro que nada tem a perder: o selvagem e explosivo Martin Riggs. Arma Mortífera é um filme de acção com dois polícias ex-combatentes do Vietname que apenas têm mais uma coisa em comum: odeiam trabalhar em equipa. Mas o seu trabalho conjunto acaba por ser a chave de sobrevivência quando uma investigação de rotina sobre um assassínio se torna uma guerra contra uma rede internacional de tráfego de heroína. Richard Donner conduz o filme em duas velocidades: rápido e mais rápido. Os dias e noites quentes de Los Angeles explodem em cenas de acção ininterruptas, culminando numa batalha sem quartel entre Riggs e o seu Anjo da Morte (Gary Busey). Violento, frenético e muitas vezes divertido, Arma Mortífera dispara sem parar entertenimento fantástico." Nomeado para Óscar de melhor som.
Existe uma versão do realizador, dvd aqui: http://www.dvdpt.com/a/arma_mortifera_versao_do_realizador.php



Avança-se apenas 1 ano, e novo filme.
Scrooged - comédia, com fantasia e drama, acerca de um executivo de tv cinicamente egoísta que se vê perseguido por três fantasmas que lhe vão dar lições na véspera de Natal. Ele que teve uma infância difícil e por isso não aprecia muito o espírito da quadra, mas com as ajudas vai-se dar conta que precisa de mudar.
Com Bill Murray e Karen Allen, gostaria de ver o filme (que é provável que já tenha dado na tv nacional), mas que não terá edição em dvd.
Nomeado para Óscar de melhor maquilhagem? (ou caracterização?).

A sequela de Arma Mortífera veio logo depois, em 1989. Como em equipa que ganha não se mexe, lá regressaram Mel Gibson e Danny Glover. Um user do imdb escreve que o filme é quase tão bom como o 1º. Continua a ter todos os elementos que fizeram do original tão cheio de entretenimento, e adicionou ainda novas coisas.


Sinopse: ""Os inseparáveis polícias Martin Riggs (Gibson) e Murtaugh (Glover) estão de volta, tentando manter uma valiosa testemunha (o vencedor dum Oscar© da Academia, Joe Pesci) - e eles próprios - fora de perigo em Arma Mortífera 2. Murtaugh continua um sólido homem de família. Riggs continua ousado e irresponsável, mas agora pensa duas vezes antes de se atirar de cabeça para situações aparentemente impossíveis. E também diz mais piadas. «Pensei que neste filme poderia dar a Riggs uma orientação ligeiramente diferente e talvez divertir-me um pouco», diz Gibson. De facto é divertido. E emocionante, desde a estonteante perseguição inicial pelas ruas de L.A. até ao desenfreado tiroteiro final. Pelo meio, uma casa de banho armadilhada, uma fuga subaquática do género Houdini, e muitas mais cenas devastadoras, incluindo a incrível e real destruição de uma elegante casa sobre a água. "Com Mel e Danny, Joe é o terceiro estarola", diz o realizador Richard Donner. São três homens de morrer a rir. E um deles é mortífero.""
Versão do realizador também aqui: http://www.dvdpt.com/a/arma_mortifera_2_versao_do_realizador.php



Em 1992 saíram os 2 filmes das fotos acima.
Radio Flyer - Lorraine Bracco (Os últimos dias do Paraíso, Tudo bons rapazes), John Heard (Sozinho em Casa, Despertares) e o vencedor do Oscar® Ben Johnson (Melhor Actor Secundário, 1971, por A última Sessão) protagonizam este comovente filme sobre uma família destroçada pela violência — e "curada" pela imaginação. Elijah Wood (Trilogia de "O Senhor dos Anéis") e Joseph Mazzello são os dois filhos de Bracco, irmãos dedicados que para fugir à vida familiar caótica que têm, sonham em voar. Inspirados numa lenda local, eles tentam construir um avião. E durante o processo de transformar o seu triciclo vermelho numa fantástica máquina voadora, eles transformam as suas vidas numa extraordinária aventura. Um filme mágico com todo o amor e a alegria da infância, A Força da Ilusão é "audacioso, extraordinário e maravilhoso. Um filme profundamente comovente." (Dennis Cunningham, WCBS-TV).
Mais uma frase ainda: "Um filme surpreendente e intemporal. Desde E.T. — 0 Extraterrestre que nenhum filme continha tanta magia."-CINEMA SHOWCASE

O 3º capítulo de Lethal Weapon chegou então no mesmo ano de 92.
Sinopse: "Eles estão de volta, no mais bem sucedido, mais explosivo e mais hilariante êxito até hoje. Eles chegam, elem vêm, eles distribuem pancadaria a torto e a direito, numa aventura que põe os detectives da polícia de L.A., Riggs (Mel Gibson) e Murtaugh (Danny Glover), na pista de um vicioso bando criminal que está a colocar armas nas ruas da cidade. Joe Pesci regressa como o sombrio ex-contabilista da Mafia Leo Getz, e Rene Russo é a bela e destemida agente dos Serviços Internos Lorna Cole, tão capaz das mais arriscadas acções como o próprio Riggs. E os riscos estão por todo o lado: um enorme edifício é transformado em poeira, um bairro inteiro vai pelos ares como palitos, Riggs salta mais de vinte metros em motorizada... Resumindo, Arma Mortífera 3 é apenas... o máximo!"
Versão do realizador: http://www.dvdpt.com/a/arma_mortifera_3_versao_do_realizador.php



1994 foi ano do realizador arriscar noutro género, o western. Com muita aventura e também alguma comédia, aqui vai a sinopse:
"Aposte... em muitas gargalhadas e acção aos pontapés! Mel Gibson é o astuto jogador Bret Maverick e Jodie Foster é uma artista encantadora e trapaceira. James Garner (o personagem original Bret Maverick da série televisiva premiada com o Emmy) é um oficial de justiça em Maverick, a sensacional e divertida aventura que conquistou audiências em todo o mundo.Mais sinuoso que uma montanha-russo e com a sorte sempre a mudar de mão. Maverick é a prova de que o Oeste era divertido. Um torneio de póquer a bordo e um barco a vapor promete um prémio de quinhetos mil dólares... e Bret tenciona ser o vencedor! Mas primeiro terá de escapar à forca, enfrentar um chefe índio matreiro, foras-da-lei, pessoas ingratas, um saco cheio de cascavéis e enfim, tantos outros obstáculos que não consiga ultrapassar tendo tamanha quantia à sua frente. Por isso, Maverick é uma divertida e emocionante aventura que não deve perder. Os jóqueres: Gibson, Foster e Garner, são o máximo!"
Ainda com outros actores, como Alfred Molina e James Coburn, foi nomeado para Óscar de melhor guarda-roupa.

No ano a seguir (1995), regressa a acção, thriller, com Assassinos.
Sinopse: "Robert Rath é o melhor atirador, mas o código de honra e o sentido do dever que anteriormente faziam parte da sua mortal profissão perderam-se com o fim da Guerra Fria. Rath quer sair. Quem não pensa assim é Miguel Bain, um assassino a contrato que sabe o que fazer para chegar ao topo da sua obscura profissão: eliminar Rath.A acção vao ao rubro quando Sylvester Stallone, como Rath, e Antonio Banderas, como Bain, se preparam para o confronto como Assassinos. Julianne Moore é a astuta programadora de computadores apanhada no meio da violenta batalha travada pelo duo.O realizador Richard Donner empresta a este filme um ritmo alucinante que o atirará para um mundo em que o que conta não é quem faz o primeiro movimento, mas quem sobrevive ao último."
História do filme da autoria dos irmãos Wachowski, realizadores da trilogia Matrix.
Gostava de rever o filme, assim como dar atenção ao Maverick, deve ser bem interessante.



Em 1997, veio Teoria da Conspiração. Como o título dá a entender, trata-se de thriller, mistério, crime, e também tem romance :-)
História: «Jerry Fletcher (Mel Gibson), um taxista de Nova Iorque obcecado por conspirações, sabe quem são os dirigentes secretos, manipuladores e assassinos que realmente controlam tudo. Quando tenta informar a advogada do Departamento de Justiça Alice Sutton (Julia Roberts) do que se passa, acaba por ser corrido do escritório dela. Não tarda para que ambos tenham de correr para salvar as suas vidas. As duas estrelas conspiram suspense, romance e reviravoltas ao ritmo da contagem dum taxímetro em hora de ponta. Uma teoria meia desvairada que Jerry inclui num panfleto que publica, pode ser verdade. O misterioso Dr. Jonas (Patrick Stewart) e os seus homens tentam eliminá-la - e também aos seus autores. "Eu não sei o que sei, mas sei que é grande", diz Jerry. O que nós sabemos é que Teoria da Conspiração é grande entretenimento.»
Já deu na tv claro.

A 4ª parte de Arma Mortífera chegou em 1998, 4 anos depois do 3 e 11 depois da 1ª parte.
Sinopse: "Pura dinamite! A equipa responsável pela criação de ARMA MORTÍFERA voltou a acertar em cheio, em Lethal Weapon 4, um filme alucinante e carregado de emoção. Mel Gibson e Danny Glover regressam no inseparável duo de polícias Riggs e Murtaugh, enquanto Joe Pesci nos traz novamente a irrequieta e hilariante personagem, Leo. Murtaugh continua o mesmo homem de família. Riggs continua imprevisível, sempre prestes a explodir e - será que é verdade? - um homem de família! O seu hipotético casamento com Cole (Rene Russo) é uma das novas atracções neste estrondoso e cativante filme onde contracenam igualmente o popular comediante Chris Rock e a estrela internacional de filmes de acção Jet Li. Sinos de casamento, balas, gargalhadas explosivas - este filme está completamente carregado!"
Filme que se deve ver bastante bem, leve, enfim entretenimento.



O próximo filme já trouxe do video-clube. Data de 2003, ou seja, o realizador esteve cerca de 5 anos parado.
História: «A popular estrela de acção PAUL WALKER (Velocidade Furiosa) lidera um valioso elenco como um grupo de jovens arqueólogos que enfrentam a aventura - e os perigos - das viagens no tempo, em TIMELINE - RESGATE NO TEMPO, '...uma inesquecível e excitante viagem...' dirigida por RICHARD DONNER (Arma Mortífera) e baseada no romance best-seller de MICHAEL CRICHTON (Parque Jurássico). Durante escavações no vale da Dordonha, em França, uma nova invenção de uma equipa de pesquisa científica, uma máquina de viajar no tempo, enviou inadvertidamente o professor e arqueólogo Edward Johnston (BILLY CONNOLLY, O Último Samurai) para a França do século XIV... colocando-o no meio da violenta Guerra dos Cem Anos, entre franceses e ingleses. A única esperança de Johnson de ser salvo reside no seu filho Chris (Walker), no seu professor assistente Andre Marek (GERARD BUTLER, Lara Croft - Tomb Raider - O Berço da Vida) e em vários dos seus alunos. Os intrépidos viajantes no tempo têm de fazer a mesma perigosa jornada e, com oito horas apenas à sua frente, têm de percorrer um território hostil e devastado pela guerra para descobrir o professor e para o resgatar antes que ele passe à História para sempre.»
2 frases - "BRAVEHEART AO ESTILO DO SÉCULO XXI" -Eric Patrick, FOX-TV (MIAMI) + "De cortar a respiração, uma aventura de alta tecnologia, com adrenalina e emoção do princípio ao fim"-Earl Dittman, WIRELESS MAGAZINE
Locais de filmagens no Canadá, República Checa e Califórnia, nos Eua.
Tem bons extras o dvd, gostei de ver o filme, mas nem está bem classificado no imdb.

Para encerrar então os filmes já lançados pelo Donner, chegou em 2006 - 16 Blocks - acção, crime, drama e thriller.
Sinopse:
"UM POLÍCIA EM QUEM NINGUÉM ACREDITAVA, UMA MISSÃO QUE NINGUÉM QUERIA...
1 Testemunha, 118 minutos, 16 quarteirões
Bruce Willis (Jack Mosley) é um detective pouco convencional com fama de bêbedo inveterado que tem que entregar sã e salva a testemunha fundamental do julgamento de um caso de corrupção policial.A única forma de garantir o cumprimento do seu dever é assegurar a sobrevivência da testemunha (Mos Def) enfrentando a distância que os separa do Tribunal e arriscando a cada momento a vida de ambos.Implacavelmente perseguidos, a tudo recorrem em desesperadas e arriscadas tentativas para vencer o que se afigura inevitável: a morte dos dois."
Ainda com David Morse, tenho de ver qualquer dia.

2 comentários:

  1. Olá Pedro ;)
    Sobre os filmes de Richard Donner: os 2 "Superman", "A Mulher Falcão", "Os Goonies", "Arma Mortifera" (os dois 1ºs), "Scrooged", "A Força da Ilusão", "Maverick", "Assassinos" e "Teoria da Conspiração", já os vi.
    Gostaria muito de ter em DVD, "A Mulher Falcão", "Os Goonies" e os "Arma Mortifera", mas não os encontro em nenhum lado á venda.
    Qaunto aos 2 primeiros, eles passaram muitas vezes na tv nacional, "Os Goonies" de vez em quando passa no canal Hollywood.
    "Scrooged" é um filme engraçado de se ver. Já o vi há muitos anos, na SIC se não estou em erro. Quanto ao Óscar, deves de estar a referir-te á melhor caractrização (é o nome técnico que se dá para maquilhagem).
    "A força da Ilusão" também já o vi há uns anitos, também no Hollywood. É um filme dramático, vi-o na altura e chegou para mim, não é nada que me marcasse, pelo menos para mim, como é óbvio.
    Os 3 últimos que menciono no incio, são muito bons, pelo menos eu gostei. "Assassinos" talvez seja o menos forte em termos de qualidade (apesar de eu ter gostado).
    ;) :) :P

    ResponderExcluir
  2. Olá de novo ;)
    Não sei se tens o canal Hollywood, mas ainda assim, fica a informação caso estejas interessado:
    21/03 - Sáb. - 19:30 - Os Goonies
    23/03 - 2ª - 13:10 - A Força da Ilusão (este mais dificil por ser dia de semana).
    Desculpa mais uma vez, mas não sei se estás interessado ou não ;)

    ResponderExcluir