sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Jean-Pierre Jeunet

Este realizador vai ser o que vai ter o texto mais pequeno, o mais rápido a ver a sua carreira revisitada. Isto porque tem "apenas" 5 filmes, vindo mais um a caminho (está em fase de pós-produção).
Trata-se do francês Jean-Pierre Jeunet, nascido a 3 de Setembro de 1953.
Começou nos anúncios de tv e videoclips. Depois conheceu o designer/desenhador Marc Caro, com o qual fez 2 curtas de animação, em 1978 e 1980 (L'Évasion + Le Manège). Fizeram outro, e foram ganhando prémios em França. Antes do 1º filme longa duração realizado, Jeunet fez mais 2 curtas, estas sem a colaboração do Caro.



Mas os 2 estavam destinados a voltar a colaborar, e em 1991 lá chegou Delicatessen. Com o actor Dominique Pinon, que vai ser uma constante nos filmes do realizador.
Tive oportunidade de ver o filme, é bem "marado", no sentido em que mistura géneros, mas sobretudo pelo estilo visual.
Sinopse: "Para os Parisienses do século XXI, uma grave escassez de alimentos significa que, ou se come o jantar ou passa-se a ser o prato principal. Talhantes ávidos de lucro começam a cortar os inquilinos às fatias e a vendê-las como lombo de primeira. Felizmente, alguns estranhos habitantes locais conseguiram descobrir formas dissimuladas de sobreviver num mundo atormentado pela praga da desconfiança, da fome e do canibalismo."
É uma comédia negra, bem classificada no imdb, recomendo!

Assim como se vê muito bem o seguinte filme realizado pelo Jean-Pierre, La Cité des Enfants Perdus. Também consegui ver, requisitei da biblioteca de Oeiras.
História: "O maléfico Krank e os seus companheiros foram criados por um cientista louco. O problema de Krank é que ele vive atormentado pela sua incapacidade de sonhar. Acha então que o melhor é roubar os sonhos das crianças, mas como as assusta acaba por lhes tirar os pesadelos. Quando o irmãozinho de um homem-forte do circo é raptado, este (One) persegue-o e com a ajuda de outras excêntricas personagens, tenta acabar com o reinado do malvado Kronk e o seu exército de ciclopes."
Data de 1995, foi trabalhado pela dupla Jeunet/Caro durante quase 10 anos, e bastante inovador para a época, tendo sido mesmo necessário da parte dos 2 compinchas criar novos softwares para os efeitos especiais (a maior parte feito por Pitof, realizador de Vidocq e Catwoman).
Com o actor Ron Perlman (Hellboy), música do compositor italo-americano Angelo Badalamenti, e guarda-roupa do designer Jean-Paul Galtier.
O filme é suposto ser adequado para crianças, mas alguns consideram-no um pouco "negro".

O sucesso nos 2 filmes de estreia foi mesmo bastante, e Hollywood chamou a dupla para a 4ª parte do franchise Alien. Em 1997.
Alien - O Regresso: "Testemunhe o Regresso! Sigourney Weaver e Winona Ryder brilham neste incrível e extremamente esperado thriller.
Ellen Ripley (Weaver) morreu a lutar com um predador mortal. Duzentos anos mais tarde, e depois de oito horríficas experiências, ela está de volta. Um grupo de cientistas procedeu à sua clonagem - com a raínha dentro do seu corpo - na esperança de criar a arma perfeita! Mas a nova Ripley está pronta a surpreender os seus "criadores". E rapidamente o terror invade a nave que os transporta, e tudo fica fora de controlo. A fim de as terríveis criaturas, Ripley terá de fazer equipa com um grupo de traficantes e Call (Winona), um robô, também ela cheia de surpresas. Testemunhe se tiver coragem, o último filme da saga Alien, que nos traz emoções fortíssimas, espectaculares efeitos especiais e acima de tudo, um novo conceito para a palavra Terror."
Aqui estão as características da definitive edition, que eu tenho: http://www.dvdpt.com/a/alien_o_regresso_definitive_edition.php
E a foto da edição no meu outro blog: http://fotosdvds.blogspot.com/2009/02/jean-pierre-jeunet.html



2001 foi ano de retornar ao seu país natal, para um grande filme, que estará certamente no top de qualquer cinéfilo. Pelo menos de filmes não falados em inglês.
Sinopse: "Não é feliz a vida de Amélie. A mãe morreu no adro da Catedral de Notre-Dâme e o pai transferiu todo o seu afecto para um anão de jardim. Aos 22 anos, empregada de mesa em Montmartre, Amélie decide reparar a vida dos outros. Eis algumas das suas vítimas: a porteira, que chora pelo seu marido desaparecido, a hipocondríaca Georgette, e o "homem de vidro", eterno falsificador de Renoir. Um dia, Amélie conhece Nino. Empregado em part-time num comboio fantasma e numa sex-shop, é um coleccionador de fotografias abandonadas à volta das Photomatons. O jogo das escondidas vai começar..."
Com a bonita actriz Audrey Tautou, mais o actor/realizador Mathieu Kassovitz, penso que trouxe o filme da biblioteca, gostei muitíssimo de o visualizar, aliás qualquer pessoa fica rendida ao estilo visual, nomeadamente às cores alegres, aos décors/cenários, etc.
Não sei como não ganhou nenhum Óscar, nem para melhor filme estrangeiro. Estava nomeado para tal, assim como para outros 4.
Recomendadíssimo - Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain - uma comédia romântica.

Data de 2004 o último filme de Jeunet, mas já aí virá outro neste ano de 2009 (Micmacs à tire-larigot).
Requisitei na biblioteca, uma edição de 2 discos. Ainda não vi o filme, está em espera, mas não vale a pena adiar muito mais, seguramente vai ser outro filme que vou gostar de ver.
Um longo domingo de noivado - História: "Em 1919, Mathilde tinha apenas 19 anos. Dois anos antes, o seu noivo Manech partira para a frente de batalha na Somme. Como milhões de outros jovens antes dele, Manech foi "morto no campo de batalha". Ou pelo menos isso é o que diz o boletim oficial. Mas Mathilde recusa-se a acreditar. Se ele tivesse sido morto, ela saberia. Mathilde agarra-se à sua intuição e esperança com toda a paixão que a liga ao seu amor desaparecido, mesmo quando um sargento regressado da frente tenta em vão convencê-la que Manech morreu numa trincheira na terra-de-ninguém, na companhia de quatro outros soldados condenados à morte por ferimentos auto-infligidos. O seu percurso está repleto de obstáculos mas Mathilde não vacila - pois nada é impossível para uma mulher que está decidica a desafiar o próprio destino..."
"Avassaladoramente belo, espantosamente audacioso e por vezes muito divertido... vai mudar a forma como sentimos o amor e a guerra." - Joe Morgenstern, WALL STREET JOURNAL

Um comentário:

  1. Confesso que não vi nenhum outro filme de Jean-Pierre Jeunet, mas o filme da minha vida é sem dúvida Amélie. Adoro este filme e já o vi mais de um dezena de vezes. Todo o filme, banda sonora (também comprei), guião, fotografia, realização, actores é excelente!!!
    Também tenho curiosidade de ver "Um Longo Domingo de Noivado", mas ainda não houve possibilidade. Fica para outra altura.
    Fica bem :D

    ResponderExcluir