sábado, 7 de fevereiro de 2009

Michael Mann

Era para escolher um realizador francês, mas fica mais para a frente.
Venha agora o Michael Mann! Também não deve "demorar" muito, não fez tantos filmes como os anteriores realizadores.
Nascido a 5 de Fevereiro (olha foi anteontem) de 1943, em Chicago, nos EUA, começou a sua carreira nos finais dos anos 70, escrevendo para séries tais como "Starsky and Hutch".
Estudou na Universidade de Wisconsin - Madison, assim como na International Film School, em Londres. Foi produtor executivo da série dos anos 80 "Miami Vice", que ele levou para o cinema recentemente.
Tem raízes ucranianas da parte do pai. Nomeado para 4 Óscares, 3 deles com o filme "The Insider".
O 1º filme realizado (para tv) foi "The Jericho Mile", de 1979, e foi bastante elogiado. Com actores como Peter Strauss, Brian Dennehy e Geoffrey Lewis. Um drama de prisão, com crime associado, um tema que ele tem sido mestre a explorar nos seus filmes. Mas ao que parece termina com desporto (corrida) este filme, o preso é convidado para as Olímpiadas. Ganhou 3 Primetime Emmys.

1981 foi ano de "Thief", um filme que salvo erro já o vi no video-clube, ou então para venda algures.
«James Caan ao seu melhor nível, no papel de um duro e desenrascado ladrão profissional, preso entre as famílias do crime organizado de Chicago e os polícias corruptos, nesta "história forte e cativante" (Los Angeles Magazine). Michael Mann, que produziu Miami Vice e Violência em Chicago escreveu e realizou este aliciante e visualmente deslumbrante "golpe" - um drama conhecido por "o melhor desta geração desde Quando a Cidade Dorme" mencionou o New West Magazine. Filmado nas ruas chuvosas e escorregadias de Chicago, O Ladrão Profissional é um retrato fiel do drama que caracteriza a vida de um profissional do crime, dentro de um clima de tensão e suspense e com ares incrívelmente realistas, que nos prende ao ecrã, do princípio ao fim do filme. "Os pormenores e detalhes da tecnologia do golpe, vêem directamente da Guerra das Estrelas" os diálogos com "a pujança e a força de um shot alcoólico" (Roling Stone). Também com a interpretação da estrela da música country, Willie Nelson e James Belushi (Saturday Night Live), O Ladrão Profissional "vai envolvê-lo e agarrá-lo de uma forma tão intensa, que nunca o irá largar" (Newsweek).»
Ainda com outro actor conhecido, Dennis Farina, interessava-me bastante ver o filme.
Para finalizar, até a revista Playboy comentou o filme (na altura acho eu): "Violento, surrealmente belo... surpreendentemente autêntico!"

Em 1983 Mann tentou o género terror, mistério. "The Keep", pelos vistos não existe em Portugal em dvd. Com actores conhecidos, mais em http://www.imdb.com/title/tt0085780/ e com argumento também do realizador. Ele que tem estado envolvido na escrita de todos os seus projectos como director, excepção do "Colateral".

1986 foi ano de (ao que parece) um excelente filme. "Manhunter", com William Petersen (Gil Grissom no CSI Las Vegas).
História: "Passaram-se três anos desde que Will Graham (Petersen), um perito do FBI em traçar perfis de criminosos, decidiu entregar o seu distintivo e retirar-se da força. Capturar Hannibal "O Canibal" Lecter levou-o até à beira do abismo e quase o fez perder a sanidade. Agora Jack Crawford (Dennis Farina) o antigo patrão de Will aparece à sua porta com um homicídio que mais ninguém consegue desvendar...
Thomas Harris apresentou o serial killer Hannibal Lecter ao mundo no seu DRAGÃO VERMELHO, que foi adaptado primeiro ao ecrã por Michael Mann como CAÇADA AO AMANHECER. Apesar deste thriller psicológico não ter obtido a notoriedade de outras adaptações de obras de Harris, o trabalho de Mann está longe de ser pobre nas interpretações, narrativa e realização. William Petersen tem uma interpretação convincente como agente do FBI, suportada por Joan Allen (O DIÁRIO DA NOSSA PAIXÃO, SUPREMACIA) e Brian Cox (A ÚLTIMA HORA, X-MEN 2)."
Vi o dvd à venda, mas parece que não tem extras, apesar de dever ser um filme bastante bom, não irei comprar, pelo menos para já. Mas claro que quero visualizar, até porque (como leram atrás) está relacionado com Hannibal Lecter, esse mesmo do "Silêncio dos Inocentes", etc.

Em 1987 realizou um episódio da série "Crime Story", com Dennis Farina, entre outros. Já tinha também realizado outro episódio, desta feita da série "Police Woman", 10 anos antes.

Em 1989 realizou o segundo filme que foi directo para tv. "L.A. Takedown". Mais acção, crime, drama, thriller, tudo coisas que Michael Mann se tornou pródigo em filmar. 97 minutos de duração, num filme que, pelo que estou a ler na sua página do imdb, era previsto ser um episódio piloto de uma nova série de tv, mas tal não sucedeu, e o filme foi refeito pelo Mann em 1995, como "Heat". Ou seja, pelo que se percebe, e até acho que está escrito na capa deste "L.A. Takedown", há muitas coisas paralelas/iguais com o grande filme que veio mais tarde.

1992 foi ano de "O último dos Moicanos", um filme que ao que parece não tem edição nacional em dvd. Com Daniel Day-Lewis, Madeleine Stowe. Aventura, romance, guerra, gostava bastante de tê-lo.
Tropas britânicas e francesas batalham na América colonial, com o auxílio de vários grupos de guerra nativo Americanos. Passado no século XVIII, tribo dos Moicanos, com apenas 2 a restarem, e mais um "branco" adoptado (deve ser o Daniel Day-Lewis).
Recusam entrar nas milícias inglesas em 1757, querem liberdade. No caminho para o Kentucky, interceptam índios a atacarem um pequeno regimento inglês, incluindo 2 mulheres filhas do Coronel.

Tenho mesmo de o ver. Venceu Óscar para melhor som. E vejam a quantidade de locais de filmagem (sobretudo na Carolina do Norte) - http://www.imdb.com/title/tt0104691/locations

1995 foi então ano de um grande sucesso. Só podia, com actores como Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight, Ashley Judd, Natalie Portman, etc. Acho que nunca o vi completo, mas recordo-me de umas cenas passadas numa carrinha, que acho que capota e saem de lá os gajos armados. Quase 3 horas de filme, muito bem classificado e do agrado dos apreciadores de filmes.
Sinopse: "Quando Pacino e De Niro se juntam num mesmo filme, o resultado só pode ser um: bombástico!!! Escrito e realizado por Michael Mann, Heat - Cidade Sob Pressão inclui cenas verdadeiramente espectaculares, tendo sido mesmo consideradas "...as melhores cenas de acção dos últimos tempos." (Mike Clark, USA Today). Mais Tom Sizemore e os referidos anteriormente fazem parte de um memorável conjunto de actores secundários nesta brilhante saga. Vincent Hanna (Pacino), um polícia de Los Angeles, após um sangrento assalto a um banco, dá início a uma perseguição sem tréguas ao bando liderado pelo mestre do crime Neil McCauley (De Niro), um homem tão astuto quanto ele.
Heat - Cidade Sob Pressão ultrapassa largamente as espectativas sobre filmes do género, entrando no domínio das obras-primas da sétima arte."
Frase final: "Imponente. Verdadeiramente épico. Uma obra prima. Totalmente original."



1999 foi ano de mais um excelente filme. "The Insider" no título original, o nacional vê-se na foto. Assim como 7 nomeações para Óscares, incluindo melhor filme. O realizador também recebeu nomeação, assim como o actor Russell Crowe (viria a ganhar no ano seguinte com "Gladiador").
História: "Filme poderoso, O INFORMADOR vai deixá-lo agarrado à cadeira à medida que relata a cadeia de eventos que opôs um homem vulgar contra um grande negócio, e que por fim, arrastou várias pessoas para a luta das suas vidas. Al Pacino, vencedor de um Oscar em 1992, com "Perfume de Mulher" (Um Domingo Qualquer, O Advogado do Diabo) e Russell Crowe (L.A. Confidential, Alaska Escaldante) contracenam juntos numa luta por uma questão de saúde pública carregada de emoção. E, rapidamente, descobrem o poder que as gigantes corporações têm para se defenderem. Este absorvente thriller conta também com a interpretação de Christopher Plummer (Malcom X) e Gina Gershon (A Outra Face). O INFORMADOR irá fazê-lo estremecer com as suas incríveis reviravoltas."
Já deu na rtp este filme, uma vez eu queria-o ver, e acho que começei mesmo, mas não acabei. Era mais novo, apreciava outro tipo de filmes, com mais acção, etc. Tenho que vê-lo com olhos de ver!
As outras nomeações para Óscar foram: cinematografia, montagem, som e argumento adaptado (Eric Roth e Michael Mann).

2001 foi ano de boxe. Filme que tenho em dvd, comprado e visto este ano, no início de Janeiro.
Fotos aqui: http://fotosdvds.blogspot.com/2009/02/michael-mann.html
Sinopse: "Cassius Clay / Muhammad Ali (WILL SMITH) é uma das personagens mais afectuosas da História dos EUA: campeão, líder e grande figura mediática. Com determinação, resistência física, agressividade e inteligência, Muhammad Ali transformou para sempre a vida de muitos americanos. Os seus combates, tanto fora como dentro do ringue, deram a conhecer todos os aspectos da sua vida.
Belinda, a esposa; Angelo Dundee, o treinador; Brew Brown, o conselheiro; Howard Bingham, o fotógrafo e biógrafo; e Fernie Pacheco, o médico, foram testemunhas de excepção do seu arriscado comportamento e das suas acções fora do comum.
Um épico sobre o desportista mais querido e polémico de todos os tempos. Um homem cuja influência se estendeu muito para além das quatro linhas.
Um filme que mostra a vida, tanto do homem como do campeão, desde o começo da sua carreira até ao grande combate contra Foreman."
Nomeados para Óscar foram os actores Will Smith e Jon Voight. Ainda com outros actores, como Jamie Foxx e a mulher do Smith, Jada Pinkett.
Gostei de ver, excelente representação do Will sem dúvida, assim como do pai da Angelina Jolie. O filme é sólido, bom nos combates de pugilismo também.



E aqui vêm os 2 últimos filmes do realizador. Ambos com o actor Jamie Foxx. Um passado em Los Angeles, outro em Miami. Adorei ambos, o 2º vi-o no final do ano passado. O 1º quero rever em breve com comentário audio, tenho o dvd gravado.
"Colateral" - 2004, cerca de 120 minutos.
"Vincent (Tom Cruise) é um assassino profissional frio e calculista, no topo de carreira.
Max (Jamie Foxx) é um simples motorista de táxi com grandes sonhos, mas sem resultados. Nesta noite fatal, Max vai transportar Vincent durante a sua missão - uma noite, cinco paragens, cinco assassinatos e uma fuga discreta. Juntos durante toda a noite, com as suas vidas em rota de colisão - nenhum destes homens vai voltar a ser o mesmo. Esta noite tudo se vai alterar...
O Realizador 'conduziu de uma forma perfeita o enredo como nunca antes se tinha visto' (Film Comment) neste intenso thriller de primeira linha que o Los Angeles Times classificou como 'Perfeição'."
2 nomeações para Óscar, 1 para o actor Foxx, outra para montagem.
Com uma grande música dos Audioslave - "Shadow on the sun", Los Angeles filmada à noite talvez como nunca, recomendo vivamente. Até o Cruise brilha, como já tinha conseguido em "Magnolia", "Jerry Maguire" e "Nascido a 4 de Julho".

"Miami Vice" - 2006, cerca de 134 minutos.
"Ricardo Tubbs (O vencedor do Oscar Jamie Foxx, com Ray) e Sonny Crockett (Colin Farrell, S.W.A.T. - Força de Intervenção e O Novo Mundo) trabalham como agentes secretos no ambiente quente e pesado da Florida, infiltrando-se no escuro e corrupto abismo dos meandros da droga. Mas à medida que a temperatura sobe em Miami, Sonny envolve-se num romance com Isabella (Gong Li, Memórias de uma Gueixa) a mulher de um traficante de armas. Crockett e Tubbs são progressivamente empurrados para o limite, até que de repente, a linha que separa os polícias dos outros se torna perigosamente ténue.
Escrito e realizado por Michael Mann, Miami Vice leva-o, a um ritmo alucinante, numa dura viagem carregada de acção até ao mundo das armas e do tráfico de droga onde um distintivo não vale nada."
Deu-me grande gozo ver o filme no meu leitor de dvd, grande estilo visual, paisagens, o Farrell com a oriental grande cena no barco a caminho de Cuba (ao som de música do Moby). Depois mais música dos Audioslave.
"Uma obra de crime visualmente excitante e sempre actual"
Vale a pena mirar. Adaptação da série de tv com o Don Johnson, também há à venda em dvd.

E deste Michael Mann resta dizer que vem um filme brevemente a caminho (estreia na América dia 1 de Julho). Com Christian Bale e Johnny Depp, e muitos outros. ui promete - "Public Enemies" - http://www.imdb.com/title/tt1152836/
Parece que se passa nos anos 30, deve ser de gangsters, etc. Sou capaz de ir ver ao cinema, espero que tenho boa companhia (feminina). :-)

E existem rumores para outro projecto, "Frankie Machine"?

Até breve, Mann!

2 comentários:

  1. Aqui estou eu de novo...
    O filme "O Ultimo dos Moicanos" se não tem, já teve, edição portuguesa, pois já o vi á venda (á alguns anos) na Fnac. Eu agora também ando á procura dele, mas não o encontro á venda em nenhum lado, se calhar só mesmo no dvdgo :( pois os espanhóis estão sempre mais á frente.
    Também tenho Ali, muito bom o filme. De resto, só conheço o "Informador", que também é muito bom, ainda não vi mais nenhum deste realizador.
    Bom, vou continuando a estar com atenção ao teu blog ;) Força!!!

    ResponderExcluir
  2. Aluguei "Ladrão profissional" no sábado passado, vi o filme, bem interessante. Agarra o espectador, passado em Chicago, bom desempenho do Caan.

    ResponderExcluir