quarta-feira, 4 de março de 2009

Jan de Bont

Bem, tenho aqui preparados numa pasta no computer tantos e tantos realizadores (e algumas realizadoras também, mulheres irá chegar a vossa hora em breve hehe), vou já "despachar" outro director que fez poucos filmes.
Holandês este Jan de Bont, nascido em Eindhoven no dia 22 de Outubro de 1943.
Antes de realizar o primeiro filme, no ano de 1994, traalhou em imensos outros. Mais propriamente como cinematógrafo/director de fotografia, tendo-se tornado popular e assim dado o salto para a realização. Tinha uma mente criativa e boa mentalidade para técnicas de câmara de filmar.

Aqui está o 1º filme do homem, saído nos cinemas apenas em 1994, como já referi atrás.
No fim-de-semana do Carnaval trouxe a definitive edition para casa, estava contente, 2 discos, bons extras, o filme no disco 1, com os comentários audio, e tal, mas afina... o disco 1 estava aldrabado, seria o da edição simples antiga.
Claro que fui devolver, reavendo os 8€, no Jumbo de Cascais. Não estará lá mais nenhum, para testar se também estariam assim aldrabados, eu tinha interesse em ter a edição, mas paciência, fica para mais tarde, quem sabe.
Sinopse deste Speed - Perigo a alta velocidade: "Agarrem-se bem para uma torrente de emoções fortes, acrobacias de cortar a respiração, e romance inesperado, num filme que quererá rever outra e outra vez. KEANU REEVES é Jack Traven, um especialista da polícia de Los Angeles com a missão de desactivar uma bomba colocada num autocarro por um chantagista sedento de vingança (DENNIS HOPPER). Mas até conseguir fazê-lo, Jack e a passageira SANDRA BULLOCK têm de manter o autocarro a alta velocidade pelas ruas de Los Angeles, a mais de 90 quilómetros à hora - senão a bomba explodirá. Uma perseguição a todo o gás, carregada de energia, suspense, e desvios surpreendentes, SPEED é uma viagem que decerto fará com que toda a gente se agarre ao assento."
Ainda com Jeff Daniels, Joe Morton e Alan Ruck.
Levou para casa 2 Óscares de Hollywood - para melhor som e melhores efeitos sonoros. Tinha uma 3ª nomeação para edição, mas não venceu.
Aqui está o que tive cá em casa, mas por poucos dias: http://www.dvdpt.com/s/speed_perigo_a_alta_velocidade_definitive_edition.php



O sucesso foi tal com o 1º filme realizado, que em 1996 dirigiu outro muito bom filme, também cheio de efeitos especiais e adrenalina.
Sinopse: "Nesta rodopiante aventura com emoções vertiginosas e efeitos especiais aterradores, Helen Hunt e Bill Paxton interpretam o papel de cientistas que perseguem a frente climatérica mais destrutiva que varreu o Corredor de Tornados, no centro dos Estados Unidos, nos últimos 50 anos. Graças ao lançamento de sensores electrónicos no vórtice do tornado, os cientistas esperam obter dados suficientes para criar um sistema de alerta aperfeiçoado. Porém, para o conseguirem, terão de interceptar a trajectória mortífera do tornado.
A perseguição já começou!"
Lembro-me que o aluguei no videoclube Blockbuster, gostava de ter em dvd, sei que está penso que ainda à venda por cerca de 5/6€ nos Jumbos, talvez compre.
Diverti-me bastante a ver o filme, está bem real e a câmara coloca-nos lá quase no meio dos tornados, mérito do Jan de Bont concerteza.
Com mais actores conhecidos, como Cary Elwes, Jami Gertz, Philip Seymour Hoffman e Jeremy Davies.

Infelizmente para o realizador, (por um lado não há que ter pena, pois terá ganho muito dinheiro com os 2 primeiros filmes) no ano a seguir com a sequela do Speed as coisas ruíram.
Não estou exactamente neste momento a perceber bem porque é que o filme, lançado apenas 3 anos depois do 1º está tão mal classificado no imdb. O Keanu Reeves saíu, mas manteve-se a Sandra Bullock, e outro excelente actor veio fazer de vilão. Talvez porque as pessoas gostaram mesmo bastante do 1º Speed, e também algumas inconsistências no argumento ou exageros na acção deste 2º filme.
Sinopse: "Agarre-se ao seu colete salva-vidas, porque a estrondosa sequela de Speed chegou ao alto mar. Sandra Bullock repete o seu papel como Annie Porter, uma jovem que espera passar umas belas férias nas Caraíbas, com o seu namorado (Jason Patric), a bordo do paquete mais luxuoso do mundo. Mas a sua viagem até ao paraíso torna-se mortífera quando um louco (Willem Dafoe) toma o controle do navio e o leva num rumo à destruição.
Uma viagem explosiva, conduzida pelo intrépido realizador Jan De Bont, Speed 2 - Perigo a bordo cavalga as maiores ondas à maxima velocidade."



Em 1999 o realizador aproximou-se do género terror. Foi mais um filme que não teve grande sucesso nem louvores da parte dos críticos e espectadores, e está mesmo classificado abaixo dos 5 valores no imdb.
Sinopse: "Neste triller sobrenatural de o fazer saltar da cadeira, que conta com as estrelas mais famosas de Hollywood, um estudo sobre o medo, transforma-se num pesadelo de fazer parar o coração, para um professor (Liam Neeson) e três pacientes (Catherine Zeta-Jones, Owen Wilson e Lili Taylor), encurralados numa misteriosa mansão. Durante mais de um século, a escura e proibitiva Hill House estava deitada ao abandono... ou pelo menos assim parecia. Intrigado pelo passado histórico da mansão, o Dr. Marrow atrai os os seus três pacientes - Theo, Nell and Luke - ao local, para uma suposta experiência sobre o sono. Mas desde o momento da sua chegada, Nell parece misteriosamente atraída pela casa... e a atracção é incrivelmente, mútua. Quando começa a anoitecer, o estudo torna-se num pesadelo, à medida que os pacientes descobrem os segredos assombrados que vivem dentro das paredes de Hill House. Não perca os espectacular efeitos especiais, à medida que a Hill House revela a sua íra sobrenatural."
Lembro-me de o ver, não desgostei completamente, mas para alguns users do imdb é dos piores filmes de terror já feitos. Também um pouco longo, quase 2 horas, mas merece a sua oportunidade... ou talvez não.

O 5º e último filme realizado pelo de Bont data já do ano de 2003. Foi a sequela de Tomb Raider - Lara Croft: The Cradle of Life (O berço da vida).
Tenho em dvd, gravado de original, qualquer dia vou rever o filme com a faixa audio com o comentário do director ligada.
História: "Lara Croft (Angelina Jolie) está de novo em acção e enfrenta a sua mais perigosa missão: recuperar o que as antigas civilizações acreditavam ser a essência de todos os males, a Caixa de Pandora. Ela tem de percorrer o mundo todo, da Grécia a Hong Kong, passando pelo Quénia e muitos outros locais, para apanhar a caixa, antes que ela seja encontrada por um maníaco cientista (Ciaran Hinds) cujo plano é usá-la para aniquilação em massa. Para esta aventura, Lara recruta o seu antigo parceiro - Terry Sheridan (Gerard Butler) - um perigoso mercenário que antes tinha traído Lara e o seu país. Ela sabe que ele é o melhor para esta missão, mas será que pode confiar nele outra vez? Junte-se a Lara, enquanto ela passa por furiosos duelos corpo a corpo, terríveis tiroteios e saltos no vazio de cortar a respiração para tentar salvar o antigo artefacto... e o futuro da humanidade."
Ainda com Djimon Hounsou e o alemão Til Schweiger, é um filme entretenimento para agradar a muita gente, mas no final se calhar acaba por ter efeitos especiais exagerados, assim como exagero nas roupas (e bikinis e fatos isotérmicos) da Angelina.

Em relação ao realizador, resta dizer que tem em pré-produção um novo filme, vai ser género uma sequela do Point Break de 1991. Aquele com o Patrick Swayze e Keanu Reeves, este pelo título Indo é capaz de se passar na Indonésia. Mas parece que vão filmar (ou já estarão) na Austrália e em Singapura.
Como cinematógrafo/director de fotografia, Jan de Bont esteve em filmes tais como Die Hard, Instinto Fatal, Arma Mortífera 3.

Um comentário:

  1. Olá!!!
    De Jande Bont, já vi todos os filmes. Na minha colecção tenho os 2 últimos - A Mansão e Lara Croft 2. Gosto bastante da Mansão, mesmo que a critica seja contra... é certo que é um bocado exagerado, mas ainda assim, gosto do filme.
    Quanto aos "Speed"... o 1º é muito bom, enquanto que para mim o 2º não foi nada assim de extraordinário (mesmo com a Sandra Bullock). Se tiver ideias de comprar, será apenas o 1º.
    Efectivamente, o Twister, esteve á venda (não sei se ainda continua) nos Jumbos e tive para comprar, mas vi outros mais interessantes e tive que optar (o dinheiro infelizmente não estica).
    Espero que não estraguem o Ruptura Explosiva - adoro este filme. Na maioria não tenho gostado muito dos remakes que se vão fazendo, por isso espero que ele não estrague o filme :(
    Fica bem ;)

    ResponderExcluir