terça-feira, 30 de junho de 2009

Andrew Niccol


Algum tempo de interregno, regresso no último dia do mês, para destacar mais alguns "movie makers".
Andrew Niccol, nascido a 1 de Janeiro de 1964, na Nova Zelândia.
Como realizador apenas tem 3 filmes no currículo, estando em pré-produção um novo, que deverá chegar no próximo ano, 2010.
Foi nomeado para Óscar pelo argumento original de Truman Show. Também é dele a história do The Terminal, filme dirigido pelo Steven Spielberg.



Gattaca (1997) - «Rotulado como um 'In-Válido', num mundo geneticamente perfeito, Vincent (Ethan Hawke) tem poucas hipóteses para concretizar a maior ambição da sua vida - ser piloto espacial da Gattaca Corporation.
No entanto, demonstrando uma coragem brutal, opta por intrincados subterfúgios para enganar as autoridades. E está prestes a embarcar num foguetão, quando um assassínio ameaça expor a sua identidade ilegal.»
http://www.dvdpt.com/g/gattaca_edicao_especial.php

S1m0ne (2002) - Frase: Foi criada... uma estrela.
História: Ele ficou sem a protagonista do seu próximo filme. Agora, para salvar a sua carreira, Viktor Taransky (o galardoado actor Al Pacino, Perfume de Mulher, 1993) terá que encontrar a actriz ideal capaz de substituir a antecessora. Ideia brilhante, S1MØNE. Ela é bonita, talentosa e perfeita em todos os aspectos, excepto um. Não é real! Mas mesmo assim, o público vai apaixonar-se por uma estrela completamente virtual.
É através das luzes, das câmaras, das imensas distrações que Viktor vai tentar manter toda a verdade da última sensação de Hollywood.
É um filme delirante, divertido e astuto, "genial e fantástico" (Larry King, Larry King Live), onde a ficção e os efeitos especiais estão tratados de forma sublime.

Lord of War (2005) - Frase: "A primeira e mais importante regra do negócio das armas é nunca ser alvejado pela sua própria mercadoria."
Sinopse: Baseado em factos reais, Senhor da Guerra é uma história de acção situada no mundo internacional do negócio de armas. O filme segue as pisadas de um dealer, Yuri Orlov (Nicholas Cage), desde o início dos anos 80, em Little Odessa, onde começou por vender armas a pequenos gangsters do bairro, até à sua ascensão, já nos anos 90, como um importante negociante no mundo obscuro da venda de armas.
Na sua busca pelo sucesso, Orlov aventurou-se por algumas dos mais mortais zonas de guerra, numa luta constante para se manter sempre um passo à frente do agente da Interpol (Ethan Hawke), dos seus rivais no negócio e até mesmo dos seus clientes, cuja lista incluía alguns dos mais famosos ditadores. Acaba por enfrentar a sua própria consciência mas, no final, ele apenas vende as armas... não carrega no gatilho.

Um comentário: