quinta-feira, 11 de junho de 2009

John Hughes


John Hughes é mais um nome aqui para o blog. Nasceu no dia 18 de Fevereiro de 1950 em Lansing, no estado de Michigan, Estados Unidos da América.
Escritor/argumentista de muitos filmes conhecidos, como Que Paródia de Férias, Sozinho em Casa, Beethoven, começou a realizar a meio da década de 80.



Sixteen Candles (1984) -

The Breakfast Club (1985) - Frase: Cinco desconhecidos sem nada em comum a não ser... eles próprios
História: Eles eram cinco estudantes sem nada em comum e na eminência de passar o Sábado presos na biblioteca da escola. Às 7 da manhã nada tinham para dizer uns aos outros, mas pelas 4 da tarde já tinham partilhado todos os seus segredos e tornado-se bons amigos.
John Hughes, criador do aclamado Dezasseis Primaveras, escreveu, dirigiu e produziu esta hilariante e até mesmo tocante comédia protagonizada por Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald e Ally Sheedy.
Se para toda a gente eles não passavam de o Atleta, o Cérebro, o Criminoso, a Princesa e o Excêntrico, entre eles seriam sempre O Clube.



No mesmo ano de 85, Weird Science.

1986 foi ano de Ferris Bueller's Day Off.
História: «Ferris Bueller. Um tipo relaxado. Abençoado com um sentido mágico do que é não fazer nada. Um modelo para todos os que se levam demasiado a sério. Alguém que sabe dar o devido valor a um dia de gazeta.
O Rei dos Gazeteiros relata os acontecimentos num dia de um jovem muito especial, Ferris Bueller (Matthew Broderick). Um certo dia de Primavera, já perto do ano de finalista, Ferris não resiste a um impulso muito forte de não ir à escola e dirigir-se ao centro de Chicago com a namorada (Mia Sara) e o melhor amigo (Alan Ruck), para ver as vistas, gozar um dia de liberdade e provar que, com um pouco de engenho, muita coragem e um Ferrari vermelho, a vida aos 17 anos pode ser muito divertida!»
Mandei vir de Inglaterra por 4€ a edição da foto, que tem comentário audio do realizador.
Existe uma 2ª edição, especial, sem comentário audio, mas com documentários. http://www.dvdpt.com/o/o_rei_dos_gazeteiros_edicao_especial.php



Planes, Trains & Automobiles (1987) - Neal Page é um executivo de publicidade que apenas quer voar para casa, em Chicago, e passar o Dia de Acção de Graças com a família. Mas tudo o que o Neal Page consegue é miséria. Miséria chamada Del Griffith - um fala-barato, mas adorável vendedor que conduz Neal numa viagem através do país que não os leva a lado nenhum, simplesmente não lhe permite provar o seu perú.
Steve Martin (Neal) e John Candy (Del) são absolutamente fabulosos no papel de dois homens com a habilidade de transformar uma situação má, numa ainda pior. Se é doloroso, engraçado, ou simplesmente maluco, acontece a Neal e Del em Antes Só, Que Mal Acompanhado. É o pesadelo de qualquer viajante, numa comédia que se transforma em realidade!

She's Having a Baby (1988) -



89 foi ano de Uncle Buck.
Sinopse: John Candy é um solteirão, bonacheirão e despreocupado, que tem de cuidar de uns sobrinhos durante uma crise familiar.
O tio Buck, que não está habituado a esta vida e que gosta de se divertir, deixa de boca aberta os seus pequenos parentes Miles e Maizy, com as suas contundentes refeições e a sua maneira original de lavar a roupa. Mas esta atitude não impressiona toda a gente, a começar por Tia (Jean Kelly), a sobrinha adolescente, e Chanice (Amy Madigan), a sua impaciente noiva.
O tio Buck é mesmo a última pessoa em quem se devia pensar para cuidar de crianças.

Por fim, em 1991, chegou Curly Sue.

4 comentários:

  1. O Rei dos Gazeteiros é um simbolo cinematográfico dos anos de 1980, no que às comédias diz respeito. Sempre que revejo o filme recordo-me da minha adolescência.

    ResponderExcluir
  2. Filipe, estive a ver o filme ontem. Lembrava-me basicamente da cena na parada com a música "Twist & Shout" dos Beatles. Engraçado como se calhar nunca vi o filme completo, mas talvez sim, por isso terei-o revisto agora.

    ResponderExcluir
  3. Tenho o de Breakfast Club, que adoro e também já vi Uncle Buck e Curly Sue...
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Um especialista da comédia, mas mais pela escrita. Na realização é impossível não destacar duas pérolas: 'O Rei Dos Gazeteiros' e 'Antes Só Que Mal Acompanhado'.

    Abraço.

    ResponderExcluir