quinta-feira, 16 de julho de 2009

Peter Bogdanovich


Peter Bogdanovich - nascido a 30 de Julho de 1939 em Kingston, Nova Iorque.



Targets (1968) - Na sua estreia na realização, Bogdanovich tece duas histórias distintas que se cruzam num confronto terrível.
No que parecem ser acontecimentos sem qualquer relação, a velha estrela de filmes de terror Orlok (Boris Karloff) anuncia a sua retirada, e um homem aparentemente vulgar (Tim O'Kelly) acumula um arsenal de espingardas e pistolas. Com o desenrolar da história, O'Kelly torna-se um atirador assassino, aparecendo num cinema ao ar livre onde Orlok vai fazer a sua última aparição em público.

The Last Picture Show (1971) - Numa pequena cidade do Texas, na década de 50, um grupo de jovens enfrenta a passagem da adolescência à maturidade, marcados por uma sociedade reprimida, em mudança e onde o cinema e tudo o que ele representa morre nas mãos do poder da televisão.
Um elenco excepcional encabeçado por Jeff Bridges e Cybill Shepherd, levou A Última Sessão a receber oito nomeações para os Oscars em 1972, vencendo Ben Johnson e Cloris Leachman como Melhor Actor e Actriz Secundários, pelas suas memoráveis interpretações.



What's Up, Doc? (1972) - Barbra e Ryan – uma dupla cómica clássica.
Sinopse: Que se Passa Doutor? é uma homenagem, e um regresso, ao estilo explosivo das comédias românticas clássicas dos anos Trinta, que contribuiu para a revelação de uma das mais encantadoras duplas românticas da história do cinema: Barbra Streisand e Ryan O'Neal.

Ria, e deixe-se levar pelo caos gerado por uma simples troca de malas, pelos diálogos hilariantes, pelo excelente exemplo da arte de demolição de quartos de hotel, e por uma das mais divertidas sequências de perseguição de sempre pelas ruas de São Francisco.

Descubra porque Que se Passa Doutor? é a pergunta que está na boca de todos nesta genial comédia com um delicioso e divertidíssimo argumento de Buck Henry, David Newman e Robert Benton, uma realização carinhosa e arrebatadora de Bogdanovich, e um elenco de intérpretes absolutamente hilariantes (entre os quais Madeline Kahn, na sua estreia no grande ecrã).

Paper Moon (1973) - Ryan O'Neal faz dupla com a sua filha Tatum neste inteligente, caloroso e divertido filme de época, pelo qual Tatum venceu um Óscar®, no seu primeiro papel no cinema.
Ryan O'Neal interpreta o bem falante vigarista Moses Pray, viajando através do Kansas durante a era da Grande Depressão com um carro cheio de Bíblias de luxo, um dente de ouro por detrás de um sorriso convincente e uma lista de recém viúvas para atacar. Addie (Tatum O'Neal) é uma órfã fumadora de nove anos que trabalha com ele e mostra ao mestre um ou outro truque do seu próprio repertório. Madeline Kahn oferece uma divertida e neurótica interpretação de Trixie Delight, que vai com eles pelo caminho, até Addie decidir que ela se pode meter entre si e Moses - o que, obviamente, não pode acontecer...



74 foi ano de Daisy Miller.
Cybill Shepherd está magnífica como Daisy Miller, uma mulher que fez o que quis, mas raramente agradou a alguém, a não ser a si própria.
Daisy Miller - Uma Mulher às Direitas é uma adaptação da novela clássica de Henry James sobre uma americana expatriada vivendo na Europa com a mãe e o irmão mais novo. Daisy é muito liberal e está muito à frente do seu tempo, e o seu comportamento escandaliza a alta sociedade vitoriana de 1878.

E 75 de At Long Last Love.
Musical, comédia romântica, com Burt Reynolds e Cybill Shepherd.



Nickelodeon (1976) - comédia. http://www.imdb.com/title/tt0074964/

Saint Jack (1979) - drama, com Ben Gazzara. http://www.imdb.com/title/tt0079843/plotsummary



No ano do meu nascimento (1981) dirigiu They All Laughed.
Nova comédia, neste ano em que nasci, com Audrey Hepburn, de novo Ben Gazzara, John Ritter e Colleen Camp.

4 anos depois, em 85, chegou Mask - Este extraordinário filme é baseado numa história verídica de Rocky Dennis, um adolescente com uma doença que desafiou toda a ciência médica ao continuar vivo, cuja cara se assemelha a uma máscara bizarra. Cher no seu primeiro papel principal, interpreta a sua mãe, Rusty. Com a ajuda desta e de uma intensa determinação para viver, Rocky ultrapassa a dor, a solidão e o preconceito, para emergir como um jovem notável que se torna numa inspiração para a sua turma e professores.
Realizado com sensibilidade e sinceridade nítida por Bogdanovich, a Máscara realça as incríveis interpretações de Cher e Eric Stultz, juntamente com um poderoso elenco. É um tributo prosaico ao herói que se esconde em cada um de nós.



1988 foi ano de Illegally Yours. Como se vê na foto, Rob Lowe protagoniza esta comédia, com apenas 4 valores no imdb.

Seguiu-se, em 1990, Texasville - "Jeff Bridges e Cybill Shepherd têm aqui os papeis das suas carreiras e Annie Potts é soberba" (Chicago Tribune) como os três lados de um triângulo amoroso, cada vez mais fora de forma. Adaptado de um conto de Larry McMurtry, esta sequela do oscarizado A Última Sessão, reune todo o elenco de estrelas original - incluindo Cloris Leachman, Randy Quaid, Eileen Brennan e Timothy Bottoms - bem como o realizador Bogdanovich para um "profundo e agradável reencontro" (The Philadelphia Inquirer)!

História
: Ela está de volta. Jacy Farrow (Shepherd) a rapariga que destroçou o coração a Duane Jackson (Bridges) voltou a Anarene Texas. E agora Duane não está unicamente atormentado por um negócio problemático, uma mulher sarcástica (Potts) e um filho arruaceiro - que lhe rouba a amante - mas também por Jacy, que regressou para se encontrar e encontrar o amor que deixou para trás.



Noises Off... (1992) - Michael Caine, Christopher Reeve, Nicollette Sheridan são 3 dos vários nomes presentes nesta comédia romântica, classificada com 7 no imdb.

The Thing Called Love (1993) - era para ter encomendado este filme na net, por apenas 4€. Drama musical (dá para perceber pelos chapéus na foto do dvd), e com comédia e romance igualmente. Nos actores bons nomes como River Phoenix, Samantha Mathis, Dermot Mulroney e Sandra Bullock. http://www.imdb.com/title/tt0108327/plotsummary



94 foi ano de curtas, realizou 1 de 4 em Picture Windows. Os outros realizadores foram John Boorman e Norman Jewison.

Directo para tv foi, em 1996, To Sir, with Love II.
Frase: Com ele aprenderão a lição mais importante das suas vidas
História: Mark Trackeray (Sidney Poitier) após trabalhar trinta anos como professor de história em Londres, aceita uma oferta para leccionar numa escola a sul de Chicago. Ao chegar à nova escola enfrenta um grupo de alunos indisciplinados, conflituosos e violentos... Adolescentes marcados pela sociedade e carregados de ódio. Mark, determinado a ganhar a confiança dos alunos, terá como única arma a sua experiência de vida. Entretanto, o reencontro com o seu amor perdido, fá-lo confrontar-se com a verdadeira razão de ter vindo para a América.
Em 1967, Sidney Poitier protagonizou O Ódio que Gerou o Amor. O filme converteu-se num grande êxito e continua a ser um dos clássicos mais importantes de Hollywood. Em Escola de Ódio, sequela de O Ódio que Gerou o Amor, Sidney Poitier retoma o papel de "Sir" numa das suas mais brilhantes interpretações.



Rescuers: Stories of Courage: Two Women - para tv em 97. Com Elizabeth Perkins e Sela Ward.

A Saintly Switch - mais directo para tv, em 99. Filme para família, com fantasia, desporto, com a actriz Vivica A. Fox. http://www.imdb.com/title/tt0164683/



The Cat's Meow (2001) - Frase: Há segredos que não ficarão por revelar.
Sinopse: O argumentista vencedor de um Oscar, Steven Peros e o aclamado realizador Peter Bogdanovich oferecem-nos agora O Miar do Gato, um olhar extraordinário sobre o fatal passeio dos "alegres e divertidos" a bordo do iate privado do magnata de comunicações William Randolph Hearst em Novembro de 1924, que juntou algumas das personalidades mais conhecidas do século e do qual resultou um assassinato ainda não resolvido e silenciado desde então. Hearst e a amante, a actriz Marion Davies zarparam de San Pedro, no sábado de manhã, como os anfitriões de um pequeno grupo que incluía o brilhante e egocêntrico Charlie Chaplin, o cineasta pioneiro Thomas Ince, preocupado com os seus recentes reveses financeiros, a ambiciosa colunista de boatos Louella Parsons e a excêntrica romancista britânica Elinor Glyn. Depressa o óbvio salta à vista e embora a atmosfera seja graciosa e repleta de duplos sentidos, o engano e a mentira estão também na ordem do dia.

The Mystery of Natalie Wood (2004) - feito para tv. História aqui: http://www.imdb.com/title/tt0389121/plotsummary



2004 foi ano de mais tv, com Hustle. Com Tom Sizemore, é uma biografia desportiva, mais propriamente sobre um jogador de baseball que se viciou nas apostas.

Tom Petty and the Heartbreakers: Runnin' Down a Dream (2007) - documentário.

Está em produção, e será que estreia ainda neste ano de 2009, The Broken Code.
http://www.imdb.com/title/tt0794266/

Um comentário:

  1. Um realizador com um início de carreira fulgurante, que, infelizmente, praticamente desapareceu de cena a partir dos meados dos anos 90.

    Dois enormes filmes: 'The Last Picture Show' e 'Paper Moon'. Merecem estar na galeria do melhor do melhor do cinema.

    Abraço.

    ResponderExcluir