terça-feira, 28 de julho de 2009
Peter Weir
Agora chega o australiano Peter Weir.
Nascido no dia 21 de Agosto de 1944, em Sydney, província de New South Wales.
The Cars That Ate Paris (1974) - comédia, terror, mistério, thriller. http://www.imdb.com/title/tt0071282/
Picnic at Hanging Rock (1975) - Baseado em factos verídicos que ainda permanecem por resolver nos dias de hoje, Piquenique em Hanging Rock está envolto em temor, misticismo e uma lânguida sensualidade adolescente.
No ano de 1900, um grupo de alunas de liceu vai fazer um piquenique no dia de São Valentim. Duas delas nunca mais irão voltar... Com este belo e perturbante filme, o realizador Peter Weir marcou a alvorada de uma nova era para o cinema australiano.
77 foi ano do The Last Wave.
História: Durante um forte tempestade nocturna em Sidney, um jovem aborisne é encontrado morto depois de uma rixa num bar.
Cinco aborígenes são acusados do seu homicídio, David Burton (Richard Chamberlain), um advogado com pouca experiência é escolhido como advogado de defesa.
Determinado a quebrar o silêncio deles e a descobrir a verdade por detrás de uma sociedade secreta que ele suspeita existir, David descobre algo mais, uma profecia que ameaça um novo Armagedão, onde todo o continente poderá ficar submerso.
Seguiu-se, em 1981, Gallipoli.
É uma história de como a irresistível atracção da aventura e do desconhecido, combinados com o orgulho nacional, juntam dois homem (Mel Gibson e Mark Lee) no exército australiano, em 1915. Eles atravessam continentes e oceanos, sobem as pirâmides e andam sobre as ancestrais areias do Egipto, para se encontrarem com o seu regimento, na famosa Batalha de Gallipoli. Os ecos da História misturam-se com o seu destino, quando eles se tornam parte de uma lendária confrontação da 1ª Guerra Mundial, entre a Austrália e os Turcos, que estavam aliados com os Alemães - uma batalha que é para os australianos, o que o Alamo é para os americanos.
http://www.dvdpt.com/g/gallipoli_edicao_especial_de_coleccionador.php
82 foi ano do The Year of Living Dangerously.
Com Mel Gibson e Sigourney Weaver, este drama romântico passado na guerra ganhou Óscar para melhor actriz secundária (Linda Hunt). Foi filmado na Austrália e nas Filipinas.
História em http://www.imdb.com/title/tt0086617/plotsummary
Witness (1985) - Quando uma jovem mulher Amish e o seu filho são apanhados no meio de um homicídio de um agente dos narcóticos à paisana, o seu salvador acaba por ser o duro detective de Filadélfia, John Book.
Harrison Ford é sensacional no papel de Book, o polícia que se vai infiltrar no mundo sem violência de uma comunidade Amish, na Pennsylvania. O resultado final é uma luta pela vida e pela morte, cheia de acção, misturada com uma corrente mais sensível de preocupação e amor proibído.
http://www.dvdpt.com/a/a_testemunha_edicao_especial_de_coleccionador.php
No ano a seguir, 86 - The Mosquito Coast - aventura, com drama e thriller, nomeado para 2 globos de ouro (melhor banda sonora e melhor actor Harrison Ford). Também com Helen Mirren, River Phoenix e Jason Alexander, foi filmado no Belize.
Dead Poets Society (1989) - Quando o carismático John Keating (o vencedor do Óscar Robin Williams) é admitido como novo professor de Inglês num colégio particular para rapazes, os seus métodos de ensino pouco convencionais irão revolucinar as tradicionais práticas curriculares.
Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. CLUBE DOS POETAS MORTOS, um dos mais brilhantes sucessos de bilheteira da história recente do cinema, arrebatou audiências e crítica em todo o mundo com as suas brilhantes actuações, cativante história e soberba realização!
Green Card (1990) - comédia romântica, também com drama. Gérard Depardieu e Andie MacDowell são os protagonistas. Nomeado para Óscar de melhor argumento, da autoria do próprio realizador Peter Weir.
Em 93 chegou Fearless. Novo drama, e nova nomeação para Óscar, desta feita coube à actriz secundária Rosie Perez. Outros nomes presentes na película são Jeff Bridges, Isabella Rossellini, John Turturro e Benicio Del Toro. http://www.imdb.com/title/tt0106881/
The Truman Show (1998) - Ele é a estrela do espectáculo - mas não sabe.
Jim Carrey tem tantas críticas e audiências como o inconsciente Truman Burbank, neste maravilhoso filme que relata a história de um homem cuja vida tem servido de base, 24 horas por dia, a um grandioso espectáculo de TV.
Truman não dá conta de que a sua singular terra natal é um gigantesco estúdio, montado por um visionário produtor / realizador / criador (Ed Harris), onde os moradores e trabalhadores são actores de Hollywood. Até a sua perfeita mulher é uma actriz contratada. Gradualmente, Truman vai enlouquecendo. E o que consegue com a sua descoberta vai fazer-nos rir, chorar e entreter, como poucos filmes o fizeram até hoje.
2003 foi o ano do seu último filme - Master and Commander: The Far Side of the World - "UM ÉPICO HISTÓRICO QUE VALORIZA A DIMENSÃO HUMANA... DE UM REALISMO IMPRESSIONANTE."
Sinopse: Quando o navio de "Lucky" Jack Aubrey (Russel Crowe) é atacado de surpresa por um inimigo mais poderoso, apesar dos graves estragos do navio e de grande parte da tripulação estar ferida, Aubrey entra numa perseguição de tudo ou nada, para interceptar e capturar o seu inimigo. É uma missão que pode decidir o futuro de uma nação - ou destruí-lo a ele e à sua tripulação.
Com a realização de Peter Weir, três vezes nomeado para o Oscar® nesta categoria e o vencedor do Oscar® de melhor actor Russel Crowe, o verdadeiro senhor do ecrã nesta espectacular aventura épica sobre liderança e coragem num dos maiores épicos de sempre.
Ganhou estatuetas douradas para melhor fotografia e melhor edição de som.
Tenho edição 2 discos.
http://www.dvdpt.com/m/master_and_commander_o_lado_longinquo_do_mundo_director_edition.php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário