domingo, 31 de maio de 2009

Alan J. Pakula


Vou debruçar-me agora em Alan J. Pakula. É o 2º realizador já falecido que abordo no blog. No imdb nem havia informações sobre a sua data de nascimento (já vi que foi em 1928) nem de falecimento (1998).



A sua estreia atrás das câmaras deu-se em 1969, com The Sterile Cuckoo.

2 anos depois (71) chegou Klute.



Love and Pain and the Whole Damn Thing (1973) -

No ano a seguir (74), The Parallax View - A Última Testemunha, um soberbo drama sobre as paranóias de um homem que se descobre serem incrivelmente justificadas pela realidade, é um dos melhores thrillers políticos jamais realizados.
História: Warren Beatty é Joe Frady, um dos oito repórteres que testemunham o assassinato de um candidato político. Quando os outros sete morrem em 'acidentes', Joe começa a duvidar da versão oficial de que um louco isolado fora o responsável pelos crimes. Em vez dessa explicação, imagina uma sofisticada cadeia de assassinos altamente treinados. Mas os pesadelos de Joe não são nada, em comparação com a bizarra verdade que ele desvenda.



1976 foi ano de All the President's Men.
Frase: Por vezes pareceu que a maior história de sempre lhes ia custar os empregos, as reputações... e talvez as suas próprias vidas.
"Um filme de investigação extremamente empolgante." -David Shipman, CINEMA: THE FIRST HUNDRED YEARS
Sinopse: No edifício Watergate, as luzes acendem-se a meio da noite, quatro ladrões são apanhados em flagrante... e as revelações que se irão seguir vão levar à demissão de um Presidente e a um dos mais célebres escândalos políticos de sempre. Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), dois repórteres do Washington Post, agarraram a hstória e mantiveram-se fiéis aos seus instintos apesar das dúvidas pessoais, desmentidos oficiais e pressões externas. Os Homens do Presidente é a história por detrás da história. Baseado no livro autobiografico dos dois jornalistas, o filme conquistou quatro Óscares da Academia em 1976 (Melhor Actor Secundário para Jason Robards, Melhor Argumento Adaptado para William Goldman, Melhor Direcção Artística e Melhor Som). Mergulhe nos bastidores de um grande jornal, onde a missão é conseguir a notícia - e garantir a autenticidade dos factos.

E em 78 Pakula realizou Comes a Horseman.



Starting Over (1979) - Burt Reynolds interpreta o papel de Phil Potter, um pacato e tímido editor de uma revista que tenta organizar de novo a sua vida depois da mulher Jessica (Candice Bergen) decidir tornar-se independente, como compositora e intérprete.
Jill Clayburgh interpreta a professora meio tonta que o tenta ajudar a ultrapassar as barreiras emocionais, mas não será nada fácil: ele ainda está apaixonado pela ex-mulher. Amar de Novo está recheado de humor e de encanto, desde o estilo muito próprio de cantar de Bergen até ao ataque de nervos de Reynolds mesmo no meio dos armazéns Bloomingdale. Quer Bergen quer Clayburgh foram nomeadas para os Óscares pelos seus papéis neste delicioso conto contemporâneo.

Rollover (1981) -



Sophie's Choice (1982) -

Dream Lover (1986) -



87 foi ano de Orphans.

Seguiu-se, em 89, See You in the Morning.



1990 viu chegar Presumed Innocent.
Frases: Algumas pessoas são capazes de matar por amor. + É sempre perigoso presumir.
História: Presumível Inocente é um mistério repleto de suspense, um thriller sensual, um intenso drama de tribunal e um fenomenal veículo para o talento de Harrison Ford.
Ford interpreta um procurador público envolvido numa tórrida relação extraconjugal com uma colega de trabalho (Greta Scacchi) - uma sensual mulher que é brutalmente assassinada.
Acusado do crime, a sua luta para provar a sua inocência desvenda uma teia de mentiras e paixões secretas. Brian Dennehy, Bonnie Bedelia, Raul Julia e Paul Winfield completam um elenco de excepção sobre a direcção magistral de Pakula.
Como um verdadeiro mestre do suspense, o realizador transforma o best-seller de Scott Turow num exame crítico do sistema legal americano descobrindo que a espada da justiça tem dois gumes.

Consenting Adults (1992) - Quando a convivência de dois casais de vizinhos ultrapassa os limites do socialmente correcto, está montado o cenário para uma escandalosa teia de obsessão sexual, traição e assassínio!
O vencedor de um Oscar da Academia, Kevin Kline (1998, Melhor Actor Secundário - Um Peixe Chamado Wanda) e Mary Elizabeth Mastrantonio (Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões) aquecem o ecrã neste erótico thriller do consagrado mestre do suspense, Alan J. Pakula. Contando igualmente com as brilhantes interpretações de Kevin Spacey e Rebecca Miller, SÓ PARA ADULTOS, é um filme que o vai surpreender!



93 foi ano de The Pelican Brief. O Dossier Pelicano título nacional.
Sinopse: Julia Roberts e Denzel Washington são os actores principais deste thriller de primeira qualidade baseado no "best-seller" de John Grisham.
Dois juízes do Supremo Tribunal foram assassinados e uma estudante de Direito (Roberts) exprime as suas suspeitas sobre as mortes num dossier especulativo que provoca ondas de choque que atinguem o mais alto nível da governação americana. Ela e um decidido repórter de investigação (Washington) querem dar a conhecer aquilo que descobriram -se viverem até poder fazê-lo. A corrida começou e os dois são mais do que fugitivos. São alvos em movimento.

1997 viu chegar o último filme assinado por este realizador.
Tratou-se do The Devil's Own.
História: Tom O'Meara (HARRISON FORD), polícia nova-iorquino de ascendência irlandesa, acolhe em sua casa Rory Devaney (BRAD PITT), um jovem irlandês recentemente emigrado nos Estados Unidos. Entre ambos cresce uma grande amizade, até ao dia em que Tom descobre que Rory é algo mais que um amigo... Rory é um dos mais temíveis e procurados assassinos do IRA.

2 comentários:

  1. Os Homens do Presidente é um filme extraordinário!

    ResponderExcluir
  2. É um realizador pouco lembrado, mas quando começamos a ver melhor a lista dos seus filmes pode-se constatar que tem uma série deles de primeira água. Destaco 'Klute', 'All The President's Men', 'Sophie's Choice', 'Presumed Innocent', 'Consenting Adults', 'The Pelican Brief' e 'The Devil's Own'.

    Abraço.

    ResponderExcluir