sábado, 16 de maio de 2009

Tony Scott


Chega agora a vez de Tony Scott. Irmão mais novo do também realizador Ridley Scott, que foi o 1º nome que abordei aqui no blog. 4 meses depois, vale a pena deixar aqui umas linhas sobre este man, que tem filmes bem conhecidos no seu currículo.



The Hunger (1983) - Frase: Nada humano ama para sempre.
Opinião: "Elegante! Explícito! Vai-vos roubar o fôlego!"
-LOS ANGELES TIMES
História: Miriam Blaylock é uma coleccionadora de obras renascentistas, antigos colares egípcios, amantes... e almas. Formosa e bem viva, Miriam é uma vampira sem idade vivendo num elegante bairro de Manhattan. Mas neste filme - inspirado no romance de Whitley Strieber (Wolfen) - «vampiros» não é uma palavra que vai ouvir. Em vez disso, o realizador estreante Tony Scott traz-nos uma sensual e sofisticada interpretação do mito, e ao mesmo tempo deliciosamente gótica e contemporânea. Catherine Deneuve irradia uma macabra beleza no papel de Miriam, abençoada com beleza eterna e amaldiçoada com uma voracidade insaciável. David Bowie é o seu marido e companheiros, John. No amor, na vida, e nas suas paixões sanguinárias, eles são inseparáveis. Quando John começa inesperadamente a envelhecer procura a ajuda de uma investigadora de geriatria (Susan Sarandon). Mas Miriam logo começa a pensar na atraente cientista como uma substituta para John, afinal a sua Fome é insaciável.

Top Gun (1986) - «Uma hábil combinação de acção, música e fabulosa fotografia aérea fizeram de Top Gun, Ases Indomáveis o grande êxito de 1986.
Este filme é uma apaxonante visão dos perigos e emoções que cada piloto espera ter, numa prestigiada academia de aviação do Exército. Tom Cruise oferece-nos uma soberba actuação como Maverick Mitchell, um jovem e destemido piloto, destinado a ser o melhor; e Kelly McGillis no papel de uma deslumbrante professora, disposta a ensinar a Maverick algumas coisas que não se podem aprender nas aulas.»
Edição especial dvd 2 discos (vale a pena ter): http://www.dvdpt.com/t/top_gun_ases_indomaveis_edicao_especial.php



No ano a seguir (87), Beverly Hills Cop II - Isto está a aquecer outra vez! E Eddie Murphy está fresco como nunca nesta incrível sequela de grande êxito de O Caça Polícias.
Axel Foley (Murphy) está de volta - de volta aonde não pertence! Ele vai andar «muito, muito, muito disfarçado» pelas colinas elegantes da Califórnia do Sul, disparando o seu arsenal de balas de fogo e piadas fulminantes contra um bando de traficantes internacionais de munições.
De volta estão, também, Judge Reinhold e John Ashton, nos parceiros de Murphy na luta contra o crime. O realizador mantém o ritmo, o frenesim e o divertimento do costume.

1990 foi ano de dose dupla. 1º com Revenge -



Depois com Days of Thunder - O acelerar dos motores. A febre das corridas profissionais de automóveis.
Dias de Tempestade apresenta-nos as mais espectaculares corridas de carros alguma vez levadas ao ecrã.
Tom Cruise interpreta o papel do jovem condutor Cole Trickle, cujo talento e ambição se vêem superados pela necessidade constante de vencer. Descoberto por Tim Daland (Randy Quaid), um homem de negócios, Cole tem na sua equipa o lendário desenhador e construtor de carros, Harry Hogge (Robert Duvall - vencedor de um Óscar), para participar na Taça Winston Daytona 500.
Mas um brutal acidente quase termina com a carreira de Cole, que só com a ajuda da um bela doutora (Nicole Kidman) consegue readquirir a força de que necessita para competir, ganhar e viver.

Em 91 Tony realizou The Last Boy Scout.
Sinopse: Escrito por Shane Black (Arma Mortífera), A Fúria do Último Escuteiro é o campeão dos filmes de acção, uma aventura repleta de efeitos especiais e muito sentido de humor, passada no mundo do futebol profissional.
Bruce Willis e Damon Wayans são as estrelas, nos papeis de detective e de um jogador caído em desgraça, fazendo dupla para fugir às ciladas que lhes montam e aos golpes traiçoeiros que lhes tentam dar. Quando as coisas se complicam... eles ficam mais decididos. E divertidos. Eles vieram para competir. E para ajustar contas num jogo onde ser maior é ser melhor, a pancadaria é a valer e onde os maus acabam na "horizontal".



1993 foi ano do grande filme True Romance -

Em 95 chegou Crimson Tide.
Sinopse: O consagrado Gene Hackman (Imperdoável) e o sensacional Denzel Washington (O Dossier Pelicano) são as estrelas de MARÉ VERMELHA um sensacional thriller de suspense.
O capitão Frank Ramsey (Hackman), um sisudo veterano, e o seu novo primeiro oficial Rod Hunter (Washington) são apanhados no meio de uma crise global. A bordo de um submarino nuclear, dirigem-se para a Rússia onde um grupo de nacionalistas radicais ameaçam dar início à 3ª Guerra Mundial. Mas quando recebem uma ordem não confirmada para lançar os seus mísseis, Ramsey e Hunter entram em choque sobre a validade das ordens recebidas. Perante a ameaça dum holocausto nuclear, inicia-se um motim a bordo, à medida que a tripulação toma posições a favor de cada lado, numa confrontação que irá decidir os destinos do mundo.
Um êxito espectacular nas audiências de todo o mundo, MARÉ VERMELHA é um dos melhores filmes de acção de sempre.



The Fan (1996) - Com Robert De Niro e Wesley Snipes nos principais papeis, Adepto Fanático retrata com intensidade e com um suspense de "cortar à faca", a forma como um simples fã vive a carreira do seu ídolo. As suas vidas nunca se deveriam ter cruzado, mas o inesperado aconteceu. Gil Renard (De Niro) um simples vendedor de facas, leva uma vida amargurada. A sua única paixão é o baseball. O seu ídolo, Bobby Rayburn (Snipes), uma superestrela mediática que acabara de se transferir para a sua equipa de sonho, os Giants.
Embora posto em causa pela imprensa e pelo público, Renard, vivendo intensamente o percurso do seu ídolo, não se apercebeu que a carreira de Rayburn estava em declínio. E ao ver que Rayburn tinha sido preterido por outro jogador, a sua obsessão tornou-se doentia. Desde então ele estava disposto a tudo para lhe devolver o prestígio, até mesmo, cometer um crime.
O jogo Fatal vai começar.

Enemy of the State (1998) - Uma das estrelas de Hollywood naquele ano, Will Smith (MIB - Homens de Negro, Dia da Independência) junta-se ao consagrado Gene Hackman, duas vezes vencedor do Óscar da Academia, num poderoso thriller repleto de suspense onde a acção frenética se alia à mais moderna tecnologia de ponta! Robert Clayton Dean (Smith) é um advogado de sucesso em Washington que - sem se aperceber - recebe uma cassete de vídeo que relaciona um importante oficial da National Security Agency (o vencedor de um Óscar John Voight) a um assassínio político! Instantaneamente, todos os aspectos da outrora normal vida de Dean, tornam-se alvos de vigilância de uma equipa de mortíferos operativos da NSA que montam uma implacável campanha, com recurso a tecnologias jamais vistas, para descredibilizar Dean e recuperar a prova comprometedora! Contando ainda com a participação de Regina King (Jerry Maguire) num impressionante elenco de luxo, prepare-se para acção explosiva quando Dean desemperadamente corre pela vida e para provar a sua inocência... antes que seja tarde demais!



2001 foi ano de Spy Game.
A super-estrela Brad Pitt faz dupla com o vencedor de um Óscar® Robert Redford (Melhor Realizador, Gente Vulgar, 1980), nesta aventura de cortar a respiração.
História: Quando uma missão ultra-secreta e não autorizada corre mal, o agente da CIA Tom Bishop (Pitt) é capturado - e condenado à morte. Com apenas 24 horas para o resgatar vivo, o chefe de Bishop, Nathan Muir (Redford) tem de lutar com inimigos no exterior, e com o sistema no interior da CIA para salvar o seu amigo. Agora, o relógio já está a andar e a corrida contra o tempo começou... o jogo mais mortífero de todos explode neste thriller carregado de adrenalina, que segundo ABC Radio "vibra de tanto suspense!".

Beat the Devil (2002) - 10 minutos de acção nesta curta da Bmw, com Clive Owen, Gary Oldman, James Brown, Marilyn Manson e Danny Trejo. O conceito original foi de David Fincher.



Em 2004 veio Man on Fire.
Sinopse: Galardoado por duas vezes com o Óscar da Academia Denzel Washington (2001 Melhor Actor: Dia de Treino; 1989 Melhor Actor Secundário: Glória) incendeia uma obra-prima de caos e pandemónio neste poderoso thriller de acção. Bebedor inveterado, o desacreditado operacional da CIA John Creasy (Washigton) desitira da vida até o seu amigo Rayburn (Christopher Walken vencedor de um OSCAR 1978 Melhor Actor Secundário: O Caçador) lhe arranjar um emprego como guarda-costas de Pita Ramos (Dakota Fanning), uma menina de nove anos. A pouco e pouco Creeasy começa a ganhar um novo alento, mas quando Pita é raptada, ele solta a raiva incalculável que sente e nada o impedirá de se vingar.
Podia ter comprado esta edição especial 2 discos, por 5€: http://www.dvdpt.com/h/homem_em_furia_edicao_especial.php

No ano a seguir (2005), Domino - Frase: HÁ 10 MILHÕES DE DÓLARES EM JOGO.
Sinopse: Keira Knightley interpreta Domino Harvey, filha do lendário actor Laurence Harvey. Ela nasceu num meio rico e privilegiado, mas não era essa a vida que gostaria de levar. Deixando para trás a sua família e a sua carreira como modelo, Domino torna-se uma caçadora de prémios e junta-se a um invulgar grupo de degenerados para capturar criminosos que aproveitando a liberdade condicional se puseram em fuga.
O grupo transforma-se no mais famoso e infame de todos os caçadores de prémios de Los Angeles e assina um contracto com uma televisão para se tornarem estrelas num «reality show».
Devido a este contrato as suas vidas ficam seriamente afectadas, tendo que capturar os mais perigosos fugitivos ao mesmo tempo que tentam escapar a uma investigação do FBI.
O argumento é de Richard Kelly, responsável pelo inovador "Donnie Darko".



2006 foi ano de Deja Vu.
Frase: E se pudesses alterar o passado?
Do Produtor de "PIRATAS DAS CARAÍBAS"
Sinopse: Denzel Washington junta-se ao bem sucedido produtor Jerry Bruckheimer e ao aclamado realizador Tony Scott em Déjà Vu - um poderoso e alucinante thriller de acção, com uma surpreendente e inesperada reviravolta. Destacado para recolher provas após o rebentamento de uma bomba que gera uma catastrófica explosão num ferry em Nova Orleães, o Agente Doug Carlin (Washington) é afastado da cena e levado para um laboratório ultra-secreto do governo onde se encontra um aparelho controlador de tempo, que ajuda na luta contra o crime. Mas poderá Carlin ajudar a mudar o passado? Recoste-se no seu sofá, chegou o mais explosivo e intrigante filme do ano, uma experiéncia que irá querer repetir vezes sem conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário