sexta-feira, 1 de maio de 2009

Alex Proyas


Alex Proyas new name. Data de nascimento: 23 de Setembro de 1963, no Egipto.



The Crow (1994) - Surpreenda-se com este explosivo thriller repleto de acção que deslumbrou a crítica em todo o mundo e catapultou Brandon Lee (Missão Arriscada) para o estrelato, no que, tragicamente, foi o seu último desempenho!
Lee encarna Eric Draven, um jovem guitarrista que, juntamente com a sua noiva, é brutalmente assassinado por um implacável bando de criminosos. Exactamente um ano após a sua morte, Eric - na companhia de um corvo hipnótico - regressa à procura de vingança. Agora, dotado de força e visão sobrenaturais, não irá dar tréguas ao barão do crime e ao seu maquiavélico bando!
Com uma sensacional banda sonora, The Crow O Corvo é um deslumbrante espectáculo visual com muita adrenalina!

Dark City (1998) - «Quando o realizador Proyas encontra o designer de Stargate o resultado só podia ser Dark City, uma espectacular produção com um elenco de luxo (Rufus Sewell, William Hurt, Kiefer Sutherland e Jennifer Connelly). Ao acordar, num estranho hotel, numa estranha cidade, John Murdock (Rufus Sewell) jamais imaginaria que seria envolvido numa série de brutais assassinatos. Mas, por mais estranho que lhe parecesse, ele não conseguia recordar-se de tais acontecimentos. Na realidade as suas memórias tinham desaparecido e, por instantes, ele julgava-se enlouquecido. Confuso, parte à procura de uma justificação e, à medida que mergulha na cidade, descobre que esta é comandada por misteriosos homens de negro conhecidos por "The Strangers". Com a ajuda do impenetrável Doctor Schreber (Kiefer Sutherland), Murdoch inicia uma viagem contra o tempo em busca do passado. Será que o vai reencontrar?»
Grande filme, tenho de rever qualquer dia, quem sabe se em dvd adquirido, uma edição especial (bem merece o movie). Filmado na Austrália.



2002 foi ano de Garage Days. Frases: Sexo, Drogas e Rockn' Roll... Não necessáriamente por essa ordem.
Sinopse: Tu formas uma banda de rock para conseguir raparigas, certo? Então e se a tua namorada estiver na banda? E se também sentires uma forte atracção pela namorada do teu guitarrista?
Pia Miranda e Nick Gurry, protagonizam NO TRILHO DA FAMA, uma viagem ao mundo da música, da droga e das experiências novas, do universo Rock and Roll underground australiano.
Alex Proyas leva esta banda, do seu primeiro e vazio concerto, até...bem, isso já está a dizer tudo, não era? Esta comédia sobre as mudanças da idade lembra-nos que seja qual for o sucesso atingido, havemos sempre de nos lembrarmos dos dias de garagem.

Em 2004 realizou I, Robot.
História: «No ano 2035, os robots estão programados para viverem em harmonia com os humanos e fazerem parte do seu dia a dia. Quando um brilhante cientista da U. S. Robotics Corporation aparece morto, o detective de Chicago, Del Spooner (Will Smith) é chamado para a investigação do crime. Auxiliado por uma psicóloga de robots, a Dra. Susan Calvin (Bridget Moynahan), o detective Spooner descobre que o principal suspeito do caso poderá ser um robot. Mas quando Spooner se aproxima da verdade, ele vê-se apanhado numa corrida pela própria vida. Com o tempo a escassear, uma ainda maior ameaça, que desafiará toda a existência humana começa a emergir.»
Podia e devia ter comprado a edição especial 2 discos na Valentim de Carvalho por apenas 5 € (consegui imensos dvd's por este preço), mas não o fiz. http://www.dvdpt.com/e/eu_robot_definitive_edition.php a ver se compro esta.
O movie foi nomeado para Óscar de melhores efeitos visuais. Argumento de Akiva Goldsman, mais actores são Alan Tudyk (série Firefly), Bruce Greenwood, Chi McBride, etc.


Já estreou cá em PT o novo filme do Proyas - Knowing.
Com Nicolas Cage. Filmado na Austrália.

Um comentário:

  1. Deste realizador, já vi "The Crow" e não gostei e tenho "I, Robot" que gosto bastante.
    Bjs

    ResponderExcluir