quarta-feira, 6 de maio de 2009

John Carpenter


Back to United States. Aqui está John Carpenter. 16 de Janeiro de 1948 foi a data do seu nascimento. Oriundo de Carthage, em Nova Iorque.



Dark Star (1974) -

Assault on Precinct 13 (1976) - Frase: O FILME DE CULTO DE JOHN CARPENTER ESTÁ DE VOLTA.
História: «Seis membros do gang dos Street Thunder são mortos pela polícia. Os companheiros, que acabaram de roubar um carregamento de armas, juram vingar-se. Um homem encontra-se no local errado, no momento errado, e o gang mata-lhe a filha, a sangue frio. Perseguindo-os, consegue matar o responsável, refugiando-se numa esquadra da polícia.
Mas a 13ª Esquadra está prestes a ser desactivada. O Tenente Bishop, temporariamente aí colocado, não imaginava o que lhe estava reservado. Com um grupo de presos a caminho do corredor da morte, que ali fazem uma paragem de emergência, sem luz nem telefones para o exterior, e poucos homens às suas ordens, vê-se cercado pelo gang em fúria. A única solução é libertar os presos e pedir-lhes ajuda, se alguém se quiser salvar...»
Ainda não vi este, mas sim o remake de 2005. Gostei do recente.



Halloween (1978) -

No mesmo ano de 78 saiu directo para tv: Someone's Watching Me!



The Fog (1980) - "O Reverendo Malone, pastor da localidade de Antonio Bay, encontra um manuscrito e um crucifixo em sua casa. O diário do seu bisavô, escrito em 1880, relata o pânico da população local ante a perspectiva da chegada de leprosos à aldeia. Decidiram afundar o barco dos recém-chegados e roubar o seu ouro. Um século após estes trágicos acontecimentos, a população inteira de Antonio Bay está pronta a comemorar o seu centenário. Mas em plena cerimónia um espesso nevoeiro ganha forma sobre o mar, avançando rapidamente para terra..."
Tenho em dvd, vi e gostei (muito mistério), já o mesmo não se pode dizer tanto do remake, que também vi.
Com Adrienne Barbeau, Jamie Lee Curtis (não me lembro dela no movie), Janet Leigh.

Escape from New York (1981) - «O ano é 1997. Perante o aumento do índice criminal, os Estados Unidos transformaram a sua outrora grande cidade de Nova Iorque numa prisão de alta segurança onde os condenados são encarcerados para a vida. A um novo prisioneiro e ex-herói de guerra, Snake Plissken (Kurt Russell - Tudo por um Sonho e Vanilla Sky), é proposta liberdade em troca do resgate do Presidente dos Estados Unidos (Donald Pleasence - Regresso do Mal, A Grande Evasão) da ilha-prisão de Manhattan após o abate do avião presidencial por um terrorista. Uma aventura futurista.»
Ainda com Kurt Russell, Donald Pleasence, Isaac Hayes, Harry Dean Stanton.

The Thing (1982) - «Numa aliança perfeita, a mestria do terror de Carpenter e um desempenho fora de série a cargo de Kurt Russell juntam-se numa incrível concepção visual para dar corpo a esta arrepiante versão do clássico "The Thing", de John W. Campbell Jr.. No Inverno de 1982, uma equipa de 12 exploradores em missão numa estação de pesquisa na Antárctida descobre um ser extraterrestre enterrado na neve desde há 100,000 anos. Uma vez descongelado, o mutante extraterrestre provoca a devastação, cria o pãnico à sua volta e transforma-se num deles.»



O Carpenter estava a realizar 1 filme por ano, e estes próximos não foram excepção.

Christine, O Carro Assassino (83) - «Nasceu em Detroit ... numa linha de montagem de automóveis. Mas não é um carro qualquer.
No interior do seu chassi esconde-se o próprio diabo. É Christine - um Playmouth Fury de 1958 -, vermelho e branco, cujo único equipamento de série é um insaciável desejo de vingança, capaz de gelar o sangue a qualquer um e de destruir todo aquele que se mete no seu caminho. Seduz Arnie Cunningham (Keith Gordon), um rapaz de 17 anos, apaixonado por aquelas linhas estilizadas e curvilíneas...
Este automóvel exige uma devoção absoluta e incondicional, e se alguém tenta intervir, transforma-se logo em mais uma vítima da ira incontrolável de Christine. John Carpenter deu vida ao "best-seller" de Stephen King. Um filme de suspense de nos pôr os nervos em franja...»
Com Alexandra Paul (série Baywatch - Marés Vivas), Harry Dean Stanton e Kelly Preston. A rever este movie qualquer dia, a única vez que o terei visto foi na tv, e talvez incompleto.

Starman - O Homem das Estrelas (84) - «Carpenter apresenta uma odisseia romântica de ficção científica interpretada por Jeff Bridges (nomeado para Óscar), no papel de um alien inocente de um planeta distante que aprende o que é ser um homem apaixonado.
Quando a sua nave espacial é atingida e cai no Wisconsin, Starman (Bridges) chega à remota cabana de uma perturbada jovem viúva, Jenny Hayden (Karen Allen), e toma a forma do seu marido. O alien convence Jenny a conduzi-lo até ao Arizona, explicando-lhe que se não for apanhado pela sua nave mãe em três dias, morre.
Na sua pista estão agentes governamentais, com o intuito de apanharem o alien, vivo ou morto. Pelo caminho, Starman vai demonstrar o poder do amor universal, enquanto Jenny redescobre a capacidade humana de se apaixonar.» Quero o dvd, tem comentários audio, etc.



1986 foi ano de Big Trouble in Little China. As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarin título português hehe fabuloso.
Frase: Uma louca aventura no mundo subterrâneo!
Sinopse: «Dirigida pelo mestre do thriller, John Carpenter, esta aventura de sofá, tem como personagem principal Kurt Russell que representa Jack Burton, um condutor de camiões viciado em cocaína e com muita garganta. A sua vida aborrecida de viajante solitário pelas estradas sofre uma viragem sobrenatural quando a noiva do seu melhor amigo é raptada.
Tentando salvá-la, Jack vai até aos confins da Chinatown em São Francisco, um mundo sujo, governado por Lo Pan, um feiticeiro com 2000 anos que preside impiedosamente um reino de espíritos. Lutando contra demónios e presenciando horrores, Jack luta com as suas armas no domínio obscuro de Lo Pan para salvar a rapariga.
Kim Catrall que com ele contracena neste filme baseado em ficção científica com impressionantes efeitos especiais e que, com um fim realmente inesperado, o vai levar ao mundo subterrâneo de Chinatown.»
Este filme é épico para certa geração, na qual eu me poderia incluir (apesar de quem estiver na casa dos trinta dever conhecer melhor). Acho que só o vi há poucos anos, quando trouxe do videoclube, muito entretenimento e "cenas malucas". Para ver com um sorriso nos lábios, tem de tudo, a bela Kim Catrall, efeitos especiais, goofy things, etc.

Prince of Darkness (1987) -



Em 88 o director trouxe They Live.
Frases: ELES INFLUENCIAM AS NOSSAS DECISÕES, SEM O NOSSO CONHECIMENTO.
ELES ENTORPECEM OS NOSSOS SENTIDOS, SEM O SENTIRMOS.
ELES CONTROLAM AS NOSSAS VIDAS, SEM NOS DARMOS CONTA.
ENQUANTO NÓS DORMIMOS... ELES VIVEM!
Sinopse: «John Nada fez uma descoberta desconcertante. Ao colocar uns óculos de sol que descobriu por acaso, repara que tudo à sua volta parece ter mudado. As caras de algumas das pessoas com quem se cruza têm expressões estranhamente distorcidas. Por todo o lado, vê anúncios de néon cintilantes com estranhas mensagens e ordens inequívocas. John apercebe-se de que o mundo em que vive se encontra ocupado por extraterrestres. Tudo indica uma invasão meticulosamente planeada. As criaturas extraterrestres estão a saquear sistematicamente o planeta Terra - e praticamente ninguém consegue resistir à lavagem cerebral a que é submetido. Quando John se une a um movimento clandestino que almeja a destruição do quartel-general dos invasores, é descoberto e os extraterrestres iniciam a sua implacável captura...»
Tenho este filme em divx, tirei do emule na net, há uns aninhos atrás. Diverti-me bastante a vê-lo. Este Carpenter tem mesmo filmes porreiros, um bocado malucos mas muito fixes! hehe :)
http://www.imdb.com/title/tt0096256

Seguiu-se, em 1992, Memoirs of an Invisible Man.
História: Nick Halloway é um especialista da bolsa que durante uma visita à empresa Magnascopics, resolve escapar de uma palestra enfadonha para tirar uma revigorante soneca. Mas em vez de acordar refrescado Nick desperta sentindo-se um pouco estranho e para sua surpresa descobre que um misterioso acidente nuclear o deixou... invisível.
Os efeitos especiais e as gargalhadas combinam-se de forma espectacular neste filme em que Chevy Chase narra as suas Memórias de um Homem Invisível.
A invisibilidade de Nick revela-se um trunfo para escapar aos agentes do governo que o perseguem (em particular o astuto Sam Neill) e que estão detrás dos seus actuais problemas. Mas mesmo assim Nick encontra tempo para seduzir uma bela produtora de documentários (Daryl Hannah) de uma forma nunca vista.
Os magos da Industrial Light and Magic conjuram alguns dos seus mais espectaculares efeitos especiais para nos trazer esta espantosa comédia de acção. Um filme que dá um novo sentido à expressão: Ver para acreditar.



Em 93, Carpenter realizou 2 segmentos de Body Bags. Foi directo para tv. O outro realizador foi Tobe Hooper, e não creditado esteve Larry Sulkis.

In the Mouth of Madness (1994) - Frase: A REALIDADE JÁ NÃO É O QUE PARECE SER...
Sinopse: «A única cópia existente do mais aterrador livro de terror desapareceu juntamente com o autor, Sutter Cane. O último de uma série de Best-Sellers no país. O livro é tão poderoso que leva os seus leitores à insanidade.
John Trent, um investigador da companhia de seguros, é contratado pelo editor do livro para descobrir o paradeiro de Cane, mas o que ele descobre, de facto, é uma verdade tão terrível que poderá levar o mundo inteiro para o abismo da loucura.
É um sinistro e terrificante thriller (há quem diga que é o melhor na carreira do realizador - nunca vi, tenho de comprovar)... uma viagem pelo terror que o fará duvidar sobre o que é verdadeiro e o que é ilusão.»
Com Sam Neill, Jurgen Prochnow e Charlton Heston. Filmado no Canadá.



Village of the Damned (1995) - No Midwich, passa-se algo terrivelmente errado. Depois de uma força invisível ter invadido esta tranquila cidade costeira, dez mulheres descobrem que, inexplicavelmente, estão grávidas.
O médico da localidade, Alan Chaffee (Christopher Reeve) e Susan Werner (Kirstie Alley), uma cientista enviada pelo governo, unem esforços quando as mulheres dão à luz uma de cada vez... e o terror começa a reinar. Os habitantes de Midwich têm de encontrar maneira de deter estas crianças em A Cidade dos Malditos.
Já trouxe do videoclube, vê-se! http://www.imdb.com/title/tt0114852/

No ano a seguir (96) chegou Escape from L.A.
História: «O homem da pala no olho está de volta. O seu nome é Snake. Kurt Russell volta a juntar-se ao realizador John Carpenter e à produtora Debra Hill para fazer à "Grande Laranja" o que faz à "Grande Maçã" em Fuga de Nova Iorque - ainda com mais arrepios e acção futurista! Em Los Angeles, depois de um terramoto de 9.6, no ano de 2013, chega Snake Plisskin (Russell). A sua missão: vasculhar através dos marcos históricos de L.A., transformados em ruínas, para recuperar um dispositivo que pode provocar o fim do mundo.
Não perca o excitamento, quando Snake surfa através da Wilshire Blvd., dá saltos no Coliseu, foge a bombas no Parque Temático Happy Kingdom, e junta a toda a acção, um estranho grupo de amigos (Stacey Keach, Steve Buscemi, Peter Fonda, Georges Corraface, Cliff Robertson, Pam Grier entre outros).»
Também já aluguei, é uma moca, as coisas que se faziam na década de 90. Um bocado datado, mas irão gostar de ver.



Vampires (1998) - Mesmo hoje, à beira do século XXI, vampiros erguem-se dos seus túmulos, em busca da presa humana. O sangue por que suplicam é o néctar da imortalidade, a sua sede é insaciável. Raros são os homens que se lhes opõem.
Jack Crow (James Woods) é um desses homens. Um astuto caçador de vampiros, é o último dos cruzados de uma longa guerra, o chefe de um contingente de mercenários conhecidos como Team Crow.
No exterior de uma quinta abandonada no Novo México, Crow e o sócio Tony Montoya (Daniel Baldwin) observam a situação, antes de entrar. O Team Crow foi contratado pelo Vaticano para destruir um ninho de vampiros que se pensa estar lá dentro. Um por um, todos os vampiros são mortos, à excepção de Valek, o mestre de todos os vampiros. Crow e os seus homens recuperam no Sungod Motel ali perto, numa louca festa com as mais belas prostitutas que o dinheiro pode comprar. A selvagem noite é interrompida pela chegada de um convidado inesperado: Valek.
O estranho negro crava os seus dentes na carne de Katrina (Sheryl Lee) e vira a sua cólera para o Team Crow. O massacre é brutal e só Montoya se salva, levando Katrina como refém. Crow quer usar o elo psíquico com a dentada entre Katrina e Valek para perseguir este.
Mas Valek está a chegar ao fim duma longa busca que o levará até à cruz de Berziers a qual lhe dará o poder de viver durante o dia, transformando-o no mais tenebroso dos vampiros...

Ghosts of Mars (2001) - Natasha Henstridge (Espécie Mortal) é Melanie Ballard, uma decidida tenente da polícia, em Marte, no ano de 2025.
Quando há algum tempo que os humanos colonizaram o planeta e exploram os seus minerais. Quando Ballard e a sua equipa são enviados para uma região remota, com o objectivo de capturar um perigoso criminoso, James 'Desolation' Williams, interpretado por Ice Cube (Os Três Reis), descobrem que este é o menor dos seus problemas. As operações mineiras despertaram um exército mortífero de espíritos marcianos que ocupam o corpo dos humanos e que só vão parar quando destruirem todos os invasores do seu planeta.
Com um elenco de estrelas que inclui Pam Grier (Jackie Brown), Jason Statham (Snatch - Porcos e Diamantes) e Clea Duvall (Mistério na Faculdade), bem como explosivos efeitos especiais, OS FANTASMAS DE MARTE DE JOHN CARPENTER é um banquete de terror intergaláctico como nunca se viu.

http://fotosdvds.blogspot.com/2009/05/john-carpenter.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário