domingo, 3 de maio de 2009

Kathryn Bigelow


Nova senhora a ser agraciada com espaço aqui no blog.
Kathryn Bigelow - nascida a 27 de Novembro de 1951 em San Carlos, na Califórnia.

Começou por realizar uma curta, em 1978, chamada The Set-Up.



1982 foi ano de realizar, a meias com Monty Montgomery (e ambos também escreveram o argumento), The Loveless. Drama com Willem Dafoe.
Tagline: Sworn to Fun...Loyal to None!!!
História: Trouble ensues when a motorcycle gang stops in a small southern town while heading to the races at Daytona.

Near Dark (1987) - das minhas últimas compras em dvd, já vi o movie, porreiro!
História: No coração poeirento do sudoeste americano, o inocente campónio Caleb Collon (Adrian Pasdar de CAMINHOS MISTERIOSOS) é seduzido por uma bela rapariga (Jenny Wright) para se juntar a um bando errante de vagabundos liderados pelo enigmático Jesse (Lance Henriksen de O EXTERMINADOR IMPLACÁVEL e ALIENS, O REECONTRO FINAL). Só que este não é um vulgar bando de fora-da-lei; Caleb é enredado num pesadelo de maldade sem escrúpulos que espreita a cada esquina, um inferno de violência gratuita que derrama sangue e pânico que começa DEPOIS DO ANOITECER. Bill Paxton (TWISTER) e Jenette Goldstein (ALIENS) co-protagonizam este extraordinária sensação realizada pela co-argumentista Kathryn Bigelow (RUPTURA EXPLOSIVA) de quem a Entertainment Weekly diz ser "ultra-polida, ultra-violenta e em tudo brilhante." Muito para lá de ser, simplesmente, o filme vampiresco mais ferozmente original da nossa geração, DEPOIS DO ANOITECER é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.



Blue Steel (1989) -

Point Break (1991) - «Keanu Reeves é Johnny Utah, um caloiro do FBI a quem foi dada a missão de descobrir um bando de ladrões de bancos a operar no sul da Califórnia. O seu parceiro (Gary Busey) está convencido que os ladrões são surfistas e decide que a única maneira de os apanhar é fazer com que Johnny passe a fazer parte do grupo. É assim que ele conhece Bodhi (Patrick Swayze), um carismático viciado em adrenalina que está disposto a fazer tudo para ter emoções fortes... até talvez roubar um banco. À medida que os dois se tornam amigos inseparáveis, Johnny vai ficando sob a perigosa influência de Bohdi e torna-se também ele viciado nos dias sem fim a surfar e nas noites de festas até à alvorada. Quando Johnny já está perto de desvendar o caso, aprende a verdade sobre a mais importante lição de Bohdi - se queremos sentir a emoção definitiva, também temos de estar dispostos a pagar o preço definitivo.»
Frase - 100% Pura Adrenalina.
Grande filme, tive gravado em vhs, vi várias vezes, muito estilo e cenas cool, parabéns à Kathryn Bigelow por ter feito este movie.



Valerá pelos vistos a pena destacar a mini-série Wild Palms, de 1993. 300 minutos de duração, a Kathryn foi a realizadora da hora 4.
Drama, mistério, thriller e sci-fi, com James Belushi, Dana Delany, Robert Loggia, Kim Cattrall, etc. Nomeado para Primetime Emmy (melhor direcção de arte em mini-série).

Strange Days (1995) - «30 de Desembro de 1999... É o fim do Mundo ou o começo de uma nova era? Lenny Nero (Ralph Fiennes), ex-polícia e vendedor de sonhos perdidos, deambula pelas ruas de Los Angeles.
Lenny negoceia clips, experiências pessoais recolhidas em gravações digitais directamente do cérebro humano: felicidade, sexo, emoções... destinadas a dar prazer a outros. Lenny recusa-se a negociar em "Blackjacks" - gravações de morte - mas quando um amigo é assassinado por um cruel psicopata, Lenny é arrastado para um mundo doentio de poder, riqueza e paranóia. Ao proteger a sua ex-namorada Faith (Juliette Lewis), Lenny conta com a ajuda de uma agente de segurança Mace (Angela Bassett) e de um ex-polícia e colega Max (Tom Sizemore), tentando ficar vivo para ver o seguinte milénio.»
Bastante elogiado o filme num tópico no fórum dvdmania, que referia que estava o dvd à venda no Jumbo, campanha Universal. Por acaso cheguei a estar com ele na mão, mas não comprei. Já o vi para alugar no videoclube, a ver se trago. Mas até compensaria comprar, deve ser fixolas! :-)



The Weight of Water (2000) - Frases: UM HOMICÍDIO QUE SE ENCONTRA POR RESOLVER HÁ 100 ANOS.
UMA OBSSESSÃO QUE RECUSA MORRER.
História: «Jean, a fotógrafa de um jornal, embarca numa viagem de barco com o seu marido Thomas, o seu cunhado Rich e a sua sedutora namorada, Adaline. Dirigem-se para a ilha de Smuttynose, na costa de New Hampshire, onde Jean irá trabalhar num duplo homicídio ocorrido em 1873: Anethe e Karen, duas jovens mulheres norueguesas, foram assassinadas enquanto uma terceira mulher, Maren, se escondeu na cave.
Depressa, Jean fica obcecada com o caso. À medida que o seu casamento se deteriora, torna-se mais fascinada pela vida de Maren, que é semelhante à sua em muitos aspectos.
O passado e o presente combinam-se e misturam-se, até que o inevitável acontece de novo.»
Com Elizabeth Hurley, Catherine McCormack, Sean Penn, Sarah Polley, etc., será interessante o movie? Filmado no Canadá e no México.

2002 foi ano de K-19: The Widowmaker -BASEADO NUMA HISTÓRIA VERÍDICA
Os homens rezam por milagres. Os heróis lutam por eles
«Inspirado num caso verídico, o filme segue a história do Capitão Alexi Vostrikov (Harrison Ford) que, no auge da Guerra Fria, recebe o comando do submarino nuclear K-19, o orgulho da Marinha Soviética.
A sua missão: preparar o mais rapidamente possível o K-19 e levá-lo na sua estreia - custe o que custar.
Quando surgem vários problemas no K-19, que podem levá-lo a explodir, Vostrikov tem que correr contra o tempo para salvar a sua tripulação e o mundo de um iminente desastre nuclear...»
Ainda com Liam Neeson e Peter Sarsgaard, tenho em dvd, vi e achei bonzito. Filmado no Canadá, na Rússia e Islândia.


Um comentário:

  1. Vai ao meu blog:
    http://filmesdagema.blogspot.com/
    pois deixei-te dois selos para o teu blog ;)
    Bjs

    ResponderExcluir