domingo, 10 de maio de 2009

William Friedkin


Venha mais um "expert". William Friedkin - neste Mundo desde 29 de Agosto de 1935. Nasceu em Chicago, no Illinois, Eua.



Good Times (1967) -

No ano a seguir (68) realizou The Birthday Party.



E também The Night They Raided Minsky's.

The Boys in the Band (1970) -



2 sucessos em 1971 e 1973.

The French Connection - Os detectives de Nova Iorque "Popeye" Doyle (Gene Hackman) e Buddy Russo (Roy Scheider) esperam interceptar uma rede de narcotráfico e assim, acabar com a actividade da French Connection. Mas quando um dos criminosos tenta matar Doyle, ele entra numa espiral mortífera que o leva bem para fora dos limites da cidade.
Baseado numa história verídica, este thriller repleto de acção e suspense, com uma lendária perseguição automóvel, foi vencedor de 5 Óscares em 1971 entre os quais se contam Melhor filme, Melhor realizador, e melhor Actor Principal para Gene Hackman.

The Exorcist - A crença no mal. E a crença que o mal pode ser expulso. Destes dois caminhos de fé, o autor William Peter Blaty e o realizador William Friedkin elaboraram uma história assustadora, explícita e realista de uma rapariga inocente possuída por uma entidade malévola. Em 1949, quando era estudante universitário, Blatty teve conhecimento do exorcismo de um rapaz de 14 anos de Maryland. Duas décadas mais tarde ele escreveu um romance que esteve durante mais de um ano na lista dos best-sellers. Friedkin, vencedor do Oscar da Academia para o Melhor Realizador em 1971 com o seu filme Os Incorruptíveis Contra a Droga, contrabalança a comovente e simpática actuação de Linda Blair como a desamparada Regan, e de Ellen Burstyn, a mãe desesperada, contra Jason Miller, o duvidoso Padre Karras, e Max Von Sydow, o silencioso e autoritário exorcista jesuíta, Padre Merrin.
O Exorcista, vencedor dos Oscares da Academia pelo argumento de Blatty e pela Melhor Sonorização, é uma devastadora experiência na sua inflexível apresentação de fenómenos bizarros e linguagem rude.



1977 foi ano de Sorcerer.

Seguiu-se, no seguinte ano de 78, The Brink's Job.



Cruising (1980) -

1983 foi ano de Deal of the Century.



Em 85 Friedkin realizou To Live and Die in L.A. - William L. Petersen (Manhunter, série CSI) e Willem Dafoe (O Homem Aranha) enfrentam-se num jogo mortal de gato e de rato neste "trepidante" (The New York Times) thriller de acção. "Cheio de estilo, classe e drama" (Boxoffice), esta história cheia de corrupção e vingança tem uma das mais impressionantes e espectaculares perseguições de automóvel, com um final explosivo e emocionante. O agente federal Richard Chance (Petersen) tem umas contas para acertar, e está farto de jogar pelas regras, mesmo que isso o faça chantagear uma linda mulher em liberdade condicional, desobedecer a ordens directas ou conduzir a alta velocidade em sentido contrário numa auto-estrada repleta de carros. Ele jurou eliminar um falsificador assassino (Dafoe) por todos os meios ao seu alcançe. Mas assim que os riscos sobem, poderá a obsessão por vingança de Chance levá-lo à sua própria destruição?



1990 foi ano do The Guardian.

Em 94, realizou Blue Chips.



No mesmo ano de 94, foi directo para tv o movie Jailbreakers.

Em 1995 chegou Jade. Frase: ALGUMAS FANTASIAS VÃO LONGE DE MAIS.
Sinopse: Dinheiro. Sexo. Poder. Estes são os ingredientes de um enigmático e poderoso jogo. Um thriller espectacular, do autor de Instinto Fatal.
David Caruso (Beijo da Morte) é Corelli, um procurador geral com um caso nas mãos que o poderá levar a uma conclusão que ele quer a todo o custo evitar.
Chazz Palminteri (Os Suspeitos do Costume) é Matt, um advogado de prestígio e amigo de longa data de Corelli.
Linda Fiorentino (A Última Sedução) interpreta a mulher de Matt - Trina - uma psocóloga atrevida, arrojada e capaz de tudo - mesmo de homicídio.
Com um intenso suspense, brilhantes interpretações e uma das mais espectaculares perseguições de carro da história, Jade é um poderoso filme que nos arrebatará do principio ao fim.



Mais um filme para tv, em 97. 12 Angry Men -

Rules of Engagement (2000) - O coronel Childers (Samuel L. Jackson) é o comandante da unidade especial de fuzileiros chamada a efectuar a evacuação da embaixada americana no Íemen, assediada por uma multidão de manifestantes. A missão torna-se mais violenta do que o previsto e Childers manda os seus homens abrirem fogo. Transformado no bode expiatório do governo, Childers é levado a tribunal de guerra, onde é defendido por um amigo fuzileiro, o coronel Hodges (Tommy Lee Jones). A este cabe provar que Childers não excedeu o âmbito da sua autoridade e não desrespeitou as regras de empenhamento... embora em combate, como na política, nada seja exactamente o que parece.



E, chegando ao fim (pelo menos para já) do escrutínio à carreira deste realizador, temos os seguintes 2 filmes:

The Hunted (2003) - Atormentado pelo pesadelo das mortes que no passado testemunhou no Kosovo, Aaron Hallam (o vencedor de um Óscar da Academia Del Toro) tornou-se um assassino de topo das forças especiais... renegado. E quando caçadores furtivos andam a ser perseguidos e viciosamente chacinados, o FBI percebe que os crimes não são obra de um assassino qualquer. Eles viram-se para o único homem que pode descobrir Hallam e trazê-lo de volta, o antigo instrutor de guerra especializado L. T. Bonham (o vencedor de um Óscar da Academia Tommy Lee Jones). As técnicas de matar do assassino são familiares a Bonham - foi ele que pessoalmente treinou Hallam, o seu estudante mais brilhante. Agora, o experimentado professor tem de levar o seu talentoso pupilo a fazer um mortífero jogo do gato e do rato, com um campo de jogo que se estende do rural selvagem do Oregon à selva de cimento da cidade. Veja este '...puro e muito inspirado exemplo de um filme de perseguição homem a homem' e descubra porque alguns homens têm mesmo de ser encontrados.

Bug (2006) - Frase: a paranóia é contagiante...
História: «Agnes (Ashley Judd) é uma empregada de mesa solitária. O seu violento ex-marido (Harry Connick Jr.) acabou de sair da prisão em liberdade condicional e a sua melhor amiga acolheu recentemente um misterioso veterano da Guerra do Golfo chamado Peter (Michael Shannon).
Fragilizada, Agnes apaixona-se por Peter e cedo Peter começa a partilhar o sombrio quarto de motel de Agnes. Tudo parece correr bem… até que Peter começa a falar de forma obsessiva nos “insectos” que o governo injecta nos corpos dos ex-combatentes.
Estará Peter a contar a verdade? Será apenas paranóia?
O veretano William Friedkin assina com BUG um thriller psicológico intenso sobre as fonteiras da alienação, com a atriz nomeada duas vezes para Globos de Ouro, Ashey Judd, no principal papel.»
Vou trazer do videoclube brevemente.

4 comentários:

  1. Não é um realizador de que tenha visto muitos filmes. Mas destaco do que vi, pela sua qualidade, 'The French Connection', 'Cruising' e 'Jade'. Tudo filmes de primeira água.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. "French Connection" é mesmo excelente, aquela perseguição automóvel...
    "Jade" também já vi, é bom sim senhor, com o Caruso de Csi Miami, etc.
    "Viver e morrer em Los Angeles" também deve ser bom, assim como é o "Exorcista".
    A ver se vejo o "Bug" e queria comprar em dvd o "Batedor".
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. O 'Viver E Morrer Em Los Angeles' tem outro CSI, William Petersen, e também o incluo na minha primeira lista.

    Quanto ao 'Batedor' é um filme interessante, mas está um pouco abaixo dos que já referi.

    ResponderExcluir
  4. "Os Incorruptíveis Contra a Droga"
    Peeeeelo amor de Deus, espero que já tenham enforcado pelos testículos quem deu um título nacional desses!

    ResponderExcluir