quarta-feira, 6 de maio de 2009

Paul Verhoeven


Regressemos à Europa agora. Paul Verhoeven é holandês. Nasceu a 18 de Julho de 1938 em Amesterdão.



Wat zien ik (1971) -

Turks fruit (1973) -



Keetje Tippel (1975) -

Soldaat van Oranje (1977) -



1980 foi ano de Spetters.

Seguiu-se, em 83, De vierde man.



1985 foi ano de Flesh+Blood.

E em 87, grande sucesso e talvez o click que faltava para serem abertas as portas de Hollywood.
RoboCop - Frases: Parte homem. Parte máquina. Um polícia.
História: «O filme decorre no futuro, em Detroit, uma cidade governada pelo crime. Há uma grande empresa na cidade que resolve desenvolver uma arma contra o crime, Boddicker, um robot. Mas esse Robot evolui e torna-se a principal ameaça da cidade. A empresa vê a saída para o seu problema quando um polícia, Alex Murphy, é assassinado por um gang de rua. O corpo de Murphy é reconstituído com aço e o seu nome é agora Robocop. Robocop torna-se a principal arma na luta contra o crime e o principal inimigo de Boddicker. Ganhou um Prémio Especial na cerimónioa dos Óscares na categoria de Melhor Som na Edição. Nomeado para outros dois Óscares nas categorias de Melhor Edição e Melhor Som.»
Com os actores Peter Weller, Nancy Allen, Ronny Cox, etc.
Edição especial o realizador em dvd (gostava de ter): http://www.dvdpt.com/r/robocop_o_policia_do_futuro_director_edition.php



Total Recall (1990) - «Estamos em 2084 AD: Douglas Quaid (Arnold Shwarzenegger) é perseguido por evocar sonhos sobre uma viagem a Marte. A visita a uma empresa que vende férias de ilusão acaba por desbloquear as lembranças apagadas da sua memória. Na realidade, Quaid descobre que é um importante agente secreto em Marte, local que se encontra nesse preciso momento, sob duras regras impostas pelo tirano Villas Cohaagen. A memória de Quaid foi apagada para suprimir o seu conhecimento sobre os planos de Cohaagen. Quaid despista a Polícia Secreta e embarca para Marte, onde se irá juntar à sua antiga amante Melina. Juntos têm de impedir o diabólico plano de Cohaagen, e revelar todos os mistérios encerrados no interior deste planeta.»
Quem não terá visto este filme ou certas cenas. Para além do mister muscles, Rachel Ticotin, Sharon Stone, Ronny Cox e Michael Ironside também participaram.
Foi filmado no México
Os prémios que recebeu aqui: http://www.imdb.com/title/tt0100802/awards
Mais sinopse em http://www.dvdpt.com/d/desafio_total.php

Basic Instinct (1992) - Frase: O famoso thriller erótico de Paul Verhoeven.
História: «Johnny Boz, antiga estrela de rock e proprietário de um clube nocturno em São Francisco, é encontrado morto na sua cama. O caso é entregue ao detective Nick Curran (Michael Douglas), que possui um passado de alcoolismo e consumo de drogas, embora já esteja recuperado. A principal suspeita é Catherine Tramell (Sharon Stone), uma atraente e manipuladora romancista que mantinha uma relação há já algum tempo com Boz. A psiquiatra da polícia, Beth Gardner (Jeanne Tripplehorn), ex-namorada de Nick, é convidada a participar nas investigações, depois de se descobrir que o homicídio de Boz foi copiado directamente de um dos romances de Catherine. Nick acaba por se envolver demasiado e todos parecem ser suspeitos...»
Nomeado para 2 Óscares, de melhor edição e melhor música, banda sonora original.



Em 95 Verhoeven realizou Showgirls. Frases - PARA LÁ DOS SEUS SONHOS MAIS SELVAGENS... ...PARA LÁ DAS SUAS FANTASIAS MAIS OUSADAS.
Sinopse: «Talentosa, Nomi Malone (Elizabeth Berkley) tem o que é preciso para fugir ao seu passado e realizar o sonho de se tornar dançarina em Las Vegas. O que lhe falta é só uma porta de entrada. Para sobreviver aceita o lugar de dançarina de strip-tease num clube. Mas quando conhece Cristal (Gina Gershon), a rainha das Showgirls de Las Vegas, Nomi ambiciona possuir tudo o que Cristal tem, incluindo o namorado (Kyle MacLachlan). A rivalidade entre as duas cresce e a luta pelas luzes da ribalta e pelo poder torna-se tão feroz que Nomi não olha a meios para atingir os seus fins e obter fama na Cidade do Pecado. O realizador Verhoeven e o argumentista Joe Eszterhas põem a nú o aparente glamoroso mundo das dançarinas de Las Vegas num dos mais controversos filmes de sempre.»
Pois é, este filme está mal classificado no imdb, terá sido mais uma vez vontade do realizador em "chocar", ele que nos seus filmes gosta sempre de erotismo, de sedução.

1997 foi ano de Starship Troopers.
Frases e História: «A Humanidade é uma espécie em vias de extinção.. Aliste-se já!
Gostaria de saber mais?
A Federação precisa de si para uma missão urgente em STARSHIP TROOPERS - SOLDADOS DO UNIVERSO, um thriller de acção aclamado pelos seus impressionantes efeitos especiais e espantosos cenários futurísticos! O novo milénio leva o homem a enfrentar o seu inimigo mais mortífero... uma raça inteligente de insectos extraterrestres, alguns com nove metros de altura, capazes de destruir tudo o que vive na Terra! É aí que entra em acção o jovem e corajoso combatente pela liberdade Johnny Rico.Enquanto Johnny treina uma unidade de infantaria de elite, a sua atraente namorada torna-se numa destacada piloto de guerra, que acaba por se deixar seduzir pelo seu instrutor! Parta numa missão ao planeta onde uma guerra inter-galáctica arrasadora está prestes a começar... com a humanidade na linha da frente. Verdadeiras filmagens épicas e fantásticas sequências de acção fazem de STARSHIP TROOPERS - SOLDADOS DO UNIVERSO, o definitivo thriller de aventura espacial deste e de qualquer outro universo!
Torne-se num Cidadão»
Com Casper Van Dien, Dina Meyer, Denise Richards, Jake Busey, Neil Patrick Harris, Clancy Brown e Michael Ironside.
Nomeado para Óscar de melhores efeitos visuais.



Hollow Man (2000) - O que é que faria se fosse invisível? Até onde é que iria?
Após vários anos de experiências, o Dr. Sebastian Caine (Kevin Bacon), brilhante mas arrogante e egocêntrico cientista a trabalhar para o Departamento de Defesa, conseguiu colocar mamíferos num estado invisível e trazê-los de volta para o seu estado físico original. Determinado a ultrapassar a derradeira barreira, Caine dá ordens à sua equipa para passar à Fase III: a experiência em humanos. Utilizando-se a si próprio como a primeira cobaia, o invisivel Caine fica livre para fazer o que quiser. Mas a experiência de Caine tem um inesperado desenvolvimento, quando a sua equipa não o consegue trazer de volta. À medida que os dias passam, ele fica cada vez mais descontrolado, condenado a um futuro sem carne, como O Homem Transparente.
Kevin Bacon, Elisabeth Shue e Josh Brolin protagonizam este intenso thriller, recheado de um suspense extremo, de terríveis reviravoltas na história e de incríveis efeitos especiais (nomeado para Óscar na categoria).
Existe esta edição especial: http://www.dvdpt.com/o/o_homem_transparente_director%27s_cut.php
Curiosamente não tem comentário audio, que existe na edição antiga, já aluguei no videoclube.

Zwartboek (2006) - SOFISTICADA. SEXY E VIOLENTA AVENTURA DE ESPIONAGEM..." -MARK ADAMS, SUNDAY MIRROR
VENCEDOR - Melhor Filme Internacional - Festival Internacional Cinema Veneza 2006
Selecção Oficial - TORONTO FILM FESTIVAL 2006
UMA INESQUECÍVEL HISTÓRIA DE AMOR... EM TEMPO DE GUERRA
"UM ENORME SUCESSO EM TODAS AS VERTENTES" -RAY BENNET, HOLLYWOOD REPORTER
Sinopse: «Verhoeven apresenta-nos LIVRO NEGRO, uma história de traição e sobrevivência passada durante os últimos anos da II Guerra Mundial.
Rachel Stein (Carice van Houten) é uma bela judia, outrora popular e rica cantora, que se encontra refugiada na casa de uma família cristã da Holanda rural. Tal como muitos judeus, foi separada da família e encontra-se na iminência de ser capturada pela Gestapo. Quando o seu esconderijo é atacado, Rachel acaba por se juntar à resistência holandesa e começa a trabalhar como espia.
Ela pinta o cabelo de louro, muda de nome e assume-se como uma ariana, de seu nome Ellis de Vries. Utilizando as suas inquestionáveis capacidades de sedução, Ellis torna-se íntima de Müntze, um dos oficiais das SS na Holanda, e "dormindo com o inimigo", consegue obter as mais diversas informações para os seus companheiros. No entanto, ela vai ser surpreendida por algo absolutamente inesperado... descubra neste filme surpreendente!»
Já vi o movie, é interessante, com bom desempenho dos actores, bem filmado (na Holanda, Alemanha, Israel e Inglaterra - Londres).

O realizador tem em produção novo movie. Vai-se chamar The Winter Queen, talvez estreie no próximo ano (2010). Com Milla Jovovich

Nenhum comentário:

Postar um comentário