terça-feira, 19 de maio de 2009

Luc Besson


Luc Besson. Français, il est né dans l'année de 1959, à Paris.



Le dernier combat (1983) - Partilhe da visão negra do futuro de Luc Besson, em O Último Combate, um clássico sobre como sobreviver num mundo pós-apocalíptico. Num mundo habitado por selvagens, vivendo por entre as ruínas de uma civilização devastada, um homem decide começar uma guerra contra a brutalidade e o isolamento. Filmado a preto e branco e quase inteiramente sem diálogos, o primeiro filme de Besson apresenta com todos os detalhes uma assustadora premonição de um amanhã hostil.

Subway (1985) - Subterrâneo é uma comédia romântica com Christopher Lambert (Duelo Imortal) e Isabelle Adjani (A Rainha Margot, Diabólicas) como protagonistas. Fred vive no metropolitano de Paris e sobrevive à base de pequenos roubos. Helena é a bela esposa de um milionário a quem Fred acaba de roubar. Ela necessita de recuperar os documentos roubados, ele quer casar com ela e formar um grupo de rock. Com a mafia e a polícia no seu encalço, os dois buscam refúgio no labirinto do metropolitano. Assim começa uma aventura pelo mundo subterrâneo, povoado por todo o tipo de seres estranhos, como o que é interpretado por Jean Reno (Missão: Impossível, Godzilla).



Le grand bleu (1988) - Existe um local no nosso planeta, mais estranho do que qualquer outro - menos conhecido e mais misterioso. É uma junção não muito diferente do espaço sideral, onde as noções de espaço, tempo e distância se evaporam. É um local mágico e perigoso, onde o corpo humano, assim como a mente humana, se têm de adaptar. É o único sitio onde um homem chamado Jacques Mayhol se sente em casa. É o Mar - A Vertigem Azul.

Nikita - Dura de Matar (1990) - é um thriller estilizado e electrizante que revolucionou o género de acção, com uma mulher sexy e de arma na mão como protagonista. Com Jean Reno, Jean-Hughes Anglade (Rainha Margot), Jeanne Moreau (Jules e Jim) e Anne Parillaud (Sem Fronteiras) no papel principal, que lhe valeu o César de Melhor Actriz em 1991, Nikita - Dura de Matar alcançou o estatuto de filme de culto em todo o mundo, inspirando um remake americano (Assassina, em 1993) e uma série de televisão de grande sucesso. Depois de ter sido condenada por matar um polícia, a dura Nikita tem de escolher entre ser executada ou ser treinada por uma agência governamental secreta para se tornar uma assassina. Sendo-lhe dada uma nova identidade, novas faculdades e uma nova vida, Nikita passa a ser "Josephine", uma mulher sedutora que é também uma máquina eficiente de matar brutalmente. Com algumas das sequências de acção mais espectaculares jamais filmadas, Nikita é a mulher fatal para uma nova geração.



91 foi ano de documentário. Atlantis - é uma fascinante viagem pelo mundo subaquático que mostra a beleza e as maravilhas do fundo do mar. Combinando um espectacular trabalho de fotografia subaquática e uma banda sonora hipnótica de Eric Serra, a visão de Besson desafia o diálogo e estrutura narrativa para explorar a vida do oceano de uma forma única e nunca antes vista. Emocionantes, líricas e misteriosas, as imagens de Atlantis irão permanecer na sua mente muito tempo depois de ter terminado o filme.

Léon veio em 1994 - Frase: Um assassino perfeito. Uma rapariga inocente. Eles não têm nada a perder a não ser um ao outro.
Sinopse: LEON - O PROFISSIONAL é um filme de suspense consagrado sobre um assassino profissional cujo trabalho se desvia para o perigoso lado pessoal. O misterioso Léon é o mais famoso assassino de Nova York, ele move-se silenciosamente, mata sem emoção, desaparece sem deixar rasto.
Quando os seus vizinhos são assassinados, Léon acaba inesperadamente por ter que ser o guardião da única sobrevivente da família - Mathilda, uma menina de 12 anos. Mas ela não quer apenas protecção; ela quer vingança. Após muita insistência, Léon ensina à pequena Mathilda alguns truques mortais do seu trabalho e ajuda a encontrar o psicótico agente que matou a sua família. Da electrizante abertura até o climax final, O PROFISSIONAL segue num ritmo crescente de acção e suspense.



The Fifth Element (1997) - Estamos no ano 2257. Uma esfera do tamanho de um planeta, representando o mal supremo, está a aproximar-se da Terra a uma velocidade imparável, ameaçando exterminar todos os organismos vivos, a não ser que quatro pedras antigas que representam os elementos: terra, vento, fogo e água, sejam unidas com um misterioso 5º Elemento.
É um filme que re-inventa a ficção científica, nomeado para Óscar de melhores efeitos sonoros.
Com Bruce Willis, Gary Oldman e Milla Jovovich nos papeis principais, O 5º Elemento leva-o numa viagem cheia de adrenalina, a uma nova dimensão, com efeitos visuais estonteantes, sequências de acção alucinantes e espectaculares explosões.

The Messenger: The Story of Joan of Arc (1999) - Frase: O Esplendor Épico da Vida de Joana d'Arc.
História: 1429, França.
A situação política e religiosa caótica... os membros da família real lutam entre eles para conseguirem o poder. Entretanto, uma plebeia nascida numa aldeia desconhecida, Joana d'Arc (Milla Jovovich) surge do nada para inspirar e liderar o país... até à sua trágica morte!
Um magnífico drama épico que explora a vida e a morte de Joana d'Arc, com John Malkovich e os vencedores de Oscar® da Academia, Dustin Hoffman e Faye Dunaway.



Angel-A (2005) - Um homem perturbado encontra em Paris uma bela mulher que é como um anjo...
Luc Besson põe-se a nu, nesta fábula psicológica, ultra-romântica, filmada a preto e branco e interpretada por dois actores no auge da representação: Jamel Debbouze (O Fabuloso Destino de Amélie, Astérix e Obélix: Missão Cleópatra) está transcendente e Rie Rasmussen é uma revelação inesquecível.
"(...) com ANGEL-A, acredito que Besson consegue um dos melhores momentos da sua filmografia..." -João Lopes, (Diário de Notícias)

Por fim, em 2006, chegou Arthur et les Minimoys.
UMA AVENTURA CHEIA DE ACÇÃO, ENERGIA E MISTÉRIO.
Sinopse: ARTUR, como todas as crianças da sua idade, vive fascinado com os contos fantásticos que a sua avó lhe conta. Os seus sonhos estão povoados de ìncríveis histórias e invenções relatadas por um antigo livro mágico que pertenceu ao seu avó.
E se estas fábulas forem verdadeiras e existir um tesouro escondido no jardim? E se os Minimeus, adoráveis e minúsculas criaturas descritas pelo avô, desaparecido misteriosamente há quatro anos atrás, realmente existirem?
Quando uma empresa construtora ameaça retirar a casa da família à sua avó, Artur decide entrar em acção e seguir as pistas deixadas pelo seu avô para encontrar o tesouro escondido no fantástico micro-mundo dos Minimeus.
Na viagem de Artur pelo universo dos Minimeus, Luc Besson mostra-nos um novo mundo de aventura onde os heróis mais pequenos fazem a maior diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário