quinta-feira, 21 de maio de 2009

Alan Parker


Agora é a vez de Alan Parker. Oriundo de Islington, em Londres, England, United Kingdom. Onde nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1944.
Aqui vão os seus filmes:



Bugsy Malone (1976) - Passado em Nova Iorque no ano de 1929, Bugsy Malone é um musical sobre a época dos gangsters e dos bares clandestinos.
História: Bugsy (Scott Baio - Aventura em Nova Iorque) é o ajudante de Fat Sam (John Cassini) no seu bar clandestino. A namorada de Fat Sam, Tallulah (Jodie Foster - vencedor de 2 Oscars para Melhor Actriz por O Silêncio dos Inocentes e Os Acusados) vira todas as suas atenções para Bugsy que por sua vez, fica fascinado pela nova rapariga da cidade, Blousey Brown (Florrie Dugger), uma cantora com o sonho de vencer em Hollywood. O maior inimigo de Sam é Dandy Dan, líder de um gang rival que faz tudo para acabar com os homens de Sam e as suas empresas. A guerra entre gangs acaba por se espalhar por toda a cidade e Sam jura vingança.
De modo a juntar dinheiro para levar Blousey a Hollywood, Bugsy concorda em ajudar Sam. Para além disso, Bugsy decide recrutar um gang de modo a atacar o armazém de armas de Dandy Dan. Este decide retaliar invadindo o bar de Fat Sam mas é impedido pelo novo gang.
Bugsy salva Blousey do tumulto que se instalou e os dois partem em direcção ao pôr do sol com Hollywood como destino.

Midnight Express (1978) - Este filme conta a história verídica de um jovem americano, condenado na Turquia a 30 anos de prisão por um delito menor.
Ele aguenta os espancamentos e ofensas que constituem a sua rotina diária até se aperceber que, a menos que fuja... morrerá!
Uma interpretação vitoriosa de Brad Davis, sob a direcção do brilhante realizador britânico Alan Parker.
Quero comprar esta edição especial: http://www.dvdpt.com/e/expresso_da_meia_noite_edicao_especial_do_30_aniversario.php
Acho que também está à venda em steelbook. Que baixe de preço.

1980 foi ano de Fame. Frase: Se eles realmente tiverem o que é preciso, vão precisar de tudo isso para atingir a FAMA!
"Uma verdadeira preciosidade, tocante e arrebatadora." —Roger Ebert, CHICAGO SUN-TIMES
História: Sete aulas por dia, e uma refeição quente. Eis tudo o que podem esperar os estudantes da Escola Superior de Artes Interpretativas de Nova Iorque. E o estrelato? Afinal é o que todos eles desejam. Bem, quanto a isso, não há garantias. Fama celebra o processo de crescimento do talento que leva estes jovens a enfrentar a realidade do dia-a-dia, apaixonar-se, viver as suas vidas ao máximo. Alan Parker narra em grande estilo e paixão as histórias destes alunos, entre os quais brilham a futura vencedora de um Óscar Irene Cara, Paul McCrane (série ER), Barry Miller (Febre de Sábado à Noite) e dois actores que regressaram na série televisiva inspirada neste clássico do cinema - Gene Anthony Ray e Lee Curreri. Fama recebeu seis nomeações para os Óscares, e conquistou dois: um pela sua sumptuosa Banda Sonora e um para Melhor Canção.



Dose dupla em 82.
1º com Shoot the Moon -

Depois com Pink Floyd The Wall.
Sinopse em inglês: Directed by Alan Parker and starring Bob Geldof and Bob Hoskins, the BAFTA Award-winning film 'The Wall' tells the story of a man named Pink Floyd who, as a child, lost his father in World War II. Being raised by an overprotective mother, Pink leads a dreary life, finally turning to drugs. As a result of the drugs and his gloomy memories, Pink spirals into a void of insanity.
Released in its original aspect ratio, the DVD is mastered from a previously unexhibited print of the film and features re-mastered audio from the original film soundtrack, and also contains previously unreleased artwork.
"The story of 'The Wall' is told simply with the music of Pink Floyd, images and natural effects. There is no conventional dialogue to progress the narrative. Our story is about Pink, a rock and roll performer, who sits locked in a hotel room, somewhere in Los Angeles. Too many shows, too much dope, too much applause: a burned-out case."
"On the TV, an all too familiar war film flickers on the screen. We shuffle time and place, reality and nightmare as we venture into Pink's painful memories, each one a 'brick' in the wall he has gradually built around his feelings."
"Slowly, he withdraws from the real world and slips further into his nightmare as he imagines himself as an unfeeling demagogue, for whom all that is left is the demonstration of power over his unthinking audience, the culmination of the odious excess of his own world and the world around him. His internal self trial follows, as the witnesses of his past life, the very people who have contributed to the building of the wall, come forward and testify against him." Alan Parker.



Birdy (1984) - Asas da Liberdade é a assombrosa história da obsessão de um homem e da teimosa lealdade e apoio que um outro homem lhe presta.
Protagonizando MATTHEW MODINE E NICOLAS CAGE, este filme reuniu os aplausos unânimes dos mais respeitados críticos de todo o mundo.
Conta-nos a história de um jovem que cresceu no meio da pobreza, mentalmente afectado pela guerra e que se refugia na fantasia de voar. O filme voga livremente através do tempo, através dos sonhos e da realidade, com evocações vividas da infância pobre em Filadélfia e da linha de frente do Vietname.
A fotografia ao mesmo tempo bela e sobressaltante, a música atmosférica de Peter Gabriel e a magistral realização combinam-se para produzir um drama poderoso e inesquecível que ganhou o Grande Prémio Especial do Júri em Cannes.

Angel Heart - Nas Portas do Inferno (1987) - «Harry Angel é contratado por 125 Dólares por dia para seguir a pista de Johnny Favourite, membro controverso de uma grande banda. O que parecia ser um simples caso de uma pessoa desaparecida, transforma-se dramaticamente numa caça ao assassino, para este detective privado. O seu cliente, Louis Cyphe, um misterioso estranho, é forçado a aumentar a gratificação de Angel, para que este continue com o caso.
Todas as pistas de Angel acabam como vítimas de bizarros assassinatos, à medida que este vai conseguindo encaixar todas as peças deste quebra cabeças que é a estranha história de Johnny.
Um conjunto de espantosas imagens, cenas que o vão deixar perplexo e soberbos desempenhos de Robert De Niro e Mickey Rourke, Angel Heart é uma fusão de dois géneros – a história clássica de detectives e o sobrenatural.»
Peguei no dvd deste filme um dia (penso que no ano passado, ou já há 2 anos) no Jumbo de Alfragide, assim que o inseri no leitor constatei que não tinha legendas em português lol fui trocá-lo. Mas fiz uma cópia para mim hehe. E por isso tenho aqui em dvd para ver qualquer dia, lá vou ter de me safar só a ouvir o inglês.



88 foi ano de Mississippi Burning.

Seguiu-se, em 1990, Come See the Paradise.



The Commitments (1991) - Frase: Eles Não Tinham Absolutamente Nada. Mas Estavam Dispostos a Apostar Tudo.
História: Jimmy Robbitte é um homem com um sonho - trazer a música soul a Dublin. Os seus amigos Derek e Outspan pedem-lhe para gerir a banda e Jim concorda, mas apenas nas suas condições. Coloca um anúncio no jornal em que se lê muito simplesmente: "Tens alma (soul)? Se sim, a Banda Mais Trabalhadora do Mundo está à tua procura". E assim nasceram OS COMMITMENTS!
Um galardoado e visionário filme sobre a ascensão e queda de uma banda soul de Dublin surpreendeu o mundo, foi o Nº 1 de bilheteiras, recebeu críticas entusiastas e deu origem a um dos melhores novos talentos musicais em anos.

The Road to Wellville (1994) -















99 foi ano de Angela's Ashes.
Sinopse: Em 1935, quando era mais frequente as famílias irlandeses procurarem fortuna na América, a pobre família McCourt faz o percurso inverso, após a súbita morte da filha mais nova, com apenas sete semanas.
Angela, Malachy o marido alcoólico e desempregado, e os quatro filhos do casal, chegam a Limerick, onde são recebidos friamente pela família católica de Angela, que nunca lhe perdoaram ter casado com um protestante de Belfast.
O pouco dinheiro que a avó de Angela lhe deixara cedo é gasto em bebida por Malachy, que não consegue arranjar trabalho. Frank, o filho mais velho, cresce a ver o sacrifício da mãe e a decadência do pai. Voltar para a América era um sonho...
Um excelente filme que já trouxe da biblioteca e fiz uma cópia para mim, com grandes interpretações de Robert Carlyle (Trainspotting, Tudo ou Nada) e Emily Watson (Ondas de Paixão). Recomendo!

O último filme realizado por Parker foi The Life of David Gale.
Frase: O crime é óbvio. A verdade não.
História: «Dr. David Gale (Kevin Spacey) - Universidade de Texas, pertence a um grupo de activistas contra a Pena de Morte.
Condenado injustamente por violação e homícidio da sua colega Constance (Laura Linney), Gale está a poucos dias da sua execução. Numa última tentativa de salvar a sua vida, Gale contacta Betsy Bloom (Kate Winslet), uma famosa jormalista conhecida por não revelar as suas fontes informativas, alegando o sigilo jornalístico, mesmo que isso implique a sua prisão.
Betsy aceita o desafio que lhe é proposto: contar a história de Gale e publicá-la após a sua morte. Mas, o que seria um mero relato de acontecimentos, revela-se uma corrida contra o tempo para encontrar as provas de inocência de Gale.
O que Betsy descobre, desafia a sua convicção inicial e, ao mesmo tempo, o funcionamento do Sistema Judicial.»
Também já vi, bastante bom o movie sem dúvida. Este é um muito bom realizador, tenho de visualizar outros filmes dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário