sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mike Nichols


E chega mais um "movie maker". Veterano este Mike Nichols. Nascido a 6 de Novembro de 1931 em Berlin, na Alemanha.



Who's Afraid of Virginia Woolf? (1966) - drama e thriller, com Elizabeth Taylor, Richard Burton e George Segal.
Vejam só a quantidade de Óscares - venceu 5 e nomeado para mais 8. http://www.imdb.com/title/tt0061184/awards

The Graduate (1967) - «Ben Braddock (Dustin Hoffman) é um jovem inexperiente em relação ao mundo real. Após a sua graduação resolve emendar este desequilíbrio, e deixar o seu lado rebelde desafiar os ideais e a moral da geração dos seus pais. Numa reviravolta irónica é seduzido pela Sra. Robinson, mulher do melhor amigo do seu pai. A sua ligação é electrizante mas, o romance dá uma volta inesperada quando, para desgosto da Sra. Robinson, Ben apaixona-se pela sua filha.
Com a inesquecível banda sonora de Simon & Garfunkel e com um gracioso argumento A PRIMEIRA NOITE é um marco na história do cinema Americano que possibilitou a Nichols ganhar um Óscar‚ como melhor realizador e representou para Dustin Hoffman o início de uma brilhante carreira.»
Nomeado para mais 6 estatuetas douradas (melhor filme, melhor actor Hoffman, actriz Anne Bancroft, secundária Katharine Ross, mehor fotografia, e melhor argumento adaptado).
Deve ser muito bom mesmo.



Catch-22 (1970) - «Mike Nichols dirige de forma soberba esta adaptação cinematográfica da mordaz comédia negra de Joseph Heller, a história de um pequeno grupo de pilotos aviadores, no Mediterrâneo, em 1944. Há vencedores e vencidos, oportunistas e sobreviventes. Separados ou em conjunto, estão nervosos, assustados, são por vezes blasfemos, algumas vezes patéticos. Quase todos são um pouco loucos. Artigo 22 é uma sátira anti-guerra de proporções épicas.»
Excelente interpretação de Orson Welles, vencedor de Oscars da Academia.
Nomeado para BAFTA de melhor fotografia. Filmado no México e em Itália.

Carnal Knowledge (1971) - A comédia sexual doce-amarga de Jules Feiffer segue as aventuras de dois companheiros de quarto na universidade, à procura de satisfação sexual.
Um dos dois escolhe a via limitada da relação matrimonial, enquanto o outro prefere a vida de solteiro libertino.
Começam por partilhar confidências, e acabam por partilhar uma mulher. Acabam por seguir caminhos diferentes, perseguindo os seus ideais de vida diferentes. Continuam a comparar experiências enquanto se aproximam da meia-idade, procurando descobrir qual dos dois teve mais sorte...
Alternadamente divertido, mordaz e triste, o filme é um comentário clássico e inteligente da confusão da moralidade contemporânea, protagonizado por Jack Nicholson, Candice Bergen, Art Garfunkel e Ann-Margret (nomeada para Óscar).



1973 foi ano do The Day of the Dolphin. Drama, sci-fi e thriller, com George C. Scott, Paul Sorvino e Edward Herrmann.
Nomeado para 2 Óscares, de melhor música (banda sonora dramática) e melhor som.

Em 75 Nichols realizou The Fortune.
Sinopse: Nos anos 20, o "Mann Act" proibia a circulação de mulheres entre estados para "fins imorais". Assim, Nick (Warren Beatty), desejoso de fugir para a Califórnia com a sua amante Freddie (Stockard Channing - nomeada para Globo de Ouro melhor estreia como actriz), engendra o casamento dela com o seu amigo Oscar (Jack Nicholson) até que o seu divórcio saia.
Oscar concorda, certo de que o casamento com uma herdeira só pode ser financeiramente proveitoso. O que ninguém prevê, contudo, é que este simples negócio se possa tornar num confuso triângulo amoroso!
Finalmente, a única maneira de Oscar e Nick beneficiarem da riqueza de Freddir sem se matarem um ao outro será matando-a a ela e dividindo a herança. Mas, será que o desejo de fortuna supera os seus sentimentos por Freddie?
Warren Beatty, Jack Nicholson e Stockard Channing provam que, apesar do que diz, são precisos três para dançar o tango nesta hilariante farsa.



1980 e 1983 foram anos de, respectivamente:

Gilda Live - parece que é um documentário cómico. http://www.imdb.com/title/tt0080790/

Silkwood - Biografia, drama e thriller. Com Meryl Streep, Kurt Russell, Cher, Craig T. Nelson, Fred Ward, etc.
Direito a nomeações para Óscar tiveram as actrizes Streep e Cher (secundária), o realizador Nichols, a montagem, e o argumento original.
http://www.imdb.com/title/tt0086312/



Heartburn (1986) - Frases: PENSARAM QUE ERA AMOR, MAS ERA MESMO UMA DOENÇA.
ENTÃO É ISSO O AMOR.
Sinopse: Meryl Streep e Jack Nicholson estão magníficos um ao lado do outro, neste olhar perversamente divertido sobre o romance nos nossos dias, baseado no best-seller auto-biográfico de Norah Ephron.
Streep representa uma bem sucedida jornalista de culinária que coloca o amor e a maternidade à frente da sua carreira. Nicholson interpreta Mark, um mulherengo que não consegue pôr completamente de parte os seus esquemas. Ela vive em Nova Iorque. Ele vive em Washington, Se isto não é A Difícil Arte de Amar, então o que é?
http://www.imdb.com/title/tt0091188/

Dose dupla em 88, com Biloxi Blues e Working Girl.

O 1º - Os Rapazes de Biloxi - «Em 1945, Eugene Jerome é arrastado dos confortos de casa ao ser recrutado para um campo de recruta no Mississippi. Eugene está determinado a sobreviver aos rigores da vida no Exército e conservar tudo o que trouxe para o campo ... excepto a sua virgindade. Matthew Broderick (O Rei dos Gazeteiros, Sexo e Corn Flakes) e Christopher Walken (Batman Regressa, Amor à Queima Roupa) na hilariante adaptação de Neil Simon da tradicional comédia da Broadway sobre campos de recruta durante a II Grande Guerra. É a história das cómicas viagens de Eugene da adolescência à idade adulta no melhor de Neil Simon.»

O 2º - Uma Mulher de Sucesso - Frases: Para todos os que sempre venceram. Para todos os que sempre perderam. Para todos os que ainda procuram o sucesso.
História: Beleza. Inteligência. Charme. Tess McGill (Melanie Griffith - nomeada para Óscar actriz principal) tem todas estas qualidades. Na verdade, ela tem tudo o que é preciso para ter sucesso excepto o corte de cabelo adequado, as roupas certas e, mais importante do que isso, o emprego certo. Enganada diversas vezes enquanto tenta abandonar o seu cargo de secretária em Wall Street e avançar para o mundo dos negócios, Tess decide agir por conta própria. Quando a sua elegante, sedutora e traiçoeira chefe (Sigourney Weaver - nomeada para Óscar actriz secundária) parte uma perna a fazer ski, Tess decide literalmente assumir o seu cargo, ocupar o seu apartamento, o seu escritório e usar todas as suas dispendiosas roupas. Agora, utilizando o disfarce certo, Tess alia-se a um competente - e atraente - empresário de Wall Street (Harrison Ford). Juntos, elaboram um plano que pode lançar Tess para o grande mundo dos negócios - ou acabar de vez com a sua carreira. Com participação de Joan Cusak (nomeada para Óscar actriz secundária) e Alec Baldwin. É uma comédia romântica e satírica sobre a vida na selva empresarial! Inclui a canção composta por Carly Simon, vencedora de um Oscar da Academia em 1988. Foi também nomeado para Óscar o realizador e o filme, deve ser bastante bom.



1990 foi ano de Postcards from the Edge - «Meryl Streep (nomeada para Óscar) e Shirley MacLaine são as protagonistas, no papel de filha e respectiva mãe, neste filme que ilustra a vida preversa, exposta e acelerada, que se vive em Hollywood.»
Já trouxe do videoclube, ainda com Dennis Quaid, Gene Hackman, Richard Dreyfuss, Rob Reiner, Annette Bening e CCH Pounder.
Ainda foi nomeado para Óscar de melhor canção original (I'm Checkin' Out).

No ano a seguir (91) veio Regarding Henry.
História: Henry Turner é um bem sucedido e implacável advogado de Nova Iorque, que precisa de ganhar cada caso a todo o custo, mesmo que tal signifique sacrificar a mulher e a filha. Mas um único tiro põe fim à vertiginosa vida de Henry, deixando-o fisicamente incapacitado e sem memória alguma da vida que costumava levar. Agora, confrontado com a necessidade de começar de novo, Henry Turner está prestes a aprender a dura verdade sobre alguém que lhe é totalmente estranho... ele próprio.
Harrison Ford protagoniza este dramático filme, por vezes divertido e que nos vai encher o coração, e que reúne os talentos de Ford (dizem que esteve brilhante neste movie), do realizador Mike Nichols e da nomeada para um Óscar (por Beleza Americana), Annette Bening.



Wolf (1994) - Numa noite gélida, um carro atropela um lobo em plena estrada da montanha. Will Randall (JACK NICHOLSON), o motorista, apeia-se para verificar o estado do animal. O lobo ferido foge e desaparece nos bosques, mas não antes de morder profundamente o pulso de Will. A partir desse momento, a vida de Will começa a mudar. Subtil a princípio, a transformação torna os seus sentidos mais apurados e aumenta a percepção do que o rodeia. A cada dia que passa, Will é arrastado mais profundamente para o místico estado de espírito selvagem, próprio do lobo. Para Will Randall, nada - emprego, casamento, a sua vida em geral . voltará a ser igual. Com MICHELLE PFEIFFER no papel de Laura Alden, a única mulher que consegue aproximar-se de Will, "lobo" é um conto contemporâneo do sobrenatural. O elenco inclui ainda, nomes como o de JAMES SPADER (Sexo, Mentiras e Vídeo), KATE NELLIGAN (O Príncipe das Marés) e CHRISTOPHER PLUMMER.
http://www.imdb.com/title/tt0111742/maindetails

The Birdcage (1996) - «Robin Williams apresenta-nos o seu mais divertido desempenho desde Papá Para Sempre nesta hilariante comédia que o público e a crítica adoraram. Williams (Armand) e Albert (Nathan Lane) construíram uma vida perfeita a dois, sendo donos de um bem sucedido clube de travestis em Miami Beach. Albert é, também, a atracção principal no clube. Gene Hackman (Maré Vermelha) é o ultraconservador Senador Keely, que se debate com problemas políticos, quando o seu mais próximo aliado político morre na cama com uma prostituta. Quando Val, o filho de Armand, anuncia o seu noivado com a filha de Keeley, tudo se prepara para uma turbulenta comédia de enganos. Para mais, Keeley tenta aproveitar o casamento de sua filha como uma oportunidade para restaurar a sua imagem, promovendo "os valores tradicionais de família". Se ele soubesse o tipo de família em que a sua filha está a entrar!! Coloque as duas famílias juntas e veja as faíscas a saltar nesta hilariante batalha entre os três sexos!»
Ainda com Dianne Wiest, Calista Flockhart, Hank Azaria e Christine Baranski, o movie foi nomeado para Óscar de melhor direcção de arte-decoração de cenários.



Primary Colors (1998) - «Ano de eleições nos E.U.A.. Jack Stanton, (John Travolta), um desconhecido governador sulista, faz uma intensa campanha para vir a ser nomeado pelo Partido Democrata como candidato à Presidência. Stanton sabe todos os truques: constantes apertos de mão e uma aparentemente apaixonada vontade de melhorar a vida do cidadão comum. Sabe também que tudo vale para conseguir a nomeação. O constante aparecimento de casos relacionados com o seu passado, desde acções de protesto contra a guerra do Vietname, até escândalos sexuais não o impedem, nem à mulher (Emma Thompson) de prosseguir a sua campanha. E quando um novo candidato, Freddy Picker, surge na corrida, Stanton encarrega os seus assessores de vasculhar o passado deste... Um retrato fiel dos dias de hoje na política americana.»
Ainda com Billy Bob Thornton, Kathy Bates, Maura Tierney, Rob Reiner, etc., foi nomeado para 2 Óscares, melhor actriz secundária Kathy Bates e melhor argumento adaptado.

What Planet Are You From? (2000) - «Para salvar o seu planeta de homens, um extra-terrestre (Garry Shandling - também escreveu a história) é enviado à Terra para procriar com uma mulher. Mas ele está a mundos de distância de perceber o sexo oposto. Uma vez na Terra, ele assume a sua identidade humana de Harold, armado com lições sobre encontros amorosos do seu planeta natal, mas o único objectivo que ele consegue é o total desastre. Á medida que ele tenta conquistar todas as mulheres à vista, ele depara-se com uma dificuldade técnica... o seu "membro" emite sons, quando ele está excitado. Para além disso, as suas "linhas de engate" são terríveis, a sua destreza social é ainda pior e as suas hipóteses de acasalamente são poucas ou nenhumas. Junte um desconfiado oficial da FAA (John Goodman) que o persegue, e um pouco especializado ajudante (Greg Kinnear) que não o larga, e a missão de Harold parece próxima de impossível. Até que ele conhece a Sra. Certa (Annette Bening). Agora, um extra-terrestre e um humano dão o nó, e desvendam o Universo. No final de tudo, as aventuras românticas de Harold são movidas em direcção a um objectivo intergaláctico: vencer.»
http://www.imdb.com/title/tt0181151/



2001 foi ano de filme directo para tv, Wit.
Sinopse: Vivian é uma professora de Inglês que rege a sua vida pela rigidez de processos e austeridade. Com tudo à sua volta perfeitamente controlado, nada levaria a crer que nada a derrubasse. Um dia, após um exame de rotina é-lhe diagnosticado uma terrível doença. Passando a ser submetida a todo o tipo de exames, a sua vida vai tornar-se num inferno. Vivian vai passar de profesora a um objecto para os outros estudarem. Ela está prestes a descobrir que a ínfima linha que separa a vida da morte, só se ultrapassa com coragem. Com Emma Thompson e Christopher Lloyd.

Vale a pena destacar aqui a mini-série Angels in America, de 2003. Já tive oportunidade de ver, trouxe do videoclube.
VENCEDOR DE 5 PRÉMIOS GOLDEN GLOBE(Mini Série ou Filme feito para Televisão)
Melhor Mini-Série; Melhor Actor - Al Pacino; Melhor Actriz - Meryl Streep; Melhor Actor Secundário - Jeffrey Wright; Melhor Actriz Sec. - Mary-Louise Parker.
Al Pacino, Meryl Streep e Emma Thompson lideram um espectacular elenco de estrelas (ainda com Patrick Wilson, Justin Kirk, Jeffrey Wright e Ben Shenkman) no acontecimento televisivo do ano, uma minisérie de luxo realizado por Mike Nichols com argumento de Tony Kushner baseado na sua aclamada peça de teatro ANJOS NA AMÉRICA, vencedora do Prémio Pulitzer.
Recomendado, quase 6 horas de qualidade, "nua e crua".

2004 foi ano de Closer.
Frase: SE ACREDITAS NO AMOR À PRIMEIRA VISTA, NUNCA DEIXES DE OLHAR.
História: «Uma inteligente, romântica e perigosa história de amor sobre encontros, atracções esporádicas e traições brutais. Perto Demais é a irreverente visão do aclamado realizador Mike Nichols, sobre quatro estranhos - Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen - com um único elo em comum: eles mesmos. Adaptado por Patrick Marber, a partir da sua premiada peça teatral homónima, este filme desvenda o lado mais obscuro das relações modernas.»
Vencedor de 2 Globos de Ouro: Melhor Actriz Secundária - Natalie Portman; Melhor Actor Secundário - Clive Owen.
2 Nomeações para os Oscar: Melhor Actriz Secundária Natalie Portman; Melhor Actor Secundário Clive Owen.
Opiniões: "DE UM EROTISMO VIBRANTE, DIVERSÂO PERVERSA e INTERPRETAÇÕES DINÂMICAS, PERTO DEMAIS É UM TRIUNFO!"-Peter Travers, ROLLING STONE
"FINALMENTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR PARA ADULTOS."-TIME

3 comentários:

  1. Filme em destaque pela positiva: Closer, Wolf, A Primeira Noite. Pela negativa:Primary Colors (adormeci na sala de cinema...)

    ResponderExcluir
  2. Olá Filipe. O Primary Colors ainda foi nomeado para 2 Óscares, actriz Kathy Bates e argumento adaptado, mas acredito que seja um bocado seca.
    Fica bem

    ResponderExcluir
  3. Estou á espera que "Who's Afraid of Virginia Woolf?" desca de preço para o comprar.
    Tenho na minha "pilha" para ver "The Graduate" e tenho "Primary Colors" - sim, é um bocado chato! - e "Charlie Wilson's War".
    Também já vi os filmes "Working Girl" e "Regarding Henry".
    Bjs

    ResponderExcluir