domingo, 10 de maio de 2009

George Miller


Vou até à Austrália agora. Graças a George Miller.



Mad Max - As Motos da Morte (1979) - Frase: MEL GIBSON NO FILME ONDE TUDO COMEÇOU.
Sinopse: "Quem são eles?", pergunta o psicótico chefe de um bando de selvagens motoqueiros. Antes que a poeira assente e que o último pistão pare de vibrar, ele vai ficar a saber muito bem quem um deles é. E os fãs de cinema também. Mel Gibson fez saber que era um nome a não esquecer, com esta primeira e inesquecível colaboração com o realizador George Miller. Gibson veste a pele de "Mad" Max Rockansky, o destemido polícia vestido de cabedal que declara guerra aos assassinos motorizados que apontaram armas à sua família. É uma guerra declarada que só vendo é que se acredita, um combate brutal em estradas abrasadoras, sem fazer prisioneiros, ambientado numa Austrália apocalíptica. No final, um homem solitário desce uma faixa da auto-estrada agora livre dos indesejáveis - uma estrada que conduziu Gibson ao estrelato.
"Um marco histórico. Depois de Mad Max, os filmes de acção nunca mais foram os mesmos."-John Stanley, CREATURE FEATURES

Mad Max 2 - O Guerreiro da Estrada (1981) - "Apocalypse... POW! Entretenimento bombástico."-Richard Corliss, TIME
História: No historial dos filmes de acção poucos se podem comparar com Mad Max 2, um épico de violência que nos vai levar a uma paisagem irreal onde o futuro pós-nuclear se encontra com o passado mitológico. Dito de uma forma mais simples, é um dos melhores filmes de acção jamais produzidos. Antes de apontar quatro Amas Mortíferas e de interpretar Maverick em 1994, Mel Gibson já tinha deixado a sua marca na história do cinema como Max, o heróico solitário que percorre as estradas do interior da Austrália numa infindável busca de gasolina. Virados contra ele e contra os outros defensores dos acampamentos onde se encontram os depósitos de gasolina estão os bizarros guerreiros comandados por The Humungus, notabilizados por, nunca fazerem prisioneiros quando, em vez disso, os podem pulverizar. Quando a batalha começa, o resultado é um selvagem espectáculo "e um tempo incrivelmente bem passado" (Sheila Benson, Los Angeles Times). Com Mad Max 2, os filmes de acção entraram numa nova dimensão.


1983 foi ano do Miller realizar um segmento (o 4º) de Twilight Zone: The Movie.
"Um voo incrível da imaginação. Criativo e inteligente."-Gary Arnold, THE WASHINGTON POST
Sinopse: 1959. Noites de sexta-feira. Viajávamos no tempo. Testemunhávamos imprevistos surpreendentes. Recebíamos extraterrestres. Sentíamos medo. Fomos os primeiros a viajar ao Limiar da Realidade da memorável série televisiva de Rod Serling. E, conduzidos por quatro realizadores de uma imaginação prodigiosa, viajámos novamente em 1983. John Landis, Steven Spielberg, Joe Dante e Goerge Miller criaram histórias baseadas ou inspiradas nestes episódios clássicos. Landis tece um conto sobre um homem preconceituoso que recebe uma dose brutal do seu próprio ódio. Spielberg concebe uma fábula de idosos a quem é oferecido um rejuvenescimento mágico. Dante leva-nos numa viagem de terror com uma criança que utiliza os seus poderes, próprios de desenhos animados, para escravizar a própria família. E o medo ultrapassa todos os limites com o final de Miller sobre um passageiro neurótico que vê um monstro na asa de um avião. Mas será mesmo imaginação?
http://www.imdb.com/title/tt0086491/



1985 foi ano de Mad Max Beyond Thunderdome.
Sinopse: Dois homens entram. Só um sai. É essa a lei da arena Thunderdome em Batertown, a cidade perdida governada pela poderosa Auty Entity. Mel Gibson regressa em Mad Max - Além da Cúpula do Trovão - o terceiro filme desta saga de grande sucesso, como o herói que faz frente aos bárbaros num futuro pós-apocalíptico, salvando, desta vez, uma tribo de crianças perdidas. A super estrela Tina Turner está deslumbrante na pele de Aunty Entity, a líder dominadora e louca, determinada em usar Max para reforçar o seu domínio sobre Bartertown. Os realizadores George Miller e George Ogilvie oferecem-nos mais um final apocalíptico sobre rodas e uma das melhores cenas de luta jamais filmadas, quando Max defronta o terrífico Blaster dentro da Cúpula do Trovão. Veja-se o movie e perceba-se porque é que o tema principal da banda sonora é "We Don't Need Another Hero" (nomeada para Globo de Ouro).

Seguiu-se, em 87, The Witches of Eastwick.
História: «Existem apenas duas escolhas possíveis para representar a personagem do Diabo: o próprio Santanás... e Jack Nicholson. As Bruxas de Eastwick, com um dos melhores elencos de sempre, é uma maliciosa, irreverente, sexy e extraordinária comédia, que permitiu ao vencedor de dois Óscares da Academia a conquista de mais dois prémios: Melhor Actor atribuído pelas Associações de Críticos de New York e de Los Angeles. Três "bruxas" do nosso tempo (Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer) invocam pelo homem dos seus sonhos na sua terra de Nova Inglaterra. Mas será a chegada do rico e irresistível Daryl Van Horne (Nicholson) uma simples concincidência - ou o resultado da bruxaria inconsciente das três mulheres? Baseado no bestseller de John Updike, As Bruxas de Eastwick é uma fantástica comédia que o fará rir de divertimento e de medo!»
Nomeado para 2 estatuetas douradas (melhor música - banda sonora original; melhor som).



Lorenzo's Oil - Acto de Amor (1992) - Os nomeados para o Oscar®, Nick Nolte e Susan Sarandon (só ela por este filme, e também para Globo de Ouro), participam neste poderoso e inesquecível drama baseado numa história real. As perturbadoras notícias de que o seu filho de cinco anos, Lorenzo, tem uma rara doença incurável, marca o início de um extraordinária missão para Augusto e Michaela Odone (Nolte e Sarandon).
Apesar do diagnóstico, os Odones estão determinados a salvar o seu filho, confrontando-se com médicos, cientistas e grupos de apoio relutantes em apoiar o casal na busca de uma cura. A sua luta incansável testa a força do seu casamento, a profundidade das suas crenças e os limites da medicina tradicional.
Nolte e Sarandon oferecem-nos excepcionais desempenhos no papel de dedicados e determinados pais que nos dão uma lição de esperança neste sucesso aclamado pela crítica.
Outra nomeação para Óscar, melhor argumento original, do Miller e Nick Enright.
Ainda com o já falecido actor Peter Ustinov.

Babe: Pig in the City (1998) - Dan Aykroyd, "MAIS IMAGINATIVO DO QUE O ORIGINAL" (The Washington Post), esta sequela de Babe (1995) leva os três mosqueteiros Babe, Ferdy e a Srª Hoggett numa cruzada, até ao centro de uma grande cidade, onde apesar dos incríveis obstáculos, ele são capazes de transformar inimigos em amigos, angariar dinheiro suficiente para salvar a Quinta e conciliar os dois mundos num só. Mais uma vez, é o coração bondoso e decidido de Babe que consegue fazer milagres.
Nomeado para Óscar de melhor música (canção original) "That'll Do".


O filme seguinte, 8 anos depois (2006) foi também de animação.
Happy Feet - Os pinguins imperadores nasceram para cantar. Excepto Mumble, que nasceu para dançar... para fazer sapateado. Este comportamento tão pouco comum aos pinguins acaba por fazer com que Mumble seja expulso da Terra dos Imperadores para o mundo grande e frio... Mumble, acompanhado pelos Amigos Adélia e por um pinguim saltitante de seu nome Lovelace, embarca numa viagem épica e prova que, afinal, se formos verdadeiros com nós próprios, podemos mudar o mundo!
INCLUI TEMAS INTERPRETADOS POR Robin Williams . Brittany Murphy . Hugh Jackman . Nicole Kidman
Tenho de trazer do videoclube, deve ser um óptimo filme de animação (venceu Óscar de melhor do ano no género).

Um comentário:

  1. Um realizador com alguns filmes bem conhecidos, mas é impossível fechar os olhos às pérolas que foram os dois primeiros 'Mad Max'. Uma forma brutal de fazer cinema. E do bom... diga-se!!!!! :)

    Abraço.

    ResponderExcluir