quarta-feira, 29 de abril de 2009

Renny Harlin


Renny Harlin next director. Nasceu a 15 de Março de 1959, na Finlândia.



Born American (1986) - acção, drama, thriller, filmado na terra natal do Renny.
História algo do género: três estudantes americanos de férias na Finlândia, atravessam a fronteira para a Rússia para se divertirem. Quando são vislumbrados por soldados russos que estão a disparar para matar, já não tem tanta graça...

Prison (1988) - crime, terror, e mais drama e thriller, neste filme com Viggo Mortensen, filmado na prisão estatal de Wyoming, nos States. Mais aqui http://www.imdb.com/title/tt0095904/plotsummary



88 também foi ano de A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master.
Frase - O PURO MAL NUNCA MORRE...
"O mais popular maníaco cinematográfico desde Darth Vader!" - Newsweek
História: Provando que o mal não descansa, o inqualificável terror de Freddy Krueger (Robert Englund) ressuscita novamente das trevas para satisfazer a sua vingança sobre aqueles que ousam sonhar. Mas desta vez, ele vai ter de enfrentar um poderoso adversário!
Com os seus amigos a sucumbirem à cólera de Freddy, Kristen, uma jovem com poderes de telepatia, vai embarcar numa missão desesperada para destruir o satânico caçador de sonhos e libertar as almas das suas vítimas de uma vez por todas.
Cheio de efeitos especiais este é um "retrato superior do horror que equilibra a capacidade mental com imaginação e inteligência" (Los Angeles Times).

1990 foi ano de Die Hard 2.
História: «Numa véspera de Natal coberta de neve, na capital da nação, um bando de terroristas apodera-se de um importante aeroporto internacional, e mantém como reféns milhares de pessoas que viajam durante a época festiva. Os terroristas, um bando de comandos militares renegados, liderados por um oficial desonesto e sanguinário (William Sadler), vieram para salvar um barão da droga das garras da justiça. Estão preparados para todas as eventualidades menos uma: John McClaine, um polícia que não está de serviço, com a sensação de um mortífero déjà vu. Bruce Willis regressa no papel do polícia heróico, que combate não apenas os terroristas, mas também o incompetente chefe da polícia do aeroporto (Dannis Franz), o casmurro capitão da brigada anti-terrorismo do Exército (John Amos), e uma implacável tempestade de neve. As pistas estão cobertas com os restos da morte e da destruição. A sua mulher (Bonnie Bedelia) está presa num dos aviões que voam em círculos algures no ar, desesperados e sem combustível. É a guerra aberta, numa fulminante viagem a jacto através da agitação e do terror. Apertem os vossos cintos!»
Excelente filme, tenho de adquirir a edição especial 2 discos.



The Adventures of Ford Fairlane (1990) - acção, aventura, comédia e música, num filme com Andrew Dice Clay, Priscilla Presley, Robert Englund, etc. http://www.imdb.com/title/tt0098987/

Cliffhanger (1993) - Frase: Uma Avalanche de Emoções.
Sinopse: Sylvester Stallone, John Lithgow e Michael Rooker protagonizam esta avalanche de acção a elevada altitude: uma aventura imparável com cumes de suspense e coberta de terror de gelar o coração.
«Gabe Walker (Stallone), um alpinista profissional da equipa de salvamento das Montanhas Rochosas, vive atormentado pela recordação da sua tentativa falhada de salvar Sarah, a namorada do seu colega Hal, que desde então o culpa pela morte dela. Com a amizade estragada e a carreira manchada Gabe abandona o Colorado. Porém, um ano mais tarde regressa, na esperança de convencer Jessie, a namorada, a ir-se embora com ele. Mas quando um avião se despenha, Gabe vê-se forçado a acompanhar Jessie e Hal na missão de localização e salvamento dos sobreviventes... para surpresa de todos quando chegam ao local descobrem que o pedido de socorro é uma armadilha montada por um implacável terrorista internacional, Eric Qualen (John Lithgow), que roubara milhões de dólares ao Departamento do Tesouro. Enfrentando as armas dos ladrões, o frio de rachar e altitudes vertiginosas, Gabe, Hal e Jessie têm agora de tentar proteger-se e eliminar os vilões se quiserem escapar com vida.»
Adoro este filme, uso a palavra na boa, porque fiquei rendido quando o vi pela 1ª vez, com 2 amigos, no video da minha casa. Fui alugar ao videoclube, e depois quando deu na tv, gravei-o, vi várias vezes. Tal como os 2 primeiros Die Hard, são filmes que marcaram a minha juventude, adolescência. Ainda com Janine Turner (série No fim do Mundo) e Rex Linn (série CSI Miami), o movie foi nomeado para 3 Óscares, a saber: melhor montagem de efeitos sonoros, melhores efeitos visuais, e melhor som.
Filmado na Itália e no Colorado, na América. Gostava que lançassem uma edição especial em dvd, comprava de certeza!



1995 foi ano de Cutthroat Island. Frase: Piratas à vista!
É considerado um emocionante filme de trepidante acção, penso que nunca o vi.
História: Com o objectivo de vingar a morte do seu pai, a pirata Morgan Adams (Geena Davis) atravesa os altos mares em perseguição do seu infame e miserável tio (Frank Langella). Com ela, vai William Shaw (Matthew Modine) um jovem aventureiro, que a ajuda também, a procurar um tesouro escondido...
Filmado em Malta e na Tailândia, sou capaz de adquirir o dvd, a ver se encontro em PT.

No ano a seguir, veio The Long Kiss Goodnight.
Sinopse: «Há oito anos, perdeu a memória. Agora, um detective tem de ajudar a recordar-se do passado antes que este os enterre a ambos. Nem sempre o que se esquece desaparece por completo...
Depois de oito anos de amnésia, a professora de liceu Samantha Caine (Geena Davis) descobre que já foi uma assassina mortífera, ao serviço da CIA... e que agora os seus antigos patrões a querem ver morta. Perseguida por um exército de agentes corruptos renegados do governo, Samantha faz equipa com um astuto detective (Samuel L. Jackson), que a ajuda a desvendar o passado antes que este os mande, a ambos, para a cova...»
Lembro-me de ver o trailer do filme, e já deu na tv, mas nunca o vi com atenção. Filmado quase todo no Canadá. http://www.imdb.com/title/tt0116908/
Escrito por Shane Black (Armas Mortíferas, Kiss Kiss Bang Bang)
Um "aparte" para referir que a actriz Geena Davis esteve casada com o realizador quase 5 anos, entre 1993 e 1998, tendo-se depois divorciado.



Deep Blue Sea (1999) - «Investigadores do laboratório submarino Aquatica levam a cabo uma experiência em que através da alteração genética dos cérebros dos tubarões em cativeiro tentam alcançar a cura para a doença de Alzheimer. Mas a experiência provoca um efeito secundário inesperado. Os tubarões ficam mais inteligentes, o que poderá trazer graves problemas para a equipa de investigação... e um banquete para os tubarões.
Poderão nadar mas não se conseguirão esconder quando uma tempestade tropical danifica a base laboratorial, mergulhando Samuel L. Jackson, Saffron Burrows, Thomas Jane, LL Cool J, Michael Rapaport, Stellan Skarsgård, e outros, numa alucinante batalha da inteligência humana contra autênticas máquinas assassinas de um tamanho até então nunca visto.
Renny Harlin dirige magistralmente este filme, repleto de tensão de deixar os nervos em franja. Mergulhe em Perigo no Oceano e prepare-se para uma dentada monstruosa!»
Gosto do movie, adoro água, é do tipo de filmes que aprecio. Era capaz de adquirir o dvd.
Filmado no México, e em San Diego, Califórnia.

Driven (2001) - "Acção a alta velocidade, capaz de estoirar com qualquer caixa de velocidades."
-Mark S. Allen, UPN-TV
Sinopse: «Adrenalina dentro das pistas e as excitantes vidas dos pilotos de corridas é exposta emocionantemente em Corrida Alucinante, um filme escrito e interpretado por Sylvestre Stallone.
A história de um talentoso veterano das corridas que se confronta com o seu potencial desperdiçado, quando é convidado a retirar-se das pistas para dar lugar a um talentoso mas indisciplinado novato [Kip Pardue] cujo temperamento está a levá-lo a envolver-se numa relação com a namorada [Estella Warren] do seu maior rival [Til Schweiger]. Stallone volta a colaborar com Renny Harlin [Cliffhanger] filmando algumas das cenas mais espectaculares e emocionantes das corridas de automóveis. Correndo o mundo inteiro utilizando as últimas tecnologias para trazer aos ecrãs perspectivas anteriormente só vistas pelos próprios pilotos durante as corridas.
Liguem os vossos motores!»
O filme está mal classificado no imdb, mas eu apreciei. Muita da culpa é do estilo, e da Estella Warren (adoro esta girl :-) ). Tenho em dvd gravado. Ainda com Burt Reynolds, Gina Gershon, etc. foi filmado em vários locais, desde Alemanha, Austrália, Canadá, Japão e claro nos States.

Mindhunters (2004) - «Numa ilha remota, o FBI treina uma divisão de elite através de um programa denominado Mindhunters, o qual visa a detecção de possíveis assassinos em série.
O treino começa a correr mal quando esta divisão, constituída por sete jovens agentes, descobre que há um meticuloso assassino entre eles.
Lentamente, metodicamente, o assassino vai eliminando um a um do grupo. À medida que os crimes se sucedem, os agentes começam a desconfiar uns dos outros. Todos são suspeitos e sob perigo mortal vão ter de utilizar ao limite as suas capacidades e inteligência contra um inimigo que os conhece na perfeição.
Emocionante thriller de acção que conta com Val Kilmer (Alexandre, O Grande e Spartan - O Rapto), Christian Slater (Entrevista com o Vampiro e Códigos de Guerra), Jonny Lee Miller (Trainspotting) e LL Cool J (S.W.A.T - Força de Intervenção) nos principais papéis.»
Tenho em divx para ver há imenso tempo, nunca mais visiono. Filmado na Holanda.



2004 também foi ano do Exorcist: The Beginning. Frase - O NOVO CAPÍTULO DO MAL.
Sinopse: «Três décadas depois de O Exorcista, de William Friedkin, o terror está de regresso com a antecipação dos acontecimentos que terão servido de premissa ao filme de Friedkin.
Julgando ter visto a face de todo o Mal, o Padre Merrin (Stellan Skarsgärd) perdeu a fé, e numa tentativa desesperada de esquecer os horrores a que assistiu na sua paróquia durante a 2ª Guerra Mundial, Merrin viaja para longe.
Em deambulação pelo Cairo, Merrin, arqueólogo educado em Oxford, é abordado por um coleccionador de antiguidades que o convence a integrar uma equipa britânica em actividade numa escavação de uma região remota do Quénia.
Debaixo do solo, uma complexa igreja cristã é descoberta intacta como se tivesse sido enterrada no dia em que foi construída. Algo muito antigo está adormecido na igreja... algo há muito tempo à espera de ser acordado.
A loucura começa a apoderar-se dos cidadãos da vila e dos soldados britânicos destacados para a escavação. O sangue de inocentes começa a correr livremente pela planície africana e o terror apenas agora começou. No lugar onde nasceu o Mal, Merrin vai finalmente ver a sua verdadeira face.
Exorcista - O Princípio, conta com Skarsgärd (O Bom Rebelde), James D'Arcy (Master & Commander - O Lado Longínquo do Mundo) e Izabella Scorupco (Goldeneye) nos principais papéis. Um filme de terror puro e duro que lhe vai trazer muitas emoções fortes.»
Já vi, não está mau. Filmado em Marrocos (Casablanca) e Itália.

2 anos depois (2006) o Renny realizou The Covenant.



Mais recentemente, há 2 anos atrás (2007), Harlin realizou Cleaner.

E neste ano de 2009 já saiu 12 Rounds.

E este finlandês já está a filmar novo movie, de volta ao seu país, com actores da "casa". Mannerheim, previsto estrear no início do próximo ano, em Janeiro. Talvez 1º na Europa.

Um comentário:

  1. De Renny Harlin tenho o "Die Hard 2" e "Cliffhanger" e gosto bastante deles.
    Também já vi "Cutthroat Island", "The Long Kiss Goodnight" e "Deep Blue Sea" e achei-os mais ou menos... não são obras primas, mas vêem-se perfeitamente.
    Bjs

    ResponderExcluir