segunda-feira, 11 de maio de 2009

John Frankenheimer


Chega agora pela 1ª vez a análise a um realizador já falecido.
Trata-se de John Frankenheimer. Talvez não muito conhecido, mas já irão ver alguns dos seus filmes.
Nasceu no dia 19 de Fevereiro de 1930 em Nova Iorque. Morreu a 6 de Julho de 2002, em Los Angeles.



The Young Stranger (1957) - drama, com James MacArthur e Kim Hunter.

No mesmo ano, directo para tv - The Comedian.



The Young Savages (1961) - crime e drama, em 103 minutos. Com Burt Lancaster e Shelley Winters. http://www.imdb.com/title/tt0055633/

Next year (62) - All Fall Down. Drama, filmado na Flórida.
Frase: Homem suficiente para atrair uma dúzia de mulheres... não homem suficiente para ser fiel a uma!
Com Eva Marie Saint, Warren Beatty, Karl Malden e Angela Lansbury



Mais 2 filmes em 62, incrível. Foram eles:

Birdman of Alcatraz -

The Manchurian Candidate - Frase: Se há um filme que devia ser visto, este é um deles!
História: O ENVIADO DA MANCHURIA é um intenso thriller político, mantendo-se até aos nossos dias como um dos melhores e mais fascinantes filmes americanos. Ao ser questionado, o Major Bennett Marco (Frank Sinatra) dirá que o Sargento Raymond Shaw (Laurence Harvey) é um herói, merecedor da Medalha de Honra. Mas apesar do que diz, Marco suspeita que este não seja exactamente assim. Um estranho pesadelo dá-lhe a impressão que Shaw não é o herói que aparenta mas alguém insidioso e perverso. É possível que Marco seja um traidor? Conseguirá Marco convencer o Exército das suas suspeitas? E qual o papel da mãe de Shaw (Angela Lansbury) nisto tudo? Muitas questões para tão pouco tempo...



Em 64, dose dupla. Com:

Seven Days in May -

The Train - "Viciante! Acção explosiva até ao fim!"- Leonard Maltin
História: Paris, Agosto de 1944. Com o exército aliado a aproximar-se, um General Alemão fanático, o Coronel Von Waldheim (Paul Scofield) rouba uma vasta colecção de pinturas raras francesas e embarca-as de comboio para Berlim. Mas quando um patriota francês é morto ao tentar sabotar o esquema de Von Waldheim, Labiche (Burt Lancaster), um corajoso membro da Resistência, jura parar o comboio a qualquer custo. Recorrendo às suas muitas capacidades, Labiche desencadeia uma onda de violência e destruição - rebentando linhas de comboio, explodindo estradas e organizando colisões - numa apaixonada procura pela justiça, retribuição e vingança. Inspirado num acontecimento real e engrandecido pelo brilhante e espectacular trabalho dos duplos e dos efeitos especiais, O Comboio é um excelente thriller de suspense que nos agarra à cadeira do princípio ao fim.



Em 1966, mais 2 movies.

Seconds -

Grand Prix - Frases: O glamour e emoção do maior espectáculo de velocidade e coragem do mundo!
ACELERE COM ESTE ESTRONDOSO ESPECTÁCULO DE ALTA VELOCIDADE, VENCEDOR DE 3 OSCARES®!
Sinopse: «Nove corridas. Um campeão. James Gamer, Yves Montand, Brian Bedford e Antonio Sabàto interpretam os rivais que competem no mundial de Fórmula 1, nesta fascinante e envolvente história, que mistura a emoção e o grande espectáculo das corridas de automóveis, com as conturbadas vidas pessoais dos quatro pilotos. Eva Marie Saint e Toshiro Mifune completam o elenco estrelar.
John Frankenheimer (que 32 anos mais tarde voltaria a colocar o pedal a fundo com a lendária perseguição em Ronin) realizou este clássico galardoado com 3 Óscares da Academia®. Frankenheimer recorre a imagens em split screen para melhor retratar os dramáticos acontecimentos e, filmagens do ponto de vista dos pilotos para intensificar as emoções. Cerca de 30 pilotos participam nesta emocionante corrida - quer ser um deles? Aperte o cinto e prepare-se para competir com os melhores do mundo.»



The Fixer (1968) -

The Extraordinary Seaman (1969) -



No mesmo ano de 1969 - The Gypsy Moths -

Seguiu-se, em 1970, I Walk the Line.



71 foi ano do The Horsemen.
Sinopse: Omar Sharif brilha neste excitante drama de acção, rodado nas majestosas montanhas do Afeganistão, onde Buzhashi, um dos desportos mais violentos do mundo, é mais que um desafio - é um modo de vida e um código de honra. Como filho do maior cavaleiro no Afeganistão, Uraz (Sharif) viaja pelo seu mundo tentando perpetuar a reputação de seu pai (Jack Palance), à medida que constrói a sua perante os da sua tribo. A perda de um importante torneio e uma perna gravemente ferida lança Uraz numa perigosa viagem de auto-descoberta. Escrito pelo galardoado da Academia, Dalton Trumbo (O Rapaz e o Touro, Melhor Argumento Original, 1956), OS CAVALEIROS DAS ESTEPES é um filme apaixonante sobre um homem em busca de honra e integridade.

Em 73 chegou The Iceman Cometh.
História: Em 1973, quando o primeiro catálogo de filmes do AFT se apresentou nos cinemas dos EUA, este filme adaptado de uma grande obra do teatro, "The Ice Cometh", constituiu desde logo uma agradável surpresa pois nele se pode encontrar toda a essência da obra teatral em que está baseado e que nos revela o genial talento do seu autor, Eugene O'Neil. Mas há mais: a excelente realização de Frankenheimer e um elenco encabeçado por Frederic March (aqui na sua última aparição no cinema) mas que conta ainda com Robert Ryan e Lee Marvin.



99 and 44/100% Dead (1974) -

French Connection II (1975) - Gene Hackman volta ao seu papel vencedor de um Oscar® da Academia® como Popeye Doyle, um obstinado detective de Nova Iorque determinado a destruir uma rede de narcotráfico francesa. Raptado por Alain Charnier, cabecilha da rede de tráfico de heroina de Marselha, Doyle é cruelmente tornado dependente da droga que ele queria erradicar. Agora ele tem de vencer esta batalha pessoal contra o vicio e unir esforços com os seus homólogos franceses para pôr termo à viciosa acção de Charnier. Um envolvente enredo, arrebatadores desempenhos e uma cenografia extremamente realista fazem deste filme uma poderosa sequela de Os Incorruptíveis Contra A Droga.



Em 77, Black Sunday.

79 foi ano de Prophecy.



1982 foi ano do The Challenge.

3 anos depois, em 85, The Holcroft Covenant.



A catrafada de filmes que o man realizou, chiça, já estou a ficar cansado.

52 Pick-Up (1986) -

Dead Bang (1989) -



1990 foi ano do The Fourth War.

In the next year of 91, Year of the Gun.



1994 foi ano de 2 filmes directos para tv. Das fotos aqui em cima:

Against the Wall -

The Burning Season -



Em 96, mais dose dupla.

Andersonville (directo para tv) -

The Island of Dr. Moreau - Frase: Estão abertos os Portões do Inferno.
História: «Numa remota ilha no Pacífico Sul, o Dr. Moreau usou a chave da ciência para abrir os portões do inferno. Val Kilmer, David Thewlis, Fairuza Blak e o vencedor de Oscar Marlon Brando contracenam neste fantástico thriller de ficção científica, baseado no best-seller de H. G. Wells.
Dr. Moreau é um brilhante cientista em busca da evolução da raça humana. Quando um diplomata das Nações Unidas visita a ilha e o laboratório de Moreau, descobre fantásticas mas brutais experiências de transformação de animais em seres humanos. Esta estranha mutação vai criar situações imprevisíveis que ameaçam não só a ilha, mas toda a humanidade!»



Mais um movie direct to tv, em 97. George Wallace -

1998 foi ano de Ronin.
Sinopse: Num mundo onde a lealdade é comprada e a traição é um modo de vida, uma nova e mortífera ameaça terrorista emerge - assassinos por conta própria! Com Robert De Nrio, Jean Reno, Natascha McElhone, Stellan Skarsgard, Sean Bean e Jonathan Pryce, escrito por J.D.Zeik e Richard Weisz e realizado por John Frankenheimer, o mestre dos thrillers inteligentes, Ronin é uma dinâmica intriga internacional repleta de acção explosiva. A Guerra Fria pode ter acabado, mas na frente da nova ordem mundial, está um grupo de mercenários encobertos cuja perícia em segurança, reconhecimento e assalto será vendida a quem mais pagar. Cinco desses operacionais, conhecidos por "Ronin", foram reunidos em Paris por um misteriosos cliente para uma missão extremamente perigosa: roubar uma mala ultra secreta. O que parece uma missão simples, cedo se transforma numa perseguisão mortífera, pois outras organizações do submundo também se encontram na peugada do ambicioso prémio. O traidor passa a traído, à medida que o filme se aproxima do seu emocionante final. Com algumas das mais emocionantes perseguições de carros jamais vistas em cinema, Ronin é, em duas palavras, cinema total.


2000 foi ano de Reindeer Games.

História: Após seis anos na prisão por roubo de automóveis, Rudy Duncan (Ben Affleck) e o seu companheiro de cela, Nick (James Frain), vão finalmente sair em liberdade condicional. Durante o tempo em que esteve encarcerado, Rudy ouvia as histórias românticas que Nick lhe contava acerca de Ashley (Charlize Theron), uma mulher com a qual se correspondia mas nunca tinha conhecido. Rudy está ansioso por voltar para a sua família e endireitar a sua vida de uma vez por todas. No entanto, quando Nick é morto durante um motim prisional, Rudy decide assumir a sua identidade e conhecer a mulher misteriosa. Contudo, Rudy vai ter de se confrontar com Gabriel (Gary Sinise), o irmão de Ashley, que planeia um assalto ao casino onde Nick trabalhara, e que conta com a colaboração deste. Jogo de Traições é um thriller de acção inteligente, cómico e arrepiante, com um excelente elenco que, para além de Affleck, Theron e Sinise, conta ainda com Clarence Williams III e Dennis Farina. Jogo de Traições é seguramente um dos melhores filmes de acção do ano.

2002 foi ano de Path To War. Directo para tv.

História: Como sucessor de um Presidente convertido em mártir (John F. Kennedy), o presidente Lyndon B. Johnson tentou transformar a América numa sociedade justa com igualdade de oportunidades. Em vez disso, converteu-se no símbolo da guerra mais impopular da história, a guerra do Vietnam. Um filme intenso de ambições e sonhos desfeitos que uma guerra sempre cria, que nos revela como os Estados Unidos se envolveram numa guerra que acabou de vez com as nobres intenções de um presidente.

Um comentário:

  1. Não é muito conhecido da actual geração de cinéfilos, mas dirigiu uma série de bons filmes. Um dos mais emblemáticos para mim é 'Birdman Of Alcatraz'.

    Abraço.

    ResponderExcluir