domingo, 22 de março de 2009

Amy Heckerling


Aqui está a 2ª mulher a ser agraciada com umas linhas neste blog. Acho que mesmo assim o saldo ainda está a dever a muitas senhoras, mas claro que todos sabemos que elas não são assim tantas na profissão da realização, não abundam por aí. Mas chegará o tempo de outras, tenho mais preparadas no meu pc. :-)
Na foto está Amy Heckerling. Nascida a 7 de Maio de 1954 no Bronx, em Nova Iorque.
Estudou Cinema e Tv na Universidade de Nova Iorque e tirou um mestrado.
Em 1987, quando estava grávida, teve a ideia para o filme de 1989, que então escreveu e realizou (ver qual mais à frente). Em 94, também escreveu para o filme do ano a seguir. Amy é uma liberal, e também uma ambientalista, ajudando instituições de caridade sempre que pode.

Começou por realizar uma curta, de 28 minutos, intitulada Getting It Over with. Corria o ano de 1977.



1982 e 1984 foram anos de, respectivamente:

Viver Depressa - «é um clássico de culto moderno que marcou a geração de oitenta. Após vestir a pele de um estudante universitário o então estreante Cameron Crowe (realizador que já destquei antes, escreveu um livro e depois o argumento deste filme), regressava para nos dar um retrato preciso do mundo do sexo, das drogas e do rock'n'roll vivido pelos mais inesquecíveis personagens de sempre.
Aqui não falta nada: Das desventuras sexuais de Stacy (Jennifer Jason Leigh) e Linda (Phoebe Cates) à vertiginosa ascensão de Brad (Judge Reinhold) no negócio do "fast-food", passando pelo inesquecível Spicoli (Sean Penn) no papel de surfista porreiro. A aumentar este precioso elenco, os imbatíveis Nicolas Cage, Anthony Edwards, Forest Whitaker e Ray Walston dão o ar da sua graça! Com tanto talento junto "Viver Depressa" permanece, ao fim de uma geração, como um obra sincera, refrescante e super divertida!»
Parece muito intessante este filme, tem edição nacional em dvd, com bons extras.

Johnny Dangerously - comédia (talvez negra, pois também tem "crime" hehe) com Michael Keaton no papel principal, secundado por Peter Boyle, Griffin Dunne, Dom DeLuise e Danny DeVito.
Tagline - O crime organizado nunca foi tão desorganizado!
História passada nos anos 30, onde um homem honesto e de bom coração, é forçado a virar-se para uma vida de crime, de maneira a financiar as contas médicas astronómicas da sua neurótica mãe. Parece divertido, 1 hora e meia que se deve ver muito bem. Sem edição PT.



Em 85 e 89:

European Vacation - 2 anos depois da comédia realizada por Harold Ramis, a realizadora Amy teve possibilidade de dirigir a "continuação", agora na Europa. Mais comédia e aventuras, de novo com Chevy Chase, Beverly D'Angelo e os 2 filhos. São a família Griswald, que ganha a viagem pelo velho continente depois de derrotarem outra família num jogo num show.
Até uma sósia da Princesa Diana pelos vistos arranjaram para o filme.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0089670/plotsummary
E vieram mesmo filmar cá, em Itália, em Londres e Paris.

Look who's talking - é um hilariante filme que dá voz aos pensamentos e preocupações de um bebé chamado Mikey.
O divertimento é total quando a sua mãe, Molie (Kirstie Alley) abandonada pelo seu namorado, procura o pai ideal para ele. Mikey (pela voz de Bruce Willis), contra a vontade de sua mãe, quer à força que o seu pai seja James (John Travolta) pois é muito divertido, sabe dançar e até pilotar aviões...
Também com George Segal e o já falecido Don S. Davis (série Stargate SG-1), bom filme. Pelo menos por aqueles anos ficávamos satisfeitos com este tipo de movies.



1990 foi ano de sequela. Com Olha quem fala também, parece que sem dvd nacional.
Foi mesmo rápido, logo no ano seguinte, mas este já foi mais fraco, pelo menos é a opinião de quem vota no imdb.
Com os mesmos 3 do 1º filme, mais Elias Koteas, Roseanne a fazer a voz de Julie, e Damon Wayans a de Eddie, e mais Mel Brooks a voz de Mr. Toilet Man.
Apenas 81 minutos de duração, e deve ter sido suficiente, foi mais do mesmo, e daí talvez não, pois ainda fizeram uma 3ª parte (mas não foi a Amy Heckerling), Look who's talking now, com mais vozes de Danny DeVito e Diane Keaton.

5 anos depois, em 95, veio As Meninas de Beverly Hills.
Sinopse: «Não é fácil ser a mais popular e esplendorosa rapariga em Beverly Hills High. Especialmente quando se é alvo da inveja das Betties (as outras jovens), do desejo dos Barneys (os rapazes pouco atraentes) e da fúria dos professores quando os trabalhos de casa estão atrasados!
Contudo, Cher (Alicia Silverstone), uma jovem de 15 anos, consegue ter tudo sob controle e até mesmo arranjar tempo para alguns projectos extracurriculares como arranjar um amor para o seu professor de debate (Wallace Shawn), e ensinar tudo sobre moda a uma amiga pouco elegante (Brittany Murphy).
Mas o mundo organizado de Cher começa a desmoronar com o súbito aparecimento de dois Baldwins (bonitões): um sexy e charmoso novo colega de classe (Justin Walker) e o formal mas bonitinho "ex-irmão de segundas núpcias" (Paul Rudd). Agora, Cher está prestes a descobrir que quando o amor aparece, ela... está mesmo fora de onda.
Alicia Silverstone é "absolutamente perfeita" (Jeff Craig, Sixty Second Preview) nesta comédia vibrante e descarada que é "perversamente divertida" (Kenneth Turan, Los Angeles Time).»
Ainda com Donald Faison (série Scrubs), Elisa Donovan, Breckin Meyer, Jeremy Sisto e Dan Hedaya. Edição especial dvd aqui: http://www.dvdpt.com/a/as_meninas_de_beverly_hills_edicao_especial.php



Em 1998, no filme da 1ª foto acima, o nome da realizador não aparece creditado, mas no imdb está ela como co-realizadora? do filme.
A Night at the Roxbury - Will Ferrell e Chris Kattan trazem para o cinema as personagens que criaram no Saturday Night Live, os irmãos Butabi, sempre prontos para a farra. Por muito que os aborreça, parece no entanto que Steve (Ferrell) e Doug Butabi (Kattan) nunca vão ter estilo para fazer parte da lista de convidados do clube Roxbury. Isto é, até ao dia em que têm um acidente de automóvel com um frequentador habitual do clube que é o seu ídolo, Richard Grieco (interpretado pelo próprio). Querendo evitar mais complicações, Grieco ajuda os irmãos a entrar no clube, introduzindo-os num mundo que eles apenas sonhavam existir. Agora é só facturar! Agora é que desgraçados dos Butabis vão viver à maneira... será? Com Loni Anderson, Dan Hedaya, Jennifer Coolidge, Michael Clarke Duncan, Molly Shannon e uma banda sonora para dançar até cair para o lado, Uma Noite no Roxbury é um contagiante divertimento.
Tagline: Score!

No ano 2000, a realizadora pegou em 2 dos protagonistas de American Pie.
Sinopse de Loser - "Paul Tannek (Jason Biggs) é um rapaz dos subúrbios que acaba de entrar para a universidade em Nova Iorque. Um Azarado com pouco dinheiro, sem amigos e que divide o quarto com três estroinas que se divertem à custa dele. A sua sorte parece mudar quando conhece Dora Diamond (Mena Suvari, de Beleza Americana), a 'braza' da escola. No entanto, se o noivo de Dora, o frio professor de literatura Edward Alcott (Greg Kinnear) não se colocar no caminho deste romance, os companheiros de quarto de Paul vão-se encarregar de o fazer!"
Ainda com Dan Aykroyd, já vi o filme, é leve e engraçadito. Mas só tem 5 no imdb.

E para finalizar (talvez só por agora) a carreira desta realizadora temos o recente filme de 2007, I Could Never Be Your Woman.
História: «Rosie (Michelle Pfeiffer) é uma mãe solteira de 40 anos a quem a vida não corre muito bem. A série televisiva que produz está em risco de ser trocada por um reality show pelo seu chefe Marty e a sua assistente Jeannie está determinada em dificultar-lhe a vida. Em casa o panorama náo é melhor: o seu marido está prestes a ter um bebé com uma mulher mais nova e a sua filha Izzie vive o seu primeiro amor, dando total prioridade a um rapaz da sua escola que nem sabe que ela existe. Quando Adam (Paul Rudd), um jovem e talentoso actor, aparece para fazer um casting, Rosie apaixona-se por ele. Mas Rosie náo vive bem com a diferença de idades e arranja um pretexto para acabar tudo com ele. No entanto, Adam tem outros planos...»
É uma comédia romântica, que conta com as presenças de actores como Fred Willard, Jon Lovitz e Sarah Alexander (da série inglesa Coupling).
Também não está classificado grande coisa no imdb, enfim, se calhar as coisas não são fáceis para a Amy, vamos ver se fará mais filmes no futuro.

2 comentários:

  1. Só vi os Olha Quem Fala, para mim é uma desconhecida...

    ResponderExcluir
  2. Olha que só ouvi falar dela aqui no teu blog... parece mentira.
    Coo disse atrás o "Que Paródia de Férias na Europa" é para mim, bem melhor que o 1º (pena que não os encontre á venda em nenhum lado).
    Tenho em DVD "Clueless" e acho-o bem engraçado (se vires "Emma" com Gwyneth Paltrow, vais ver que "Clueless" é uma imitação mas na nossa época).
    Obviamente, também conheço "Look Whos Talking", gostei na altura, mas já não os posso ver mais :( enjoei...

    ResponderExcluir