domingo, 15 de março de 2009

Ivan Reitman


Foto pequena, mas mostra uma cara que quem gosta de cinema deve conhecer.
Ivan Reitman, nascido a 27 de Outubro de 1946, em Komárno, na antiga Checoslováquia (actualmente seria Eslováquia).
Para além de realizador, foi (e continua a ser) produtor de muitos filmes, para além dos seus. E bem conhecidos, especialmente no género cómico. Animal House, Beethoven, etc.
Casado desde 1976, tem 3 filhos, um deles é o também realizador (e que está a ter sucesso, com filmes como Thank you for smoking e Juno) Jason Reitman.

A sua 1ª incursão na realização em Hollywood foi em 1968, com uma curta cómica, de nome Orientation.



1971 e 1973 foram anos destes 2 filmes das fotos acima. Têm aspecto de "malandrices", por se verem mulheres em trajes menores.
Mas são comédias, o 2º com algum terror.
Foxy Lady - com o actor Eugene Levy (conhecido como pai de Jim - Jason Biggs - em American Pie). Actor que regressa em Cannibal Girls, assim como a actriz Andrea Martin.
Este 2º filme, tem como frase "Estas raparigas comem homens" hehe
História: um jovem casal passa a noite num restaurante, apenas para descobrir que está assombrado por 3 mulheres mortas que estão cheias de fome por carne humana. lol é mesmo terror, com comédia também claro.



Dose dupla de Bill Murray, em 79 e 81. Aliás, o actor vai regressar para a tripla logo a seguir, com Ghostbusters.
Meatballs - mais comédia, atentem na frase: "We'll Give You One Hell Of A Holiday".
História algo do género campo de férias (de Verão), com um chefe todo engatatão, armado e divertido, que vai conseguir unir e encorajar a malta para ganharem os Olímpicos dos campos de férias.

Stripes - Quando John Winger (Murray) perde num só dia, o apartamento, a namorada e o emprego, decide alistar-se no exército e quase provoca a 3ª Guerra Mundial!
O PELOTÃO CHANFRADO, está agora disponível numa versão alargada, inédita até ao momento, com 18 minutos adicionais que incluem 6 cenas que o realizador Ivan Reitman tinha cortado. Não perca a paródia mais divertida sobre o exército em toda a história do cinema!
Comédia e guerra de mãos dadas, gostava de ver o filme, assim como o anterior.
Mais actores conhecidos presentes são Harold Ramis, Sean Young, John Candy e Judge Reinhold (filmes Caça-Polícias).


1984 foi ano deste grande filme (pelo menos em termos de entretenimento e sucesso).

Frase: Eles aí estão para salvar o Mundo!

Sinopse: Peter Venkman (Bill Murray), Raymond Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três simpáticos parapsicólogos que estudam fantasmas e outros fenómenos sobrenaturais. Um dia decidem montar o seu próprio negocio: Os Caça-Fantasmas. No início, as pessoas não lhes querem pedir ajuda, mas assim que começam a trabalhar, surgem inesperados problemas com fantasmas. Entretanto, Peter Venkman sente-se atraído por uma rapariga, Dana Barrett (Sigourney Weaver), que tem um problema: o seu frigorifico está possuído por espiritos!Só Os Caça-Fantasmas podem resolver a situação.

Ainda com Rick Moranis e Ernie Hudson, o filme foi escrito por Dan Aykroyd e Harold Ramis. Nomeado para 2 Óscares, melhores efeitos visuais, e melhor canção original (Ray Parker Jr.). Tenho em dvd, comprei um pack com este e a sequela.

Legal Eagles (Perigosamente Juntos título nacional) chegou em 1986.

"Um assistente do Promotor Público (Robert Redford) e uma advogada de defesa (Debra Winger), juntam forças para defender uma artista (Daryl Hannah) que é acusada de homicídio. Este thriller cómico trespassa a maravilhosa classe das artes de Nova Iorque e o seu perigoso sub-mundo."

Ainda com Brian Dennehy, Terence Stamp e Christine Baranski, deve valer a pena ver este filme com romance e "crime".




88 e 89 mais diversão.

Frase de Twins - Só a mãe os consegue distinguir.

Sinopse: As super estrelas Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito juntaram-se para proporcionar o dobro do divertimento, neste hilariante êxito de bilheteira do realizador Ivan Reitman.Na sequência do fracasso de uma experiência genética ambiciosa, nascem dois gémeos que em nada se parecem e que são separados à nascença. Anos mais tarde, os irmãos encontram-se: Julius, um gigante muito educado e com um grande coração, imune a influências externas, e Vincent, um baixote ambicioso com um desejo insaciável de mulheres e dinheiro. Com as namoradas e um assassino contratado à perna, os irmãos encetam uma louca viagem de infortúnio pelo país para encontrarem a sua mãe, mas acabam por descobrir mais sobre si mesmos.

5 anos depois da 1ª aventura, os Caça-Fantasmas estão de volta!

Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Rick Moranis e Signourney Weaver são uns autênticos caçadores de seres sobrenaturais, os únicos que podem salvar o mundo da fantasmagórica praga que se estende por todo o planeta.
Já chegaram a Nova Iorque... e a estátua da liberdade está em perigo!

Destaque também para o papel de vilão, desempenhado por Peter MacNicol (um actor que fez rir na série Ally McBeal).



O 1º filme - Kindergarten Cop - acho que vi no cinema com a minha querida avó. Gostei imenso, e tenho recordações sem dúvida. Data de 1990.

Arnold Schwarzenegger encarna um polícia que se faz passar por professor de um jardim-escola, para apanhar um perigoso assassínio. Depois de conseguir pôr os meninos na ordem e de conquistar o afecto de uma bonita professora (Penelope Ann Miller), prepara-se para o confronto final com o homem que persegue, nesta comédia de acção «totalmente divertida» (Ralph Novak «People Magazine»).

A rever qualquer dia, se bem que foi mais interessante para mim quando era miúdo.


1993 foi ano de Dave.

Sinopse: Kevin Kline e Sigourney Weaver brilham neste êxito de bilheteira sobre um sósia do Presidente contratado para fazer de Chefe do Executivo Americano durante algum tempo. No entanto, as coisas não correm como planeado, e Dave tem que manter o disfarce por tempo indefinido.
Os actores secundários Frank Langella, Ving Rhames, Ben Kingsley, Charles Grodin, Laura Linney e Bonnie Hunt dão-nos ainda mais motivos para ficarmos bem dispostos. Políticos da vida real e outras personalidades de Washington juntam-se à brincadeira à medida que Dave vai utilizando o senso comum para lidar com as extraordinárias responsabilidades da Sala Oval."

Tenho de ver, só terei apanhado poucas partes nalguma vez que deu na tv.

Nomeado para Óscar de argumento original, para Gary Ross.




1994 e 1997 foram anos de mais excelentes actores.

Não é exactamente o caso de Schwarzenegger, mas ele lá regressou 3ª vez para um filme deste realizador, e fez papel de grávido lol haha.

História: "Nem imagina quem vai ter um bebé...
As aulas de preparação para o parto mudam para sempre quando Arnold Schwarzenegger, após ingerir um medicamento em fase experimental, fica inesperadamente grávido.
O realizador Ivan Reitman junta a Schwarzenegger, Danny DeVito e a vencedora de um Oscar, Emma Thompson, nesta deliciosa comédia familiar que o fará chorar a rir."

Seguiu-se Fathers' Day - Frase: Ela disse apenas, "O meu filho é teu!" Infelizmente ela disse o mesmo a ambos.

Sinopse: Jack Lawrence (Billy Crystal) é um advogado, do tipo que está sempre pronto a ajudar - quando tem algo a ganhar. Dale Putley (Robin Williams) é um acidente à espera de acontecer, um escritor de segunda e um desastre de primeira. Não têm rigorosamente nada em comum - até que têm de juntar esforços para encontrar um adolescente que fugiu de casa, e que ambos acreditam ser o seu filho.

O Dia dos Pais é "a mãe de todas as comédias" (Patt Collins, WWOR-TV), combinando os talentos de dois dos homens mais engraçados do planeta sobre a batuta de Ivan Reitman. Crystal e William colidem, desentendem-se e fazem amizade e mergulham juntos no universo desconhecido da paternidade. Um universo desconhecido mas repleto de boas risadas.

Ainda com Julia Louis-Dreyfus, Nastassja Kinski e Bruce Greenwood, já vi o dvd no video-clube, talvez valha a pena dar uma vista de olhos. Ou na tv, já deve ter dado.




1998 e 2001 mais 2 movies.


Depois de imensa comédia, finalmente Ivan retorna a alguma aventura, acção, romance.

Six Days Seven Nights - O herói da acção Harrison Ford brilha nesta estonteante aventura sobre umas férias de sonho que se transformaram num hilariante pesadelo tropical! Um impaciente e grosseiro piloto de aviões de carga que vive numa ilha paradisíaca, Quinn Harris (Ford), detesta turistas… contudo, desta vez, não está em condições de rejeitar uns preciosos dólares de uma nova-iorquina de língua afiada, Robin Monroe (Anne Heche), que desespera por um voo rápido para o Taiti! Mas esta já complicada situação entra em queda livre, quando a velha avioneta em que seguem é obrigada a aterrar devido a um temporal! Abandonados agora numa ilha deserta, Quinn e Robin rapidamente descobrem todos os perigos de um paraíso! Enquanto este par incompatível vai enfrentando o perigo a cada dois passos, eis a sua oportunidade de transformar os infortúnios deles em 6 DIAS, 7 NOITES de mais divertimento do que alguma brochura de viagens lhe pode oferecer!

Ainda com David Schwimmer (Ross na série Friends), Jacqueline Obradors, Cliff Curtis e Danny Trejo, fartou-se de dar na sic este filme, por incrível que pareça acho que nunca o vi completo. Terá sido quase quase, mas não terei visto a parte final, como acaba etc.

Evolution - aluguei no videoclube, é um filme porreiro, entreteve bastante.

Sinopse: "Somos levados numa viagem pelos caminhos da Evolução, recheada de gargalhadas e magníficos efeitos especiais, num filme com David Duchovny (Ficheiros Secretos), Orlando Jones (Cala-te Boca!), Sean William Scott (American Pie - A Primeira Vez) e Julianne Moore, duas vezes nomeada para os Oscars (Hannibal, Magnólia).

Os professores universitários Ira Kane (Duchovny) e Harry Block (Jones) são inadvertidamente chamados ao local onde caiu um meteorito, acabando por descobrir uma grande variedade de formas de vida do outro mundo, compostas por uma única célula. A cientista governamental Alison Reed (Moore) envolve-se no caso porque não confia na dupla de cientistas locais. Mas quando as células alienígenas começam a evoluir à velocidade do som e as monstruosas criaturas em que se transformam ameaçam o futuro da raça humana, os três cientistas percebem que têm de trabalhar em equipa.
É o maior pesadelo de Darwin e a sobrevivência dos mais capazes, numa comédia louca e divertida!"

Ainda com Ted Levine (série Monk), Ethan Suplee, Dan Aykroyd e Sarah Silverman.

E chega-se ao fim (talvez ainda não definitiva) da carreira de Ivan Reitman. Com um filme de 2006, que ainda não tive oportunidade de ver, mas gostaria.

My Super Ex-Girlfriend - Duas Super Estrelas, Uma Thurman e Luke Wilson juntam-se para nos trazer uma hilariante comédia. Matt Saunders (Wilson) pensa que encontrou a namorada perfeita (Thurman): Jenny Johnson é inteligente, muito sexy e... uma super-heroína com poderes incríveis. Mas quando Jenny se revela carente, ciumenta e neurótica, Matt quer terminar o namoro. Jenny fica furiosa e não descansa enquanto não se vinga... como só um super-herói consegue fazer.
A Minha Super Ex é uma Super-Comédia que prova que terminar uma relação pode ser difícil - e também muito perigoso!

Ainda com Anna Faris, Wanda Sykes e Catherine Reitman (filha do realizador), irei alugar qualquer dia este filme.


Por falar em qualquer dia, também poderá chegar a hora do filho do Ivan, Jason, ver aqui umas linhas sobre a sua carreira de realizador, mas não será a curto prazo. Se bem que esteja a ter um início de actividade muito bom.

De Ivan Reitman vale a pena olhar para a filmografia, e ver muitos filmes cómicos (que dão boa disposição às pessoas), assim como alguma aventura, sobretudo com os Caça-Fantasmas, que irão ter uma 3ª parte, anunciada para o ano que vem. Reitman vai ser produtor, e realizador será que sim também?

Um comentário:

  1. De Ivan Reitman conheço todos os filmes, excepto os dois primeiros e Minha Super Ex.
    Tenho também o pack Caça Fantasmas, que são sem duvida os meus preferidos deste realizador.
    Bjs

    ResponderExcluir