sábado, 21 de março de 2009

Lawrence Kasdan


Lawrence Kasdan - nascido a 14 de Janeiro de 1949, em Miami, na Florida, USA.
Começou a carreira em Hollywood no início da década de 80. Escreveu os argumentos de 3 filmes super conhecidos: Guerra das Estrelas Episódio V - O Império contra-ataca; Indiana Jones - Salteadores da arca perdida; e Guerra das Estrelas Episódio VI - O regresso do Jedi.
Nomeado para 4 Óscares, 3 pela escrita, outro para filme.
Nunca fez um comentário audio em dvd. Isto é "mau" para mim, que gosto de ter dvd's com comentários. Até terá algum filme dele, mas o realizador não contribui para eles.



O primeiro filme realizado data de 1981. Noites escaldantes título em português.
Sinopse: "A vida do advogado Ted Racine é insípida - até que encontra uma mulher irresistível e com um marido rico, chamada Matty Walker. Ned sabe que Matty é o tipo de mulher que, para poder estar com ela, um homem mataria outro. E assim acontece.
William Hurt e Kathleen Turner icendeiam neste filme, uma história sensual que lembra os filmes negros dos anos 40 mas carregado de uma energia e paixão só vista nos anos 80. A realização de Kasdan deixa antever as texturas emocionais dos seus filmes posteriores. Recoste-se e deleite-se com este escaldante clássico contemporâneo."
Nomeado para globo de ouro (nova actriz), ainda com Richard Crenna, Ted Danson e Mickey Rourke.
Edição especial aqui: http://www.dvdpt.com/n/noites_escaldantes_edicao_especial.php
Tenho de adquiri-la, tem 2 discos.

1983 foi ano do The Big Chill. Frase: Amor, Sexo, Diversão e Amizade... qual o seu limite?
Sinopse: «Sete antigos companheiros da Universidade reencontram-se, depois de vários anos, para assistir ao funeral de Alex, um amigo comum. As suas vidas tinham seguido caminhos muito diferentes: Sam (Tom Berenger) é repórter de televisão; Nick (William Hurt) é traficante de droga; Harold (Kevin Kline) é magnata industrial; Michael (Jeff Goldblum) é colunista social; Sarah (Glen Close) é médica; Karen (Jobeth Williams) é dona de casa; e Meg (Mary Kay Place) é advogada.
Chocados com a morte prematura do amigo, aproveitam a ocasião para dar um novo rumo às suas vidas e restabelecer os seus antigos laços de amizade.
Um filme mítico de Kasdan, que toca todos os que sempre resistiram a 'crescer'.»
Parece muito intessante, e nomeado para 3 Óscares (actriz secundária Glenn Close, melhor filme, e argumento original do Lawrence, a meias com Barbara Benedek).



Em 1985:
"Silverado é uma cidade fronteiriça do Oeste dominada pelo seu poderoso e corrupto xerife (Brian Dennehy).
Mas as coisas estão prestes a mudar... Quatro jovens cowboys acabam de entrar na cidade...
Com Kevin Costner, Kevin Kline, Scott Glenn, Dann Glover e Jeff Goldblum, Silverado foi considerado um dos melhores westerns dos últimos anos."
Aluguei a edição especial no Blockbuster no ano passado, gostei de ver o filme, acho que valeria a pena adquirir, é esta a edição: http://www.dvdpt.com/s/silverado_edicao_especial.php
Nomeado para 2 Óscares, de melhor banda sonora e melhor som, conta ainda com o Sheriff John Cleese! :-)

1998 foi ano do The Accidental Tourist:
História - «Onde podemos encontrar a melhor fast food em Paris? Quantas embalagens de detergente para a roupa são precisas para uma viagem a Atlanta? As respostas a estas e muitas outras perguntas encontram-se nos guias de viagem de Macon Leary, populares entre os viajantes profissionais que detestam ter de viajar. Mas se é respostas a assuntos do coração que procura, Macon é a última pessoa que deve consultar. Pelo menos, por enquanto.
Este engraçado e tenro filme baseado no romance honónimo de Anne Tyler, marca o reencontro do realizador Lawrence Kasdan com as estrelas de Noites Escaldantes William Hurt e Kathleen Turner, nos papéis de Macon e a sua ex-esposa Sarah, e ainda traz-nos Geena Davis no papel de Muriel, uma treinadora de cães e romântica incondicional - um papel que lhe valeu o Óscar da Academia de Melhor Actriz Secundária. Escolhido como Melhor Filme do Ano pelo New York Film Critics Circle e nomeado para três outros Óscares incluindo Melhor Filme, O Turista Acidental irá aquecer o seu coração.»
Grandes elogios, e serão com razão, o filme foi mesmo nomeado para Óscar, assim como a banda sonora de John Williams, e argumento adaptado. A Geena levou-o para casa.
Ainda com os actores David Ogden Stiers, Ed Begley Jr. e Bill Pullman, tenho de tentar comprar o filme.



Em 1990, I Love You to Death:
Rosalie Boca (Tracey Ullman) é a devota esposa do mulherengo dono de uma pizzaria (Kevin Kline). Quando Rosalie descobre que ele não anda a pôr a mão apenas na massa, os seus instintos homicidas vêm ao de cima.
Com a ajuda de um empregado da pizzaria (River Phoenix), de dois primos drogados (William Hurt e Keanu Reeves) e da própria mãe jugoslava (Joan Plowright), Rosalie faz várias tentativas para mandar Joey para os anjinhos. Mas o amor acaba por triunfar, nesta comédia que se baseia na história verídica de uma mulher que tentou matar o marido - por quatro vezes!
Mais uma colaboração entre Kevin Kline, William Hurt e o realizador. Estes 2 actores fartaram-se de estar nos filmes do Kasdan.
Este filme está à venda na worten por 4.89€, estive com ele nas mãos já mais que uma vez, não me seduziu muito, mas até deve ser porreirinho. Ainda com a actriz sexy Heather Graham :-)

No ano a seguir, 91 Kevin Kline lá regressa (e ainda vai voltar mais).
Um filme que vi na biblioteca de Algés, a ver se requisito para o visionar!
Grand Canyon - O Coração da Cidade:
"Quando o carro de um advogado (Kline) se avaria numa perigosa rua de Los Angeles, um reboque chega mesmo a tempo de salvar a sua vida. Os dois homens começam uma profunda amizade que faz uma cadeia de acontecimentos e surpresas que envolve as suas famílias e amigos durante os seguintes anos. Um poderoso filme sobre as duras realidades da vida urbana, apresenta Danny Glover, Steve Martin, Mary McDonnell, Mary-Louise Parker e Alfre Woodard."
Nomeado para Óscar pelo argumento original, de Kasdan e a sua mulher Meg.



1994 foi ano de o realizador regressar ao género western, com Wyatt Earp.
Sinopse: "Kevin Costner interpreta o xerife mais célebre do Velho Oeste. Num retrato complexo e cativante – definido "uma interpretação clássica" (Bob Campbell, Newhouse Newspapers) – Costner, veste a pele do homem que se viria a tornar um mito americano neste grandioso e violento épico realizado e co-escrito por Lawrence Kasdan. Gene Hackman no papel do implacável pai de Wyatt e Dennis Quaid, como o seu amigo mortífero, Doc Holliday, trazem todo o seu talento a este inesquecível Western. Da pacata Wichita à violenta Dodge City e finalmente ao histórico confronto no O.K. Corral em Tombstone, Wyatt Earp é uma emocionante viagem à história americana, repleta de romance, aventura e coragem."
Nomeado para Óscar de melhor cinematografia (será fotografia acho eu), tem + actores famosos, como Michael Madsen e Isabella Rossellini, entre outros.
Eu quero este movie, até noutro dia estava a ser exibido numa tv de uma fnac, em formato blu-ray.
http://www.dvdpt.com/w/wyatt_earp.php

No ano a seguir (95) French Kiss.
Com Meg Ryan (Um Amor Inevitável) e Kevin Kline (Um Peixe Chamado Vanda), que "são um casal parisiense feito no céu" (The Hollywood Reporter) nesta comédia romântica hilariante e repleta de aventura.
«A certinha Kate (Ryan) tem o seu futuro todo planeado: casar com o seu noivo Charlie (Timothy Hutton) e viver para sempre feliz. Com o que ela não contava era com Juliette, a linda francesa por quem Charlie se apaixona numa viagem de trabalho a Paris! Determinada a trazê-lo de volta, Kate salta para um avião onde conhece Luc (Kline), um ladrãozeco com quem ela antpatiza logo. Mas quando Luc desvia um colar roubado para o saco de Kate, ela vê-se metida numa viagem, com ele, através de França e numa série de surpresas... sendo a maior delas todas quando este patife lhe rouba o coração! "um filme sexy, atrevido e muito romântico," ("ABC News").
O Beijo é um aviso apaixonante e terno de que a vida pode-nos sempre surpreender - das mais maravilhosas maneiras!»
Gostava de ver, tem também o actor Jean Reno.



E os últimos 2 filmes realizados pelo Lawrence foram:

Mumford (1999) - com Loren Dean, Hope Davis, Jason Lee, Mary McDonnell, Zooey Deschanel, Martin Short e Ted Danson.
Frase: Some towns have all the fun.
História algo deste género: In the small town of Mumford, a psychologist of the same name moves in and quickly becomes very popular, despite a questionable past. Mais em http://www.imdb.com/title/tt0140397/plotsummary

Dreamcatcher (2003) - «Jonesy, Henry, Pete e Beaver, unidos por uma amizade desde a infância... e pelos estranhos poderes que adquiriram num fatídico dia da sua adolescência.
Mas agora, passados muitos anos, uma terrível entidade está prestes a testar a sua amizade e os seus dons paranormais ao limite – e o preço poderá ser as suas próprias vidas. Mas mesmo que nem todos sobrevivam, os sobreviventes são a última esperança do nosso mundo contra uma ameaça como nunca antes se viu.
Suspense. Heroísmo. Terror. Efeitos especiais fantásticos. Podemos encontrar de tudo nesta adaptação de William Goldman do bestseller de Stephen King realizado pelo veterano cineasta Lawrence Kasdan.
Um elenco estupendo, encabeçado por Morgan Freeman no papel de um paranóico caçador de extraterrestres a serviço do Exército americano, move uma intriga que envolve poderes paranormais, migrações animais, viagens ao subconsciente e a paragens ainda mais distantes. O Caçador de Sonhos é um sonho tornado realidade para qualquer fã da ficção científica e do terror.»
Com mais estes actores: Thomas Jane, Jason Lee, Damian Lewis, Timothy Olyphant, Tom Sizemore e Donnie Wahlberg. Chiça só homens.
Já vi este filme, não desgostei, mas como comprova a classificação mediana/medíocre no imdb, não é nada de especial.
Teve os seus momentos, qualquer dia revejo, quem sabe.

E chega assim ao fim a análise á carreira deste movie director. Que também ficou famoso por escrever alguns argumentos de filmes, como referido no início. Mais um que ele escreveu foi O Guarda-costas, de 1992.
Não se vislumbra nenhum novo filme a ser realizado por Kasdan brevemente, tirando o argumento que escreveu para Clash of the Titans, a estrear em Março de 2010 nos States.

Mas vendo tudo o que fez para trás, mete respeito, bem boa a carreira, e talvez continue.

Um comentário:

  1. Kasdan, amei o "French Kiss" - romântica, não te esqueças ;) É um filme que também ando á procura para adicionar á minha colecção...
    Odiei "Catchdreamer"... aluguei o filme, pois como era com Morgan Freeman, nem olhei para trás, masse o arrepndimento matasse, já estava morta. Não gostei nem um pouco do filme :S
    Bjs

    ResponderExcluir