sexta-feira, 20 de março de 2009

Harold Ramis


Bem, já que estou numa de comédia, com o realizador anterior houve muita, e com este novo ela também é garantida.
Harold Ramis, um homem multi-facetado. É que foi actor, nos Caça-Fantasmas, mais recentemente no Knocked Up, etc. E escreveu Meatballs, Stripes, as personagens do Caça-Fantasmas (3 filmes do Ivan Reitman), entre outros argumentos, de filmes por ele realizados, etc.
Como realizador tem dirigido bons filmes, conhecidos, elogiados, dentro do género cómico. Já se irão reconhecer os seus filmes.
Um pouco mais velho que Ivan Reitman, Ramis nasceu em Chicago, Illinois, a 21 de Novembro de 1944. Por curiosidade partilha o aniversário com Björk, Goldie Hawn e Nicolette Sheridan.



Começou em 1980 com Caddyshack.
Sinopse
: O tratador de campos de golfe Carl Spackler está prestes a iniciar a Terceira Guerra Mundial - contra uma toupeira. O pomposo Juiz Smails joga para ganhar, mas a sua sobrinha casadoira tem uma maneira muito própria de marcar pontos. O playboy Ty Webb é um exímio jogador de golf, sobretudo quando a bola é ele! E Al Czervik, o fala-barato do clube de férias, dobrou a aposta de 20.000 dólares para um putt de 3 metros. Está tudo louco? Não, é só O Clube dos Malandrecos.
Chevy Chase, Rodney Dangerfield, Bill Murray e Ted Knight juntam-se para uma partida muito louca, que está para o golfe como A República dos Cucos estava para as irmandades estudantis, e a Academia de Polícia para o exercício da lei. Com o coleccionador de sucessos Harold Ramis (Que Paródia de Férias, O Feitiço do Tempo) na cadeira de realizador, as virtudes e os talentos dos quatro comediantes misturam-se na perfeição, para satisfação dos seus admiradores.
Em O Clube dos Malandrecos, o termo "malucos do golfe" alcança um perturbador duplo significado - e é rir a bandeiras despregadas do primeiro ao último buraco!
Frase: "Os Snobs Contra Os Trapaças!"

Em 83, Vacation.
Sinopse: Os Griswolds passaram o ano todo a fazer planos para umas grandes férias de verão. Da sua casa nos subúrbios de Chicago, atravessando a América até às maravilhas do parque de diversões de Wally World, na Califórnia, todos os passos foram cuidadosamente estudados. Excepto algumas centenas de histéricas excepções!
Que Paródia de Férias é uma sibilina comédia louca, graças em larga medida a Chevy Chase, no papel que o celebrizou de Clark Griswold. O desajeitado mas sincero Clark atrai sarilhos por onde passa. Não admira pois que perca o dinheiro todo quando o primo Eddie (Randy Quaid) deposita a pateta tia Edna (Imogene Coca) no banco de trás para uma boleia até Phoenix. Mas o que mantém os olhos de Clark na estrada é o galanteio com uma misteriosa loura (Christie Brinkley) num Ferrari vermelho. Para aqueles que já estão a bordo, Que Paródia de Férias, chamado «uma divertida e movimentada comédia» pelo The New York Times, é o mais alegre dos passeios.
Ainda com Beverly D'Angelo como mulher do Griswold, Anthony Michael Hall (série Dead Zone) como filho, Eugene Levy, John Candy e Jane Krakowski (série Ally McBeal) como prima Vicki.



1986 mais risos, com Club Paradise. Filme com Robin Williams, Peter O'Toole, Rick Moranis, Joanna Cassidy e Eugene Levy.
Frase: As férias que nunca irá esquecer - por mais que tente.
Mais história em: http://www.imdb.com/title/tt0090856/
Filmado também na Jamaica, gostava de ver o movie.

Algum interregno, pois apenas regressa em 1993, com Groundhog Day.
História: "O apresentador do boletim meteorológico está encarregado de cobrir a história de uma marmota capaz de prever o tempo.
É o quarto ano consecutivo que cobre a mesma história e não se esforça minimamente para ocultar o seu desagrado. Ao acordar no dia seguinte, descobre que é outra vez o 'Dia da Marmota' e no seguinte também, e a história repete-se um dia e outro, e outro...
Ao princípio aproveita-se da situação mas depois, apercebe-se que está condenado a passar o resto da sua vida no mesmo lugar, vendo as mesmas pessoas e fazendo o mesmo TODOS os dias.
Uma caótica comédia romântica protagonizada pela dupla Andie MacDowell e Bill Murray, no seu melhor!"
Agora ao ler a sinopse fiquei ainda com mais vontade de adquirir esta edição especial 2 discos do movie: http://www.dvdpt.com/o/o_feitico_do_tempo_edicao_do_15_aniversario.php
Ainda com Chris Elliott, Stephen Tobolowsky e Willie Garson.



Em 95 e 96 estes 2 filmes das fotos acima.

O 1º, nunca tinha ouvido falar. Com os actores Al Franken (pouco conhecido), Laura San Giacomo e Vincent D'Onofrio.
Frase: "You'll laugh because it's not your family. You'll cry because it is."
Mais história em http://www.imdb.com/title/tt0114571/plotsummary

Multiplicity - Doug Kinney (Michael Keaton) precisava desesperadamente de um milagre. Um marido, um pai e um homem de negócios dedicado, Doug é casado com uma mulher adorável (Andie MacDowell) e tem uma profissão exigente, o que lhe deixa muito pouco tempo livre. Com demasiadas coisas para fazer, e sem tempo suficiente para as fazer todas, Doug está quase a rebentar quando conhece o mundialmente célebre especialista de genética Dr. Owen Leeds (Harris Yulin). O Cientista oferece-lhe a oportunidade de poder voltar a controlar a sua vida, produzindo um clone de si próprio. O milagre que procurava vai finalmente acontecer! Mas se a vida era complicada com apenas um Doug, imagine no que se transforma quando ele se multiplica!
Já vi o filme, muito engraçado.
Frase: "Eu faço milagres
Eu crio o tempo
Eu produzo clones"
Dr. Owen Leeds, Gemini Institute



1999 e 2000 anos de mais sucessos. Então o 2º filme, adoro adoro adoro.

Analyze this - Robert De Niro e Billy Crystal fazem equipa com Lisa Kudrow, Chazz Palminteri, Molly Shannon e o realizador/co-autor Harold Ramis para lhes oferecer esta comédia que é de rir a bandeiras despregadas. De Niro, habituado a desempenhar papéis de homem seguro e decidido, usuais na sua admirável carreira, faz aqui de Paul Vitti, um poderoso chefe do crime de Nova Iorque a atravessar alguns problemas de insegurança consigo próprio. Crystal, sempre com uma piada que o safa de ir para os anjinhos é Ben Sobel, um psiquiatra que tem apenas alguns dias para resolver a crise emocional em que Vitti caiu e torná-lo, de novo, num gangster feliz e despreocupado. Sobel é um psiquiatra especializado em família, mas de certeza que esta não era a família que ele esperava.
Gostava de ter também em dvd, deu origem a "sequela", 3 anos depois.

Sinopse de Bedazzled - O Diabo nunca foi tão... tentador - e hilariante! Elliot (Brendan Fraser) é um desafortunado e apaixonado técnico de computadores que cai na teia da sedutora Elizabeth Hurley quando concorda em vender a sua alma por sete desejos. Porém, a Princesa das Trevas tem muitos truques na manga e a vida de Elliot torna-se um hilariante Inferno na Terra.
"Fraser é magnífico" (Good Morning America) e "Hurley é escaldante" (GEMS Television) nesta diabólica comédia. Se deseja rir sem parar, A SEDUTORA ENDIABRADA torna o seu desejo realidade!
É que é mesmo verdade, o actor Brendan Fraser faz uns papelaços, espectacular o gajo! Farto-me de rir em inúmeras situações, quando ele habla espanyol (colombiano haha), quando faz de maricas, na praia, epá é brilhante, eu tenho de ter este dvd. E boa banda sonora também, muitos parabéns ao Harold Ramis por ter realizado este filme. Ainda com Frances O'Connor, Orlando Jones, Paul Adelstein (série Prison Break), recomendo a todos, 90 minutos de óptima disposição.
Agora ao ver a página do filme no imdb, deparei-me com o facto que existiu um filme com o mesmo nome em 1967, com Dudley Moore e Raquel Welch. Escrito por Peter Cook.



2002 foi ano de sequela. Analyze That.
História: "Paul Vitti (Robert DeNiro), o perturbado mafioso de Uma Questão de Nervos, está a passar uma temporada na prisão, cortesia da polícia federal. Mas as coisas não estão a correr bem e, por entre canções de West Side Story e alucinações, Vitti convence as autoridades de que, se calhar, estaria melhor num manicómio do que numa prisão. Eles chegam à conclusão de que a melhor solução é libertá-lo ao cuidado do seu antigo terapeuta, o Dr. Ben Sobel (Billy Crystal).

O improvável duo está de volta ao grande ecrã para uma nova dose de gargalhadas e Outra Questão de Nervos. Desta vez, Vitti parece estar disposto a encontrar um emprego e abandonar a sua carreira criminosa. Pelo menos é isso que ele diz. Mas será que o exasperado Sobel vai acreditar em Vitti desta vez? Especialmente quando velhos amigos como Lou the Wrench estão sempre a aparecer?"
Tenho em dvd gravado.

Em 2005, experimentou algo mais do que a comédia, pelos vistos, num filme que tenho para ver em divx, The Ice Harvest.
Sinopse: «É véspera de Natal, na chuvosa e gelada Wichita, no Kansas. Este ano, Charlie Arglist (John Cusack) talvez tenha alguma coisa para celebrar. Advogado dos negócios mais obscuros de Wichita, Charlie e o seu antipático associado, o duro Vic Cavanaugh (Billy Bob Thornton), conseguiram embolsar a módica quantia de 2.147.000 dólares do "patrão" de Kansas City, Bill Guerrard (Randy Quaid).
No entanto, o verdadeiro prémio para Charlie será a estonteante Renata (Connie Nielsen), que é responsável pelo clube de strip-tease Sweet Cage. A maior prenda de Natal que Charlie poderá ter é fugir da cidade na companhia de Renata. Mas, quando o dia amanhece e uma tempestade se abate sobre a cidade, toda a gente, do seu amigo dos copos, Pete Van Heuten (Oliver Platt) à polícia local, começa a suspeitar do que realmente estará no "sapatinho" de Charlie. Para Charlie, estas últimas horas do dia de Natal vão estar recheadas de surpresas, de voltas e reviravoltas, com gelo ou sem ele...»
É um thriller divertidamente negro sobre ladrões duros e gelo fino.
Frase: ERA UMA NOITE MUITO ESPECIAL... GRANDES LADRÕES. GELO FINO.

E aqui está na foto o novo projecto de Harold Ramis. Já completado, está previsto estrear nos States dia 19 de Junho.
Com Jack Black, Michael Cera e outros. História do Ramis, argumento escrito por ele, e outros 2.
Plot (em inglês): "When a couple of lazy hunter-gatherers (Black and Cera) are banished from their primitive village, they set off on an epic journey through the ancient world."
Frase - Meet your ancestors

Até já Harold!

Um comentário:

  1. Também já vi todos deste realizaor, excepto Year One (como é obvio)...
    Para mim, o melhor é sem duvida, Que Paródia de Férias... ando á rpocura deste filme, mas não o encontro em nenhum lado :( Gosto mais de Que Paródia de Férias na Europa, esse é que foi de chorar a rir :D
    Bjs

    ResponderExcluir