domingo, 29 de março de 2009

Wes Craven


Tudo preparado para o género terror?
Estava na altura de destacar um movie director deste estilo, de suspense, etc.
Wes Craven, nascido a 2 de Agosto de 1939 em Cleveland, Ohio, nos EUA.
Também escritor, muitos dos seus filmes tiveram o seu cunho.



E tudo começou em 1972, com The Last House on the Left.

Seguiu-se em 1977 The Hills Have Eyes.



78 foi ano de filme directo para tv. Parece que teve edição dvd bastante recente.
Stranger in Our House, título para a Europa foi o da foto acima, Summer of Fear.

No mesmo ano dirigiu, juntamente com 1 realizador polaco e outro man, um documentário intitulado The Evolution of Snuff.

Em 1981 chegou o filme Deadly Blessing. Sharon Stone é uma das actrizes.



No ano a seguir, 82, veio Swamp Thing. Conheço a actriz Adrienne Barbeau (participou por exemplo na série Carnivale - a feira da magia).

1984 foi ano de novo filme para tv - Invitation to Hell.

Nesse mesmo ano de 84, foi lançado um filme que terá tornado o realizador bem famoso.
A Nightmare on Elm Street.
Sinopse: «Do mestre do horror moderno chega-nos um filme intemporal que permanece até hoje como uma referência dos filmes de terror.
Nancy (Heather Langenkamp) tem tido terríveis pesadelos. Algo muito monstruoso parece querer destruí-la. Entretanto, ela descobre que os seus colegas de liceu parecem ter o mesmo sonho, eles estão a ser chacinados enquanto dormem pelo terrível demónio dos seus pesadelos. Quando a polícia ignora as suas explicações, ela própria decide enfrentar o assassino no seu irreal pesadelo.
Com a participação de John Saxon e Johnny Deep, no seu primeiro papel, este clássico do terror criou uma das mais terríveis personagens da história cinematográfica, Freddy Krueger. Wes Craven deu origem a um ser das profundezas do inferno que "chega ao verdadeiro coração do terror" (Seattle Times).»
Frase - NÃO ADORMEÇAS... OU IRÁS CONHECER O TERRÍVEL FREDDY!



Em 85 mais dose dupla. 1 para tv directo, outro sequela do filme de 1977.



Wes Craven realizou também 5 episódios de The Twilight Zone. 4 da season 1, em 1985, e outro da season 2, em 86.

Também nesse ano de 1986 fez mais 2 filmes, 1 para tv, o outro é o da 2ª foto aqui por cima (Deadly Friend).



1988 e 89 viram chegar mais 2 filmes.

The Serpent and the Rainbow - é uma aterradora história da viagem de um homem ao fantasmagórico e mortal mundo do vudu.
Um antropólogo de Harvard (Bill Pullman) é enviado ao Haiti para recolher um pó estranho, que dizem ter o poder de ressuscitar os mortos. Na missão de encontrar a droga milagrosa, o cínico cientista entra num estranho mundo de zombies, rituais sangrentos e antigas maldições.
Baseado em experiências reais de Wade Davis e filmado no Haiti, é uma arrepiante viagem à magia negra e ao sobrenatural.

Shocker - Puro Mal e Pura Energia juntam-se neste filme.
Sinopse: «Quando o brutal assassino em série Horace Pinker (Mitch Pileggi, Série de TV Ficheiros Secretos) é electrocutado pelos seus hediondos crimes, um pacto com o diabo transforma-o em algo ainda mais aterrador — um demónio "ultra-potente" capaz de possuir o corpo e a mente dos outros... e prosseguir a sua escalada mortífera.
Peter Berg (Cop Land - Zona Exclusiva, Colateral e realizador) protagoniza também este horror que junta atordoantes efeitos especiais, humor ácido e uma electrizante banda sonora para criar um atemorizador conto de terror e loucura na era da comunicação de massas.
Frase - No dia 2 de Outubro às 6h.45min., o assassino em série Horace Pinker foi electrocutado pelos seus crimes. Agora, ele é o demónio em pessoa!



The People Under the Stairs (1991) - O realizador tranca-o dentro da casa mais aterradora da rua, neste thriller intenso e cheio de movimento.
História - «Fechado dentro da casa fortificada de um misterioso casal (Everett McGill e Wendy Robie) um rapaz empobrecido (Brandon Adams) é subitamente mergulhado num pesadelo.
Ao descobrir rapidamente a verdadeira natureza dos habitantes homicidas da casa, o rapaz inicia uma luta contra os sádicos dispositivos de segurança, trava amizade com uma rapariga esquiva e maltratada e acaba por descobrir o segredo das criaturas escondidas nas profundezas da casa.
Fantásticos efeitos visuais realçam este filme inovador que a The San Francisco Chronicle descreve como "O filme mais atraente de Wes Craven."»

New Nightmare (1994) - O argumentista e realizador Wes Craven regressa ao terror de Elm Street com "o mais inteligente, espirituoso, e mais assustador de sempre!" (Peter Travers, Rolling Stone).
Vencedor da Academia da Ciência de Ficção, Fantasia & Horror, este filme reúne as estrelas do Pesadelo em Elm Street original, Robert Englund, Heather Langenkamp e Jason Saxon. Freddy vai invadir o mundo real com resultados mortais.
A realidade resolveu imitar a arte durante as filmagens. Logo após terminarem as filmagens de uma das cenas, um terramoto abanou Los Angeles. "Nós tínhamos o cenário de fragmentos e detritos criados para o filme, mas preferimos, sair e filmar das ruas", diz Craven. Mas não se preocupem, fãs de Freddy. Isto é apenas um filme... não é?



O realizador experimentou um desvio no género terror, com a "comédia romântica" (mas com "terror" também) Vampire in Brooklyn em 1995. É um filme classificado apenas com 4.3 no imdb.
Sinopse - VAMPIRO EM BROOKLYN é uma mistura precisa de horror e humor debochado, no melhor estilo de Eddie Murphy.
Um navio fantasma chega silenciosamente ao porto de Nova Iorque. Todos os tripulantes estão mortos, com as gargantas dilaceradas e apenas um lobo se encontra a bordo. Ele é Maximilian (Murphy), o último sobrevivente de uma milenar linhagem de vampiros que teve origem no antigo Egipto.
A sua missão em Nova Iorque é encontrar a mulher perfeita (Angela Bassett) para dar continuidade à sua espécie. Para conseguir seduzi-la, ele não mede esforços. Transforma-se num pastor barrigudo e até num bandido tagarela! Os resultados são de morrer de rir... ou de medo. Brooklyn pode até se transformar no novo lar dos mortos vivos, agora que Max está por perto, mas o bairro nunca esteve tão divertido!
Frase: Eddie Murphy está de volta com uma insaciável sede de sangue...
Já deve ter dado na tv, terei visto partes, mas pouco.

A trilogia Gritos foi aberta em 96. Frase - TENHA MEDO... TENHA MUITO MEDO!
História: «Sidney (Neve Campbell - da serie televisiva Adultos à Força) é uma adolecente que tem muito mais do que o habitual quinhão de angústia juvenil a suportar: a sua mãe foi assassinada há um ano e o seu pai está permanentemente ausente em negócios, já para não falar dos incidentes com o namorado Billy (Skeet Ulrich - O Feitiço). Como se isso não bastasse, um brilhante assassino em série começa a aterrorizar a pacata cidade onde vive. Trata-se de um meticuloso génio, um perfeito assassino que usa o seu gosto por filmes de terror para atacar as suas vítimas, enganar a polícia e despistar os perseguidores. Ninguém está em segurança e todos são suspeitos, por isso, tenha medo... tenha muito medo.»
Ainda com David Arquette, Courteney Cox, Rose McGowan, Matthew Lillard, Drew Barrymore e Liev Schreiber, é um filme porreiro, tenho em dvd.
Escrito por Kevin Williamson, homem que também escreveu a série Dawson's Creek, mais os filmes Sei o que fizeste no verão passado e A faculdade, etc.



Scream 2 (1997) - «Quantas vezes a ficção imita a realidade?
É o que verifica Sidney Prescott quando perto da faculdade onde estuda se estreia um filme inspirado no drama vivido por ela e pelos amigos no ano anterior.
Só que alguém parece ter querido que tanto o filme como a vida real tivesse continuação, e as mortes bárbaras recomeçam, sem que se saiba porquê.»
Ainda com Sarah Michelle Gellar, Jerry O'Connell, Timothy Olyphant, Jada Pinkett Smith, Rebecca Gayheart e Portia de Rossi, é uma sequela com a sua graça.

Music of the Heart (1999) - aqui sim existiu um virar de estilo completo. Nada de terror, mas sim um drama musical?
Sinopse: Roberta Guaspari (Meryl Streep, que foi nomeada para Óscar) é uma mulher que sacrificou a sua carreira pelo marido. Quando ele a abandona e aos seus dois filhos, Roberta decide seguir a vida pelas suas regras e não permitir que ninguém defina quem ela é e do que é capaz. Muda-se para o Harlem para ensinar violino. Apesar dos receios iniciais as crianças começaram a corresponder e devido à dedicação desta professora, os resultados são surpreendentes.
Após dez anos de sucesso, com um número crescente de alunos, a escola decide acabar com as aulas de Roberta por falta de fundos. Porém, com a ajuda da comunidade e dos próprios alunos, Roberta deu ao sistema uma luta inesquecível.
Ainda com as interpretações de Aidan Quinn, Angela Bassett e Gloria Estefan.
Este filme teve uma 2ª nomeação para Óscar, respeitante a melhor canção - music of my heart, de Diane Warren.



Scream 3 (2000) - Três anos e meio depois dos acontecimentos em Woodsboro, Sidney Prescott (Neve Campbell) mudou-se para a Califórnia, onde mantém uma vida recatada e apagada, mas perturbada pelos fantasmas do seu passado.
Quando nos estúdios de Stab 3 os protagonistas começam a ser assassinados, Dewey Ridley (David Arquette) e Gale Weathers (Courtney Cox Arquette) são envolvidos nas investigações a cargo de Mark Kincaid (Patrick Dempsey) devido às suas experiências anteriores. Atraída ao local dos crimes, Sidney vai ter de enfrentar os seus maiores pesadelos e encontrar a força para os derrotar neste explosivo e profundo final da trilogia que alterou para sempre o cinema de terror!
Ainda com Liev Schreiber e Lance Henriksen.

Cursed (2005) - é um filme repleto de Lobisomens e com um elenco composto pelas novas estrelas de Hollywood. Christina Ricci (O Monstro), Jesse Eisenberg (A Vila), Joshua Jackson (série Dawson's Creek) Judy Greer (A Vila) e Milo Ventimíglia (série Heroes) encontram-se encurralados por uma terrível maldição!
Um Lobisomem à solta em Los Angeles muda a vida de três jovens adultos, que depois de terem sido atacados pelo monstro, aprendem que a única forma de quebrar a maldição de que são alvo, é destruir aquele que lhe deu origem!
Inevitavelmente assustador e divertido, Amaldiçoados é o último sucesso da equipa que lhe trouxe Gritos (Scream)!
Frase - O QUE NÃO TE MATA, TORNA-TE MAIS FORTE!



2005 foi também ano de Red Eye. Gostei bastante do filme, entretém e tem bastante suspense.
História: "Lisa Reisert (Rachel McAdams) odeia voar, mas o terror que a aguarda no voo nocturno para Miami nada tem a ver com o medo de voar.
Momentos depois de descolar o homem que se senta ao lado de Lisa, Jackson (Cillian Murphy), revela ameaçadoramente a verdadeira razão pela qual se encontra a bordo. Ele é um operativo num plano para matar um rico e poderoso homem de negócios... E Lisa é a chave para o seu sucesso. Se se recusar a colaborar, o seu pai (Brian Cox) será morto por um assassino que aguarda uma chamada de Jackson. Encurralada dentro do avião a 9 mil metros de altitude, Lisa não tem para onde fugir, nenhuma maneira de conseguir ajuda sem pôr em risco a vida do seu pai, a dos outros passageiros e a dela própria.
Enquanto as milhas vão passando, Lisa sabe que o tempo se está a esgotar enquanto procura desesperadamente uma maneira de fazer frustrar o plano do seu cruel captor e impedir um terrível assassínio."
Frase - O medo toma conta do avião!

Em 2006 Craven dirigiu um segmento de Paris, Je T'Aime.

Wes Craven é realmente um grande mestre de terror.
Está em pós-produção um novo filme, parece que recheado de novos actores, e a estrear ainda neste ano de 2009? Vamos ver, terá como título 25/8.
E rumores para Gritos regressar, parece que já conversas sobre isso, serão só rumores?
Scream 4, não me admiro nada que venha, talvez já em 2010.

Um comentário:

  1. Tenho a trilogia Scream - que gosto imenso - e Cursed.
    Já vi Red Eye e também gostei.
    De resto não vi mais nenhum...
    Bjs

    ResponderExcluir