domingo, 29 de março de 2009

Jon Amiel


Aqui chega mais um realizador.
Jon Amiel, nascido a 20 de Maio de 1948 em Londres, Inglaterra.



1989 e 1990 foram anos dos seus 2 primeiros filmes.

Queen of hearts -

Tune in Tomorrow... -



93 e 95 foram anos de:

Sommersby - Todos se lembravam de Jack Sommersby. Lembravam-se dele como um homem amargo e rude. Mas quando ele regressa à sua terra natal depois da Guerra Civil, vem terno, atencioso e amável. Será que a guerra mudou ou será que o homem que se intitula Jack Sommersby é um impostor? Richard Gere e a já vencedora de dois Óscares da Academia Jodie Foster são o par ideal para Sommersby, um romance de época rico em mistério, marivilhosamente reconstituído e com esplêndidas interpretações. Eles são Jack e Laurel Sommersby, cujo amor se cimenta à media que as suspeitas sobre Jack aumentam. Se não é o homem com quem casou, Laurel sabe que ele é o homem que sempre desejou. Mas um último teste ao seu amor e à verdadeira identidade de Jack estreita... Jack tem de ser julgado em tribunal e o resultado só garante uma coisa: você lembrar-se-á de Sommersby.
Ainda com Bill Pullman e James Earl Jones.

Copycat - Aclamado pela crítica como um dos melhores thrillers dos últimos tempos, CÓPIA MORTAL é uma desesperada e emocionante corrida contra o tempo para encontrar um criminoso que anda a copiar assassinos em série. Uma ambiciosa detective de homicídios de São Francisco (Holly Hunter) e uma conhecida psicóloga criminal (Sigourney Weaver) tentam montar as peças deste tenebroso puzzle à medida que apertam o cerco ao diabólico assassino, hábil a manter-se um passo à frente e a deixar um corpo atrás. Conta ainda com as participações de Dermot Mulroney, William McNamara, Harry Connick, Jr. e Will Patton, CÓPIA MORTAL é "o mais inteligente e absorvente thriller desde O SILÊNCIO DOS INOCENTES" (Jack Wathews, NEWSDAY).

Em 1997 realizou a comédia (negra?) The Man Who Knew Too Little. Com Bill Murray, Peter Gallagher, Joanne Whalley e Alfred Molina.



Entrapment (1999) - A fasquia está alta e faíscas voam neste thriller de acção e romântico. Quando o conceituado ladrão de arte Robert "Mac" McDougal (Sean Connery) se encontra apanhado na rede de intriga internacional montada por Gin Baker (Catherine Zeta-Jones), uma investigadora de seguros, o palco está montado quer para o maior assalto quer para a maior operação policial da história. Eles planearam todos os detalhes e preparam-se para todas as contingências, excepto para a atracção desenvolvida entre eles e para um rol de traições que vos vai deixar preplexos.
Ainda com Ving Rhames, é um filme que gostei de ver, já há uns tempos. Estive para comprar o dvd num jornal Correio da Manhã acho.
Filmado em Inglaterra, na Escócia, na Malásia (edifício Kuala Lumpur) e em Nova Iorque.

The Core (2003) - «A vencedora de um Óscar Hilary Swank (Os Rapazes Não Choram) está à frente de um elenco de estrelas nesta electrizante viagem que coloca o espectador na mais espectacular aventura cinematográfica.
O geofísico Dr. Josh Keyes (Aaron Eckhart, Erin Brockovich) fez uma terrível descoberta: o núcleo da Terra deixou de rodar. Agora, o campo electromagnético do nosso planeta está a deteriorar-se, e dentro de alguns meses a Terra será destruída.
Apenas existe uma esperança: mandar Keyes e uma equipa de cientistas de elite numa nave subterrânea até ao centro da Terra. Enquanto o destino da humanidade está por um fio, os cientistas e a tripulação da nave têm de fazer o impensável - detonar um engenho nuclear para reactivar o núcleo da Terra.
Interpretado ainda por Delroy Lindo (O Resgate), pelo vencedor de um Emmy Stanley Tucci e pela nomeada para um Óscar Alfre Woodard.»
Ainda com

Parece que está em pós-produção um filme dele, a estrear em 25 de Setembro deste ano no Reino Unido. Creation, um drama biográfico sobre Charles Darwin. Com Jennifer Connelly, Paul Bettany e Jeremy Northam.
Em pré-produção parece também que já está outro filme a ser realizador por Amiel, Angel Makers.
E igualmente terá sido anunciado North of Cheyenne, rumores no imdb aparece a actriz Cate Blanchett.
Parece que está muito activo este realizador. Que só começou a ter algum sucesso na década de 90.

2 comentários:

  1. Sommersby será o único filme com algum interesse da sua filmografia.

    ResponderExcluir
  2. Já vi Sommersby... e tenho Armadilha, que, pessoalmente, gosto bastante.
    Bjks

    ResponderExcluir