quinta-feira, 26 de março de 2009

Richard Linklater


Richard Linklater é mais um realizador a ser escolhido aqui para o blog.
Nascido a 30 de Julho de 1960 em Houston, Texas.



1993 foi ano de Dazed and Confused.



Before Sunrise (1995) -um fabuloso filme romântico, e não só, escrito por Linklater, a meias com Kim Krizan.
Sinopse: «Ontem, estranhos. Hoje, inseparáveis almas gémeas. Mas o seu tempo junto é contado, e Jesse e Celine não têm escolha senão aproveitar todos os momentos, vivendo intensamente o tempo que lhes falta Antes do Amanhecer. É uma envolvente história de dois jovens que se encontram numa encruzilhada da vida. Ethan Hawke e Julie Delpy são os amantes que se conhecem num comboio enquanto atravessam a Europa, apaixonam-se e exploram Viena nas poucas horas que lhes restam juntos. As pessoas, os locais, o fascínio da cidade tornam-se um itinerário improvisado com o amor como destino final. Pelo caminho eles partilham as suas esperanças, sonhos, preocupações, alegrais e paixão. Em dia que ficará gravado para sempre nas suas memórias... e de uma inesquecível história de amor.»
Classificado com 8 no imdb, filmado precisamente em Viena na Áustria, achei o desempenho do Ethan Hawke e da Julie Delpy muito bons.

No ano a seguir, 96, chegou Suburbia. Parece que uma comédia com drama, com alguns conhecidos como Parker Posey, Giovanni Ribisi e Steve Zahn.
Argumento de Eric Bogosian, baseado ao que parece numa peça do mesmo autor (que também foi actor (por exemplo no filme Talk Radio do Oliver Stone, que já abordei).
História: Um grupo de adolescentes dos subúrbios? tentam-se apoiar uns aos outros no caminho da difícil tarefa de se tornarem adultos.



Em 1998 chegou The Newton Boys.

Depois, em 2001, Waking Life. Frase: "O que são os sonhos? Uma fuga ou a própria realidade?"
História - É uma das mais imaginativas obras de animação alguma vez produzidas. Um filme irreverente e criativo cujo resultado foi considerado pela revista ROLLING STONE MAGAZINE como "perfeitamente genial".
Um filme que tenta dar resposta à fascinante questão: "Será que vivemos a nossa vida em estado de sonambulismo ou será que a vida não passa de um sonho que vivemos acordados"? Acompanhe o personagem Wiley Wiggins em busca de respostas para as mais importantes questões da vida, que pode ou não ser o mundo real, num dos "mais criativos filmes de animação do ano" (Roger Ebert, Chicago Sun Times).
"Um passeio pelo mundo dos sonhos!"- Peter Travers, ROLLING STONE
Outra frase: "Queremos Sonhar?"
Duração de 99 minutos, tenho em divx para ver, qualquer dia.



2001 foi também ano de Tape. Um drama "despachado" em 86 minutos, com os 3 actores que se vêem e se lêem os nomes na foto.
Tagline
: "Algumas coisas não podem ser apagadas."
História em http://www.imdb.com/title/tt0275719/plotsummary

2003 foi ano de uma curta de 20 minutos, que tem foto no imdb, e por isso aqui a coloquei.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0343986/



Excelente filme em 2003, The School of Rock. Estou a precisar de revê-lo em breve.
MR. BLACK NÃO ACEITA SUBSTITUTOS!
Opiniões: «THE NEW YORK TIMES
'Jack Black dá-nos uma interpretação vibrante, digna de uma estrela. A sua incandescente de energia cómica e a paixão pelo rock vão torná-lo um dos homens mais loucos que já vimos no cinema.'
THE WALL STREET JOURNAL
'Este divertido filme é um caso muito, muito sério, e Jack Black não é menos que majestoso. Uma estrela épica em ascensão.'
ENTERTAINMENT WEEKLY
'Uma grande e divertida fábula rock. Os miúdos são impagáveis e Jack Black oferece a interpretação mais brilhante que vimos este ano.'
GOOD MORNING, AMERICA
'Jack Black dá ainda mais vida à alegria, à paixão, até mesmo à inocência, do rock and roll. A banda trepida com tanto rock, e o filme faz-nos fazer o mesmo.'»
Ainda com Sarah Silverman e Joan Cusack, é um filme que gostaria de ter em dvd.
Jack Black foi nomeado para Globo de Ouro - melhor actor em musical ou comédia.

Em 2004, 9 anos depois dos 2 protagonistas terem deslumbrado no Antes do Amanhecer, chegou Before Sunset.
Sinopse: Já conheceu alguém de quem não se consegue esquecer? Alguém que lhe faz perguntar a si próprio, o que poderia ter sido?
Ethan Hawke e Julie Delpy recuperam a magia entre Jesse e Celine, os personagens do filme Antes do Anoitecer, juntando-se mais uma vez ao realizador Linklater para tecer uma nova e emocionante história de amor e reencontro. Quando Jesse e Celine se conheceram em meados dos anos Noventa, as loucas horas que psssaram juntos em Viena foram espontâneas, divertidas e deixaram-os mudados para sempre. Nove anos mais tarde, encontram-se novamente por acaso, desta vez para decidir se querem realmente partilhar os seus futuros. Inteligente, divertido, e rodado, grande parte, em tempo real, Antes do Anoitecer resplendece com momentos em que os mistérios do coração se revelam como a maior aventura que um ser humano pode viver.
"Sincero, divertido, comovedor", tenho de ver, tem também 8 de classificação no imdb.
Nomeado para Óscar, o argumento adaptado do Linklater, da Julie Delpy, do Ethan Hawke e Kim Krizan (história).
Este foi filmado em Paris, França.



Bad News Bears - Um desastre de equipa (2005). Filme que vi não há muito tempo atrás, muito porreirito.
Frase: O Baseball tem regras. Conheça a excepção.
História: «Billy Bob Thornton tem um desempenho maliciosamente engraçado neste hilariante êxito. Ele é Morris Buttermaker, um antigo jogador de basebol profissional, que espera ganhar algum dinheiro fácil a treinar uma equipa da segunda divisão chamada Bears, mas depara-se com um grupo de jogadores pouco hábeis que transformam o sonho num verdadeiro pesadelo! Insultado por um arrogante treinador rival (Greg Kinnear), pressionado pela nova patroa (Marcia Gay Harden), e desafiado pelos Bears, Buttermaker vai ter de deitar mãos à obra e ajudar os jogadores a tornarem-se aquilo que nunca pensaram vir a ser: uma equipa.»
Vi em dvd, e nos extras fica-se a saber que é um remake do filme com o mesmo nome de 1976, com Walter Matthau.

No ano a seguir, 2006, Fast Food Nation. Tenho de requisitar na biblioteca, já o vi lá.
Tudo o seguinte é retirado do site dvdpt:
"O MAIS IMPORTANTE FILME POLÍTICO DE UM REALIZADOR AMERICANO, DESDE "FARENHEIT 9/11" DE MICHAEL MOORE" -The New York Times

A VERDADE É DIFÍCIL DE ENGOLIR

Baseado no Best-Seller do NEW YORK TIMES

Selecção Oficial FESTIVAL DE CANNES Palma de Ouro

"Geração Fast Food confirma que muitos assuntos relacionados com a qualidade da carne ainda estão por resolver mas também retrata um país tão viciado em Fast Food que um quinto dos adolescentes são obesos..."
-Hollywoodreporter.com

Numa altura em que as preocupações alimentares estão na ordem do dia, Geração Fast Food segue o percurso do "The Big One", o hambúrguer mais bem sucedido de sempre da cadeia de fast food Mickeys. Desde a sua criação até ao momento em que é vendido, a historia de um simples hambúrguer cruza-se com uma série de acontecimentos e de pessoas que, quando percebem de que é feito e o que está por trás, decidem impedir que a América se torne numa Nação Fast Food.
As precárias condições de higiene no fabrico e embalagem de carne, os maus tratos a que os animais estão sujeitos, a exploração laboral, entre outras questões, são retratadas nesta obra polémica de Richard Linklater que engloba um vasto elenco de nomes conhecidos como Greg Kinnear, Ethan Hawke, Patricia Arquette e Luis Guzmán, entre outros.


Para "finalizar" o escrutínio à carreira deste realizador, chegou no mesmo ano de 2006 A Scanner Darkly - O Homem Duplo.
Sinopse: O que é que um scanner pode ver? O que se passa na sua cabeça? O que se passa no seu coração? Baseado no romance de Philip K. Dick - a lenda de ficção científica cujas obras adaptadas para filme incluem Blade Runner, Desafio Total e Relatório Minoritário - chega agora A SCANNER DARKLY, transportado para o grande ecrã pelo realizador Richard Linklater, com um estilo audaz e inovador de novela gráfica.
"COMPLETAMENTE HIPNÓTICO. FASCINANTE E DE UMA ORIGINALIDADE EMOCIONANTE." -Pete Hammond, Maxim

Nenhum comentário:

Postar um comentário