sexta-feira, 20 de março de 2009

Chris Columbus


Estou com o dedo "on fire", e portanto vem mais um realizador aqui para o blog. Também de comédias, mas não só, como se verá de seguida.
Chris Columbus, nascido a 10 de Setembro de 1958, em Spangler, na Pennsylvania, EUA.
Antes da realização, começou na escrita, com filmes famosos como Gremlins e Os Goonies. Em 1984 e 85.



O seu 1º filme veio em 1987.
Adventures in Babysitting -Bem-vindos a AVENTURAS FORA DE HORAS, uma comédia alucinante sobre uma jovem que tem de tomar conta de três crianças.
Chris Parker, uma jovem de 17 anos, abandonada pelo namorado, decide passar a noite a tomar conta dos filhos de um casal amigo de seus pais. Chris espera uma noite rotineira e aborrecida, mas o seu trabalho acaba por se converter numa loucura quando ela e as crianças que estão à sua responsabilidade, decidem resgatar uma amiga comum que se encontra perdida no meio da cidade de Chicago. A partir desse momento, sensacionais e perigosas aventuras os esperam na selva urbana.
Com Elisabeth Shue, Vincent D'Onofrio, Penelope Ann Miller e Bradley Whitford (série West wing), não sei se alguma vez terá dado na tv nacional. Tem edição em dvd, como dá para ver na foto.

Logo seguido, em 88, por Heartbreak Hotel. Nova comédia, com David Keith, Tuesday Weld, entre outros. História algo do género uma mãe fã de Elvis Presley, tem um Cadillac cor-de-rosa, um adolescente tenta formar uma banda na escola, etc.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0095288/



1990 foi ano de grande sucesso, com Home Alone. Muito me diverti a ver e rever este filme tantas vezes, gravado em vhs, era só pôr a cassete no video.
História: «Quando os McCalisters partiram para férias, esqueceram-se de um pequeno promenor... Kevin!
Deixado acidentalmente para trás pela sua família nas férias de Natal, Kevin McCalister de oito anos (Macaulay Culkin) tornou-se, da noite para o dia, o homem da casa! Sozinho, tímido e desajeitado ele tenta resolver os seus problemas: ir às compras, cozinhar, lavar a roupa e até tomar banho. Mas tudo se complica quando dois ladrões tentam assaltar a sua casa, e ele tem de a defender da única maneira que sabe.
Escrito por John Hughes ("101 Dálmatas"), esta louca e cómica aventura apresenta um fabuloso elenco que inclui Catherine O'Hara e John Heard como os pais de Kevin, Joe Pesci e Daniel Stern como os bandidos e John Candy como o "Rei da Polca".»
Nomeado para 2 óscares, pela música de John Williams.

Em 91, Only the Lonely. Com John Candy, Ally Sheedy, Anthony Quinn, James Belushi, Kieran Culkin, etc. Para além de comédia, tem drama e romance.
Muito elogiado por um user do imdb, que diz que é um maravilhoso filme para qualquer um que tenha tido uma mãe...
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0102598/



Quando há lucro, tem de vir sequela, e foi o que aconteceu logo em 1992, com a 2ª parte de Sozinho em casa - perdido em Nova Iorque.
Sinopse: O Héroi mais pequeno da América dá uma dentada gigante na Grande Maçã!
Quem disse que a mesma história não se repete duas vezes???
O pequeno Kevin McCalister (Macaulay Culkin), outra vez sem a família, está agora em Nova York, enquanto os pais, tios, primos e irmãos voaram até à Flórida, para passarem um agradável Natal. Bem... sozinho, sozinho, ele não está, já que se reencontra com os famosos "bandidos molhados" (Joe Pesci e Daniel Stern), recentemente fugidos da prisão e desejosos de lhe deitar as mãos!

E o que dizer de Mrs. Doubtfire. Fui ver ao cinema com os meus pais, no CascaisShopping. O filme é de 1993, talvez tenha sido em 94 que lá fui, lembro-me que na altura também estava em exibição A lista de Schindler. Foi o meu pai que comprou os bilhetes, lembro-me dele dizer que era para ter comprado para o filme do Spielberg, mas ainda bem que optou por este, mais leve e não a preto e branco. Atenção que eu era um miúdo na altura, nem 14 anos teria. Apanhava uma estopada com o Holocausto...
Sinopse: "O que fará um pai para passar mais tempo com os seus filhos? Daniel Hillard (Robin Williams) não é um pai qualquer. Quando sabe que a sua ex-mulher (Sally Field) precisa de uma governanta, ele candidata-se ao trabalho. Com a peruca perfeita, um pouco de maquilhagem e um vestido para todas as ocasiões, ele torna-se Mrs. Doubtfire, uma competente governanta inglesa que é contratada no momento. Livre para ser a "mulher" que ele nunca soube ser, cria uma nova vida com a sua família. Hilariante e tocante, Robin Williams torna este filme um clássico a ser visto e revisto."
Concordo perfeitamente com o que está escrito acima. O filme é cómico, mas toca ao mesmo tempo. Para toda a família sem dúvida. Ainda com Pierce Brosnan (bem que sofre com o Robin hehe), Harvey Fierstein, e os filhos Matthew Lawrence e Mara Wilson.
Ganhou Óscar para melhor caracterização. Sim, tornar o Williams naquele "velhota" inglesa...



1995 e 1998 foram anos de novos filmes.

Nine Months - Nesta hilariante comédia sobre gravidez, ser pai e pânino, Sam (Hugh Grant) tem tudo: uma maravilhosa namorada, um emprego de sucesso como psicólogo infantil e um Porsche vermelho. Mas tudo muda quando a namorada (Julianne Moore) lhe diz que está grávida. Dividido entre os conselhos de um casal demasiado intrometido (Tom Arnold, Joan Cusack), o amigo solteirão (Jeff Goldblum) e um louco ginecologista russo (Robin Williams), Sam tem apenas 9 meses para crescer - ou perder tudo o que tem!
Suscitou-me interesse ao ler isto, gostava de ver o filme, deve ser bem engraçado.

Stepmom - "Isabel (Julia Roberts) é uma jovem fotógrafa que vive com o seu noivo Luke (Ed Harris). Anna e Ben são os dois filhos deste com a sua ex-mulher Jackie (Susan Sarandon).
Jackie é uma super-mãe; Isabel tenta ser qualquer tipo de mãe, enquanto vai gerindo a sua carreira profissional.
Isabel e Jackie odeiam-se e estão sem permanente disputa sobre a educação de Anna (Jena Malone) e Ben. Até que uma situação modificará draticamente as suas vidas e se apercebem que o futuro dos filhos está nas mãos de ambas."
Nomeada para globo de ouro, a actriz Susan Sarandon.
Ainda hoje vi à venda na worten, 4.89€, mas não irei comprar.



99 foi ano do vencedor de um Óscar Robin Williams regressar.
"Ele brilha nesta maravilhosa e tocante comédia sobre um androide extraordinário que apenas quer ser um tipo normal! Embora tenha sido comprado como um simples electrodoméstico, não demora muito para a família Martin se aperceber que Andrew (Williams) não é um robot qualquer! Engraçado, muito parecido com a vida real, e possuidor de um fabuloso nível de criatividade, esta máquina especial em breve começa uma vida própria e, eventualmente, começa uma procura secular para conseguir a verdadeira humanidade! Uma comédia para agradar a todos. Não haverá ninguém que não vai adorar este filme tocante e de entretenimento!"
Com outros actores conhecidos, Embeth Davidtz, Sam Neill e Oliver Platt. Nomeado para Óscar de melhor caracterização.
Um pouco mais de 2 horas de filme, aluguei uma vez no video-clube, é bom.

E em 2001 foi dada uma grande oportunidade a Chris Columbus de iniciar a saga de Harry Potter no cinema.
Pedra Filosofal - "Nesta encantadora adaptação ao cinema do fabuloso best-seller de J.K. Rowling, no seu 11º aniversário, Harry Potter descobre que é um filho orfão de dois poderosos mágicos e ele próprio possui poderes mágicos. Na Escola Hogwarts de Bruxaria e Feitiçaria, Harry embarca na aventura da sua vida. Ele descobre o desporto praticado com vassouras voadoras chamado Quidditch e joga um emocionante jogo de xadrez com peças vivas, no caminho que faz para enfrentar um Feitiçeiro Negro que tem como objectivo destruí-lo. Para a mais extraordinária aventura de todos os tempos, encontramo-nos na Plataforma 9 3/4!"
Com actores consagrados como Richard Harris, Maggie Smith, Robbie Coltrane e John Hurt, e as estreias de Daniel Radcliffe como Harry Potter, etc.
Nomeado para 3 Óscares.



Pelos vistos aproveitou bem a chance que lhe foi concedida, ou que ele mereceu, pois no ano a seguir, mais feiticeiro Potter.
Câmara dos Segredos - "Carros que voam, árvores que lutam e um misterioso elfo que traz um aviso para Harry são apenas algumas das surpresas que aguardam o nosso jovem feiticeiro no regresso às aulas na Escola de Hogwarts.
Este ano em Hogwarts, as aranhas falam, as cartas passam raspanetes e a invulgar habilidade de Harry de falar com cobras vai virar os seus próprios amigos contra ele. De clubes de duelos a Bludgers descontrolados preparem-se para um novo ano de aventuras e perigos quando aparece nas paredes da famosa escola de magia em letras de sangue o aviso de que a Câmara dos Segredos foi aberta.
Para salvar Hogwarts, Harry, Ron e Hermione vão ter de combinar toda a sua magia e coragem para enfrentar uma nova e enigmática ameaça nesta adaptação do segundo volume dos livros de J.K. Rowling. Preparem-se para novos risos e sustos, quando Harry Potter prova que é mais do que um feitiçeiro, é um verdadeiro herói."
A fazer companhia a Radcliffe estão de novo Rupert Grint, Emma Watson e a veterana Julie Walters.
Ver a quantidade de extras em 2 discos dvd aqui - http://www.dvdpt.com/h/harry_potter_e_a_camara_dos_segredos.php

2005 foi ano de Rent. Um filme que tenho de trazer do videoclube. É um musical.
Sinopse: "A revolucionária ópera rock RENT, baseada no clássico de Puccini 'La Bohème', conta a história de um grupo de boémios que luta para se exprimir através da arte e para conseguir pagar a renda no problemático bairro nova-iorquino de East Village.
'Orientado as suas vidas pelo amor', estes artistas esfomeados lutam pelo êxito e pela aceitação, ao mesmo tempo que tentam ultrapassar os obstáculos da pobreza, os problemas de saúde e da epidemia de sida.
Rent baseia-se no musical de Jonathan Larson, vencedor de um Prémio Pulitzer e de um Tony, e é um dos espectáculos há mais tempo em cena na Broadway. Com Rosario Dawson, Taye Diggs, Wilson Jermaine Heredia, Jesse L. Martin, Idina Menzel, Adam Pascal, Antonhy Rapp e Tracie Thoms."

Columbus tem nada mais nada menos que 3 novos projectos, e parece que já todos em execução. 1 está em pós-produção, irá estrear a 10 de Julho deste ano, chama-se I Love You, Beth Cooper.
Com a actriz Hayden Panettiere no papel principal.
Depois Percy Jackson, em pré-produção, e em produção Ripley's Believe It or Not!, com Jim Carrey. 2010 e 2011 são datas previstas. Parece que para o 2º filme chegou a estar previsto o realizador Tim Burton, mas muito dinheiro que iria custar o filme fez a Paramount recuar.

Atingiu sucesso este realizador, como praticamente todos os outros anteriores que abordei, e ainda irá dar bastante a Hollywood, é novo.

3 comentários:

  1. Parabéns. A abordagem deste blogue é deveras original. Adicionei à minha secção Additional Cameras. Voltarei. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Filipe. Não te deixes desmotivar pela minha desorganização por vezes, eu ando a colocar logo as fotos, e depois vou escrevendo os textos relativamente aos vários filmes. Haja tempo para escrever sempre, assim como ver muitos filmes.
    Abraço e também visitarei o teu blog, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. De Chris Columbus, tenho em DVD os dois "Harry Potter" e os dois "Sozinho em Casa"... adoro estes filmes!
    Dos outros só conheço "Mrs. Doubtfire" - essa história, foi muito engraçada... ainda bem que não foste ver "Schindler's List".
    Só vi esse filme na escola na aula de inglês, para aí com 16/17 anos e mesmo assim fiquei muito impressionada - na altura o que me impressionaou mais foi no filme a P/B, ver as menina de casaco vermelho e mais á frente, o casaco vermelho num carrinho de mão que levava os mortos ou a roupa dos que foram mortos (não me lembro bem). Fiquei mesmo impressionada na altura com essas cenas.
    Bjs.

    ResponderExcluir