domingo, 8 de março de 2009

Nora Ephron

Como o prometido é devido, aqui vem a 1ª senhora a merecer destaque no blog. Escolhi bem, hoje é Dia Internacional da Mulher. Sou um gentleman :)
Nora Ephron, nascida a 19 de Maio de 1941, em Nova Iorque.
Tal como o realizador anterior, Cameron Crowe, é uma grande especialista na escrita. Antes de se aventurar pela realização, escreveu romances, argumentos para outros filmes populares, sempre com personagens femininas fortes. Silkwood em 1983, e Cookie em 89, ambos co-escritos com Alice Arlen. O grande sucesso veio com When Harry met Sally, uma espectacular comédia romântica com Meg Ryan e Billy Cristal, realizada por Rob Reiner. Foi nomeada para Óscar pelo seu argumento original.



Foi em 1992 que se estreou na realização, com This is my life. Co-escrito com a sua irmã Delia Ephron, com a actriz Julie Kavner a representar uma mãe solteira que luta para se estabelecer como uma cómica de stand-up.
Tem mais actores conhecidos, como Carrie Fisher e Dan Aykroyd, ente outros.
Mais em: http://www.imdb.com/title/tt0105577/

No ano a seguir, 1993, Tom Hanks e Meg Ryan contracenaram na comédia romântica Sleepless in Seattle.
Foi buscar inspiração ao filme An Affair to remember, de 1957, com Cary Grant e Deborah Kerr.
História:
"O Natal é uma altura mágica em que tudo pode acontecer. E, a Annie Reed (Meg Ryan), uma jornalista com os pés bem assentes na terra, algo está prestes a acontecer. Quando se dirige de carro para casa do seu noivo, na véspera de Natal, Annie ouve um programa de rádio que irá mudar a sua vida. Jonah, um rapazinho de oito anos, preocupado com o seu pai, que ficou recentemente viúvo, telefona para um programa de rádio ao vivo. Persuadido a falar ao telefone, Sam (Hanks), o pai de Jonah, fala no amor que sentia pela sua falecida mulher, e de como o tempo que passavam juntos era pura magia. Annie sente-se tão tocada por este sentimento que decide que tem de conhecer Sam. Porém, há alguns problemas. Sam está em Seattle, Annie em Baltimore... e Sam nem sabe que Annie existe!"
Ainda com Bill Pullman, Rosie O'Donnell, David Hyde Pierce (série Frasier).



1994 e 1996 foram anos de Steve Martin e John Travolta.
O 1º filme (Mixed Nuts), claro que tem comédia, mas também drama e thriller, pelo que leio no imdb.
Mais uma vez, argumento escrito pela Nora e a sua irmã Delia.
Parece que a história se passa por alturas das festividades do Natal, saber mais em http://www.imdb.com/title/tt0110538/
Outros actores presentes na película (ainda não tinha usado esta palavra hehe) são: Anthony LaPaglia, Juliette Lewis, Liev Schreiber, Adam Sandler, Joely Fisher, e até o Jon Stewart.

Em Michael, para além de Travolta, marcam presença Andie MacDowell, William Hurt, Bob Hoskins, Joey Lauren Adams e Carla Gugino.
Como dá para ver na foto, o Travolta com asas, e lê-se: Ele é um Anjo... não um Santo.
http://www.imdb.com/title/tt0117038/

Em 1998 Meg Ryan e Tom Hanks voltaram a contracenar juntos. Tenho o filme em dvd à espera de ser visto. Claro que já deu na tv, apanhei algumas partes, mas há que o ver completo para poder formar uma opinião.
A sinopse é a seguinte:
"Você Tem Uma Mensagem é uma comédia romântica passada na era do correio electrónico que nos oferece todo o talento, charme e magia que se podia esperar da reunião das estrelas (Tom Hanks, Meg Ryan) e da realizadora (Nora Ephron) de Sintonia de Amor. Greg Kinnear, Parker Posey, Jean Stapleton e Steve Zahn proporcionam um excelente suporte a este moderno - modem romance onde o magnata Joe Fox (Hanks), dono de uma das maiores cadeias livreiras, e Kathleen Kelly (Ryan), proprietária de uma simpática livraria infantil, são anónimos amigos cibernéticos que se apaixonam perdidamente um pelo outro... sem saberem que na realidade são inimigos profissionais."



2000 foi ano de Travolta regressar, tendo a companhia de Lisa Kudrow.
Ena, este não foi a Nora que escreveu o argumento/história. Está apenas classificado com um 4.9 no imdb, e para além da inevitável comédia, parece que tem crime. Ou algo assim do género, mas não dará para amedrontar certamente. A foto da capa do dvd transmite mais diversão, etc.
Ainda com Tim Roth, Michael Rapaport, Bill Pullman e Richard Schiff (série West Wing).
Frase, em inglês - "When they put their heads together... it's a no brainer."
Por acaso agora na página do imdb vi que ficou classificado R (na América basta umas asneiras, ou nudez, alguma droga e curta violência), ou seja, comédia negra.
Locais de filmagens quase todos na Pennsylvania, um dos muitos estados dos EUA.

O último filme lançado pela realizadora já vi. Data de 2005, e é uma simpática comédia (romântica claro), e com toques de fantasia.
Sinopse: «A vencedora do Oscar® Nicole Kidman (Melhor Actriz por As Horas, 2002) e o divertido Will Ferrell são os grandes protagonistas, que dão vida como actores, a Darrin e Samantha num remake da série de TV de culto dos anos 60 - "Casei com uma feiticeira" - nesta inteligente comédia de Nora Ephron. Jack Wyatt (Ferrell) é um actor egocêntrico que, com a intenção de ter todo o protagonismo e recuperar o seu posto de estrela favorita em Hollywood, recruta uma desconhecida e inexperiente actriz para contracenar consigo - Isabel (Kidman). Quando Isabel que é de facto uma bruxa de verdade, descobre que o esquema de Jack é única e exclusivamente promover-se a si próprio lança-lhe um feitiço que ele jamais esquecerá!»
Ainda com Shirley MacLaine, Michael Caine e Jason Schwartzman.
Divertido, leve, em suma, vê-se bem.

Um comentário:

  1. Desta realizadora, vi "Sintonia de Amor", "Michael", "Você tem uma mensagem" e "Casei com uma feiticeira".
    O que mais gostei foi do 1º - aliás, sempre achei que Meg Ryan e Tom Hanks, faziam um par muito romântico no cinema. Acho que sempre houve uma boa quimica entre eles.
    "Michael" não gostei assim muito.
    "Você tem uma mensagem" também é bom, para quem gosta de filmes românticos - como moi :P
    "Casei com uma feiticeira", achei engraçado, mas não é filme que compre, a série era bastante melhor.

    ResponderExcluir