sábado, 21 de março de 2009

Michael Bay


Para os leitores deste blog não estranharem eu andar a debruçar-me por realizadores pouco conhecidos (apesar de muitos dos filmes deles até serem conhecidos) vou aqui dar a oportunidade a um mais "comercial". Pode ainda não ser o que alguns queriam ler, como Steven Spielberg, etc. mas o tempo desses "mestres" irá chegar, + cedo ou + tarde.
Agora é a vez de Michael Bay - nascido a 17 de Fevereiro de 1965 em Los Angeles, California.
Passou os seus 20's a trabalhar em anúncios publicitários (para a Nike, Reebok, Coca-cola, cervejas Budweiser e Miller Lite) e vídeos musicais. Criou videoclips para Tina Turner, Meat Loaf, Lionel Richie, etc. Ganhou reconhecimento e algumas nomeações para prémios da Mtv.
Em 1995 foi distinguido pela Directors Guild of America como o realizador de anúncios do ano.



E foi então nesse ano de 1995 que se deu a sua estreia nas longas-metragens, na 7ª Arte.
Bad Boys - "Burnett e Lowrey, dois polícias de Miami, têm que encontrar cem milhões de dólares de heroína roubada de um armazém onde a polícia guarda provas de crimes.
Numa corrida contra o tempo, entre tiroteios, assassinatos e perseguições de automóvel, os detectives seguem a pista da única testemunha do caso, Julie Mott e do super ladrão Fouchet."
Com Will Smith, Martin Lawrence, Téa Leoni, Tchéky Karyo, Marg Helgenberger (série CSI Las Vegas) e Joe Pantoliano. Tenho em dvd, edição "especial", nada por aí além. Qualquer dia revejo o filme, com o comentário audio do Bay.

1996 foi ano de The Rock:
«Os vencedores do Oscar da Academia Sean Connery (Melhor Actor Secundário, Os Intocáveis, 1987) e Nicholas Cage (Melhor Actor, Morrer em Las Vegas, 1995) brilham neste espectacular filme de acção e aventura aclamado pela crítica como o mais emocionante e explosivo filme do ano de 96...
THE ROCK - O ROCHEDO! Milhões de vidas estão ameaçadas depois de um militar louco (Ed Harris - Apollo 13) ter tomado controle da ilha prisão de Alcatraz, ameaçando lançar míseis com gás venenoso sobre São Franciscco. Com o tempo em contagem decrescente, um especialista em armas químicas (Cage) e um astuto prisioneiro federal (Connery), que é só o único homem a ter escapado alguma vez de Alcatraz, têm agora de penetrar na prisão e desarmar os míseis! Da sensacional equipa que nos trouxe Maré Vermelha e Os Bad Boys, THE ROCK - O ROCHEDO oferece-nos acção imparável e suspense que jamais esquecerá!»
Ainda com John Spencer (série west wing), David Morse, William Forsythe, Michael Biehn e John C. McGinley, foi nomeado para Óscar de melhor som.



Em 1998 veio o Armageddon.
Frase: "Por Amor. Por Honra. Pela Humanidade."
Protagonizado pelos talentos explosivos de Bruce Willis, Ben Affleck (O Bom Rebelde) e Billy Bob Thornton (O Arremesso) ambos vencedores do Oscar da Academia, Liv Tyler (A Beleza Rebelde), Steve Buscemi (Con Air - A Fortaleza Voadora) e Will Patton (O Segredo dos Abbots), Armageddon é uma tempestade meteórica de aventura e acção que o deixará num estado de pura ansiedade que se esquecerá de respirar!
Sinopse - «Quando o director executivo da NASA, Dan Truman (Thornton), descobre qua a Terra tem somente 18 dias até ser destruída por um meteoro do tamanho do Texas, tem apenas uma opção - fazer aterrar no asteróide uma equipa de destemidos furadores de petróleo, com o objectivo do colocar uma ogiva nuclear no seu núcleo! Efeitos especiais espectaculares, humor hilariante, personagens cativantes e uma história emocionante fazem de Armageddon uma inesquecível viagem que quererá viver como se o amanhã não existisse.»
Ainda com William Fichtner, Owen Wilson, Michael Clarke Duncan, Peter Stormare, Keith David e Jason Isaacs, foi nomeado para 4 óscares: som, melhor canção original, efeitos visuais, e sonoros.
Existe uma edição especial 2 discos em dvd.

Um interregno de 3 anitos (deve ter ficado rico o Bay), para regressar em 2001 com uma grande produção, claro sempre com o carimbo do Jerry Bruckheimer.
PEARL HARBOR foi mais um inesquecível êxito de bilheteira com espectaculares efeitos visuais. Com um elenco de luxo no qual se destacam Ben Affleck, Josh Hartnett (Mistério na Faculdade) e Kate Beckinsale (Armadilha em Bancoque), este épico retrata aquele que foi considerado um dos mais devastadores actos de guerra. À medida que as vidas e os amores de uma geração são tragicamente destrídas por um dos maiores conflitos que o mundo moderno alguma vez conheceu - a 2ª Guerra Mundial - os acontecimentos em Pearl Harbor tornaram-se num teste supremo à força do espírito humano.
Contando ainda com as participações de Cuba Gooding Jr. (Homens de Honra), Alec Baldwin (Timothy - O Caça Sarilhos), Jon Voight (A Força de Um Sonho, Perigo Público) e Tom Sizemore (O Resgate do Soldado Ryan), Jaime King e Jennifer Garner (série Alias - A vingadora), esta arrebatadora história de amor e heroísmo é um filme a não perder.
Venceu Óscar de melhor edição de som. Estava nomeado para outros 3.
Penso que o meu pai tem em dvd, tenho de juntá-lo à colecção de filmes da casa.



2003 foi ano de regresso dos Bad Boys.
Ainda não vi o filme, mas já estive para comprar (por 5€), tem um 2º disco com bastantes extras pelos vistos.
Sinopse: Prepare-se para a diversão total e para as cenas de perseguição mais alucinantes de sempre! A acção e a comédia nunca param quando as duas super-estrelas se juntam, formando uma dupla de polícias fora de controlo.
Balas voam, carros chocam e gargalhadas explodem à medida que Smith e Lawrence perseguem um barão da droga desde as ruas de Miami até aos bairros de Cuba.
Mas o verdadeiro fogo de artifício começa quando Martin Lawrence descobre que o playboy Will Smith mantém um romance secreto com a sua sensual irmã (Gabrielle Union). Uma comédia do realizador Michael Bay e do produtor Jerry Bruckheimer ("Piratas das Caraíbas", "Cercados"), ainda com Peter Stormare e Joe Pantoliano.

2005 foi ano de The Island.
Sinopse: Lincoln Six-Echo está em fuga com apenas duas certezas na sua vida. Primeiro: as autoridades que controlam a instalação ultra-secreta onde foi criado prometeram-lhe que um dia iria viver no derradeiro lugar habitável na face da Terra, a paradisíaca Ilha. Segundo: tudo que sempre soube foi uma mentira.
Ewan McGregor é Lincoln Six-Echo e Scarlett Johansson é Jordan Two-Delta, fugitivos perseguidos por implacáveis agentes através de um mundo exterior, que nunca conheceram e mal compreendem. Michael Bay dirige magistralmente este estonteante thriller de ficção científica, desvendando os chocantes mistérios que envolvem os fugitivos. As imagens são deslumbrantes, a acção arrebatadora, e a história - passada em 2019 - traz-nos uma arrepiante e verosímil visão do nosso amanhã. "Foste escolhido, a Ilha aguarda a tua chegada."
Estava aqui com ideia que vi o filme no cinema, mas não, terá sido apenas o trailer. Aluguei no video-clube, entreteve-me bastante o filme, do género que este realizador nos acostumou, como vai acontecer também no seguinte Transformers. Muitos efeitos especiais, carros, acção!!

Do produtor executivo Steven Spielberg chegou em 2007 uma emocionante batalha entre os AUTOBOTS e os DECEPTICONS. Quando a sua luta épica desce à Terra, tudo o que separa os terríveis DECEPTICONS do poder supremo é uma pista na posse de Sam Witwicky (Shia LaBeouf). Junta-te à luta pela sobrevivência humana nesta extraordinária aventura, "com efeitos especiais e sequências de acção verdadeiramente de encher a vista, que fascinará a criança que há dentro de cada um de nós."
Grande entretenimento, aluguei-o no ano passado no videoclube. Com a giraça Megan Fox, mais Josh Duhamel como Capitão, Tyrese Gibson, Rachael Taylor, Anthony Anderson, Jon Voight e o Agente John Turturro :-)
Nomeado para 3 óscares, som e efeitos visuais.

E vêm aí mais Transformers: Revenge of the Fallen. Estreia em Portugal dia 25 de Junho.


Será que irei ver ao cinema? E deixar-me deslumbrar por fantástico som e imagem, que quase coloca o espectador no meio da acção.

De Michael Bay pode-se esperar ainda muito mais no futuro, certamente.
Um realizador "frenético", que quase nunca tem a câmara estática.

3 comentários:

  1. Este realizador tem testosterona a mais...

    ResponderExcluir
  2. hehe Filipe pois é, tens razão nisso.
    Mas passa-se um bom bocado a ver os filmes do homem, talvez cansativo aqui e acolá, se for duração excessiva, tanta acção sempre.

    ResponderExcluir
  3. Bem Pedro, deste-lhe bem este fim-de-semana ;)
    Bom, quanto a Michael Bay... só tenho em DVD "A Ilha" que gosto bastante.
    Já vi "Bad Boys II" na tv e gostei, mas como não vi o 1º, não o comprei ainda - para ser sincera ainda nem sequer o vi á venda (ao 1º).
    Quanto aos outros acho-os bons filmes de acção, mas não o suficiente para os comprar.
    Bjks

    ResponderExcluir