segunda-feira, 9 de março de 2009

Andrew Davis


Bem, aqui vem mais um movie director. Escolhi Andrew Davis, já irão reconhecer alguns filmes dele. Mas quase não tem informação nenhuma na sua bio no imdb.
Nascido a 21 de Novembro de 1946, em Chicago, Illinois, filmou a maior parte dos seus filmes lá na cidade de Chicago. O seu género habitual é a acção, action movies.

A sua 1ª incursão na realização foi em 1978 com a curta At Home with Shields and Yarnell e com o drama de 97 minutos de duração Stony Island.



1983 foi ano do filme da 1ª foto. Terror, "despachado" em 82 minutos, com alguma malta conhecida, como Daryl Hannah e Joe Pantoliano.
História algo do género um grupo de rangers florestais vai acampar no bosque, e trespassam uma área onde uma mãe rústica gosta de matar pessoas que vêm para a sua "relva".

Em 85:
«Filme repleto de acção e adrenalina no limite, conta com a interpretação de Chuck Norris, um verdadeiro perito em filmes de acção (Walker, O Ranger do Texas).
Recheado com perseguições de fazer parar o coração e lutas de artes marciais, este filme é uma "excelente aventura de suspense" (Box Office), que coloca um polícia honesto contra dois chefes do crime e contra o seu próprio departamento. Eddie Cusack (Norris) é um detective de Chicago que trabalha pelas suas póprias regras - um hábito perigoso, especialmente quando quebra o pacto do "Código de Silêncio" para desmascarar uma mortífera e encoberta operação policial. Agora um proscriro, ele não recebe qualquer ajuda dos seus colegas desconfiados quando se vê metido numa batalha contra dois reis do crime rivais. Mas Cusack é um só exército e não teme ninguém, declarou guerra aos criminosos e conta com toda a sua perícia, rapídissimos golpes de karaté e uma suspresa especial: "Prowler", um tanque telecomandado e equipado com mísseis.»



A vez de outro mestre da porrada, Steven Seagal, chegou em 1988, com Above the Law.
Sinopse: «Ele é duro. As suas mãos são armas mortíferas. Ele é o longo braço da lei, sempre pronto a usar os seus conhecimentos de cinturão negro. Nico Toscani, um ex-agente da CIA obcecado pelas memórias do Vietnam, é colocado numa operação internacional que visa proteger um senador: o alvo perfeito para o próximo assassínio de um grupo de criminosos, barões de
droga, que ele tinha jurado desmascarar. Quando descobre que Zagon era o homem por detrás do sinistro plano, os pesadelos do Vietnam tornam a atormentar Nico. Zagon era o temido interrogador que torturava e mutilava soldados inocentes. E Nico, custe o que custar, está determinado a levar Zagon ao banco dos réus. Em «À Margem da Lei» STEVEN SEAGAL é Nico a nova Super-Estrela das Artes Artes Marciais em acção nas ruas de Chicago.»
Ainda com as actrizes Pam Grier e Sharon Stone.

No ano a seguir, 89:
«Consideram-no um brilhante e explosivo thriller de acção com as poderosas interpretações dos vencedores de Óscares Gene Hackman (melhor actor em 1971 com os Incorruptíveis contra a droga) e Tommy Lee Jones (melhor actor secundário em 1983 com O Fugitivo). Com um
soberbo elenco secundário que inclui Dennis Franz ("Balada de Nova Iorque"), Pam Grier
(Jackie Brown), John Heard (O Dossier Pelicano) e Joanna Cassidy, este excelente thriller político não o vai desiludir! O Sargento Johnny Gallagher (Hackman) pensa que lhe foi dada uma missão de rotina, de escoltar um rebelde soldado americano (Jones) da Europa aos E.U.A. para um tribunal militar.
No entanto, Gallagher aprende depressa que a sua missão é tudo menos de rotina, quando
descobre uma terrível conspiração militar. A contagem decrescente começa para um histórico
encontro entre superpotências e Gallegher terá de pôr a descoberto a trama antes que seja
tarde demais... para ele, e para o seu país.»



1992 foi ano de + Seagal, em Under Siege. E a Erika Eleniak (série Marés Vivas) a sair topless dum bolo :-)
Sinopse:
«Não é um trabalho. É uma aventura! Steven Seagal está a bordo e em força num filme de acção explosiva. Quando chega a bordo do USS Missouri um grupo de músicos contratados para a última viagem do famoso navio de guerra, todos esperam uma grande festa. Mas a festa depressa se torna num inferno. Comandados por um ex-operacional da CIA (Tommy Lee Jones) e por um oficial renegado (Gary Busey), os músicos são afinal temíveis comandos de elite cuja missão é apoderarem-se do arsenal nuclear pertencente ao navio. Toda a tripulação é aprisionada excepto um homem. "Sou apenas um cozinheiro", diz esse homem. Mas esse cozinheiro tem para eles uma receita muito especial. Ele é Casey Ryback (Seagal), um ex-comando dos SEAL - Corpo Especial da Marinha de Guerra - possuidor das mais altas condecorações conquistadas em combate. Todos ao convés, fãs de acção!»
Tive gravado em vhs, vi várias vezes, muito porreiro, na altura com outra idade era o que divertia hehe.

No ano a seguir, 93, provavelmente o filme mais conhecido e com maior sucesso do realizador.
História: "Agarre-o, se puder. O Fugitivo anda a monte! Harrison Ford e Tommy Lee Jones lançam-se numa corrida neste filme de caça ao homem baseado na clássica série de televisão. Ford é o preso em fuga Dr. Richard Kimble, um cirurgião de Chicago erradamente condenado por ter morto a sua mulher e determinado a demonstrar a sua inocência, conduzindo os seus perseguidores até ao homem com um só braço que efectivamente cometera o crime. Jones (Óscar da Academia e Globo de Ouro com este filme, na 3ª colaboração com o realizador) é Sam Gerard, um persistente agente federal. Eles são caça e caçador. E dirigidos por Andrew Davis numa caçada vertiginosa ao longo de todo o filme.
Portanto agarre-o, se puder. Agarre-o num superior acidente de comboio (o comboio é autêntico), no salto para a queda de água, no jogo de gato e rato no dia da festa de St. Patrick em Chicago. Mas apresse-se. Kimble não fica no mesmo local por muito tempo..."
Ainda com Sela Ward, Julianne Moore e Joe Pantoliano, acho que nunca vi completo, claro que a cena que fica mais na retina é o salto do Harrison Ford da conduta de água na barragem abaixo.
Gostava de ter esta edição em dvd:http://www.dvdpt.com/o/o_fugitivo_edicao_especial.php



Em 1995 e 1996, mais 2 filmes lançados.

O 1º uma comédia, estilo que ainda não tinha sido experimentado pelo realizador.
Com Andy Garcia, Alan Arkin, Rachel Ticotin (desconheço esta actriz) e Joe Pantoliano.
Frase: "2 irmãos. 1 fortuna. Nenhuma chance de a partilharem."
História - Ruben e Robby são irmãos gémeos, adoptados por Mona, uma das mais ricas (e mais excêntricas) mulheres em Santa Barbara. Ruben é devoto de Mona, Robby é mais em relação ao dinheiro dela. etc etc mais em http://www.imdb.com/title/tt0114536/plotsummary

Chain Reaction - "Um estudante universitário vê-se envolvido numa teia de espionagem industrial, intriga governamental e assassinato ao trabalhar num projecto científico inovador. Eddie Kasalivich (Keanu Reeves) e Lilly Sinclair (Rachel Weisz) fazem parte de uma equipa de investigação empenhada em desenvolver uma nova fonte de energia. Porém, ainda a celebração em torno do sucesso não tinha acabado, já o laboratório tinha sido destruído e o responsável pelo projecto morto. Considerados os principais suspeitos, Eddie e Lily rapidamente chegam à conclusão que a sua única esperança reside num misterioso burocrata (Morgan Freeman) que pode, ou não, estar do lado deles."
Tive este filme gravado em videocassete, da tvi, deixei numa noite a gravar, há muitos anos, e depois vi-o, mas na altura o vídeo tinha alguns problemas e estava com imensa "chuva". Mas é um filme bem porreiro, até gostava de ter em dvd. Lembro-me dumas cenas num barco planador, daqueles que têm géneros ventoinhas, é o que lhes dá a velocidade.
Ainda com os actores Fred Ward, Kevin Dunn, Brian Cox e a actriz Joanna Cassidy.



1998 e 2002 foram anos de, respectivamente, Michael Douglas e Arnold Schwarzenegger.

Sinopse de Um Homicídio Perfeito - «O poderoso corrector de Wall Street, Steven Taylor, parece ser um marido devoto. Mas não é. A bela Emily Bradford Taylor parece ser uma esposa fiel. Mas não é. E quando Steven contrata o amante de Emily para a matar, tudo leva a crer que é Um Homicídio Perfeito. Mas não é. Na realidade, nem tudo o que parece é neste soberbo thriller. Michael Douglas, Gwyneth Paltrow e Viggo Mortensen brilham em A Perfect Murder, baseado na peça Chamada Para a Morte, também adaptada para o grande ecrã em 1954 por Alfred Hitchcock. Os fãs deste clássico irão deparar-se com muitas surpresas. Tal como Steven. A cada inesperada reviravolta na sua "perfeita" conspiração, ele improvisa brilhantemente. Mas conseguirá ele sempre estar um passo à frente da contrariedade seguinte?»
É um filme bastante bom (na minha opinião), tenho em dvd gravado, revi-o noutro dia com 1 faixa de comentários audio ligada. Ainda tem uma 2ª, fica para ver/ouvir outra vez.

Collateral Damage - também me entreteve muito o filme, pode ter alguns exageros, mas cumpre a sua missão, para mim é fazer o espectador passar uns bons 105 minutos (talvez tempo a mais para alguns).
Sinopse: "Investigadores de um ataque à bomba terrorista avisam Gordy Brewer para não se envolver, mas os acontecimentos envolvem-no da maneira mais terrível: a mulher e o filho estão entre as vítimas da explosão. Cenas heroícas e empolgantes alimentam este thriller cheio de acção. Arnold Schwarzenegger é o homem. Ele é Brewer, um bombeiro de Los Angeles que vai em busca do terrorista de nome El Lobo. Andrew Davis realiza controlando a acção, enquanto Brewer persegue a sua presa desde L.A. à Colômbia até Washington D.C. Brewer sabe que é aí que El Lobo vai atacar. Mas como? E quando? E exactamente onde? Na procura de respostas, uma coisa é certa: Danos Colaterais é uma bomba relógio de suspense."
Ainda com a actriz italiana Francesca Neri, mais os actores Elias Koteas, Cliff Curtis, John Leguizamo e John Turturro, estão a ver que este realizador tem conseguido malta conhecida para os seus filmes.



Por fim, os últimos 2 filmes do Andrew Davis. Ainda não vi nenhum deles, a ver se trago do videoclube, comprar não me parece. Talvez O Guardião até comprasse.

Em 2003, Holes - "Teimosamente perseguido pelo azar, oriundo de uma antiga maldição de família, o jovem Stanley Yelnats (Shia LeBeouf) é mandado para o Campo de Green Lake - um lugar muito estranho, que não é verde, nem tem nenhum lago! A aventura da sua vida começa quando ele e os seus companheiros de campo - Squid, Armpit, ZigZag, Magnet, X-Ray e Zero - têm de abrir um buraco por dia para manterem a directora do campo (Sigourney Weaver) à distância. Mas porquê? Aos poucos, Stanley e companhia vão construindo uma sólida amizade, enquanto tentam desvendar o mistério sobre o que se está realmente a passar no meio de lado nenhum. Repleto de humor e calorosas mensagens sobre a amizade e o trabalho de equipa, Trabalhos Forçados é um tesouro que toda a gente vai querer procurar!"
Ainda com Jon Voight e Tim Blake Nelson, é um género diferente do habitual no realizador, aventura, comédia, mistério, enfim um filme mais para a família.

Em 2006, The Guardian. Mais de 2 horas de acção, drama e aventura.
História: «Kevin Costner e Ashton Kutcher protagonizam O GUARDIÃO, uma fascinante aventura de pura coragem, acção e sacrifício, sobre homens e mulheres que arriscam a vida contra as maiores tempestades e monstruosas ondas para salvar outros.Depois de perder a sua tripulação, o lendário recuperador salvador, Ben Randall (Costner), é enviado para uma escola para um programa de treino de elite para recuperadores salvadores da guarda costeira. Perturbado com a perda dos membros da sua tripulação, dedica-se a ensinar, virando o programa de cabeça para baixo com os seus métodos pouco ortodoxos e convencionais.0 seu novo aluno, Jake Fischer (Kutcher), um jovem arrogante campeão de natação, segue Randall para Kodiak, no Alaska, onde irão enfrentam os perigos inerentes do mar de Bering. No seu primeiro salvamento sozinho, Jake aprende em primeira-mão com Randall o verdadeiro sentido de heroismo e sacrifício ecoando o lema do recuperador... "Para que outros vivam!"»
Frase: ARRISCA TUDO! Quando existem vidas em risco, sacrifica-se tudo.
Ainda com Melissa Sagemiller e Clancy Brown como capitão.

Fiquei com interesse em ver este e o Holes, aliás como os 1ºs movies da carreira do realizador, isto é vontade de ver filmes, um vício que a pessoa ganha.

Pode-se mesmo dizer que com todo o currículos de filmes de acção que Andrew Davis tem, é um expert, um especialista na matéria. Penso que o resultado final dos seus filmes (ainda não vi vários) é positivo.
Parece no entanto que não tem nada previsto em projectos futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário