quinta-feira, 26 de março de 2009

Rob Reiner


Rob Reiner é o mais recente realizador a ser "agraciado" com umas linhas aqui no meu estaminé.
Bem merece este homem, nascido a 6 de Março de 1947 (fez 62 aninhos recentemente) no Bronx, em Nova Iorque.



Em 1984 o realizador dirigiu-se a si próprio e outros actores, como Bruno Kirby, Ed Begley Jr. numa comédia musical com o nome de This Is Spinal Tap.

1985 foi ano de The Sure Thing (Borracho Choque... para Menina Chique em PT, lol).
Ao que parece, pelo que transcrevo da sinopse no dvdpt, é: «uma encantadora comédia romântica de culto sobre um rapaz que sonha com uma rapariga e uma rapariga que sonha com um homem. O rapaz é Gib (John Cusack), decidido a partir para a Califórnia em busca da "Pessoa Certa": Sem perguntas, sem culpas nem prisões... ou seja, liberdade 100% garantida. A rapariga é Alison (Daphne Zuniga), que aprecia homens maduros, prefere a rotina a noitadas e parte para o mesmo destino a fim de matar saudades do seu chiquérrimo namorado. Apesar da diferença, a verdade é que algures nesta viagem Gib e Alison acabam por gostar da companhia um do outro. Na senda do amor... quem é afinal "A Pessoa Certa"?...»
Ainda com Anthony Edwards (série ER - Serviço de Urgência), Tim Robbins e Nicollette Sheridan (Donas de casa desesperadas), gostava de o visionar.



Lindo filme o que veio em 1986. Tenho gravado em dvd, "deliciei-me" a vê-lo. Chama-se Stand by me. Título nacional vê-se na foto acima.
Sinopse: «Numa pequena localidade do Oregon, um grupo de amigos composto pelo sensível Cordie (Wil Wheaton), o duro Chris (River Phoenix), o extravagante Teddy (Corey Feldman) e o medroso Vern (Jerry O'Connell) procuram o corpo de um adolescente desaparecido.
Para se tornarem heróis perante eles próprios e aos olhos da sua localidade, iniciam uma inesquecível viagem de dois dias, que se transforma numa incrível aventura. Fumam às escondidas, contam histórias e unem-se quando as coisas dão para o torto. Quando se encontram com os marginais da povoação, que armados de navalhas também procuram o corpo, os miúdos descobrem uma força que não sabiam ter. Conta Comigo é um filme original e muito especial, que trata da amizade e da inesquecível experiência que é crescer. Cheio de humor e suspense, baseia-se no conto de Stephen King, 'O Corpo'.»
Ainda com Kiefer Sutherland e Richard Dreyfuss como o escritor.
Nomeado para Óscar de melhor argumento adaptado, recomendo o seu visionamento, e não devo ser o único a achar uma história muito bela de amizade e valores éticos, aventura, etc. Está como um dos 250 melhores filmes no imdb. "Apenas" 89 minutos de duração.

O realizador estava a realizar um filme por ano, o 4º veio em 87.
The Princess Bride, também nos 250 melhores filmes do imdb, tenho de ver sem falta. Mesmo que já o tenha visto em miúdo, não me recordo.
Sinopse: «É uma magnífica tarde de sábado, o pior dia para estar na cama. Um jovem muito activo, mas com uma grande constipação, tenta aliviar o aborrecimento com um novo jogo de vídeo. Mas as coisas complicam-se quando o avô chega a casa e insiste em fazer-lhe companhia. O avô pensa que ele está deprimido e insiste em levantar-lhe a moral com um livro muito especial que trouxe da sua terra... A Princesa Prometida. O rapaz não gosta muito da ideia, porque odeia os livros, mas o velhote promete-lhe uma história emocionante... 'Lutas com espadas. Torturas. Vingança. Gigantes. Os piores vilões. Os heróis mais corajosos. As damas mais belas. Monstros de todos os tamanhos e feitios. Perseguições. Verdadeiro amor. Milagres.' Para satisfazer o avô, decide enfim ouvir algumas páginas...
Entramos num fantástico mundo medieval - a terra de Florin...»
Livro e argumento de William Goldman, conta com os seguintes actores: Cary Elwes, Robin Wright Penn (na altura só Robin Wright) como princesa, Chris Sarandon, Peter Falk (detective Columbo) e Billy Crystal, etc.
Nomeada para Óscar de melhor música, a canção original de Willy DeVille (Storybook Love).
Filmado em Inglaterra.



1989 foi ano de outro filme espectacular, que tenho gravado em dvd.
O título nacional é Um Amor Inesquecível.
Sinopse: Brilhando com estilo, inteligência e extrema sagacidade, este esplêndido e irresistível filme é uma das mais adoradas comédias românticas de todos os tempos. Contando com as interpretações fantásticas de Meg Ryan, Billy Crystal, Carrie Fisher e Bruno Kirby, música excepcional de Harry Connick Jr, e um argumento de Nora Ephron (realizadora sobre a qual já escrevi num post) nomeado para um Óscar, When Harry met Sally é um comentário sobre amizade, romance e outras dificuldades da era moderna, "explosivamente engraçado" (Newsweek).
Será que o sexo pode arruinar um relacionamento perfeito entre um homem e uma mulher? É isso que Harry (Crystal) e Sally (Ryan) debatem durante a sua viagem desde Chicago até Nova Iorque. E 11 anos mais tarde, eles não se encontram mais perto de encontrar a resposta. Será que estes dois amigos alguma vez vão aceitar que foram feitos um para o outro... ou vão continuar a negar a atracção que existiu desde o primeiro momento quando Harry conheceu Sally?
Tem 96 minutos de duração, e é garantidamente uma das melhores comédias românticas de sempre!

Em 1990, Reiner enveredou por um género que ainda não tinha explorado, o thriller.
Com Misery, um filme que nunca terei visto, mas talvez associasse alguma cena que aparecesse.
O argumentista foi de novo William Goldman, vencedor de dois Óscares.
É um "thriller psicológico inperdível" (Joel Siegel), é "um dos melhores filmes" (Time) de terror de sempre.
História: Paul Sheldon (James Caan) é um escritor que não se consegue lembrar do nevão que atirou o seu carro para fora da estrada. Não se lembra também de ter sido socorrido. O que sabe é que acordou em casa de Annie Wilkes (Kathy Bates, que venceu Óscar de melhor actriz) - uma fã maníaca - que o está a tratar e a mantê-lo como prisioneiro para o resto da sua vida.
Ainda com a veterana actriz Lauren Bacall, quero ter em dvd esta edição especial: http://www.dvdpt.com/m/misery_o_capitulo_final_ed_especial.php



2 anos depois, em 1992, novo grande sucesso para o realizador.
A Few Good Men.
Sinopse: Um homem está morto. Dois outros são acusados de assassínio. Todo o Corpo de Fuzileiros está em julgamento, e "UMA QUESTÃO DE HONRA" está prestes a despoletar o mais explosivo episódio na história militar dos EUA...
Universalmente aclamado, A Few Good Men junta os maiores talentos dos ecrãs de Hollywood, com Jack Nicholson, Tom Cruise e Demi Moore à frente de um elenco notável, neste filme poderoso que nos dá conta da corrupção, do encobrimento e da implacável busca da justiça dentro dos corredores sagrados da Marinha dos EUA. Incluindo grandes interpretações de Kevin Bacon, Kiefer Sutherland e Kevin Pollak, "UMA QUESTÃO DE HONRA" representa o triunfo de um dos maiores filmes da década passada. A não perder.
Argumento de Aaron Sorkin, o criador da série West Wing. Nomeado para 4 Óscares, a saber: filme, actor Jack Nicholson, montagem e som.

Em 94 uma comédia, com drama, para toda a família.
North - com Elijah Wood como rapaz de 11 anos, mais Jason Alexander e Julia Louis-Dreyfus (ambos da série Seinfeld) como pai e mãe dele, e ainda com participações de Bruce Willis, Jon Lovitz, etc.
Mais em http://www.imdb.com/title/tt0110687/



1995 foi ano do The American President.
«Muito bom. Muito forte. Muito divertido.» Conhecem-se, saem juntos, apaxonam-se. A imprensa controla cada passo que dão, a oposição ataca com permanentes insinuações, e uma presidência vê como o seu índice de popularidade cai a pique de 63% para 41%, em apenas sete semanas. Quando se é o Presidente, toda a gente sabe onde moramos. Michael Douglas dá vida a um Presidente viúvo, que se apaixona por uma ecologista de um grupo de pressão (Annette Bening), e começa a perder votos a toda a velocidade, nesta comédia romântica, perspicaz e cheia de encanto, onde Rob Reiner consegue que nos perguntemos, «E se...?»
Um animado elenco (Martin Sheen, Michael J. Fox, David Paymer, Anna Deavere Smith, Samantha Mathis), um desdenhoso opositor (Richard Dreyfuss), cenas oficiais, protocolo formal, momentos informais, crises mundiais, tudo entra em cena enquanto Reiner e as suas estrelas examinam o equilíbrio entre uma relação pessoal e a presidência americana. A morada é Avenida Pennsylvania 1600. Sede de êxito garantido.
De novo argumento de Aaron Sorkin, logo, deve ser um filme a ver, interessante.

Seguiu-se, em 96, Ghosts of Mississippi. Um drama com Alec Baldwin, Whoopi Goldberg, James Woods, Virginia Madsen, Craig T. Nelson e William H. Macy. Nomeado para 2 óscares, de melhor actor secundário James Woods e melhor caracterização.
Frase: Em 1963, o líder dos direitos civis Medgar Evers foi assassinado em frente da mulher e filhos. Em 1994, a altura era certa para justiça.
Mais informação deste filme, que pelos vistos é bastante bom, aqui - http://www.imdb.com/title/tt0116410/plotsummary



A 1ª foto que aparece aqui logo em cima é relativa a um documentário de 1 hora que Rob Reiner realizou e escreveu (com Alan Zweibel), I am your child.
Algo relacionado com dar amor às "nossas" crianças, nossos filhos, e as consequências se forem negligenciadas. Com vários narradores e apresentadores conhecidos, mais em http://www.imdb.com/title/tt0119343/

Voltemos aos filmes, 1999 foi ano de Uma Vida a Dois.
Sinopse: Ben e Katie Jordan já não se consideram uma família. No entanto, tentam, a qualquer custo, manter as aparências. Envolvidos a 100% nos seus empregos, não têm tempo um para o outro, chegando a um ponto em que o seu casamento se desmorona completamente. Agora, 15 anos depois de terem dito "sim" no altar, cada um pensa que "não". Poderá um casamento sobreviver a 15 anos de vida em comum?
A resposta a esta pergunta aparece-nos em The Story of Us, uma história divertida e inteligente que entra em terrenos raramente explorados como os da separação e possível divórcio.
A narrativa está enriquecida com memórias e contrastes cómicos (proporcionados, entre outros, por Rita Wilson, Tim Matheson e o próprio realizador Rob Reiner). E Bruce Willis e Michelle Pfeiffer encarnam na perfeição Ben e Katie, um estimulante e comovente retrato real de um casal que, enfrentando um casamento, tomam consciência que querem - e têm de - continuar a tentar.



Algum interregno, descanso para o director. Regressa em 2003, com mais uma comédia romântica.
Alex & Emma - «Alex Sheldon (Luke Wilson, Dias de Loucura) é um autor cujo bloqueio para escrever é o menor dos seus problemas - ele está completamente falido e deve US$100.000 a agiotas cubanos. Depois de o pendurarem na janela, os bandidos dão um ultimato a Alex: ou paga em 30 dias, ou será morto. A única maneira que tem de conseguir o dinheiro é concluir o seu romance, que actualmente tem menos de uma frase. Sem inspiração e sem computador portátil destruído pelos bandidos, Alex contrata os serviços de uma categorizada estenógrafa, Emma Dinsmore (Kate Hudson, Como Perder um Homem em 10 Dias), para o ajudar a concluir o romance e a receber o dinheiro do editor a tempo de salvar a pele.
À medida que o romance se desenvolve, Alex e Emma passam dias e noites a trabalhar juntos, e a cada reviravolta, a sua colaboração inicialmente irritante, começa a influenciar Alex e a sua história. Será que a vida real começa a imitar a ficção, ou será a ficção a imitar a vida real? Uma hilariante comédia romântica com excelentes interpretações de Sophie Marceau (Braveheart - O Desafio do Guerreiro) e David Paymer (O Furacão).»
Queria comprar o dvd, mas o filme até não está muito bem classificado no imdb.

2005 foi ano de mais romantic comedy.
Rumor Has It...
Sinopse: Finalmente um filme para todos aqueles que, ao olhar para os membros mais excêntricos e bizarros das suas famílias, algum dia se perguntaram, mas quem é esta gente?
Jennifer Aniston protagoniza esta sublime comédia romântica repleta de grandes talentos que fala de familia, amor, casamento e outras grandes catástrofes.
A actriz interpreta Sarah Huttinger, uma jovem que, ao regressar à casa dos pais com o noivo, descobre que o estilo do vida pacato e convencional dos seus progenitores já não é o seu - e que ela própria talvez não pertence entre os seus! Acompanhe Sarah na sua viagem à descoberta dos segredos de familia, durante a qual ela se aperceberá - com a ajuda de Kevin Costner, Shirley MacLaine e Mark Ruffalo - que os Huttinger não são nem pacatos, nem convencionais. Dizem por aí... que o verdadeiro humor (ou amor) está onde menos esperamos!
Com mais actores conhecidos, ver em http://www.imdb.com/title/tt0398375/


Para "terminar" a carreira deste realizador (muito provavelmente irá regressar com mais projectos no futuro), foi lançado no recente ano de 2007 The Bucket List.
Frase - Só se vive uma vez, por que não acabar em estilo?
Sinopse: "É isto mesmo que os companheiros de quarto da ala de doentes com cancro, um bilionário irascível (Jack Nicholson) e um mecânico educado (Morgan Freeman), decidem quando lhes dão as más notícias. Criam uma lista - de coisas a fazer antes de morrer - e embarcam na aventura das suas vidas, viajando por todo o mundo. Paraquedismo? Confere. Prego a fundo num Shelby Mustang numa pista de corridas? Confere. Observar a Grande Pirâmide de Khufu? Confere. Descobrir a alegria das suas vidas antes de ser tarde demais? Confere!
Sob a realização ágil de Rob Reiner, as duas grandes estrelas dão coração e alma, inteligência e perspicácia a esta saudação inspirada à vida que prova que o melhor momento de todos é o agora."
Ainda com Sean Hayes (série Will & Grace) e Rob Morrow (séries No fim do mundo e Numbers), é um filme com 7.6 de rating no imdb, deve ser bastante porreiro!

3 comentários:

  1. Bom realizador e um muito melhor comediante. Ainda lembro-me dele como cunhado de Archie na Sitcom "All In The Family" dos anos de 1970! Da sua filmografia destaco "Uma Questão de Honra" e "This Is Spinal Tap".

    ResponderExcluir
  2. O Pumpkin Head no "All in the Family" - eu adorava ver esta série e procuro-a á muito tempo para a minha colecção :(
    Como realizador... gostei de "When Harry Meet Sally" e "Stand By Me".
    Tenho na minha pilha, para ver o "The Bucket List".

    ResponderExcluir
  3. Realmente ele participou em 174 episódios dessa série, eu penso que terei visto um ou outro episódio, presumo que tenha dado na tv nacional, rtp antigamente concerteza.
    Quando vi a foto do dvd com os 4 da família, não conseguia associar a cara dele naquela altura com actualmente, claro cabelos brancos, barba etc.

    ResponderExcluir