terça-feira, 31 de março de 2009

Jon Turteltaub


Jon Turteltaub new man in the house! Nascido a 8 de Agosto de 1963 em Nova Iorque.



Iniciou em 1989 com Think Big.

1991 e 92 foram anos de:

Driving Me Crazy -

3 Ninjas -



Em 1993 veio a comédia (e com aventura e desporto) Cool Runnings.
Sinopse: «Grande êxito inspirado na história verdadeira da primeira equipa olímpica jamaicana de 'bobsled'.Eles eram quatro atletas bem diferentes com um sonho impossível. Agora, com o auxílio do seu treinador (John Candy - O Meu Tio Solteiro, Sozinho em Casa), um ex-campeão, quatro jamaicanos deixam os trópicos e entram nas gélidas Olimpíadas de Inverno, para competir pela medalha de ouro num desporto que desconhecem - a corrida de 'Bobsled'! Apoiando-se uns aos outros para dar tudo por tudo, eles respondem ao desafio e tornam-se heróis - arrastando consigo toda a assistência aos jogos! Esta comédia vai deixá-lo muito bem disposto e divertido.»
Lembro-me de já ter visto pelo menos algumas partes do filme. Filmado no Canadá, duração de 98 minutos aproximadamente.

Seguiu-se em 95 While You Were Sleeping - «Desde Pretty Woman - Um Sonho de Mulher que uma comédia romântica não irradiava tanto calor, graça e charme irresistível. Sandra Bullock, que era a actriz do momento em Hollywood e foi nomeada para Globo de Ouro com este filme, é Lucky, uma solitária empregada do Metropolitano que se apaixona por um bonito homem que ela só conhece de vista. Depois de lhe salvar a vida, Lucy é tomada por sua noiva no hospital em que ele se encontra em coma. Quase sem dar por isso, Lucy é recebida de braços abertos pela família desse homem, acabando por se apaixonar pelo irmão dele, Jack (Bill Pullman - Casper). Mas quando o doente recupera de coma, Lucy tem de fazer frente ao maior problema da sua vida! Saudado pela crítica e pelas audiências em todo o mundo, Enquanto Dormias é uma comédia romântica de grande sucesso.»
Ainda com Peter Gallagher, mais os já falecidos Peter Boyle (série Everybody Loves Raymond) e Jack Warden.



No ano a seguir, 96, realizou Phenomenon.
Sinopse: A sensação de Hollywood, John Travolta, que deslumbrou as audiências em Pulp Fiction, oferece-nos outra actuação aclamada pela crítica no filme mais tocante do ano, Fenómeno! Travolta é George Malley, um descontraído mecânico de automóveis que está desesperadamente apaixonado por uma bonita recém-chegada à cidade (Kyra Sedgwick - Amor e Mentiras) uma mulher que não quer ouvir falar em relações amorosas. Então, no dia de anos de George, uma força misteriosa concede-lhe poderes especiais de telequinésia e capacidades mentais de génio! É um fenómeno que começará a afastá-lo dos seus amigos de longa data mas que poderá aproximá-lo da mulher que ama. Apresentando uma banda sonora de sucesso e contando com os talentos de Robert Duvall e Forest Whitaker, Fenómeno é uma inspiradora história de amor, coragem e amizade que tocará o seu coração.
Com 2 horas de duração, nunca vi este filme.

1999 foi ano de Instinct. Este já vi, gostei bastante.
"Um filme com os galardoados com Oscar Anthony Hopkins (Melhor Actor em O Silêncio dos Inocentes) e Cuba Gooding Jr. (Melhor Actor Secundário em Jerry Maguire), num escaldante thriller psicológico, tinha de ser acima da média! Ethan Powell (Hopkins) é um brilhante antropologista que após anos a viver no Uganda é acusado de vários crimes praticados na selva, preso e extraditado para os EUA. Agora, numa prisão para criminosos psicopatas, o perturbado antropólogo vai ser examinado pelo jovem e brilhante psiquiatra Theo Caulder (Gooding). Motivado pela ambição e a busca incessante da verdade, Caulder irá arriscar tudo - até a sua própria vida - numa arrojada tentativa de perceber o que levou este louco a cometer actos tão bizarros! Com um elenco de primeira classe em que entram Donald Sutherland (Tempo de Matar, Revelação) e Maura Tierney (As Forças da Natureza), a aventura psicológica de Powell e Caulder é uma poderosa jornada de descobertas... independentemente do seu custo final."
Filmado na Florida e na Jamaica.



Em 2000 veio The Kid. Excelente filme (na minha opinião), tenho-o em dvd, qualquer dia revejo com comentários audio.
História: «Imagine que tem diante de si um rapaz que era você aos 8 anos. Que pensará esse rapaz do que fez com a sua vida, quer dizer, com a dele? Neste caso, a resposta é clara: 'NÃO ME AGRADA NADA!' Bruce Willis é Russ Duritz, um consultor de imagem de sucesso que passou toda a vida a tentar esquecer a criança que foi - até que, por artes mágicas, dá de caras com ela! Pensando que está com alucinações, Russ faz tudo o que lhe é possível para que ela se vá embora. Mas Rusty (Spencer Breslin) - quer dizer, Russ quando tinha 8 anos - nada agradado com a ideia de se vir a tranformar num derrotado sem mulher nem cão e com um emprego insignificante, não se pode ir embora... pelo menos por enquanto. Simultaneamente divertida, encantadora e tocante, NUNCA É TARDE da Disney é uma comédia mágica a não perder.»
Ainda com Emily Mortimer, Lily Tomlin, Jean Smart e Chi McBride, é um filme que recomendo.

Algum interregno, apenas regressa em 2004, mas com um blockbuster, National Treasure.



Um comentário:

  1. Já vi todos excepto,os 3 primeiros e o National Treasure 2.
    Só tenho o Instinct, que gosto bastante.
    Quero o While you were sleeping - adoro filmes românticos, o que é que posso fazer :P

    ResponderExcluir