quinta-feira, 5 de março de 2009

Cameron Crowe

Mais um realizador, de seu nome Cameron Crowe.
Nascido a 13 de Julho de 1957, em Palm Springs na California, começou por ser jornalista, nomeadamente crítico de música rock. Esteve 4 anos no San Diego Unit (o maior jornal da cidade), e escreveu também para a revista Rolling Stone.
Aliás, a escrita é algo que ele sabe fazer bem. Criou alguns guiões/argumentos que, apesar de serem do agrado dos críticos, eram considerados fora do contexto e difíceis para o mercado.
Mas em 1982 teve então o seu 1º argumento transferido para a 7ª arte - Fast Times at Ridgemont High - http://www.dvdpt.com/v/viver_depressa.php
Em 84, The Wild Life também foi da sua autoria.
Os 6 filmes por ele realizados, também foram fruto da sua mente de escritor. Vanilla Sky foi o argumento, pois o filme acaba por ser remake do espanhol Abre Los Ojos.



Foram estes 2 filmes das fotos acima os seus 1ºs. Datam de 1989 e 1992.
Say anything... parece que não tem edição dvd em Portugal. Comédia, drama e romance são os 3 géneros mostrados no imdb. Com John Cusack, Ione Skye, John Mahoney (série Frasier), Lili Taylor.
Mais aqui: http://www.imdb.com/title/tt0098258/

Singles - «Nos anos 90 o romance não está morto, mas é difícil de encontrar. Nesta hilariante comédia desvendamos algumas das situações em que as pessoas se envolvem para o encontrar.
Um elenco excepcional junta-se ao realizador Cameron Crowe para nos trazer esta história terna e divertida de jovens solteiros à procura do Amor – ou a fugir dele! Entre os actores encontramos Matt Dillon (Doidos por Mary) no papel de um músico decididamente solteiro, Bridget Fonda (O Plano), que interpreta a sua vizinha apaixonada e ainda Kyra Sedgwick, Campbell Scott, Sheila Kelley, Bill Pullman, Eric Stoltz e Tom Skerritt.
Aplaudido pelo público e pela crítica, “Vida de Solteiro” é um filme de visionamento obrigatório para todos que continuam a passear pelo campo minado do amor... e que de vez em quando vão pelos ares!»



2 filmes seguintes do Crowe, dirigidos em 1996 e 2000.

"Jerry Maguire (Tom Cruise) é um dos melhores elementos da SIM, uma prestigiada agência de promoção desportiva, com uma carreira brilhante até ao dia em que ousa desafiar o modo de operar da empresa... e é despedido. Decidido a provar as suas teorias monta o seu próprio negócio com dois aliados que lhe restam; um cliente - Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr. - ganhou Óscar para Melhor Actor Secundário), futebolista de segunda, e uma assistente - Dorothy Boyd (Renee Zellweger), uma mãe solteira jovem e sonhadora. Juntos lutarão pelo triunfo num mundo de competição feroz onde os mais fracos não sobrevivem."
Ainda com Kelly Preston, Jerry O'Connell, Jay Mohr e Bonnie Hunt, acho que nunca vi o filme completo, mas apenas partes. Obviamente tenho de vê-lo com atenção, pois deve merecer.
Foi nomeado para mais 4 Óscares: melhor filme, melhor argumento original para o Cameron, Tom Cruise actor principal, e montagem.
Falta a edição especial cá em PT.

Depois de um interregno de cerca de 4 anos, o escritor/realizador regressa de novo em grande forma, com um filme que está muito bem classificado no imdb. Direi mesmo que talvez para muita gente seja um guilty pleasure, é um filme que tenho de rever, se bem que me lembre bem de quase tudo, muitas e belas cenas, grande banda sonora, etc.
Sinopse: «Adorado pelos Crítico e audiências, por todo o mundo, Almost Famous foi apontado como "o filme de maior entretenimento do ano 2000!" (Roger Ebert, Ebert & Roeper e Movies).
Cameron Crowe leva-nos numa viagem cheia de coração, ao mundo do rock and roll, "nesta deliciosa comédia de outra era". (David Ansen, Newsweek).
É a oportunidade de uma vida, quando o jovem repórter William Miller consegue uma chance na revista Rolling Stone. Apesar das objecções da sua protectora mãe, William faz-se à estrada com uma banda de rock que apareceu recentemente e descobre que há muito mais para escrever sobre eles que só a música. Este filme "intensamente apelativo" (Jeffrey Lyons, WNBC), oferece-nos soberbas interpretações por parte da vencedora do Globo de Ouro, Kate Hudson, por Frances McDormand, Billy Crudup, Phillip Seymour Hoffman, Zoey Deschanel, Anna Paquin, Fairuza Balk e o estreante Patrick Fugit. Com uma banda sonora clássica de rock, onde se incluem músicas dos The Who e Elton John, Quase Famosos é "uma delícia de filme da primeira à última imagem" (Lou Lumenick, New York Post) e é um filme imperdível para todas as gerações.»
Ganhou Óscar para melhor argumento, pelos vistos Cameron Crowe terá algo ou mesmo bastante da sua vida revisitada no filme, jovem repórter na revista Rolling Stone, etc.



2001 foi ano de um filme que eu gosto mesmo muito. Um pouco por tudo, enfim, a ver se não me desaponta numa próxima visualização, mas penso que tal não acontecerá.
Tom Cruise ofereçe uma das suas melhores interpretações neste inesquécivel e poderoso filme que o reúne de novo com Cameron Crowe.
História de Vanilla Sky:
"Novo, bonito e rico, o magnata dono de um grande grupo editorial David Aames (Cruise), pode ter tudo o que o seu íntimo desejar. No entanto, a sua vida de luxuria parece incompleta. Uma noite, David conheçe a mulher dos seus sonhos (Pénelope Cruz) e acredita ter encontrado tudo o que lhe faltava. Mas um fatal encontro com a ciumenta amante (Cameron Diaz), vira inesperadamente o seu mundo de pernas para o ar, atirando-o para uma vertiginosa viagem de romance, sexo, suspeição e sonhos... até a um despertar chocante, que voçê nunca irá esquecer."
A história cativa, o estilo transmitido pelos actores e realizador idém, a banda-sonora é excelente (uma constante nos filmes do Crowe). Penelope Cruz e Cameron Diaz lindas mais uma vez, o Cruise também se porta muito bem.
Ainda com Kurt Russell, Jason Lee, Tilda Swinton.
Espectacular, e emana mesmo algum erotismo, vale a pena deixarmo-nos deslumbrar nos 130 minutos. E o filme espanhol de 1997, do Alejandro Amenábar ainda está melhor classificado no imdb. Com ou sem máscara, e sonhando ou não!

Chego agora ao último filme realizado por este realizador.
Aluguei-o na semana passada no video-clube, vi e gostei.
Elizabethtown:
«Cameron Crowe, já galardoado com um Óscar, apresenta esta potente mistura de "comédia romântica com um toque de rock 'n' roll."
Orlando Bloom é a estrela desta sentida história de homenagem à vida, no papel de Drew Baylor, um designer bem sucedido cuja vida sofre uma alteração dramática num dia fatídico.
Quando se dirige para Elizabethtown para visitar a família, Drew conhece Claire (Kirsten Dunst). Ela é linda, tem uma imparável natureza positiva e decide que vai ser a guia de Drew na sua viagem de regresso a casa e que, durante o percurso, vai ensinar-lhe o significado da vida e do amor.
Por vezes, um filme consegue transportar-nos para um local onde os sentimentos, o humor, boa música e uma história inesquecível se encontram... Bem-vindos a "Elizabethtown".»
Ainda com Susan Sarandon, Alec Baldwin, Bruce McGill, Judy Greer, Jessica Biel.
Frase: O Amor é Uma Viagem

Do realizador já está em pré-produção um novo filme, parece que vai contar com Ben Stiller e Reese Witherspoon. Previsto para 2010, ainda sem informação de nome.

2 comentários:

  1. Deste realizador só tenho em DVD "Jerry Maguire" e "Elizabethtown" (este último está na "torre" de DVD's para ver que comprei recentemente, apesar de já o ter visto na tv).
    O 1º é muito bom, e adoro uma das frases mais famosas deste filme - "Show me the money" - é bastante divertido Cuba Gooding, Jr. ao telefone com Tom Cruise e porem-se a gritar esta frase ;)
    Como romântica (uma espécie em extinção), adorei "Elizabethtown" - adoro Kirsten Dunst. Muito giro o filme!
    Tenho muita curiosidade em ver "Vanilla Sky" e "Quase Famosos", mas não sei se vou gostar ou não :(

    ResponderExcluir
  2. Vê Vanilla Sky e Quase famosos, acho que são 2 filmes fáceis de se gostar. O 2º é descontraído, viagem pela América, na época da paz e amor, e drogas claro :-)

    ResponderExcluir