domingo, 22 de março de 2009

Sam Raimi


Mais um nome "grande". Alcançou muito sucesso, e depois é só aproveitar a "embalagem".
Sam Raimi, nascido a 23 de Outubro de 1959 em Royal Oak, Michigan, EUA.



1981 foi ano do The Evil Dead - filme de terror.

Seguiu-se em 85 Crimewave - Numa noite de tempestade em Denver, Vic Ajax, um técnico de video-vigilância, está prestes a meter-se em sarilhos.Não só por estar apaixonado, mas também porque o seu patrão decidiu que esta é a noite em que se vai livrar do seu sócio.
Vic é acusado do crime mas defende a sua inocência durante todo o percurso que o conduz à cadeira eléctrica. Com a sua vida a desvanecer-se, Vic tenta inventariar os acontecimentos que levaram à pena de morte.
Escrito pelos irmãos Ethan e Joel Coen, parece que é um filme que se enquadra em mais do que um género. Comédia, crime e terror, "despachados" numa hora e 20 minutos aproximadamente.
Únicos actores mais conhecidos são Bruce Campbell e Sheree J. Wilson (Walker, ranger do Texas).



A sequela do seu 1º filme veio em 1987. Evil Dead II.
Frase: DIGA ADEUS À SUA TRANQUILIDADE!
História: "O desafortunado herói Bruce Campbell está de volta, num inovador filme que retoma a saga do chocante A Noite Dos Mortos Vivos, um filme de culto da cinematografia de terror. Uma história com sangue e demónios em abundância, em que Sam Raimi nos brinda com um festival de terror e histeria como nunca se viu."
Ainda com o irmão de Raimi, Ted. São filmes que eu tenho de ver, mas nunca os vi à venda.

Em 1990 realizou Darkman. Vingança sem rosto o título nacional. História também de Raimi.
Sinopse - «O Dr. Peyton Westlake (Liam Neeson) está à beira de concretizar a maior descoberta em termos de pele sintética, quando um gang, chefiado pelo sádico Robert G. Durant (Larry Drake), destroi o seu laboratório. Queimado para além do reconhecimento e alterado por um tratamento médico experimental, Westlake tenta reconstruir o seu laboratório e restablecer a ligação com a sua antiga namorada, Julie (Frances McDormand). Mas a tarefa mais difícil que ele tem que desempenhar, é travar uma luta que se desenrola dentro dele.»
Parece bastante porreiro, vamos ver se consigo visionar o filme um dia, em princípio sim.



Considerado a 3ª parte de Evil Dead, em 1992 chegou Exército das Trevas.
Frase: Encurralado no tempo. Cercado pelo mal. Com pouca gasolina.
História: «Feito de carne humana, escrito em sangue, e extraordináriamente difícil de pronunciar, o velho Necronomicon, ou Livro dos Mortos, solta um mal inominável contra a humanidade neste extravagante épico de espadas e bruxaria. De regresso à batalha com os infames "Deadites", Bruce Campbell como Ash, o empregado dos armazéns S-Mart's, bem parecido, armado de caçadeira e de moto-serra. Forças demoníacas transportam-no - a ele e ao seu Oldsmobile de 1973 - para Inglaterra durante a Idade das Trevas, onde ele se apaixona por uma bela mulher local (Embeth Davidtz) e enfrenta legiões de monstros vindas do mundo dos mortos, incluindo um pavoroso e sinistro exército de esqueletos. Poderá Ash salvar os vivos de uma morte horrível, resgatar a sua namorada e regressar ao seu tempo? Repleto de efeitos especiais fantásticos, "Army of Darkness", vai fazê-lo gritar de medo, e de riso.»
Também conta com a participação da actriz Bridget Fonda.

95 foi ano de western, com The Quick and the Dead.
História - Ellen (Sharon Stone), uma misteriosa jovem, acaba de chegar à pequena cidade de Redemption, com um revólver de seis tiros na anca e com o desejo de vingança a consumir-lhe o coração. Ela veio para matar Herold (Gene Hackman), o homem que governa esta cidade demoníaca e que tornou a sua vida tão desolada como o deserto que Ellen acaba de atravessar. Porém, os demónios que a atormentam e que a trouxeram até aqui ameaçam paralisá-la, agora que, no duelo anualmente organizado pr Herold, Ellen iria defrontá-lo até que um deles morresse...Um "western" tenso que conta, também, com Leonardo DiCaprio e Russel Crowe como co-protagonistas. E ainda Tobin Bell, Lance Henriksen, Gary Sinise e Keith David.
Filmado no Arizona.



98 e 99 foram anos de mais 2 filmes para o currículo de Raimi.

A Simple plan - O Sonho Americano, num saco de desporto. É isto o que três homens (Bill Paxton, Billy Bob Thornton, Brent Briscoe) pensam do que descobriram na floresta gelada do Minnesota. Os três encontraram um avião que se despenhara há algum tempo, com um corpo a apodrecer lá dentro... e mais de quatro milhões de dólares dentro de um saco. Acharam, está achado! Talvez. Mas primeiro têm de arranjar um plano a toda a prova para justificar o achado. Assim, eles e a mulher (Bridget Fonda) de um deles inventam uma maquinação perfeita na sua simplicidade... mas letal na forma como avalia deficientemente os caprichos do coração. Desconfiança, assassínio, intriga - condimentos que cedo se misturam neste thriller duro e cheio de surpresas. O Plano foi, nos últimos anos, a mais dura versão do ditado que atesta que 'o crime não compensa' (Owen Gleiberman, Entertainment Weekly).
Tenho em dvd, muito fixolas o movie. Nomeado para 2 Óscares (melhor actor secundário Billy Bob Thornton) e melhor argumento adaptado.

For Love of the Game - O lendário lançador dos Detroit Tigers, Billy Chapel (Kevin Costner) sempre foi melhor a jogar basebol que em questões de amor. Perguntem à Jane (Kelly Preston), a sua namorada mês sim, mês não. No final de uma temporada decepcionante, e antes do que poderá ser o último jogo profissional da sua vida, Jane diz a Billy que o vai deixar. Agora, com a sua carreia e a sua relação amorosa presas por um fio, Billy vai jogar o jogo da sua vida.
Deve ser um filme simpático, ainda com as presenças de John C. Reilly, Jena Malone, Brian Cox e J.K. Simmons. Drama, romance, desporto.



Ano 2000, The Gift.
Annie Wilson (Cate Blanchett, Elizabeth, Lord of the Rings), recém viúva e mãe de três rapazes, tem de carregar o fardo do dom de ter visões. Para se sustentar a si e à sua família, Annie faz sessões para os vizinhos que precisam de ajuda. Mas nem todos os dons são uma benção. E há aqueles na terra que suspeitam que as mensagens nas cartas de Annie são uma pura aldrabice... ou pior, trabalho de Satanás. Quando a abastada, bela e promíscua Jessica King (Katie Holmes) desaparece, o seu cadáver começa a atormentar Annie através das suas visões. As autoridades que investigam o crime, esgotadas as pistas, viram-se com relutância para Annie. Agora, até mesmo Annie tem de se confrontar com o lado mais obscuro do seu dom e de penetrar num mundo para além dos seus piores pesadelos. Numa pequena localidade cheia de mistérios, onde pouca gente é de confiança e a corrupção afecta todas as instituições, Annie tem não só de desvendar quem matou Jessica como tem de o impedir antes que ela se torne a próxima vítima. Ainda com Keannu Reeves (Matrix, 24 Horas para Matar), Giovanni Ribisi (60 Segundos), Greg Kinnear e Rosemary Harris.
Já o vi, não é mau. Mas o anterior O Plano é melhor.

Em 2002, chegou-lhe a sorte grande. Mas deve ter-se esforçado para a alcançar.
Frase de Spider-Man: "Com os grandes poderes chegam as gandes responsabilidades..."
História: Peter Parker (Tobey Maguire) é um rapaz vulgar que vive com os seus adorados tios, estando secretamente apaixonado pela rapariga que vive na casa ao lado, Mary Jane (Kirsten Dunst). Quando uma 'super-aranha' modificada geneticamente o morde durante uma visita de estudo, Peter desenvolve estranhas capacidades - uma força e uma agilidade fantásticas, poderes de percepção sobrenaturais e um enorme talento aracnídeo. Mas é só quando a tragédia lhe bate à porta que Peter decide utilizar os seus novos poderes para lutar contra o crime, sob uma identidade secreta: HOMEM-ARANHA! Quando o diabólico Duende Verde (Willem Dafoe) ataca Nova Iorque e põe em perigo a vida de Mary Jane, Peter promete a si mesmo derrotar o seu arqui-inimigo e conquistar o coração da rapariga que ama.
Grande blockbuster, finalmente a personagem criada pelo Stan Lee e Steve Ditko foi adaptada ao grande ecrã, no ano de 2002. Com argumento de David Koepp, nomeado para Óscar de melhor som e melhores efeitos visuais. Ainda com o actor James Franco, o filme foi filmado em vários locais de Nova Iorque.

2 comentários:

  1. Gostei de Rápida e Mortal. Um Western leve, com um elenco de luxo e uma excelente interpretação de Gene Hackman!

    ResponderExcluir
  2. Vi "Rápida e Mortal" - é bom - e o "Plano" -mediano.
    Tenho em DVD - "O Dom" e os "Homem Aranha" (excepto 2.1).
    Bjs

    ResponderExcluir