segunda-feira, 23 de março de 2009

Gore Verbinski


Novo realizador, Gore Verbinski. Vai ser "rápido" este, apesar duma famosa trilogia no currículo. Nascido a 16 de Março de 1964, em Oak Ridge, Tennessee. O pai é de origem polaca.
Foi guitarrista de punk-rock em adolescente, tendo de vender a guitarra para comprar a sua 1ª câmara. Desenvolveu paixão pela realização, tendo-se licenciado em 1987, na famosa UCLA Film School. Dirigiu videoclips musicais, anúncios de tv (foi o criador de uns famosos, com sapos e a cerveja Budweiser).



1997 foi então o ano de estreia, com Mousehunt (Não Acordem o Rato Adormecido título Pt).
Sinopse: «Dois irmãos Lars e Ernie Smuntz (Nathan Lane e Lee Evans) estão um pouco desapontados com a velha mansão que herdaram... até que descobrem que esse decrépito imóvel vale, na realidade, alguns milhões.
Mas antes de receberem o dinheiro vão ter de se livrar do único, mas obstinado inquilino: um pequeno e teimoso ratinho. O que inicialmente parece tratar-se de uma pequena brincadeira transforma-se numa batalha épica de proporções completamente hilariantes.»
Ainda com Vicki Lewis, Michael Jeter e Christopher Walken, deve ser um filme bem engraçado. Duração de 98 minutos.

Teve de esperar até 2001 para ver novo filme seu sair.
The Mexican - "Juntos pela primeira vez, as estrelas de cinema Brad Pitt e Julia Roberts encetam uma viagem hilariante e plena de acção, a sul da fronteira, com James Gandolfini (Os Sopranos), numa comédia romântica peculiar, repleta de tiroteios e intriga. Antes do desafortunado Jerry poder fazer as pazes com Samantha, vê-se obrigado a fazer mais uma viagem louca ao México para ir buscar uma pistola antiga e de valor inestimável a fim de saldar as suas dívidas. À medida que as coisas começam a aquecer com o aparecimento de chefes da máfia e assassinos profissionais, a acção transborda com inesperadas voltas e reviravoltas."
Nunca tive oportunidade de ver este filme, mas interessava-me pôr as mãos no dvd, tem comentários audio e outros extras.



Em 2002 chegou The Ring - O Aviso.
É uma arrepiante viagem por um atordoante e sensacional género de terror que o deixará de nervos em franja dos primeiros aos últimos minutos do filme! Começou como mais um mito - a existência de uma cassete de vídeo que provoca a morte do espectador sete dias depois do seu visionamento - o rumor ganha credibilidade com as estranhas mortes de quatro adolescentes precisamente uma semana depois de a terem visto. Desafiando o perigo, Rachel Keller (Naomi Watts), a repórter encarregue de investigar o caso, obtém a cassete... e vê-a de fio a pavio. Com a lenda a ganhar contornos de realidade, o tempo escasseia para Rachel que tem apenas sete dias para desvendar o mistério deste estranho aviso...
Ainda com Martin Henderson e Brian Cox, este filme foi um remake do japonês Ringu, de 1998. Aqui: http://www.imdb.com/title/tt0178868/

2003 foi ano de grande sucesso, com Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl. Início de saga.
Do produtor Jerry Bruckheimer (Pearl Harbor) chega uma trepidante aventura no alto mar PIRATAS DAS CARAÍBAS: A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA.
A idílica vida do malicioso mas irresistível pirata Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) dá uma grande volta quando o seu inimigo, o Capitão Barbossa (Geoffrey Rush) lhe rouba o seu navio, o Pérola Negra e, mais tarde, ataca a cidade de Port Royal sequestrando a linda filha do governador, Elizabeth Swann (Keira Knightley). Numa tentativa de salvar e recuperar o Pérola negra, Will Turner (Orlando Bloom), um amigo de infância de Elizabeth, decide unir-se a Jack. O que Will não sabe é que a maldição de um tesouro havia condenado Barbossa e a sua tripulação a converter-se eternamente em esqueletos vivos.
Uma aventura cheia de suspense e acção, repleta de combates com espada, mistério, humor e espectaculares efeitos especiais que fizeram de PIRATAS DAS CARAÍBAS um dos maiores filmes dos últimos tempos!
A edição 2 discos está recheada de extras, e ainda existe (não sei se ainda encontraria à venda nalgum lado em Portugal) uma edição de coleccionador com um 3º disco. Esta: http://www.dvdpt.com/p/piratas_das_caraibas_edicao_limitada_de_3_discos.php
Já podia e devia ter comprado, é um grande filme!
Nomeado para 5 Óscares, a saber: melhor actor principal Johnny Depp; melhor caracterização; 2 para melhor som (edição e mistura); e melhores efeitos visuais.



Em 2005 veio The Weather Man.
Sinopse: «O meteorologista de Chicago David Spritz (Nicolas Cage) tem a vida com que a maior parte das pessoas sonha: é uma celebridade, tem um salário de 6 dígitos, trabalha duas horas por dia, e faz parte de uma pequena lista de candidatos para um lugar que muitos ascendem ter. Contudo, os êxitos profissionais são ofuscados pelos fracassos pessoais. Divorciou-se da mulher, os filhos estão a afastar-se dele e nem o pai (Michael Caine), um escritor galardoado com o prémio Pulitzer, o leva a sério. 'O Homem do Tempo' tem um pouco de 'Beleza Americana' e outro tanto de 'As Confissões de Schmidt' e mostra-nos como é ter uma vida com sentido no mundo do fast-food. »
Interessava-me ver o filme, enfim será mais um, talvez nada de especial, mas sou fã do Nicolas Cage. Ainda com Hope Davis e Gil Bellows (série Ally McBeal).

No ano a seguir, foi lançada a 2ª parte dos Piratas das Caraíbas.
Sinopse - O malicioso e irresistível pirata Capitão Jack Spannw (Johnny Depp) está de volta para uma extraordinária e alucinante viagem repleta de diabólico humor pirata, monstruosas criaturas marinhas e magia negra de cortar a respiração. Agora, Jack tem uma dívida de sangue para pagar - ele deve a sua alma ao lendário Davy Jones, o governante fantasma das dívidas do oceano... mas o sempre astuto Jack não está disposto a desistir sem luta. Pelo caminho, o impetuoso Will Turner (Orlando Bloom) e a bonita Elizabeth Swann (Keira Knightley) são apanhados num turbilhão de empolgantes e excitantes desventuras na busca de Jack para evitar a condenação eterna por se ter apoderado do lendário Cofre do Homem Morto!
Aluguei no videoclube, muito bom, mais uma vez excelentes efeitos especiais (ganhou Óscar) e grande entretenimento, Espectáculo! Edição especial 2 discos: http://www.dvdpt.com/p/piratas_das_caraibas_o_cofre_do_homem_morto_edicao_especial.php

Por "fim", 2007 viu chegar a 3ª e última parte? (penso que sim) dos Pirates.
Sinopse de Nos Confins do Mundo - «Mesmo na altura em que mais precisa de liberdade, o Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), esse matreiro e sedutor pirata, encontra-se preso num mar de areia no Cofre de Dary Jones. Numa aliança cada vez mais frágil, Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swan (Keira Knightley) e o Capitão Barbossa (Geoffrey Rush) iniciam uma desesperada jornada para o encontrar e salvar. O Capitão Jack é o último dos nove elementos do Conclave dos Lordes dos Piratas que se devem reunir pela derradeira vez para preservar o estilo de vida dos piratas, eternos amantes da liberdade. Da exótica Singapura até além do fim do mundo, da Ilha dos Naufragados até uma batalha titânica, esta aventura está repleta de acção, humor irreverente, magia e mitos dos mares. Tudo culmina numa inesperada reviravolta, uma selvagem jornada de capa e espada neste último capitulo da trilogia dos Piratas das Caraíbas
Falta-me ver este final de saga, a ver se alugo ou compro mesmo a edição limitada http://www.dvdpt.com/p/piratas_das_caraibas_nos_confins_do_mundo_edicao_limitada.php se bem que não tenha comentários audio, e eu sou tão exigente em relação aos comentários.
Mais 2 nomeações para Óscar, de caracterização (maquilhagem) e efeitos visuais (especiais?).
Existem mais curiosidades deste filme, que foi filmado de seguida ao 2º (anterior). Nas ilhas das Caraíbas, ou seja, zonas tropicais, onde têm de se tomar as vacinas de imunização contra o tétano e tifóide. E "sobreviveram" a alguns furacões, actores doentes e lesionados, dificuldades técnicas no grande projecto. Mas o realizador conseguiu, com a ajuda de grande equipa, mas ficou feito!

Gore Verbinski tem em pré-produção um filme de animação (Rango), previsto estrear em Março de 2011, com vozes de Depp, Isla Fisher, Abigail Breslin, etc.
Também está anunciado o projecto Heavy Metal, será igualmente um filme de animação?, realizado por outros 4 realizadores (entre eles David Fincher e Zack Snyder)
E também para 2010? Bioshock. "A plane-crash survivor discovers an underwater utopia of sinister origins".
Parece interessante.
Enfim, este realizador vai dar muito que falar no futuro pelos vistos.
Milionário já estará, e isso torna mais fácil poder gerir ainda mais $$€€.
Mas a palavra cabe sempre aos espectadores, às pessoas que vão às salas de cinema, que compram/alugam dvd's.

Um comentário:

  1. Todos bons filmes - Mousehunt é mais infantil ;)
    Tenho a trilogia "Pirates of the Caribbean" e tenho "The Ring".
    Bjks

    ResponderExcluir