quarta-feira, 4 de março de 2009

Tom Shadyac

Está na hora de comédias, muitas comédias e risos.
Com este realizador Tom Shadyac isso é certinho.
Nascido na Virginia em 11 de Dezembro de 1958, mudou-se para Los Angeles em 1983, quando tinha 24 anos, tendo-se tornado no mais novo escritor de sempre de piadas no staff de Bob Hope. Recebeu o diploma de licenciatura em filmes no ano de 1989, na UCLA.

O seu 1º filme realizado, foi directo para tv. Corria o ano de 1991, e chamou-se Frankenstein: The College Years. Comédia claro, parece que com toques de sci-fi.



Em 1994 veio a 1ª colaboração entre o realizador e o fabuloso cómico (na minha opinião) Jim Carrey.
História da comédia Ace Ventura: Pet Detective - "Ele é o melhor que existe. Na verdade, ele é o único que existe! Ele é Ace Ventura - Detective Animal. Carrey (A Máscara, Doidos à Solta) está em campo para encontrar a mascote perdida dos Miami Dolphins bem como a estrela da equipa Dan Marino. Ele analisa as pista com um olho penetrante de detective, vigia os Miami Dolphins e ainda galanteia as senhoras. Seja qual for o cenário em que se encontre, ele consegue sempre o que quer... e o que não quer!"
Ainda com as actrizes Courteney Cox e Sean Young, mais o alemão Udo Kier, teve direito a uma sequela logo no ano a seguir, em África lol.

1996 foi novo ano de sucesso para o realizador, desta feita com Eddie Murphy a brilhar.
História de The Nutty Professor - «Murphy tem o papel principal como Dr. Sherman Klump, um amável, "altamente calórico" professor de genética que tenta esconder o seu peso para conseguir conquistar o coração da bela Jada Pinkett. Então, com um gole do soro experimental para redução de peso, Sherman transforma-se em "Buddy Love", um conversador, energético, esbelto Don Juan. Poderá Sherman parar Buddy Love ou será este o último a rir? Com incríveis efeitos especiais, uma super banda sonora e com a participação de James Coburn, Larry Miller, Dave Chappelle e John Ales, este hilariante sucesso vale o seu peso em gargalhadas!»

Ganhou Óscar para melhor caracterização (maquilhagem), pudera com tantos Eddie Murphys (7!!!) lol
De referir que existe um filme de 1963, realizado, escrito e protagonizado por Jerry Lewis (Gema já deves ter visto o filme), portanto acho que se pode considerar que 33 anos depois foi feito um remake.
Muito bom, talvez do melhor do Eddie Murphy, ao nível dos seus filmes dos anos 80, mas a culpa é claro muita das "máscaras" do Rick Baker.



2ª parceria Shadyac/Carrey em 1997, com o espectacular Mentiroso Compulsivo. haha que moca de filme, eu quero ter em dvd edição especial.
Carrey é o protagonista, no papel de um bem falante e tagarela advogado, habituado a mentir, que forçado pelo desejo de aniversário do seu filho, vai ter que dizer a verdade durante as próximas 24 horas.
Fazem parte do elento também, Maura Tierney, Cary Elwes e Jennifer Tilly.
É Cinco Estrelas, um fabuloso sucesso, com o génio da comédia Jim.

No ano a seguir mais um filme, o realizador estava bem e recomendava-se, no género da comédia, desta vez acrescentando algum drama (é mesmo baseado numa história real).
Patch Adams - Robin Williams, vencedor de um Oscar da Academia, no papel protagonista de um médico que não é, não se comporta nem pensa como nenhum outro médico que possa imaginar. Para Patch Adams, o humor é o melhor medicamento, e está disposto a fazer o que for necessário para que os seus doentes se riam... até arriscar a sua carreira.
Baseado numa história verídica, "Patch Adams" tem humor contagiante, fazendo-nos, de uma forma divertida, rir e até chorar...
Ainda com a bonita actriz Monica Potter, mais Peter Coyote, Harold Gould e Bob Gunton, gostei bastante do filme, aluguei-o uma vez do videoclube.

Depois de algum tempo de pausa, o realizador regressa em 2002 com um 1º filme sem nada de comédia, ou pelo menos praticamente, claro que haverá sempre alguma coisa para rir/engraçada num movie. Mas efectivamente este Dragonfly é um drama, com romance, mistério, fantasia e thriller também. Tenho em dvd. Gostei e recomendo, acho que foge a muito do que se faz em Hollywood.
História: "Como chefe do serviço de emergência do Hospital Chicago Memorial, o Dr. Joe Darrow (Kevin Costner) é um respeitado especialista em traumatologia. Mas o seu curriculo profissional não o ajuda muito quando uma tragédia reclama a vida da sua mulher. Também médica, Emily Darrow (Susanna Thompson) estava em missão humanitária quando morreu num acidente de viacção numa remota montanha da Venezuela. As recordações de Emily estão em todos os lugares, entre elas, imagens de libélulas, o seu talismã, devido a uma marca de nascença no seu ombro.O desconforto de Joe aumenta quando visita os pacientes de Emily no hospital pediátrico, e descobre que eles são uma surpreendente ligação com ela. Para elas, ele não é um médico atormentado, mas sim o Joe de Emily.Os relatos de algumas crianças que recuperaram a consciência, após passarem por comas profundos e por um estado de 'quase-morte', fazem Joe acreditar que Emily está tentar comunicar com ele. Enquanto os seus amigos e colegas de trabalho se preocupam com sua saúde mental, Joe entende que deve usar a fé e não os factos para responder às suas dúvidas."
Frase - Quando aguém que se ama, morre... Será para sempre?
Ainda com Ron Rifkin (da série Alias), Kathy Bates e Leslie Hope.



2003 foi ano de Bruce Almighty, mas também parece que outro filme lançado para tv - Platonically Incorrect. Parece que uma comédia romântica, com Tom Everett Scott (Lobisomem americano em Paris). Não há nenhum comentário de utilizador no imdb, nem informação da duração do filme, mas tem 8.8 de classificação, só 11 votos.

Mas regressemos à 3ª parte de Carrey/Shadyac.
Para mim, um argumento muito original, e depois sem dúvida escolhendo o género comédia, e poder ter um actor tão físico como o Jim, o resultado tinha de ser muito bom. Conforme os gostos, haverá quem não aprecie, mas para mim resultou muito bem.
Sinopse retirada do site dvdpt:
"O mestre do humor Jim Carrey (O Melga, A Máscara) está no seu melhor, nesta comédia divinal que mostra que o Paraíso também tem o seu sentido de humor!
Apesar da popularidade e do amor da namorada (Jennifer Aniston - Uma Estrela de Rock, È Agora ou Nunca), o repórter de uma estação local de televisão Bruce Nolan não acha que o mundo o esteja a tratar como deve ser. É então que, no fim do seu pior dia de sempre e bastante zangado, Bruce atira para cima de Deus a culpa por toda a sua vida estar arruinada. Deus (Morgan Freeman - Soma de Todos os Medos, Impacto Profundo) responde, e resolve entregar todos os seus poderes a Bruce, para ver se ele é capaz de fazer melhor!
Do mesmo argumentista de O Professor Chanfrado, chega-nos esta comédia onde o riso anda à solta e uma pequena intervenção celestial faz com que o sempre imprevisível Jim Carrey passe uma semana, imagine, a fazer de Deus!"
Frase - "O que faria, se pudesse ser Deus por uma semana?"
Ainda com Philip Baker Hall, a sexy Catherine Bell, Steven Carell (vejam o filme a seguir) e até o cantor Tony Bennett.
Recomendo, e tem bons extras no dvd, enganos, etc. :-)

Como a fórmula parece que resultou, 4 anos depois o realizador regressa com Evan Almighty.
História - "Evan, o Todo-Poderoso é uma comédia para todas a família, protagonizada por Steve Carell (Virgem aos 40 Anos), na pele do congressista Junior Evan Baxter, cujo desejo de "mudar o mundo" é ouvido nada mais nada menos que por Deus (o galardoado pelos Academy Awards Morgan Freeman). Quando Deus surpreendentemente lhe aparece e o incumbe de construir uma arca, Evan acha que está a ficar louco. Com a chegada rápida de misteriosos carregamentos de madeira, ferramentas depositadas à sua porta e animais a desfilar aos pares na sua direcção, a vida ultra-absorvente de Evan passa de um ultra sucesso a uma toda-poderosa confusão!"
Ainda não tive oportunidade de ver este, não tenho em dvd, mas sim no pc, qualquer dia lá o verei.
Gostei do Steve Carell no Virgem aos 40 anos, Anchorman: The legend of Ron Burgundy, Little miss sunshine, e na pequena participação no Bruce Almighty claro! Da série Office versão americana ainda não vi nada, só mesmo a inglesa, com o brilhante Ricky Gervais.
Este filme Evan Almighty tem ainda a bonita actriz de olhos azuis Lauren Graham, John Goodman, Wanda Sykes e Molly Shannon. A ver!

E mais um movie director que chega ao fim.
Só falta referir que já tem um novo filme em produção (ou seja, talvez já em rodagem). Vai ter o título de Dr. Sensitive, mas nem se consegue ver qual o actor protagonista.
O género: COMÉDIA, adivinharam!

Continua a fazer o público rir Tom Shadyac.

Um comentário:

  1. Deste realizador, só não vi "Patch Adams" e o "Poder dos Sentidos".
    "Ace Ventura", não gostei muito, é do género de filme que vi uma vez, está visto.
    Quanto a Eddie Murphy com "Nutty Professor", obrigada por cahmares-me a atenção ;) sim é um remake do filme do Jerry Lewis - também naquela série de filmes deste actor eu visionei "As Noites Loucas do Dr. Jerryl". Obviamente que o Eddie, por ter sido feito muito mais tarde, tem mais efeitos especiais.
    "Mentiroso Compulsivo" vi-o na SIC há alguns meses e até achei bastante engraçado.
    Em DVD, tenho o "Bruce Almighty" e o "Evan Almighty"... O do Jim Carrey, foi espectacular... ri-me imenso, o que vai sendo mais dificil, pois os filmes de comédia, cada vez têm menos graça. Comprei o Evan, pensando que seria, muito bom, mas não achei o filme lá grande coisa, só vale mesmo DEUS :P (Morgan Freeman).

    ResponderExcluir